Últimos assuntos
Parceiros

Fórum AG

Eleições 2014

Página 14 de 15 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Eleições 2014

Mensagem por Seiryuumon em Ter Out 21, 2014 10:29 am

...

Eu fico constrangido quando alguém se diz jornalista e, por essa razão, desqualifica uma matéria simplesmente pela fonte e não por sua inveracidade de fatos. Se a revista mentiu no artigo exposto, deve ser fácil provar que ela está mentido, não?

Não estou defendendo a Veja, mas é extremamente constrangedor o grupo supostamente intelectual no Brasil descartar conteúdo baseado em premissas ideológicas e não lógicas.
Seiryuumon
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 260

Mensagem por Mimi-chaann em Ter Out 21, 2014 9:26 pm

Seiryuumon escreveu:...

Eu fico constrangido quando alguém se diz jornalista e, por essa razão, desqualifica uma matéria simplesmente pela fonte e não por sua inveracidade de fatos. Se a revista mentiu no artigo exposto, deve ser fácil provar que ela está mentido, não?

Não estou defendendo a Veja, mas é extremamente constrangedor o grupo supostamente intelectual no Brasil descartar conteúdo baseado em premissas ideológicas e não lógicas.

Ok. Vamos colocar os pingos nos "ís".

Não estou desqualificando nada, querido. Quando disse "como jornalista" simplesmente foi por saber como funciona o meio jornalístico do país sendo a Veja, a Folha, O Estadão, O Diário do Pará, o Zero Hora, Jornal Nacional, Jornal da Band e etc, etc. Estudei sobre isso. Há zilhões de textos acadêmicos que falam sobre como os meios de comunicação são tendenciosos (e que sim, muitas vezes mentem) e seguem as linhas ideológicas dos donos da empresa. São pesquisas baseadas em teorias da comunicação, sociologia, história, enfim... Diversas áreas de conhecimento. Além disso, vi isso na prática como estagiária; vi meus amigos também jornalistas passar por coisas do tipo "ou segue essa linha, ou pode ir pra rua".

Nunca disse que a qualidade dos textos da Veja é ruim ou coisa do tipo. As críticas literárias são boas, por exemplo. O que quis dizer é que a revista Veja é tendenciosa e que pode muito bem inventar escândalos para prejudicar o PT, já que é um meio de comunicação tendencioso, de extrema direita (que algo que comprove isso? Leia aqui o artigo que a Veja publicou sobre o Eric Hobsbawn, um dos maiores historiadores do mundo. Ela desmereceu todo o trabalho da vida dele só porque ele era comunista. Não conheci um historiador que tenha lido isso e não tenha achado absurdo. Aliás, podes ler aqui a resposta da Associação Nacional de História sobre a matéria). E não são só jornalistas que acham isso. No caso das eleições, não acho que seja uma boa opção como fonte de informação justamente por ser tendenciosa. Já viu ela elogiando o governo da Dilma ou qualquer governo do PT em suas páginas? Me diz uma matéria nos últimos anos em que eles tenham feito isso. Não estou defendendo o PT. Não levando a bandeira de nenhum partido porque acho isso idiota. Mas levando em conta que precisamos escolher o presidente do país, se a revista se mostra unilateral, logo não é uma boa fonte de informação. É isso que quis dizer. E não é preciso ser jornalista para compreender isso. Ser jornalista é um fator que me levou a prestar mais atenção nas coisas que leio, ouço ou vejo.

E também quando disse que é anti-jornalístico foi justamente por ser unilateral. Assumir esse tipo de postura vai contra o código de ética dos jornalistas (que podes ler aqui.):

Art. 2º Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:

I - a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica - se pública, estatal ou privada - e da linha política de seus proprietários e/ou diretores.
II - a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público;

Art. 7º O jornalista não pode:

VI - realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não-governamentais, da qual seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário, nem utilizar o referido veículo para defender os interesses dessas instituições ou de autoridades a elas relacionadas;

Art. 11. O jornalista não pode divulgar informações:

I - visando o interesse pessoal ou buscando vantagem econômica;
II - de caráter mórbido, sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes;

Achas que a Veja segue todos esses artigos? Não, amore. Nem ela e nem 99% dos meios de comunicação do Brasil. Nenhum meio de comunicação no Brasil é imparcial. Imparcialidade é o sonho jornalístico inalcançável. Agora, se me peguntas se há outros meios de comunicação mais neuros em relação a polaridade PT/PSDB, indico o EL País Brasil. De todos os perfis de revistas e jornais que sigo, ele se mostra o mais neutro.

Enfim...

Se você gosta de ler a Veja, isso não é da minha conta. Cada um ler o que bem entender. Quem quiser só procurar informações na Veja, na Época, na IstoÉ, na Piauí, na Carta Capital, na Caros Amigos pode fazer. Não sou dona de ninguém, não pago as contas de ninguém. Isso é problema de cada um. Eu mesma já fui assinante da Veja por dois anos (de 2010 à 2012) e nesse tempo pude comprovar que ela não é uma boa fonte de informação e que muitas matérias eram questionáveis. Tenho vergonha de existir uma revista como ela no Brasil, mas isso é uma opinião pessoal. Se não concordas e achas constrangedor, paciência. lol
Mimi-chaann
Moderadores
Moderadores

Feminino Mensagens : 1488

Mensagem por Haran em Qua Out 22, 2014 9:52 pm

A Veja seguir uma determinada linha de pensamento político não oferece nenhum demérito ao seu trabalho. Ela não se quer a única fonte de informação sobre política nacional, justamente porque oferece aquele determinado foco de pensamento e de crítica que seus redatores possuem – trabalha nela quem quer e compra ela quem quer (diferentemente de muitos dos blogs e trabalhos que criticam a Veja e são subsidiados com dinheiro público). Por que tem que se ter necessariamente uma neutralidade entre PT e PSDB, se eventualmente o leitor e/ou o  redator não são neutros? O que não pode é fanatizar e ser cego ao acertos do PT, mas isso é simplesmente honestidade intelectual e não uma neutralidade, que não precisa existir. Também, aliás, os estudos acadêmicos em sociologia, história, e tudo o mais estão repletos de pensamento ideológico – e aqui não deveria haver, visto o caráter acadêmico dos trabalhos...

Mesmo assim a revista Veja teve muitas matérias também de oposição durante o governo tucano - claro que, com 12 anos de governo petista, o foco de críticas direcionou-se ao PT, como também o fato do PT ser mais distante ideologicamente da Veja do que o PSDB. Enfim, temos aqui a coisa mais normal do mundo.

Criticar alguém por defender convictamente o comunismo não é ser extrema-direita. O artigo, aliás, não desmerece a carreira em história do Eric Hobsbawn, pelo contrário, aponta que ele é "historiador talentoso". Mas isso é um aspecto que mancha a biografia do sujeito e pode manchar parte de seu trabalho, sim. Da mesma forma que um hipotético historiador nazista, por exemplo.

Segue abaixo um post que fiz em outra ocasião na época desse artigo da Veja sobre Hobsbawn e a resposta da tal associação de historiadores, que para mim é um exemplo claro onde a Veja acabou exercendo melhor seu papel do que os historiadores que queriam acusá-la.

Não vejo qual é o grande caso ao redor da matéria que critica o apego que o sujeito teve a uma doutrina que, é evidente, os responsáveis da revista e muitas pessoas (que são seu público-alvo) consideram uma doutrina errônea e imoral, e que por isso fazem com que o autor do artigo não admire a pessoa do historiador como um todo. Qual é o grande absurdo da matéria? Pode ser talvez uma posição que discorda-se, mas não vejo qual é o grande absurdo de algum autor tomar essa posição e da revista publicá-la. A revista tem todo o direito de enxergar nessa doutrina um grande aspecto negativo do sujeito, e discuti-lo, já que o positivo é altamente documentado. Ou, justamente por ser um figurão, tem-se que se ficar listando as qualidades e feitos do sujeito para então discutir seus defeitos rapidamente? Ou talvez pedir desculpas por mencioná-los?

Daí vem uma “resposta” dessa tal associação que passa por diversas questões que nada contrariam o que foi tocado no artigo, e muitas vezes só corroboram. Ou desde quando ser um grande historiador, liderar uma geração de historiadores marxistas, escolher um lado, assinar manifestos, ser um homem importante de seu século, "dar voz aos homens e mulheres que sequer sabiam escrever" (eita!), e tudo mais se contrapõe o que foi dito no artigo, que é justamente a ideologia do sujeito? Ou desde quando "a existência de contradições e erros nos homens" acrescenta algo em relação ao artigo que, na visão do autor, procura apontar um aspecto negativo importante do sujeito (justamente uma das “contradições e erros”)? A resposta fugiu totalmente do ponto. É como se um artigo criticasse um físico importante por sua participação na bomba atômica e viesse uma resposta de físicos elogiando suas contribuições na Física...

O ponto mais próximo que a associação chega ao assunto do artigo da Veja é quando diz que “[a revista] se esquece do compromisso de Hobsbawm com a democracia, inclusive quando da queda dos regimes soviéticos, de sua preocupação com a paz e com o pluralismo”. Faltou falar mais sobre esse tal compromisso. Não duvido que existam momentos onde fique evidente que Hobsbawn se preocupou com a “paz e plurarismo”, mas seria de bom tom a associação mencioná-los. Mesmo porque, é sabido, muitas vezes grupos preocupam-se com a “educação”, “democracia”, “igualdade”, "paz", e tantos termos abstratos, mas daí quando você analisa mais a fundo, percebe que o que o sujeito chama de “educação” nada tem a ver com o que você julga como “educação” (ou mesmo o uso corrente do termo), então simplesmente dizer o que a associação disse não significa nada. O artigo da Veja ao menos cita, de longe, o historiador ou momentos onde julga que ele teve 'desvios' ideológicos. E olha que ela é um artigo de revista e, ainda que não foi de um rigor acadêmico e nem precisaria ter sido, sendo nada tão mais além do que a opinião do sujeito leigo que o escreveu, conseguiu ser mais rigorosa que a tal resposta nesse quesito.

É óbvio que a Veja segue uma posição ideológica bastante conhecida e não há problema nenhum nisso. Mas a associação também o faz, e isso é mais estranho, já que penso que ela deveria representar historiadores de forma geral e não ideologias (ou, se isso é impossível, ao menos tentar ao máximo se aproximar dessa meta), e tenho certeza que muitos historiadores seguem uma linha ideológica mais próxima ao que foi exposto na Veja. Imagina que ridículo seria se associações de Física resolvessem sair por aí lançando artigos contra críticas, muitas vezes pesadas, a Einstein ou outros figurões da área, críticas feitas por leigos ou mesmo por físicos. Isso não é a função de uma associação e sim de indivíduos. A associação deveria incentivar a discussão de indivíduos ou pequenos grupos e não participar, enquanto associação, da discussão.
Haran
Baby 1 (Younenki I)
Baby 1 (Younenki I)

Masculino Mensagens : 41

Mensagem por Dragon em Sab Out 25, 2014 4:19 pm

Eu voto no Aécio porque aprendi no Age of Empires que o azulzinho é sempre do bem e o vermelho é inimigo. :D Aliás...

Aparentemente nessa época a Veja era integra e idônea.
Dragon
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Masculino Mensagens : 1816
Mensagem Pessoal : Why so british? Let's put a monocle on that face!

Mensagem por Takuya em Dom Out 26, 2014 6:38 pm

Dilma ganhou

Takuya
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 3582
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Mensagem por Dragon em Dom Out 26, 2014 8:28 pm

Enjoy your venezuela, uma rodada de pronatec grátis pra galera.
Dragon
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Mensagem por Jyunirii em Seg Out 27, 2014 7:47 am

Aguardando as olimpiadas. Hue.
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Feminino Mensagens : 1529
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.

http://pixiv.me/033210

Mensagem por Dragon em Seg Out 27, 2014 11:55 am

NÃO VAI TER OLIMPÍADAS! VEM PRA RUA! NÃO É POR 20 CENTAVOS!
Dragon
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Mensagem por Marcy em Seg Out 27, 2014 5:46 pm

Para comemorar teremos mais uma Copa! \o/

Aliás, zoei tanto quem votou no Aécio e na Dilma que acabei perdendo amigos de ambos os pólos. Relaxem gente :p
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Feminino Mensagens : 800

Mensagem por Haran em Seg Out 27, 2014 7:32 pm

Fonte, incluindo possibilidade de ampliação.
Haran
Baby 1 (Younenki I)
Baby 1 (Younenki I)

Masculino Mensagens : 41

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 14 de 15 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: