[ARTIGO] Digimon vs. Pokémon

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[ARTIGO] Digimon vs. Pokémon

Mensagem por Mimi-chan em Sab Nov 02, 2013 12:46 pm

É um assunto cansativo, eu sei. Mas hoje cedo ao acessar o twitter, li um ótimo texto que um colega que é fã de Pokémon compartilhou (aqui o link). É um artigo comparando ambas as franquias, sem desmerecer nenhuma, apontando semelhanças e diferenças de acordo com o aspecto técnico etc. Achei muito interessante! De todos os textos que li sobre essa temática, esse foi o que mais valeu a pena. Não sei se alguém aqui já o deve ter lido, mas quem ainda não o fez aproveite! É conteúdo é ótimo! \õ/
avatar
Mimi-chan
Moderadores
Moderadores

100%
Feminino Mensagens : 1420
Data de inscrição : 02/08/2011
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [ARTIGO] Digimon vs. Pokémon

Mensagem por Takuya em Sab Nov 02, 2013 9:07 pm

Interessante, vou ler
avatar
Takuya
Administrador
Administrador

100%
Masculino Mensagens : 3460
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 26
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : I saw the end of an era with my own eyes. And in truth, I actually do know that it's my turn next.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [ARTIGO] Digimon vs. Pokémon

Mensagem por FireKilljoy em Sab Nov 02, 2013 9:18 pm

Prefiro Pokémon, e acho que é uma franquia que se desenvolveu de maneira melhor ao longo do tempo, mas gosto muito de Digimon tbm. E acho semelhantes só no ponto de monstrinhos colecionáveis (e um ou outro aspecto nos games).

Mas bom artigo.
avatar
FireKilljoy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

100%
Masculino Mensagens : 872
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 22
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [ARTIGO] Digimon vs. Pokémon

Mensagem por Rayana em Sex Nov 15, 2013 11:10 am

Interessante...
Há aí algumas frases que merecem citação.

o marketing só estraga um anime/mangá ou qualquer outra manifestação artística quando esta passa a se moldar pelo marketing e não a gerá-lo. Bons exemplos disso são as novelas brasileiras, que "esticam" quando têm uma boa audiência
O artigo foi escrigo há anos. É algo cómico, porque foi exactamente esta via que Pokémon tomou, e que me afastou da franquia. Tenho até uma certa curiosidade em saber o que o autor do artigo diria, se hoje fosse levado a comentar o assunto.

Neste aspecto, é óbvio, simpatizo muito mais com Digimon, que prefere reinventar a fórmula e fazer um produto completo para cada geração de crianças. Com efeito...

Um produto realmente artístico tem uma proposta e deve concretizá-la, mesmo que contra os desejos do público. Por isso, apesar de odiar quando uma de minhas séries favoritas acaba, entendo que isso é importante para a sua qualidade: os personagens completaram seu ciclo, fizeram o que deviam e devem(os) seguir em frente
Ditto.

Há muitos erros e deturpações compreensíveis para a época em que escreveram o texto, mas são assuntos que já comentei antes e não tenho sempre a paciência de me repetir.

Acho que a única crítica dura que eu poderia até aceitar, a respeito da história de Digimon Adventure, é esta:
- Todos os digimons habitantes do Mundo Digital desesperaram e ficaram plantados, à espera da chegada profética de oito Salvadores oriundos de outra dimensão, para lhes resolver os problemas. xDD

É uma interpretação que eu até poderia compreender. Parece-me que a própria staff do anime pensou nisto, e foi talvez por este motivo que em Zero Two tentaram corrigir o "mal entendido" decidindo que o Mundo Digital é uma materialização da vontade e dos sonhos e desejos mais profundos da Humanidade (no princípio era só uma dimensão paralela feita de dados).
"Temos que salvar o Mundo Digital" passou a ser uma metáfora para "Temos que salvar os nossos sonhos e esperanças".
Até acredito que esta possa ter sido a intenção original do Kakudou (tal como Sorato, ou pelo menos é o que ele diz), mas incomoda-me um pouco a forma como mudaram a mensagem de uma temporada para a outra sem se preocuparem em explicar o que ficou para trás.

Às vezes penso que Digimon Adventure não devia ter tido uma continuação. O Mundo Digital como dimensão paralela e feita de dados digitais é um conceito que adoro - pura ficção científica. Nós víamos o Koushirou a mexer no computador dele e com uma simples linha de código havia paredes que sumiam ou objectos que apareciam fisicamente à volta dos escolhidos.
Podiam simplesmente ter-se ficado nesta parte da ficção científica. Ela meio que se perdeu quando fizeram Zero Two e (dando razão ao autor do texto, aqui sim,) puxou mais para o lado da fantasia. A questão dos universos paralelos salva um pouco o tema, mas foi uma coisa que poderia ter sido muito melhor explorada.

Sobre o artigo... enfim, é mais um. Já tinha lido a parte onde falam do estilo punk de Digimon e na altura gostei imenso da comparação. É verdade, uma coisa que sempre me desiludiu um pouco em Pokémon é que o design dos monstros é demasiado "amigável". São mais mascotes do que monstros.

Falam muito que Digimon puxou o sucesso de Pokémon, mas por que razão nunca vejo ninguém mencionar como filmes tipo Matrix e The 13th Floor também influenciaram o anime?

No episódio 19 de Adventure, o Koushirou lança mesmo uma teoria doida de que "É provável que os corpos deles continuem no Mundo Real". xD Vão lá ver - é na parte em que o Koushirou está a explicar o que é o Mundo Digital.
avatar
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

100%
Feminino Mensagens : 1765
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 28
Localização : Portugal
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [ARTIGO] Digimon vs. Pokémon

Mensagem por Jyunirii em Sex Nov 15, 2013 7:10 pm

Acho que de todos os artigos que li fazendo comparação de digi e poke, este foi um dos mais honestos, apesar do ano em que foi escrito.

Eu vou dar razão à Ray, quando ela diz sobre os poke serem mais mascotinhos que monstros. Isso também foi frase de um digimon, o Terriermon, em uma das frequentes brigas do Jenrya e do Terrier quando o Jen não queria que ele evoluísse. "Jen, mas eu sou seu amigo, não um mascote. Acima de tudo sou um monstro". EP 9 ou dez, se eu não estiver muito errada.

Pessoalmente fiquei pensando aqui no que o autor deste artigo iria pensar depois de ver as novas séries de animes dos dois e os jogos. Ele com certeza diria algo sobre "como as séries estão deixando de ter um plot pra vender mais". Isso valendo para outros animes, dado lá as exceções.
avatar
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

100%
Feminino Mensagens : 1523
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 20
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.


http://pixiv.me/033210

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [ARTIGO] Digimon vs. Pokémon

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum