Últimos assuntos
Parceiros

Fórum AG

Tópico do Homem Macaco

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Você já fugiu do Homem Macaco?

Sim

Não

Queria

Vem ni mim macacão

Exibir resultados

Re: Tópico do Homem Macaco

Mensagem por Rayana em Seg Set 29, 2014 9:59 am

Tentei dar um pouco de humor à coisa. XD Mas na verdade acho que isto é um tema meio complexo.

Reparem no seguinte: nas últimas décadas, aprendemos a dar muito valor à imagem e ao primeiro impacto que algo cria na nossa mente, ao olhar. Este impacto controla e domina uma boa fatia das nossas atitudes; sendo que ela acontece ao nível no subconsciente e brinca com os nossos instintos mais primários.

A psicologia humana está muito estudada ao pormenor neste sentido, e nas últimas décadas tem sido utilizada para proveito das empresas. Por exemplo, o cérebro humano parece reagir muito positivamente ao vermelho; por isso é usado muito por marcas de comida como McDonald's, PizzaHut e derivados. A cor é muito usada para vestidos sensuais de senhoras, cor de unhas, tintas de cabelo, batom, etc.

A publicidade sensual, os comerciais & anúncios polidos com photoshop, as novelas patrocinadas por luxuosas empresas de mobiliário e louça chique, os filmes hollywoodianos populados por actores com grandes músculos, nos quais o sexo aparentemente fácil deixa qualquer cidadão normal frustrado e com problemas existenciais...

Então, somos bombardeados a toda a hora com esta informação; o nosso pobre cérebro não tem nem um segundo de descanso. Sem querer, isto entra no nosso inconsciente e modela os "nossos" ideais, formas de falar, modos de vestir, etc. Mesmo que não façam parte da nossa pessoa, reparem só. Claro, ressoa um pouco com o nosso instinto animal, mas isto é um fenómeno mais a ver com os interesses do mercado que se aproveita desses sentidos do que a definição do nosso ser.

Não significa que as pessoas individuais sejam assim. Não são, pois o ser humano é muito mais do que o simples resultado de uma herança genética e cultural. Nós somos sobretudo movidos pelo desejo de transcender o espaço e o tempo - a maneira como tentamos fazer isso é que varia.

Podemos identificar dois tipos de pessoa:
1) As pessoas que conseguem re-inventar-se e encaixar-se neste mundo, para conquistar o seu ganha-pão, ter estatuto no emprego, criar boa imagem...
2) As pessoas que não conseguem re-inventar-se e encaixar-se (porque não querem, não conseguem, ou não têm interesse, nem se veem motivadas para tal)...

Observem, ninguém é assim. As pessoas são modeladas pelo meio em que vivem. Elas re-inventam-se.

Aqui é quando percebemos que a sociedade, na verdade, é uma espécie de criatura colectiva que "é toda a gente mas ao mesmo tempo não é ninguém em específico". A sociedade é uma coisa imaterial, um jogo, onde existe regras (que são as invisíveis convenções sociais) e quem sabe jogar melhor vence.
É uma verdadeira matrix: um sistema, um software, algo invisível que faz as coisas funcionarem. Claro, pode ser um Linux, um Mac, ou um Ruindows da vida, mas o que interessa é que, sem ele - por mais imperfeito que seja - o hardware seria um peso morto para segurar papeis. Por outro lado, tal como todos os jogos, este jogo só faz sentido para quem gosta de fazer parte dele.

Ao longo da história, já tivémos vários sistemas:
1) Na idade do ferro, o sistema tinha como epicentro a Agricultura;
2) No tempo dos romanos, o sistema girava à volta da Política e poder militar geo-estratégico;
3) Na idade média e renascença e afins, o sistema foi controlado pela Religião;
4) No século XIX, tentou-se um sistema controlado pela Ciência;
5) Actualmente, o sistema está controlado pela Economia;

Notem que coisas como religião e economia são transversais a todas as épocas e culturas, mas existe blocos da história do Homem onde um factor torna-se mais determinante e todos os outros estão mais ou menos subjugados a ele.

É assim o motor das sociedades. Já as pessoas individuais, elas só se interessam verdadeiramente em alcançar a felicidade não importa como. É a sociedade onde elas nascem que (de)forma essa vontade, mostra caminhos, ou a desvia para outras coisas, que são do interesse social, não do individual. Isto obriga as pessoas mais despertas a inventarem uma maneira de alcançar essa felicidade, tendo portanto que superar os limites materiais, ideológicos e sociais para chegar a tanto. Mas a pessoa não é uma ilha isolada no oceano; tem que jogar o jogo de alguma maneira ou morre de fome. :S

PS.: Outra solução é criar subculturas ou, ya know... se houver demasiada gente a decidir que o sistema actual já deu, viva la revolución. xDD

Última edição por Rayana em Seg Set 29, 2014 4:52 pm, editado 1 vez(es) (Razão : ...e viva los typos)
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1776
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Mensagem por FireKilljoy em Seg Set 29, 2014 11:14 am

A única coisa que eu penso é: MONEY MONEY MONEY. E outra, Brasil se reinventar é porre hein? Nós somos um dos países mais atrasados em estudos de ciência e tecnologia; no setor artístico, temos como referência apenas novelas; em quesito estudos, nem comento, pois nunca foi referência.

E ninguém é original, na verdade, por mais que você queira fugir de um esteriótipo você acaba caindo em outro. Você é muito mais igual a todo mundo do que pensa, só não encontrou a pessoa certa na sua vida.
FireKilljoy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Masculino Mensagens : 934
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Mensagem por Takuya em Seg Set 29, 2014 11:14 am

Eu sempre pensei que estou no mundo só de passagem, desde pequeno meu maior interesse foi aprender o máximo possível nas áreas que mais me interessavam antes que a hora de morrer chegasse (lol, que criança normal pensa dessa forma kk). Sinceramente, desde uns 16 anos por aí, eu meio que sinto que não tem nada pra mim nesse mundo, que eu só to fazendo hora até a hora de partir, enquanto isso eu ainda aprendo umas coisas aqui e ali, relembro outras que aprendi há mais tempo e esqueci um pouco... minha vida é basicamente uma sala de espera no consultório de um dentista. E eu sou o cara que fica folheando todas as revistas enquanto espera sua vez.

Confesso que tenho um pouco de inveja de quem consegue realmente querer todas as coisas que o mundo oferece, que tem uma vontade realmente forte de se destacar, de ter uma carreira, uma família, todas essas coisas. Eu nunca tive nenhuma dessas vontades, e ao mesmo tempo sempre quis algo maior que tudo isso, algo que eu não consigo decifrar mas que deve existir...

E não, eu não sou infeliz. Pelo contrário, até nas fases mais dark da vida eu tive tantos momentos bons, que eu fico até pensando se eu realmente mereço tudo isso, já que do ponto de vista da sociedade eu nunca fiz o que é necessário pra ter essa 'felicidade'. As vezes até me sinto culpado por conseguir ser feliz apesar de não atender os requisitos exigidos pela sociedade.
Takuya
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 3582
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Mensagem por FireKilljoy em Seg Set 29, 2014 11:22 am

Takuya escreveu:Confesso que tenho um pouco de inveja de quem consegue realmente querer todas as coisas que o mundo oferece, que tem uma vontade realmente forte de se destacar, de ter uma carreira, uma família, todas essas coisas. Eu nunca tive nenhuma dessas vontades, e ao mesmo tempo sempre quis algo maior que tudo isso, algo que eu não consigo decifrar mas que deve existir...
Mas é aí que tá o lance do dinheiro. Quem é pobre tem que lutar em dobre pra conseguir coisas básicas, quem dirá ficar se reinventando. Por isso é muito mais fácil cair no comodismo.

Eu também acho que o mundo tá muito meh, se eu fosse embora dele agora nem sentiria falta, mas não que eu seja infeliz, só que tenho cara de:

Twiggy sempre me representando.
FireKilljoy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Mensagem por Takuya em Seg Set 29, 2014 11:33 am

GodFire escreveu:Mas é aí que tá o lance do dinheiro. Quem é pobre tem que lutar em dobre pra conseguir coisas básicas, quem dirá ficar se reinventando. Por isso é muito mais fácil cair no comodismo.

Tipo, quem é pobre não tem tempo pra pensar nessas coisas? Sei lá, eu sou pobre desde sempre e penso, algumas pessoas que eu conheço também, acho que depende mais do indivíduo que da condição financeira. E tem muito rico que tá nem aí pra tudo isso, só quer saber de ganhar mais e mais dinheiro.
Takuya
Administrador
Administrador

Mensagem por FireKilljoy em Seg Set 29, 2014 11:50 am

Takuya escreveu:
GodFire escreveu:Mas é aí que tá o lance do dinheiro. Quem é pobre tem que lutar em dobre pra conseguir coisas básicas, quem dirá ficar se reinventando. Por isso é muito mais fácil cair no comodismo.

Tipo, quem é pobre não tem tempo pra pensar nessas coisas? Sei lá, eu sou pobre desde sempre e penso, algumas pessoas que eu conheço também, acho que depende mais do indivíduo que da condição financeira. E tem muito rico que tá nem aí pra tudo isso, só quer saber de ganhar mais e mais dinheiro.
Estou dizendo que é difícil se destacar. É claro que é questão do seu objetivo de vida, nunca impossível, mas às vezes é mais fácil ou mais difícil.

Por exemplo, se você quiser ser um quadrinista no Brasil, isso é quase impossível (pelo menos tentar publicar sua própria obra autoral) aí o jeito é aprender inglês e se mandar pra Europa ou EUA, e lá você ainda vai encarar um monte de artistas feras. Chance de você se destacar, ser original? Quase nula, mas teve quem conseguiu, que foram os irmãos Gabriel Bá e Fabio Moon.

Mas se você quiser ser cantor(a) de sucesso (sendo alguém querendo ser inovador), aí eu já acho que tem muito mais interesses por trás, então acredito que dinheiro seja fundamental.

Agora, se você quer se vestir diferente dos seus abiguinhos da faculdade, este é o mais fácil, basta inventar seu look e ir em uma costureira.

Eu acho que existem vários níveis de como você quer ser diferente, mas aquele diferente de se destacar na mídia, aí já é mais difícil.
FireKilljoy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Mensagem por Takuya em Seg Set 29, 2014 11:56 am

Acho que a gente não tava falando da mesma coisa então, mas tudo bem ^^
Takuya
Administrador
Administrador

Mensagem por gabiiru em Seg Set 29, 2014 2:29 pm

RAY <3
gabiiru
Baby 2 (Younenki II)
Baby 2 (Younenki II)

Feminino Mensagens : 71

Mensagem por Rayana em Ter Set 30, 2014 9:12 pm

Algures numa terra longínqua um Dragão viu-se alegre.

Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Feminino Mensagens : 1776
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Mensagem por TerriLopz em Ter Set 30, 2014 10:21 pm

TerriLopz
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)