Últimos assuntos
Os membros mais ativos do mês
KeiKei

LANGLEY002

Roberto zampari

Parceiros

Fórum AG

[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual

Mensagem por Rayana em Sex Set 05, 2014 10:49 pm

Pessoal... é tudo uma questão de mercado e de elitismo, na boa.

O desenho tradicional acaba adquirindo mais valor, por ser único (e dizem que exige mais tempo e dedicação, ainda que eu ache isto relativo).

O desenho digital é mais usado porque economiza tempo, tanto na produção quanto no envio. Quando me encomendam um desenho tradicional, além do tempo de finalização ainda tenho o trabalho de passar no scaner, ajustar a qualidade e ainda tenho que depois fazer um arquivo para enviar ao cliente. Isto, quando não me pedem o original, que é sempre chato ceder.

O tradicional beneficia das preferências do mercado, por ser material. É preferido pelas elites e academias.

O digital em comparação não tem materialidade; nem sequer dá para dizer que existe um "original" pois os originais e as cópias diluem-se uma na outra. Não é à toa que o digital é amplamente utilizado em revistas pois facilitam a reprodução em massa que é típica das publicações periódicas. O digital, pela sua natureza tecnológica e à semelhança da produção em massa, chega facilmente a todas as pessoas, contribuindo para a democratização da arte e o fácil acesso à cultura. Por um preço: ganha menos valor no mercado.

Reza a lenda que para as almas materialistas tudo no mundo ganha mais valor comercial quanto mais raro, único, ou difícil de obter for.
Por últmo, parece-me que ainda se confude aqui ilustrações funcionais com arte propriamente dita; mas não é uma discussão fácil, por isso deixem estar...
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1774
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Mensagem por Marty em Dom Set 07, 2014 12:44 pm

Se vocÊ realmente acha que a arte digital é "simples" ou "fácil", eu já julgo que você nunca tentou fazer nada parecido.
Não confunda as coisas, digital não tem mais valor que manual e vice versa, são métodos diferentes assim como a aquarela pro lapis pra canetinhas e relacionados. Existem trabalhos digitais maravilhosos (como as capas de Magi, como a que o Shad postou de exemplo) assim como existem desenhos manuais incríveis, ponto final.

Also, traço e estilo pessoal é algo um tanto quanto separado e felizmente não é algo limitado a arte digital e manual. O traço do artista GERALMENTE é o mesmo em ambos, porém a colorização e finalização são sempre diferentes. Do mesmo jeito que um desenho pode ser finalizado com uma combinação fantástica de lapis com pintura, também dá pra finalizar com texturas bem aplicadas e efeitos do photoshop- as vezes até ambos, pros que curtem escanear o desenho e finalizar no PS. Não tem pra quê tratar ambos como rivais. lol
Marty
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Masculino Mensagens : 548
Mensagem Pessoal : dreaming in the rain

Mensagem por FireKilljoy em Dom Set 07, 2014 12:56 pm

Pra mim iPad nem deveria ser considerado equipamento pra desenhar, já que aquilo lá não tem precisão pra nada praticamente.
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Masculino Mensagens : 1037
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Mensagem por Marty em Dom Set 07, 2014 1:01 pm

Quando eu digo Tablet eu me refiro as mesas digitalizadoras específicas pra arte digital, apesar de venderem canetas especiais pra desenho em tablets do estilo iPad e relacionados, mas como nunca usei uma não posso dizer o quão precisas elas são.
Também tem outros meios pra arte digital, mas as tablets em geral tendem a ser as mais usadas por artistas não profissionais pelo custo-benefício e facilidade pra encontrar (já que nem todo mundo tem os meios pra comprar aquelas mesas iluminadas lá que eu esqueci o nome).
Marty
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Masculino Mensagens : 548
Mensagem Pessoal : dreaming in the rain

Mensagem por Rayana em Dom Set 07, 2014 1:44 pm

Usar uma mesa digitalizadora (tablet) não parece orgânico para quem tem hoje mais de 20 anos e pertence à geração de crianças que deu os primeiros passos na arte a riscar e pintar os livros dos pais a troco de palmadas no rabo, mas se vocês olharem para as gerações mais actuais vão ver crianças de 5 anos a explicar aos avós de 57 anos como se instala antivirus ou como se instalam aplicações num computador, com toda a naturalidade do mundo, como se tivessem saído dos bem-ditos úteros das mães já com aquilo na cabeça.

Para estas crianças, no amanhã, não vai haver diferença alguma entre o digital e o tradicional, pois sempre conviveram com ambos. Para nós isso pode fazer alguma confusão - para mim fazia até eu ir estudar Arte e Novos Média na faculdade e finalmente entender que se trata de uma mera mudança de paradigmas.

Até que ponto isto vai atrofiar ou impulsionar a criatividade? Pode atrofiar do ponto de vista da geração anterior, mas pode impulsionar noutros campos. Os valores mudam com as gerações. O digital não tem só inconvenientes; também tem coisas boas e ensina e desenvolve capacidades cognitivas que a geração mais velha não é capaz de fazer com a mesma facilidade. Em compensação, a geração mais velha faz outras coisas com mais facilidade, que os mais novos não fazem. É assim a vida. Nem tudo são rosas, mas nem tudo são espinhos também.

Nem melhor, nem pior; talvez seja apenas diferente. Isto constitui um choque, talvez, porque os tempos hoje mudam a uma velocidade abismal e duas gerações separadas apenas por uns 5 anos já têm mentalidades completamente diferentes. Antigamente podia-se levar 50 anos para obter esse efeito de mudança de paradigmas de uma geração para a outra.

Também não acredito que todo o legado histórico morra e seja jogado pela janela só por causa do computador; haverá sempre apreciadores do tracidional, sem problemas. Já assistimos a uma mudança de paradigmas radical no seio da arte no século XIX, mas nem por isso se deixou de admirar os artistas clássicos antes desse tempo.
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Feminino Mensagens : 1774
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Mensagem por FireKilljoy em Dom Set 07, 2014 7:09 pm

Rayana escreveu:Reza a lenda que para as almas materialistas tudo no mundo ganha mais valor comercial quanto mais raro, único, ou difícil de obter for.
Você é um anjo neste fórum miga. Disse justamente o que eu penso!
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Mensagem por debora17resende em Sex Mar 18, 2016 4:26 pm

eu pessoalmente prefiro desenhar no papel mesmo, de preferência estilo realista. Eu já trabalho como desenhistas à um tempo e meu estilo foi influenciado no Ben Heine. Para quem não conhece, aconselho a procurar...ele tem trabalhos realistas simplesmente divinais.
debora17resende
Digitama
Digitama

Feminino Mensagens : 1
Mensagem Pessoal : Adoro tudo o que é arte: cinema, desenho, musica, cultura. Gosto muito de viajar também.

http://www.desenharfacil.com

Mensagem por FireKilljoy em Sex Mar 18, 2016 6:41 pm

debora17resende escreveu:eu pessoalmente prefiro desenhar no papel mesmo, de preferência estilo realista. Eu já trabalho como desenhistas à um tempo e meu estilo foi influenciado no Ben Heine. Para quem não conhece, aconselho a procurar...ele tem trabalhos realistas simplesmente divinais.
Opa, mais uma fan de desenho manual! Seja bem-vinda! <3
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Mensagem por Marcy em Sab Mar 19, 2016 2:51 pm

Eu uso a técnica digital e tradicional, porque não consigo fazer exatamente a mesma coisa com ambas as técnicas. Gosto muito de desenhar cenários com o digital, mas em contrapartida me é muito mais fácil desenhar figuras humanas realistas com carvão. E para esboços, prefiro mil vezes grafite.

Adoro o digital pelo fato de você não ter medo de errar, afinal, tem o ctrl+Z! Sério, depois que comecei a desenhar na mesa digitalizadora meu desenho tradicional melhorou muito. Por quê? Porque antes eu tinha que pintar com tinta, e tinta é limitada, tem que esperar secar, e quando eu olhava para um erro eu tinha que cobrir aquilo com mais tinta, ou tinha que jogar tudo fora e refazer do zero. E tinta, papel e tela custam dinheiro, meus pais nunca puderam custear materiais de desenho, os poucos que tive eram de marcas bem vagabundas, meus desenhos ficavam opacos e com o  tempo desbotavam por causa do pigmento fraco das tintas baratezas que eu tinha. "Mas não tinha lápis de cor?" Nunca me dei bem com lápis de cor, e os que eu tinha também eram ruinzinhos.

Era desmotivador.

Demorei quase um ano para juntar dinheiro para comprar minha mesa digitalizadora, e mais outro ano para comprar um notebook bom só para mim (eu usava o do meu irmão, que não tinha as configurações apropriadas para a mesa. Resultado: desenhar era como jogar um jogo online a 10 FPS, de tão laggado e impreciso). Com isso, eu tinha todas as possibilidades de desenho e pintura para mim, não precisava me preocupar em desperdiçar tinta, com o tamanho e a qualidade do papel, e comecei a explorar possibilidades que eu não tinha até então. Anos depois voltei ao tradicional, agora com um pouco mais de dinheiro para comprar materiais de desenho de qualidade, e percebi que eu conseguia aproveitá-los sem medo de desperdiçar nada. Foi tão bom!

Aí alguém levanta a mão e diz: "mas o artista não tem que saber se virar com o que tem?! Você podia fazer coisas maravilhosas com as tintas baratezas que tinha!"

Não é bem assim.

Primeiro: o artista não é um gênio, um ser poderoso capaz de fazer qualquer coisa. Existem superdotados, mas é preciso analisar a situação de cada um antes de generalizar. Então, um artista que não é superdotado primeiro passa por um processo de quebrar a cara várias vezes até conseguir dominar uma técnica.

Segundo, os materiais ruins que eu tinha mexiam com minha auto-estima. Eu tentava, mas nunca conseguia fazer exatamente aquilo que eu imaginava. E tinha o medo de acabar os materiais e não ter mais, porque nem eu nem meus pais tínhamos qualquer condição de comprar essas coisas que no fim quase sempre iam para o lixo. Eu também nunca fiz curso de desenho. Minhas únicas referências eram meus irmãos mais velhos que sabiam desenhar, mas eles também não eram renascentistas. E alguns livros antigos de desenho e pintura herdados de um vizinho que era desenhista e pintor profissional... eu olhava para esses livros que falavam para usar uns materiais esquisitos (tinta à óleo? pastel seco? Aquarela Winsor & Newton em pasta? Papel Molin du Roy???!) e eu percebia que meus desenhos nunca se aproximavam daqueles mostrados nos livros. Os efeitos de cores que no livro pedia para ser feito com guache Plakkaatverf sobre papel Arches não ficavam iguais nas minhas pinturas com guache escolar Acrilex sobre papel sulfite A4 Chamequinho.

Resumindo, hoje tenho um pouco mais de condições e já posso arriscar pintar com guache Plakkaatverf sobre papel Arches, mas comprar essa tinta e esse papel custa quase um rim meu. Antes eu não tinha condições. E se tivesse, ia ser uma agonia danada ver que provavelmente esses materiais tinham grande risco de parar no lixo, porque eu não tinha confiança sobre meu jeito de desenhar e pintar. Mesa digitalizadora e programas para desenhar também custam dinheiro, mas você só compra uma vez e pode usar por um tempão, de forma ilimitada durante 5 ou 10 anos, ou mais.

Outra pessoa levanta a mão e pergunta: "mas e antigamente, quando não existia mesa digitalizadora? Como é que os artistas treinavam hein?"

Treinavam com esses materiais caros aí, porque antigamente ser artista era um luxo. Lendo alguns romances do século XX que tinham algum artista como personagem pude ver que pessoas que moravam em periferia não podiam nem sonhar em entrar numa escola de artes. Minha professora de Artes do ensino Médio já me contava que na época dela (ela cursou Artes na década de 1980) era evidente que quem entrava nessa área tinha que ser no mínimo de boa família, rica, e não podia trabalhar, porque o horário do curso geralmente impedia do aluno de encontrar empregos no contraturno.

O que vemos hoje é um maior acesso da população às Artes, e a arte digital torna as coisas ainda mais acessíveis e amigáveis.

----

Conclusão: arte digital não é fácil, precisa de muito treino, mas consegue evitar desperdícios, economiza tempo e pensamentos suicidas, principalmente para iniciantes. Se com o tempo a pessoa já domina super bem a técnica digital, também dominará a técnica tradicional.

Eu queria poder divagar mais, mas vou parar de contar minha história aqui aheuaheuahe no mais, concordo com o que a maioria do pessoal escreveu aqui, os posts da Rayana, do Atacama, do Shad, da Juny, do Terri e do Marty refletem exatamente o que penso, então por isso não comentarei o que acho a respeito de qualidade/valor entre ambas as técnicas porque já está dado.

FireKilljoy escreveu: Hoje em dia as pessoas entram em faculdades de Design e menos em faculdades de Artes, utilizando mais recursos digitais e programas como photoshop do que técnicas com pincéis, nanquim, tinta etc.
Acho que você está confundindo Arte e Design (não sei agora, essa frase foi escrita por ti há 2 anos). Sou estudante de Design e Artes Visuais, perambulo entre as duas áreas e vejo muuuuuuuuuuita coisa diferente. Eu adoraria ficar divagando aqui sobre as diferenças entre o Design e a Arte, entre artistas e designers, mas isso tomaria muito tempo e esse post ficaria mais longo do que já está.

Primeira coisa, há mais instituições no Brasil oferecendo o curso de Design, e nesses cursos o número de vagas é maior. Só como exemplo, a universidade onde estudo oferece 66 vagas para Design, dividido entre as habilitações Design Gráfico e Design de Produto (33 vagas cada), enquanto para Artes Visuais oferece 22 vagas, dividido em Bacharelado e Licenciatura (11 vagas cada). E a concorrência em Design é muito mais acirrada.

Design não trabalha com ilustração, a priori. As melhores faculdades de Design no Brasil tem pouca coisa de ilustração no currículo e estão mais focadas em assuntos como branding, marketing, gestão empresarial e comunicação social. No meu curso de Design há muita gente que desenha, e embora esse pessoal esteja procurando uma formação em Design, é clara a distinção entre ilustradores e designers. Mas onde entra a dita ilustração que tanto vemos no Google Images quando pesquisamos por "Design"? Simples, essa ilustração entra nas áreas que escrevi na segunda frase deste parágrafo, ou seja, estão relacionadas com o mercado, o capital. O capitalismo atual exige que as coisas sejam feitas muito rápidas, um empreendedor precisa tomar suas decisões sem enrolar muito, e um designer contratado para fazer um redesign de uma marca tem pouco tempo para fazer a pesquisa de mercado, analisar a empresa, fazer um serviço de branding e no fim desenvolver uma logo. A arte digital entra aí, porque é muito mais rápida e consegue se transformar em algo que pode ser facilmente aplicada em camisetas, banners, carros, etc. Esse é apenas um exemplo.

Artes Visuais não é só desenho. E atualmente muitos professores de Artes não cobram muito o desenho, não se interessando tanto nas técnicas em si e sim na poética do aluno/artista. Poética é a razão do fazer, ou seja, o que você quer representar através da obra (a privatização do espaço público? As transgressões do corpo? A alienação da sociedade neocapitalista? [insira aqui qualquer tema]). Resumindo, você pode não desenhar muito bem, mas se o que você quer representar tiver uma carga poética muito forte, teu trabalho pode facilmente entrar num museu, mesmo que seja apenas uma folha branca com uma única linha preta traçada com grafite. Em meu curso de Artes o desenho tradicional mal é aplicado, então imagina se o desenho digital entrasse no currículo. Na pintura você pode passar o curso inteiro fazendo coisas abstratas e só na gravura pode ser que o desenho apareça mais interessante. Mas o processo da gravura é bem diferente do desenho no papel ou no computador, nem sei se vale a pena comparar. Mas isso varia de instituição para instituição; nas Artes temos as Escolas de Belas Artes e as Faculdades de Artes, as Escolas geralmente privilegiam mais a técnica, embora não mais  tanto como era há algumas décadas atrás.

Juro, aprendi muito mais sobre técnicas tradicionais de desenho em Design do que em Artes, porque em Design você precisa ser objetivo e representar muito bem, enquanto em Artes está ok se você só faz coisas abstratas. Por outro lado, o desenho está um pouco "fora de moda" nas Artes ultimamente, se fores a um museu agora provavelmente encontrará mais instalações, esculturas e performances.

Escrevi de uma forma genérica, mas acho que dá para se ter uma ideia. Acontece que a ilustração, ao meu ver, é um caso à parte, não a incluo nem em Design nem em Artes Visuais.
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Feminino Mensagens : 826

Mensagem por FireKilljoy em Seg Abr 11, 2016 12:54 pm

só gostaria de dizer que mudei o título do tópico pra ficar mais correto com a ideia certa que quero passar.

Então, navegando no Behance encontrei o trabalho dessa incrível artista que faz desenhos com lápis de cor. Simples mas lindo! https://www.behance.net/gallery/14748083/Lapis-de-CorColored-Pencils
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Permissão deste fórum: