Yggdrasil , O Falso Deus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Yggdrasil , O Falso Deus

Mensagem por Graizen em Qua Jan 08, 2014 3:51 pm

Pra quem não sabe , Digimon Savers e uma das temporadas mais completas e legais da franquia. Apesar de eu gostar de todas.
Yggdrasil mostrou todas as suas formas , e contou alguns segredos. Quando eles estavam para derrotá-lo ele fala o seguinte:

"Meu nome é Yggdrasil
Fui desenvolvido para observar a evolução dos Digimons
Número de série Wiz9000
Terminei o programa em relação à evolução com a intervenção Humana com um erro
Sem voltar ao código do erro 401, vou executar o programa de construção do Novo Mundo"

Vocês sabem o que significa "Número de Série"? Código , geralmente composto por números e letras, que identifica cada produto de uma série. Então esse Yggdrasil não seria mesmo o único, ele seria parte de muitos "Yggdrasil" que foram construídos por alguém. No caso temos a série "Wiz9000" podendo não ser nem a primeira e nem a ultima série de "Yggdrasils".

Alem disso ele provou ser "tocável" por ter sido derrotado. Yggdrasil não é o "Deus" como ele vive falando , ele foi construído pelo verdadeiro criador daquele Mundo Digital. Mas ninguém sabe quem é esse criador.

E ele também não é presente em todos os Mundos Digitais. No de Adventure temos Eniac e Atanasoft. No de Tamers não sabemos bem, porem o Mundo Digital havia sido criado por Humanos. No de Frontier é mencionado um "Deus" que enviou Lucemon. No de Savers é mesmo Yggdrasil. No de Xros Wars ninguém chegou a ver ou entender , mas nem mesmo os Royal Knights existiam la da mesma forma e o Mundo Digital era mais antigo do que o Mundo Humano.

No Mangá V-Tamers não sabemos direito, porem um "Deus" semelhante a um ser Humano apareceu e também seu antigo castelo que o afastava de qualquer um. No Mangá Digimon Next Yggdrasil também era um Deus mas acabou sendo controlado e usado , e foram mostrados Digimons criados por ele mesmo que tinham poderes para destruir "Deus" , sendo eles VictoryGreymon e Z'dGarurumon.

Em Digimon Next temos Yggdrasil se dividindo em duas formas , uma delas sendo "Norn" que é sua consciência e se parece com uma Humana mulher e a outra que sobra são apenas seus poderes com seu corpo enorme. Em Digimon Xros Wars conhecemos o Digimon Bagramon que traiu a "Deus" e acabou perdendo parte do corpo e sendo banido, logo depois escavando a ARVORE Yggdrasil e criando seu novo e poderoso braço branco.

Em Digimon Tamers temos Mother D-Reaper que "protegia" o Mundo Digital porem havia sido criado por Humanos como um mecanismo de Defesa, enquanto em Digimon Next conhecemos o "N.E.O." que havia sido criado por Yggdrasil para poder criar outro Universo se ele precisar.

No filme Digimon X-Evolution e em Digimon Savers vemos um Yggdrasil que somente pretende corrigir o Mundo Digital. A diferença é que Yggdrasil foi destruído em X-Evolution mas mesmo assim o Mundo Digital continuou existindo o que pode provar que outro "Deus" ainda esta controlando o Planeta Digital.

Em Digimon World 2 conhecemos GAIA que era um Super Computador criado por Humanos, esse Computador acaba controlando o Mundo Digital como queria, o mais estranho é que "GAIA" tinha uma gigantesca "Arvore" atrás dele que acaba explodindo quando GAIA é derrotado. Será que essa Arvore era Yggdrasil? Afinal Yggdrasil é representada por uma Arvore na Mitologia, mesmo em Digimon Savers a Arvore era a Casa de Yggdrasil. Isso provaria que Yggdrasil também estava por trás de tudo em Digimon World, pois GAIA sai fora do controle sem explicação Nenhuma, talvez Yggdrasil o estivesse controlando e por isso acaba Explodindo quando o Computador é derrotado.

O que podemos provar então é que Yggdrasil é somente um "criado" do verdadeiro Deus. Ele foi construído , e em Digimon Savers vemos isso claramente , ele funcionava como um Computador e falava como um Computador , ele até Bugou. Os Royal Knights estão protegendo um Computador que ajuda os Digimons , mas o verdadeiro Deus ainda é um grande mistério. Talvez os Digimons Arcanjos e Huanglongmon tenham conhecimento do Deus verdadeiro por serem os mais próximos dele, mas isso ninguém sabe.

Sabemos que o DigiQuartz que foi apresentado no final de Xros Wars agora esta conectando todos os Mundos Digitais. Já pararam pra pensar nisso? Será que todos os Deuses , Computadores e Controladores de todos os Mundos Digitais estão gostando disso? Podemos então colocar o DigiQuartz como uma "Rede" que esta conectando todos os Computadores?
avatar
Graizen
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Mensagens : 153
Data de inscrição : 30/10/2013
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Yggdrasil , O Falso Deus

Mensagem por Kamirisu JxS em Qui Jan 09, 2014 2:04 pm

Esses argumentos não me convencem.

Quem criou todos os Digital Worlds foram ENIAC e ABC (os primeiros computadores), que por sua vez devem ter sido construídos por alguém (não acredito que tenha sido humano, já que estamos a falar em questões multiversais - por isso acho que seja o Deus "real"). Mas não é por isso que ambos são citados como "Deus". Quando se fala de "Deus" em Digimon não é no sentido criador, mas no sentido de soberania. Cada Digital World tem o seu "Deus", mas o do principal (do Core) é efetivamente Yggdrasill. É ele quem governa, o todo poderoso e ninguém é capaz de matá-lo definitivamente. Os seus subordinados são os Royal Knights e os anjos, que estendem as leis divinas. As Bestas Sagradas e os Olympos XII são grupos à parte que zelam igualmente pela paz do Digital World (nenhum deles segue as ordens de Deus).

Por certo, em Savers, quando Yggdrasill disse que era imortal, ele não quis dizer que não podia morrer (no sentido de desaparecer para sempre). Ele podia morrer em circunstâncias não-naturais, mas a qualquer momento podia retornar à vida. Quando ele "morreu" nas mãos de Masaru e Agumon, ele entrou num sono profundo para corrigir-se. No momento em que estiver corrigido, ele voltará à vida.

Graizen escreveu:Sabemos que o DigiQuartz que foi apresentado no final de Xros Wars agora esta conectando todos os Mundos Digitais.
Não sabemos nada, porque não é verdade. O DigiQuartz, ou melhor, Quartzmon tem poderes espacio-temporais, mas em nenhum momento mostrou ser um perigo para o Multiverso. Quem se mostrou uma ameaça foi Bagramon. Ele queria apoderar-se de todo o Multiverso e reconstruí-lo como um só e brilhante - isto no anime, é claro. Mas bem, foi ele quem viajou pelo espaço-tempo e reuniu os vários "Tamers".
avatar
Kamirisu JxS
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 354
Data de inscrição : 09/09/2012
Idade : 21

http://www.digimonville.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Yggdrasil , O Falso Deus

Mensagem por Sparrow em Qui Jan 09, 2014 3:19 pm

Eu considero Digimon Savers uma das melhores temporadas, mas se há uma coisa que deve ser dita é que no fim de tudo ainda foi deixada informação vaga pelo ar. Uma delas é a origem do Yggdrasil.
O final realmente dá a entender que ele não é nada mais do que uma máquina e que existe alguém ou alguma coisa que fica ainda mais acima dele. Ele realmente tem a função de observar e proteger o Mundo Digital, mas não por ser deus de alguma coisa, e sim por estar preso a sua programação, sendo uma máquina e tudo o mais. O problema é que nunca foi elaborado quem o construiu, e quem o fez provavelmente tem uma esfera de influência que transcende o universo de Savers já que outras versões do Yggdrasil já foram vistas em outros Mundos Digitais.
Mas é aí que está a questão. Apesar de sabermos da existência de múltiplas versões do Yggdrasil, ele não está presente na maioria dos mundos, apenas em alguns. Isso me leva a acreditar que quem quer tenha os construído não sentiu necessidade de colocar um Yggdrasil em cada Mundo Digital, talvez por desinteresse ou por já existir algo desempenhando mais ou menos a mesma função, ou quem sabe alguns mundos já tenham tido suas próprias versões do Yggdrasil destruídas mais cedo.
Um suposto deus ainda descohecido é realmente mencionado na ficha de alguns Digimons, mas o quanto isso pode ser levado a sério é discutível já que estamos falando da continuidade do anime, que muitas vezes ignora tais fichas. Ainda assim dá a entender que existe alguém acima de Yggdrasil.

PS: A propósito, quando foi mencionado que o DigiQuartz está ligando todos os Digimundos? Devo ter pulado essa parte. Até onde eu me lembre ele age como plano intermediário entre os mundos humano e digital, mas apenas no universo de Xros Wars.
avatar
Sparrow
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Mensagens : 274
Data de inscrição : 14/12/2013
Idade : 26

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Yggdrasil , O Falso Deus

Mensagem por Jyunirii em Qui Jan 09, 2014 4:07 pm

Pra quem não sabe , Digimon Savers é uma das temporadas mais completas
Essa foi boa. huehuehuehuehue.

Eu vi este post numa page de digimon ontem de noite no fb, então não sei se você só deu ctrl+c+v ou se você se deu ao trabalho de juntar sasbagassas e por em texto.

Mas vou deixar bem claro que concordo que ele (Yggdrasil) não é Deus. Só. O resto eu não concordo em absolutamente nada.

Kami-chan said:
Quem criou todos os Digital Worlds foram ENIAC e ABC (os primeiros computadores), que por sua vez devem ter sido construídos por alguém (não acredito que tenha sido humano, já que estamos a falar em questões multiversais - por isso acho que seja o Deus "real"). Mas não é por isso que ambos são citados como "Deus". Quando se fala de "Deus" em Digimon não é no sentido criador, mas no sentido de soberania. Cada Digital World tem o seu "Deus".

Sobre a parte em itálico: hã? Independente de qual mundo digital estamos falando todos eles são iguais (exceção do DQ): se é digital, obviamente veio da rede eletrônica de computadores, e computadores são feitos por seres humanos que possuem polegar opositor. A menos que Jesus resolva por um óculos de acetato preto e por uma camisa de Star Wars e começar a hackear o pentágono.

Sobre cada DW ter seu próprio Deus por soberania, quero lembrar uma frase que foi dito por qualquer um dos devas (se não me engano foi ou o cavalo, ou o tigre ou o cachorro): "Os humanos nos abandonaram, logo nós mesmos criamos nossos próprios deuses" (algo assim). A galera só criou um alias para dizer "temos um Deus, chupa Jesus!!!!" porque todos eles sabem que são só um monte de arquivos na rede. Se alguém quiser pode ir tranquilamente apagar esse tal Deus (Masaru fez isso) que eles vão estar na estaca zero. Pessoalmente falando, mesmo que eles tenham criado qualquer tipo de Deus ou um caralho que seja, eles ainda temem os humanos, simplesmente por serem os criadores. E sejamos francos: quando se teme, se respeita. =u=

Voltando ao que eu disse sobre concordar de Yggdrasil não ser Deus: não é mesmo. Do mesmo jeito que os digimons podem por qualquer coisa como Deus, os humanos podem fazer a mesmíssima coisa. Sempre encarei o Yggdrasil como um D-Reaper da vida, originalmente um anti vírus que deu bug e virou no que virou. Ah! e sobre essa parte de código, pode ser perfeitamente um nome de programa único, como é o D-Reaper.

Por certo, em Savers, quando Yggdrasill disse que era imortal, ele não quis dizer que não podia morrer (no sentido de desaparecer para sempre). Ele podia morrer em circunstâncias não-naturais, mas a qualquer momento podia retornar à vida. Quando ele "morreu" nas mãos de Masaru e Agumon, ele entrou num sono profundo para corrigir-se. No momento em que estiver corrigido, ele voltará à vida.

Afinal, ele é um programa, como qualquer um outro no DW. Dá pra encarar isso como o ciclo de nascimento dos mons (Hajime no Machi, bla bla blá, essas coisas).


É o que eu acho. Mais uma coisa: procurem não tomar pro lado pessoal esses exemplo que fiz usando o nome de Jesus. Debater sobre a religião de Yggdrasil já é treta o suficiente pra vir os cristãos abrir o berreiro.

Spoiler:
E eu não acho que foi ENIAC que criou Yggdrasil. ENIAC deu origem ao digimundo, mas não ao antivirus. Não tô nem aí que vocês me chamem de fangirl idiota, mas creio que o Shibumi criou ambos os antivírus, D-Reaper e Yggdrasil. O motivo de eu crer isso é que toda a história de digimon acontece depois dos anos 90 (games e mangás inclusos), e o Shibumi já existia e trabalhava no programa de inteligência artificial, nos anos 80.
avatar
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1529
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 21
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.


http://pixiv.me/033210

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Yggdrasil , O Falso Deus

Mensagem por Marcy em Sex Jan 10, 2014 10:42 am

Também não vejo Yggdrasil como um Deus. Ele é tipo um super-programa que poderia controlar o Mundo Digital, mas poderia ser destruído como qualquer programa.

E é bom analisarmos cada temporada, mangá e jogo separadamente, como muitos já perceberam, há informações que não "batem" se formos juntar tudo de uma só vez. Por exemplo, em Xros Wars Wisemon diz que o Mundo Digital existe há mais tempo que o Mundo Real, e que os humanos aprenderam a utilizar seus recursos muito depois, e ainda assim não exploraram toda a capacidade do Digimundo. Desta forma, como Yggdrasil se "encaixa" aqui? Ele sequer é mencionado!

Yggdrasil não nasceu JUNTO com o Mundo Digital, ele veio DEPOIS, provavelmente criado pelos humanos. Os objetivos podem variar, mas eu acho que o programa que daria origem ao Yggdrasil se reprogramou sozinho quando ele foi "jogado" no Mundo Digital, dando origem a essa entidade.
avatar
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 792
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 20
Localização : Toca da raposa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Yggdrasil , O Falso Deus

Mensagem por Kamirisu JxS em Sex Jan 10, 2014 11:30 am

Juny Lee escreveu:Kami-chan said:
Quem criou todos os Digital Worlds foram ENIAC e ABC (os primeiros computadores), que por sua vez devem ter sido construídos por alguém (não acredito que tenha sido humano, já que estamos a falar em questões multiversais - por isso acho que seja o Deus "real"). Mas não é por isso que ambos são citados como "Deus". Quando se fala de "Deus" em Digimon não é no sentido criador, mas no sentido de soberania. Cada Digital World tem o seu "Deus".

Sobre a parte em itálico: hã? Independente de qual mundo digital estamos falando todos eles são iguais (exceção do DQ): se é digital, obviamente veio da rede eletrônica de computadores, e computadores são feitos por seres humanos que possuem polegar opositor. A menos que Jesus resolva por um óculos de acetato preto e por uma camisa de Star Wars e começar a hackear o pentágono.
Lembre-se que só há um ENIAC e um ABC - não confundir com as "cópias" reais - para todo Multiverso. Você acha que algum ser humano era capaz de "criar" algo assim? Não sei se o seu cérebro está a fazer a comunicação corretamente, mas isso seria algo impossível. Por isso é que eu coloquei a hipótese do Deus "real", aquele que criou tudo (não me estou a referir propriamente ao concebido pelo cristianismo). E convenhamos que o ser humano não tem livre arbítrio, ele é manipulado. A chegada da tecnologia veio através da Sua vontade. Os "dados" vieram de algum sítio também. Por que Ele não poderia criar ENIAC e ABC?

Juny Lee escreveu:Sobre cada DW ter seu próprio Deus por soberania, quero lembrar uma frase que foi dito por qualquer um dos devas (se não me engano foi ou o cavalo, ou o tigre ou o cachorro): "Os humanos nos abandonaram, logo nós mesmos criamos nossos próprios deuses" (algo assim). A galera só criou um alias para dizer "temos um Deus, chupa Jesus!!!!" porque todos eles sabem que são só um monte de arquivos na rede. Se alguém quiser pode ir tranquilamente apagar esse tal Deus (Masaru fez isso) que eles vão estar na estaca zero. Pessoalmente falando, mesmo que eles tenham criado qualquer tipo de Deus ou um caralho que seja, eles ainda temem os humanos, simplesmente por serem os criadores. E sejamos francos: quando se teme, se respeita. =u=
Primeiro - Digimons (ou outras DLF) não são "meros arquivos da rede". Eles têm vida, são seres vivos.
Segundo - Masaru não apagou, muito menos zerou.
Terceiro - O Homem não criou nada. Tudo que "ele" faz é modificar algo já existente.
Último - O ser humano é tudo menos respeitável.

Ainda queria comentar outras coisas, mas sinceramente não tenho paciência.
avatar
Kamirisu JxS
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 354
Data de inscrição : 09/09/2012
Idade : 21

http://www.digimonville.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Yggdrasil , O Falso Deus

Mensagem por Henry Aric em Sab Jan 11, 2014 10:54 pm

Kamirisu JxS escreveu:
Primeiro - Digimons (ou outras DLF) não são "meros arquivos da rede". Eles têm vida, são seres vivos.

Discordo dessa afirmação. Digimons, por serem feitos de dados, não podem ser igualados a vida, na minha opinião. Eles podem ser, no máximo, igualados a Inteligencia Artificial mais parecida com o ser humano (ou animal, o que for melhor para vocês) existente. Caso contrario, qualquer aparelho domestico que faça algo "com inteligência" pode ser igualado a vida, o que não é verdade.
avatar
Henry Aric
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 406
Data de inscrição : 20/08/2011
Idade : 26
Localização : Sorocaba - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Yggdrasil , O Falso Deus

Mensagem por Rayana em Sex Jan 17, 2014 8:53 pm

Gostei do tópico. =D
Eu ia só divagar sobre uma coisa aqui, mas o Kamirisu JxS já se adiantou no meu lugar. Perdoem a citação, mas acho válido:

Kamirisu JxS escreveu:Quando se fala de "Deus" em Digimon não é no sentido criador, mas no sentido de soberania.

Eu tenho a mesma visão.
Acho que o conceito de "deus" usado em Digimon Savers é igual ao conceito de "deus" que eles usam lá no Japão nas mitologias deles, e que é muito diferente do nosso "Deus" (de letra maiúscula - aquele senhor barbudo lá no céu com um cajado, com poderes de omnipresença, omnisciencia e omnipotencia).

O "deus" explorado nos animes como Digimon, Dragon Ball, Mirai Nikki, etc, vai no sentido de "criatura mais-poderosa-do-que os-reles-humanos-mortais com a responsabilidade de supervisionar uma determinada egrégora".
Essa egrégora varia. Às vezes supervisionam o Tempo. Às vezes supervisionam uma Dimensão Paralela. Às vezes Supervisionam apenas as almas humanas (como no anime Shakugan no Shana)... e assim vai.

Mas achei super-interessante essa ideia do "código em série" que deixa a pista para a existência de vários modelos de Yggdrasil (ou manifestações físicas / marionetes de um só Deus ou força misteriosa algures).

Quem sabe se não existe um modelo diferente em cada dimensão, né? Quem sabe se realmente esses supervisores "Yggdrasil" não são criados pelo ENIAC ou o ABC, que são "o verdadeiro motor" de todas as dimensões paralelas digitais?

O Yggdrasil de Next e de Savers parece ser o mesmo "modelo".

Por outro lado, o Yggdrasil de X Evolution é uma esfera flutuante:



...que tem o mesmo aspecto primitivo de ENIAC, no Passado do universo de Adventure.


Repito: esta última screenshot é ENIAC no Passado do Mundo Digital do universo de Adventure, para onde o Ryou Akiyama foi atirado depois da luta contra Millenniummon, que distorceu o espaço-tempo, etc, etc.

Quem sabe se não existe um modelo de "Yggdrasil" no Presente e no Futuro do Universo de Adventure (mesmo que nunca tenha sido mencionado), né? Pode nem ter esse nome - ou pode sempre ter sido ENIAC. Claro que a Toei não planeou isso desde o começo, mas é uma teoria de fã interessante, tendo em conta os rumos que a franquia levou.

Mas uma coisa eu sei: o universo de Digimon Adventure parece ter Ponte Arco-íris, que segundo a mitologia viking é um portal entre dimensões, que a grande árvore cósmica Yggdrasil possui, e que faz a conexão entre Midgard (mundo dos homens) e Asgard (mundo dos deuses). É também chamada de Ponte de Bifrost.








Todos estes Portais Arco-íris apareceram em Digimon Adventure e Zero Two sempre que foi aberto ou fechado o portal entre o Mundo Real e o Mundo Digital, sem uso de um computador físico.

Curioso, no mínimo.
avatar
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1770
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 29
Localização : Portugal
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Yggdrasil , O Falso Deus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum