Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh

Participe do fórum, é rápido e fácil

Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh
Digital Zone • Digimon Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» NÃO DEIXE O FÓRUM MORRER
O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação - Página 2 EmptySáb Abr 13, 2019 6:41 pm por NatanYagami

» Esconderijo do Zampari: Apresentando noticias sobre digimon ou converse comigo
O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação - Página 2 EmptyTer Mar 05, 2019 6:05 pm por Roberto zampari

» Precisamos de um Discord nesse site
O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação - Página 2 EmptySeg Mar 04, 2019 9:27 pm por FireKilljoy

» A versão beta de Digimon Frontier
O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação - Página 2 EmptySeg Mar 04, 2019 5:56 pm por Roberto zampari

» Mostre seu Desktop
O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação - Página 2 EmptyQui Fev 14, 2019 9:47 am por FireKilljoy

» Mostre a Home do seu celular
O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação - Página 2 EmptyQui Fev 14, 2019 9:40 am por FireKilljoy

» O que você gostaria de ver em uma temporada de Digimon?
O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação - Página 2 EmptyQua Fev 13, 2019 7:13 am por FireKilljoy

» O que acham de Jair Bolsonaro?
O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação - Página 2 EmptyTer Fev 05, 2019 8:10 am por FireKilljoy

» Digimon; Anima/Synthesis
O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação - Página 2 EmptySeg Jan 14, 2019 9:16 am por LANGLEY002

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Parceiros








Fórum AG


O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

5 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação - Página 2 Empty Re: O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por Seiryuumon Dom Abr 27, 2014 1:48 pm

Na verdade, o assunto da verdade é um ponto importante na discussão do tópico :D, uma vez que maquiando-se a verdade - ou seja, criando uma verdade relativa, não inocentemente, como é o caso q vc está citando - a mídia pode manipular a informação.

Então, você está tendo um ponto de vista do cego naquela velha história: um cego é apresentado a um elefante, e por ser cego ele não consegue criar uma imagem para o animal. Ele toca nos pelos da cauda do elefante, e por isso pensa que o animal é todo peludo, quando na verdade ele é todo pelado.

Não é porque vemos algo de certo ponto de vista que estamos corretos; a verdade não se define pelo que achamos que ela é, mas sim pelo que ela realmente é. Por isso a verdade absoluta existe. Mas chegar nela é realmente um processo complicado, não é atoa que temos inúmeros filósofos por vários milênios mas mesmo nos campos onde eles tiveram uma melhor dissertação ainda há dúvidas. É complicado partir de um ponto de vista relativo para atingir o absoluto. Eu diria quase impossível.
Seiryuumon
Seiryuumon
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 261
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 34
Localização : São Luís - Dark Area, liderada pelo Sarney >=(

Ir para o topo Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação - Página 2 Empty Re: O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por Marcy Dom Abr 27, 2014 3:08 pm

Seiryuumon escreveu:um cego é apresentado a um elefante, e por ser cego ele não consegue criar uma imagem para o animal. Ele toca nos pelos da cauda do elefante, e por isso pensa que o animal é todo peludo, quando na verdade ele é todo pelado.

Não é porque vemos algo de certo ponto de vista que estamos corretos; a verdade não se define pelo que achamos que ela é, mas sim pelo que ela realmente é.
Mas é aí que está: quem está certo ao "enxergar" o elefante, o cego ou o não cego? xD
O cego vai interpretar o elefante de uma forma diferente daquele que vê o elefante, e isso vai tornar sua definição do elefante errada? Tipo, o que realmente é o elefante? Como o cego poderá confiar na descrição de uma pessoa que não é cega, se ele interpreta o animal de outra forma?

Diversos animais veem as coisas de formas diferentes; por exemplo, o leão não enxerga as cores, ele vê tudo em tons monocromáticos de preto e branco. Ele está enxergando errado? Para os humanos talvez. Mas não para ele. Ainda no exemplo das cores, há pesquisas relacionadas ao olho humano que estão apontando que cada pessoa enxerga as cores de formas diferentes; por exemplo, o vermelho que eu vejo é diferente do vermelho que você vê. Não, não é doença, pois cada olho possui milhões de células que provavelmente não captam os raios luminosos da mesma forma que o olho de uma outra pessoa. Portanto, onde está o vermelho "verdadeiro"?

Aliás o vermelho nem existe, ele é apenas uma onda luminosa e nós enxergamos vermelho. Como já citei, outros animais enxergam de formas diferentes. E os daltônicos não veem o vermelho da mesma forma das pessoas não daltônicas. Quem está enxergando certo? O daltônico ou o não daltônico? As pessoas que não são daltônicas podem estar enxergando errado, a "verdadeira" cor do vermelho poderia ser só vista pelos daltônicos. Mas eu não sou daltônica, então meu vermelho é o vermelho que eu enxergo.

As coisas são pelo o que a gente vê. Mas tudo o que existe está oculto; há uma barreira entre o objeto e o observador, que é a percepção. Portanto, se nada nem ninguém consegue ver o que está oculto num objeto, a sua verdadeira "essência", logo, essa essência é uma mentira, não existe.
Marcy
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 824
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 27
Localização : Toca da raposa

Ir para o topo Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação - Página 2 Empty Re: O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por Seiryuumon Dom Abr 27, 2014 3:37 pm

Errado Marcy, a história do cego é pra mostrar justamente que a verdade existe (O elefante) e ela tem sua forma definitiva (a forma do elefante). Porém, o cego (nós) ao tocá-la apenas somos capazes de defini-la através do que experimentamos dela.

Nossa percepção de que o elefante é todo peludo, a partir do toque somente desta parte, não faz com que o elefante se torne peludo; ele continua com sua essência. Nós simplesmente não conseguimos compreendê-lo.

Não interprete a metáfora como natural; ela apenas tem o propósito de mostrar que existe uma verdade. A forma como a enxergamos é uma experiência pessoal, limitada, mas não é a verdade. Da mesma forma, dizer que a verdade não existe também é errado; ela está lá, nós apenas ainda não a compreendemos como um todo.

O conceito de relatividade é incompatível com o de verdade, não pode haver verdade para um e mentira para outro numa mesma proposição; ou ela é verdade ou ela é mentira. Nossas percepções, no entanto, podem discordar dessa verdade por um sem número de motivos.

Espero ter me feito mais claro agora :D
Seiryuumon
Seiryuumon
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 261
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 34
Localização : São Luís - Dark Area, liderada pelo Sarney >=(

Ir para o topo Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação - Página 2 Empty Re: O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por Marcy Dom Abr 27, 2014 5:26 pm

Aaaah agora saquei a metáfora xD malz.

Bem, é como eu disse no último parágrafo do post anterior. As coisas estão ocultas, é a nossa percepção que torna-as visíveis e que vai variar de acordo com o ponto de vista. Porém, para enxergar o que está oculto é algo que está além da nossa capacidade.

Mas acho questionável um objeto oculto ser real, porém, Tomás de Aquino nos diz uma coisa bem interessante: "só porque a pedra está no fundo do mar e nós não a enxergamos, ela não deixará de existir." Eu completaria assim: "no entanto, a nossa percepção é o que definirá a pedra". Logo, mesmo oculta, ela não será única e perfeita, ou seja, não é absoluta.
Marcy
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 824
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 27
Localização : Toca da raposa

Ir para o topo Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação - Página 2 Empty Re: O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por Rayana Dom Abr 27, 2014 9:43 pm

Acho que vocês dois realmente andam a dizer o mesmo por palavras diferentes.
O que se escreve é relativo à capacidade sensional da pessoa, sem dúvida. Mas também não acho que se deva levar isto em termos absolutos.

Tipo... Sempre se chegou a descobrir a idade do José Wilker, ou isto também é subjectivo? ^^;

António Damásio diria que ele tem a idade do universo...
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Outro / Não divulgar Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 35
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação - Página 2 Empty Re: O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por Marcy Seg Abr 28, 2014 12:58 pm

Sei lá, agora nem eu sei o que eu estava dizendo xp

Caham, voltando ao assunto...

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação - Página 2 Mafalda-5
Vi essa tira no vestibular e achei interessante a forma de visão aqui lol
Marcy
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 824
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 27
Localização : Toca da raposa

Ir para o topo Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação - Página 2 Empty Re: O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por FireKilljoy Dom maio 04, 2014 12:55 pm

Ai gente, não tem uma mídia sequer, que não tenha uma reputação porca e manipulativa.
FireKilljoy
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1043
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 29
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Ir para o topo Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação - Página 2 Empty Re: O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos