Digimon é uma cópia de Pokémon? Como tudo começou?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Digimon é uma cópia de Pokémon? Como tudo começou?

Mensagem por Takuya em Ter Abr 29, 2014 11:45 am

Acho que já deve existir um tópico do tipo por aí, mas to com preguiça de procurar. E o motivo da criação desse tópico não é exatamente mais uma discussão sobre o assunto, mas sim um vídeo que achei no YouTube hoje e achei bem interessante xD

É um pouquinho longo, mas achei bem legal, falam sobre os tamagotchi, vpets, acho que explica muito bem a origem da franquia.
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3531
Mensagem Pessoal : I saw the end of an era with my own eyes. And in truth, I actually do know that it's my turn next.

Re: Digimon é uma cópia de Pokémon? Como tudo começou?

Mensagem por Rayana em Ter Abr 29, 2014 10:03 pm

Fui vendo o video e fui rindo-me principalmente da parte inicial, porque sei exactamente de onde eles foram buscar muitas dessas informações (até a construção frásica coincide).

Mas fico contente por depois de tanto tempo o pessoal andar mais esclarecido a respeito. =D

Última edição por Rayana Wolfer em Qui Maio 01, 2014 6:48 pm, editado 1 vez(es)
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Feminino Mensagens : 1767
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Mensagem por NickyTheBat em Qui Maio 01, 2014 6:31 pm

Gostei do vídeo, muito construtivo.
NickyTheBat
Baby 2 (Younenki II)
Baby 2 (Younenki II)

Masculino Mensagens : 89

Mensagem por Convidado em Qui Maio 01, 2014 11:30 pm

Impressão minha oooooou é tipo uma leitura do post da Ray esse video?

PQP NÃO ATURO ESSE CARA FALANDO OS NOMES 'A LA BRASILEIRO' TAÍCHI YAGÂMÍ MATOU MINHA ALMA SOCORRO; O sotaque e gafes de nomes (QUE QUE FOI QUE A CRIATURA LEU EM XROS WARS?! Ex ross Wars?!), e ainda "Digimon Adventure dois" quando oficialmente é "ZeroTwo" srsly.

Mais é né, até que é um bom video pra fazer o pessoal parar com o preconceito entre digimon : P

Convidado
Convidado

Mensagem por SHAD em Sex Maio 02, 2014 3:14 am

BEM VINDOS AO FANTÁSTICO MUNDO DA LÍNGUA PORTUGUESA!!!

E hoje aprendemos que: Quando pronunciamos uma palavra em outro idioma, tendemos a utilizar as regras ortográficas do nosso! Ainda mais se estamos falando uma frase no idioma X, que possuiu uma expressão no idioma Y

Isso fica claro, por exemplo, no jogo Good Of War, aonde os personagens se referem ao protagonista como ''Kreithos'' enquanto no Brasil ele é chamado de ''Cratos'', o que gera muitas discussões, no fim das contas, Kratos é um nome derivado do grego, e a pronuncia ''correta'' é Caratos! E o que isso prova? Quem ambos estão errados? NÃO! que ambos estão certos! Pois certas adaptações são necessárias quando falamos termos ou expressões derivadas de idiomas que não os nossos.

PS: É por isso também que os dubladores originais do anime falam coisas como ''DEJITARU MOUNSTAH

Última edição por SHAD em Qua Jun 11, 2014 4:11 am, editado 1 vez(es)
SHAD
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 75%
Masculino Mensagens : 254
Mensagem Pessoal : ''Se a vida lhe der as costas....passe a mão na bunda dela''

Mensagem por Takuya em Sex Maio 02, 2014 9:09 am

Pronunciando certo ou não, o importante é que ele conseguiu passar a informação pretendida. E o vídeo não é direcionado pra quem é fã e conhece todos os termos, é pra quem só conhece de ouvir falar e acha que Digimon é uma cópia de Pokémon. Foquem no conteúdo e se preocupem menos com a forma como ele é transmitido. E por favor, o tópico não é sobre a forma como o cara pronuncia as palavras ou não, se limitem ao contéudo do vídeo ok? Se ele passou alguma informação incorreta, aí sim vale a pena discutir. O sotaque ou a forma que ele pronuncia as palavras é irrelevante pra compreensão do assunto (a menos que realmente não dê pra entender o que ele quer dizer) ;)
Takuya
Administrador
Administrador

Mensagem Pessoal : I saw the end of an era with my own eyes. And in truth, I actually do know that it's my turn next.

Mensagem por Convidado em Sex Maio 02, 2014 8:28 pm

Mas isso faz parte do vídeo, Rafa : P
Agora só por sermos brasileiros devemos ser ignorantes a ponto de não conseguirmos pronunciar palavras/nomes estrangeiros sem torná-los "brasileirados"??

Sinceramente, o cara do video pode ter pesquisado e feito algo bem elaborado -- mas pecou no fato de ler incorretamente quando poderia ter pesquisado também a pronúncia correta.

"Ah, mas tá certo" uma pinóia, pra uma pessoa cujo foi ensinada que para se falar um idioma é preciso o mínimo possível de "sotaque", esse "desculpa" de que pode se ler nomes "a lá brasilerês" é totalmente uma "desculpa de ignorante".

Quando estava estudando Japonês (com o meu livrinho e um grupo de amigos via Skype), percebi que a fonética não é tão difícil quanto o resto (como: ler kanjis, formulação de frases, memorizar/escrever kanjis). Até meu livro vem com um romaji "brasileirado" associando os sons de cada hiragana/katakana com algumas sílabas cujo possui um som parecido (ou até igual)

Então é uma lástima perceber que a pessoa lê os nomes tipo "Taíxi Iagâmi" quando maioria (e eu ponho fé nisso) leria -- com o auxílio do meu livrinho -- "Tai-ti  Ya-ga-mi".

O autor poderia ter adotado o nome da dublagem -- Tai Kamiya, cujo seria mais aceitável. Aliás, a pronúncia de "Tai" deveria ser a mesma de "Taichi" : P

Me perdoem por ser crítica, mas seriamente, se for fazer um vídeo "educativo", ao menos pesquise também como se lê nomes. Até mesmo o meu nome real já foi "mal-lido" por uma professora, na qual entendeu errado... E olha que meu nome se lê da mesma forma que escreve (e não é Nina).

Convidado
Convidado

Mensagem por Takuya em Sex Maio 02, 2014 9:00 pm

Acho que você tá cobrando demais de um canal de entretenimento do YouTube...
Takuya
Administrador
Administrador

Mensagem por Jyunirii em Dom Maio 04, 2014 3:32 am

O Nostalgia fez um video parecido com esses já tem um tempo, não? Eu gostei bastante do video, apesar de que se era para tirar dúvidas entre a rinha entre franquias ele deveria ter falado um pouco mais sobre pokemon tb...

E Ni, legal você querer saber japonês e fazer seus esforços para falar certinho e o caralho, mas mano, sem 'nazilagem', porque como falaram ai em cima: o video não é pra gente, os veiacos do fandom, são pros novinhos e os idiotas que fazem rinha. Chega a ser estúpido ficar batendo em tecla e insistindo que o cara fale certo. Nem mesmo a gente fala certo de vez em quando, quem dirá ele.
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Feminino Mensagens : 1529
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.

http://pixiv.me/033210

Mensagem por Rayana em Seg Maio 05, 2014 4:33 pm

http://www.canalvocenaosabia.com.br/2014/04/digimon-e-copia-de-pokemon.html

Fui verificar o link; estava com uma esperança de encontrar mais texto, já que disseram que iam completar a informação do video com extras escritos, mas depois lembrei-me que ninguém é tão nerd nesta porra quanto quem-se-identificar-que-se-assuma-como-eu...

Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Feminino Mensagens : 1767
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Mensagem por FireKilljoy em Seg Maio 05, 2014 6:31 pm

Sempre foi, mas perdoo porque é a melhor cópia genérica. <3
FireKilljoy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Masculino Mensagens : 921
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Mensagem por Haran em Dom Jun 01, 2014 10:38 pm

Bem despropositado mesmo essa pressão por uma pronúncia de termos de língua estrangeira rigorosamente como são falados no país de origem do termo. Mudar a pronúncia dos termos para algo mais natural à língua do falante é a coisa mais normal e esperada do mundo. É só experimentar ir para um país de língua bem diferente da portuguesa e ver se seu nome será pronunciado corretamente. Ou lembrar que, por exemplo, figuras como Júlio César, Alexandre Magno, Confúcio, etc etc etc, tinham nomes bem diferentes dessas versões portuguesadas, se for seguir esse rigor até as últimas consequências nem poderíamos usar esses nomes.

E nem precisaria ir tão longe nos exemplos para perceber isso. Quem faz isso mais do ninguém são os próprios japoneses, com uma pronúncia bem característica do inglês. Isso fica claro em váários animes, muitas vezes até fazendo perder de vista o fato de que uma palavra em questão era pra ser uma palavra de língua inglesa (por exemplo, 'death note', que é uma palavra em inglês mesmo dentro do contexto da história do seu anime, é falado como "desu noto").
Haran
Baby 1 (Younenki I)
Baby 1 (Younenki I)

Masculino Mensagens : 41

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: