Últimos assuntos
Parceiros

Fórum AG

A batalha entre as Redes Sociais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A batalha entre as Redes Sociais

Mensagem por Lukas em Qui Ago 25, 2011 9:03 pm

Twitter, Facebook, Google Plus, Orkut, etc.
Redes sociais que estão brigando por melhor reputação, ou "mais dinheiro", para os donos das tais redes.

Logicamente, o Google tem mais chance de sair ganhando nessa briga, pois, além de ser o site mais famoso do Mundo, está nessa luta com 2 redes sociais, se não contarmos com o Blogger (que não é bem uma rede social), e com o Google Buzz (não sei se ainda existe). O Google Plus tem várias funções. Além de jogos, há ótimas formas de identificação da pessoa, privacidade, entre outras coisas mais. Ele não foi lançado para qualquer um poder se cadastrar, e já tem várias pessoas cadastradas. Caso você não tenha, recomendo. Se você não tem uma conta lá, basta me enviar um PM, passar seu email, e eu envio o convite. Infelizmente os links de perfil do Google Plus são grandes, mas seu perfil, além de ser encontrado nos resultados de pesquisa do Google, pode ser facilmente acessado por um "short link", que é o gplus.to.
No Google Plus é possível publicar vídeos, imagens (não somente uma na postagem), links, entre outras coisas mais, em uma postagem. Os usuários selecionados (em círculos, público, ou pessoas escolhidas por você) podem ver suas mensagens, comentá-las, e marcá-las como "+1", uma forma de divulgar uma postagem também no seu perfil.

O Twitter tem um sistema ótimo para identificação também, principalmente para artistas, mas não tão avançado quanto o Google+, apesar de ser mais velho que o mesmo. É uma rede social muito bem frequentada, em que você pode postar mensagens curtas, com links, imagens ou vídeos a partir de uma Timeline. Você pode ter seguidores (os que lêem suas postagens, os tweets) e, logicamente, seguir pessoas. O link do perfil de uma pessoa no Twitter é pequeno e fácil de acessar, não necessitando de nenhum "short link" para divulgá-lo mais facilmente.
Você pode postar mensagens dos usuários no Twitter em sua Timeline, retweetando. O Twitter traduziu a Rede Social para Português, com ajuda de voluntários que usam o mesmo (eu estava incluido), além de vários outros idiomas.

No Facebook você pode jogar alguns jogos, curtir o que as pessoas falam, cutucá-las, entre outras coisas mais. Geralmente as mensagens no Facebook são bem maiores que no Twitter, pois no Twitter há um limite que permite você postar poucas palavras. Lá você pode criar uma fanpage, e tem vários recursos legais, como permitir fazer Login/Registro em certos sites a partir de uma conta no Facebook. Atualmente, o Facebook é considerado um dos maiores concorrentes do Google Plus. O link do perfil do usuário geralmente é grande, mas pode ser mudado em facebook.com/username.

O Orkut já foi um bom concorrente do Facebook também, mas quem está evoluindo no momento é o Google Plus. O Orkut usou uma ideia que o Facebook, que é "Gostar" das postagens. Há jogos no Orkut, e eles são divulgados no seu perfil. Há um bom sistema de organização de fotos, e privacidade quanto fotos, vídeos, postagens, etc.

Já o Myspace, na minha opinião, já saiu dessa "batalha entre as Redes Sociais". Eles estão tentando vender a Rede Social que nem os próprios donos atualizam seus perfis, e ainda por um preço caro!

Há várias outras Redes Sociais, mas eu não considero que façam parte dessa "batalha". Tirando o Tumblr. Acho que ele está na batalha também, mas eu não o uso para poder fazer uma descrição dele aqui. ^^'
Enfim, quem você acha que está ganhando nessa batalha que provavelmente não terá fim?
Lukas
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1572

Re: A batalha entre as Redes Sociais

Mensagem por Takuya em Sex Ago 26, 2011 3:01 pm

Das redes sociais, a que eu mais gosto é o Twitter. No Orkut me agradam as comunidades. No Facebook gosto da facilidade de interação com os amigos. Ainda não encontrei nenhuma vantagem ou algo realmente interessante no Google + (talvez quando finalmente liberarem o acesso, quem sabe :roll:).
Takuya
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 3531
Mensagem Pessoal : I saw the end of an era with my own eyes. And in truth, I actually do know that it's my turn next.

Mensagem por Rayana em Sex Ago 26, 2011 5:02 pm

Não sei se podemos chamar de "guerra"; eu tenho conta em todos esses serviços e uso conforme a minha vontade.

No geral, estas são as minhas impressões:
- Twitter - é interessante por causa da economia de palavras; obriga as pessoas a irem directas ao assunto. Podemos "falar sozinhos com muita gente"; dizer de coisas se nos apetecer, sem que ninguém nos pergunte. Não é um chat mas também não deixa de ser um canal de contacto. Uso-o com regularidade porque odeio programas de conversa feito MSN ou Skype ou etc, onde as pessoas metem conversa contigo só para passar tempo, quando eu na verdade gosto de estar tranquila no meu PC sem ninguém a chatear-me. E uso twitter porque existea extensão de firefox de Yoono e/ou Echofon. Se não fosse isto, talvez nem usasse.

- Google+ usa o sistema do "follower" como o Twitter, mas com maior respeito pela privacidade, graças à inovação dos círculos personalizados. Ninguém é obrigado a seguir ninguém de volta só porque ganhou um seguidor. Da mesma forma, as minhas mensagens são partilhadas apenas com os círculos que eu quero. Dá para enviar Mensagens Privadas adicionando "mais" e o nome da pessoa na caixa de texto superior; uma forma bem simples de uso. Tem pre-visualização de imagens e videos (coisa que só pipocou com o novo twitter). Also, não tem 140 caracteres de limite, serve para as conversas mais gerais como uma pequena sala de chat temática que dura para aquele momento. Convida a escrever pouco, desencoraja os testamentos, mas escrever mais não é impeditivo. É possível encontrar pessoas "desconhecidas" e ver o que elas partilham em "público", comentar nesses posts, sem receios de ler o que não gosta.

- Facebook - por alguma razão, não gosto dele. Também porque virou modinha em Portugal, ou talvez porque tem muito spam. É insuportável a quantidade de mensagens que recebo de convites para jogunhos. ¬¬ Tem demasiada gente, talvez. Visualmente, acho-o poluído (G+ é mais limpo e branco) e odeio aquelas publicidades que não dá para excluir. Funcionalmente, é demasiado "exposto"; mais uma vez, G+ ganhou nessa com os círculos.

- Orkut - eu até usei durante um tempinho, mas fartei-me depressa. Os perfis e recados nunca foram a minha praia, por isso, isso é indiferente. Eu usava mesmo por causa das comunidades. Mas eu não acho as comunidades do orkut muito organizadas visualmente. Tem poucos recursos, que só podem ser adicionados nas comunidades que permitem html, graças a extensões do firefox. Mas é pouco prático. Prefiro fóruns.

- Tumblr eu até acho interessante, porque está na fronteira do Microblog e o Blog. Para mim, tem o defeito de ter demasiado flood. É o tipo de serviço que eu gostaria de ver usado para discussões de verdade, e não simples partilha de imagens ou textos random. O sistema de reblog é interessante, mas torna-se visualmente poluído (reblog de reblog de reblog...). Acho convidativo que o mesmo membro possa ter mais do que um Tumblr. Mas "falta algo" neste site, que eu ainda não descobri o que é...
Tal como no velho twitter, acho a dashboard actual desconfortável. Talvez se desse para ser usado com o Yoono.......

- LiveJournal é a rede que eu mais uso. Não leva o rótulo de "Blog", porque o sistema é mais parecido com mistura de "jornal online" com "rede social". O conceito de postagem é interessante (tem níveis de divulgação: público geral, público +14, público +18, "só amigos" ou "só quem tem acesso de login a esta conta"). É possível mudar o avatar para cada tipo de "tema". Permite uso totalmente LIVRE de html, tanto para os posts como para o layout, ao mesmo tempo que tem uma variedade fantástica de "templates" editáveis e muito personalizáveis (dá até para personalizar os textos de "comentar", "ver comentários" etc). Tem sistema de "etiquetas", mas o uso não é imperativo, ou seja, dá para usar igual ao twitter / tumblr / G+.
Ao mesmo tempo, dá para seguir e comentar jornais de outras pessoas e comunidades ou fandoms (igual ao orkut / facebook ), com a nossa conta associada ao nosso jornal. Muitas comunidades são visualmente MUITO atractivas e personalizadas, quase como um site próprio. Ao mesmo tempo, não deixa de ter um esquema universal de posts, de categorias, de postagem, de "guardar nas memórias", etc.

Uma coisa engraçada é que os comentários automáticos, ou de spammers, vão para uma caixa especial de "comentários suspeitos não publicados" ou "por verificar", igual à caixa de spam dos emails.
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Feminino Mensagens : 1767
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Mensagem por Lukas em Sex Ago 26, 2011 8:50 pm

Rayana_Wolfer escreveu:- LiveJournal é a rede que eu mais uso. Não leva o rótulo de "Blog", porque o sistema é mais parecido com mistura de "jornal online" com "rede social". O conceito de postagem é interessante (tem níveis de divulgação: público geral, público +14, público +18, "só amigos" ou "só quem tem acesso de login a esta conta"). É possível mudar o avatar para cada tipo de "tema". Permite uso totalmente LIVRE de html, tanto para os posts como para o layout, ao mesmo tempo que tem uma variedade fantástica de "templates" editáveis e muito personalizáveis (dá até para personalizar os textos de "comentar", "ver comentários" etc). Tem sistema de "etiquetas", mas o uso não é imperativo, ou seja, dá para usar igual ao twitter / tumblr / G+.
Ao mesmo tempo, dá para seguir e comentar jornais de outras pessoas e comunidades ou fandoms (igual ao orkut / facebook ), com a nossa conta associada ao nosso jornal. Muitas comunidades são visualmente MUITO atractivas e personalizadas, quase como um site próprio. Ao mesmo tempo, não deixa de ter um esquema universal de posts, de categorias, de postagem, de "guardar nas memórias", etc.

Uma coisa engraçada é que os comentários automáticos, ou de spammers, vão para uma caixa especial de "comentários suspeitos não publicados" ou "por verificar", igual à caixa de spam dos emails.

É possível adicionar um domínio personalizado ao Livejournal, ou esse é um dos motivos que não é considerado um "blog/site"?
Lukas
Moderadores
Moderadores

Masculino Mensagens : 1572

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: