Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh

Participe do fórum, é rápido e fácil

Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh
Digital Zone • Digimon Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» NÃO DEIXE O FÓRUM MORRER
Visão crítica sobre 02 EmptySáb Abr 13, 2019 6:41 pm por NatanYagami

» Esconderijo do Zampari: Apresentando noticias sobre digimon ou converse comigo
Visão crítica sobre 02 EmptyTer Mar 05, 2019 6:05 pm por Roberto zampari

» Precisamos de um Discord nesse site
Visão crítica sobre 02 EmptySeg Mar 04, 2019 9:27 pm por FireKilljoy

» A versão beta de Digimon Frontier
Visão crítica sobre 02 EmptySeg Mar 04, 2019 5:56 pm por Roberto zampari

» Mostre seu Desktop
Visão crítica sobre 02 EmptyQui Fev 14, 2019 9:47 am por FireKilljoy

» Mostre a Home do seu celular
Visão crítica sobre 02 EmptyQui Fev 14, 2019 9:40 am por FireKilljoy

» O que você gostaria de ver em uma temporada de Digimon?
Visão crítica sobre 02 EmptyQua Fev 13, 2019 7:13 am por FireKilljoy

» O que acham de Jair Bolsonaro?
Visão crítica sobre 02 EmptyTer Fev 05, 2019 8:10 am por FireKilljoy

» Digimon; Anima/Synthesis
Visão crítica sobre 02 EmptySeg Jan 14, 2019 9:16 am por LANGLEY002

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Parceiros








Fórum AG


Visão crítica sobre 02

2 participantes

Ir para baixo

Visão crítica sobre 02 Empty Visão crítica sobre 02

Mensagem por Ni Qui Out 23, 2014 10:22 pm

Estive nessas últimas semanas a debater com isso no tumblr, e algumas vezes no twitter. Como já terminei 02 graças ao stream da Fuzzle e agora estamos a assistir Adventure, venho compartilhar uma visão crítica e neutra (apesar de eu ser sim uma fan de 02).

Pra começar, venho com a crítica de que os furos de 02 são mais por causa da história ser totalmente voltada ao Ken Ichijouji e não ao grupo, como é em Adventure. Em Adventure temos oito crianças e o enredo é voltado nelas -- todos ganham algum protagonismo, mesmo que o nível de poder seja totalmente desbalanceado e injusto.

Em 02 a história começa com o Digimon Kaiser e então passamos para a fase em que Ken está em um estado mental CRÍTICO e mesmo assim consegue tomar o foco da história fazendo com que as outras personagens de 02 (tanto os novos quanto os veteranos) não tenham seu merecido holofote. Daisuke é o protagonista, mas não é o foco da história, nem o grupo e isso faz com que a história de 02 seja menos "gostável" para uns, pois as personagens não possuem um episódio para que elas possam mostrar ao público o seu potencial e conquistar telespectadores.

As novas crianças que vieram junto de Ken -- Daisuke, Miyako e Iori -- são, na maioria das vezes, comparadas com as personagens da primeira season pelo fato de herdarem os mesmo brasões. Algo errôneo, pois os brasões serviram para ensinar a cada criança sobre as virtudes que já tinham, embora não tivessem consciência das mesmas, e os Digimentals vinham com essa mesma função: Daisuke aprende a ser mais corajoso e a compreender o significado da Amizade; Miyako aprende que ela tem um coração amável e puro; Iori descobre que ser curioso é bom e que sua honestidade o faz uma pessoa em quem todos podem contar.
Mas isso nem sempre é discutido ou abordado diretamente, pois os primeiros episódios dão a entender que eles vieram para substituir os já conhecidos escolhidos; a verdade é que estas três personagens (+ Ken) são parte do grupo de Taichi, como novos escolhidos.

Com isto, passo para a primeira personagem que possui tantos erros em sua caracterização quanto as demais: Motomiya Daisuke.

Daisuke é uma personagem cuja personalidade é escrita no Memorial Book como "sangue-quente, corajoso, leal aos amigos, bondoso e recusa-se a desistir até o final". O anime mostra metade disto, pois o staff queria que ele não sofresse muita transformação e continuasse o mesmo. Com isto, temos o Daisuke a ser 95% confiante em si mesmo, forte e destemido; além disso, o utilizam como comic relief mais do que abordam um Daisuke sério e humano. Seu único desenvolvimento ocorre quando Ken revela-se o inimigo. Aí está o problema môr da personagem: Daisuke é utilizado como uma peça para o desenvolmento de outra, sendo que este não recebe nem um terço de desenvolvimento. Além de muitos fans acreditarem que Daisuke seja gay pelo Ken, descracterizando e ignorando o fato que Daisuke pode e é mais provável que seja Pansexual/Panromântico, se for analizar cuidadosamente sua caracterização. Daisuke também é julgado como "cópia" de Taichi por muitos fans por ter tido o Digimental da Coragem e as Goggles, coisa que não tem fundamento algum: Taichi é uma personagem que teve um desenvolmento completo, enquanto Daisuke só um pouco. Taichi também teve mais momentos em que ele era um humano, enquanto Daisuke é retratado no anime como uma personagem caricata e somente humano no material extra (no filme Hurricane Touchdown, por exemplo).
Outro problema é como Daisuke é, e é impossível negar, birrento demais em relação ao Takeru. Ele deduz que Takeru gosta de Hikari e então começa a implicar, fazendo de tudo com que Hikari o perceba. Essa "rivalidade" vinda de um lado só é distorcida pelos fans, que acreditam que Takeru é estúpido demais para rebater e aceitar tal comportamento infantil, regredindo o desenvolmento de Takeru.
Porém, Daisuke recebeu desenvolvimento no material extra, como um lado mais sentimental. Se eu gosto do Daisuke é porque eu comecei justo com o material extra e não com o anime em si; o Daisuke do anime é uma personagem inacabada e que mal teve sua chance de conquistar o público (apenas no último arco e mesmo assim os fans o criticam pelo seu único momento de mostrar o seu potencial). Daisuke de 02 é mais um objeto para o desenvolvimento de Ken do que uma personagem humana.

Inoue Miyako e Hida Iori, que são menos populares que Takeru & Ken, são outros dois personagens que não tiveram nem um pouco de protagonismo -- fora os episódios centrados neles. Se você for ver o material all-series que possuem mais personagens de cada season, irá encontrar ou Ken, Takeru, Hikari ou até mesmo 02!Taichi & Yamato. Miyako é uma personagem que ama tudo com uma paixão ardente e é criticada pelos seus Digimentals -- que combinam com a personagem. Iori é mal visto pela fandom por ser maduro demais para a sua idade (mas não que isso seja impossível), e por ser o único que não perdoou Ken tão rápido quanto os outros. Estas personagens nem sequer possuem um episódio explorando todo o seu potencial, fazendo com que a audiência as rotulem como "chatas" e "cópias falhas" das personagens anteriores; Miyako nem é a "protagonista feminina" de 02, mas sim Hikari. E ela também não teve tanta participação no plot, fora no arco do Kaiser. Iori teve mais participação no plot por estar conectado ao vilão Oikawa Yukio. Se forem ver enquetes sobre a popularidade das personagens de 02, Iori sempre aparecerá na frente de Miyako. Miyako também é julgada e criticada por ter um relacionamento com Ken e por ter se casado com ele, fazendo com que muitos shippers de Daiken a tornassem uma "Sora Takenouchi". Ambas personagens (Miyako & Iori) possuem um desenvolvimento fraco que não compete com as personagens de Adventure.

Takeru, Hikari e os veteranos possuem várias alterações e as piores delas acontecem mais com Takeru & Hikari do que com o resto do grupo. Primeiramente gostaria de dizer que é mais aceitável as mudanças de Taichi, Sora, Koushirou, Jyou, Mimi, Yamato do que estes dois mencionados. Podemos ver que Taichi aprendeu a ser menos impulsivo e maduro em 02 como forma de completar o seu desenvolvimento na série anterior, mas há uma desevolução nas personagens Takaishi Takeru e Yagami Hikari.

Takeru em Adventure era a personalização da esperança, uma criança jovial e que enfrentou tantos momentos difíceis que o tornaram forte no final da season, mas os três anos que se passam o tornaram uma personagem com duas faces e com uma traumática experiencia. Takeru de 02 quebra todo o desenvolvimento alcançado em Adventure, forçando-o a ser mais parecido com Yamato do que com o próprio Takeru; a cena que muitos fans acham "badass" é o cúmulo da descaracterização da personagem, que jamais seria capaz de fazer algo do tipo, ou falar com aquele sarcasmo/linguajar. O forçamento do tipo "anti-herói" em Takeru destrói a função de "esperança" passada pela personagem de Adventure, cujo não deixou com que sua esperança fosse roubada pelas trevas ou pelo medo.

Hikari, a personagem "protagonista feminina" de 02, também foi descaracterizada na sequência quando decidiram torná-la fraca e frágil perante às trevas; Hikari em Adventure foi forte e corajosa ao ponto de querer se sacrificar por todos em Odaíba, e também enfrentou (ao lado do grupo) os Dark Masters e seus subordinados sem recuar uma só vez. O episódio 13 de 02 transforma-a numa personagem fraca e dependente de Taichi -- coisa que não se vê em Adventure, e sim o contrário: quem depende de Hikari é Taichi. Hikari de 02 é forçada ao conceito de "dama em perigo" e dá a entender que sempre precisa ser salva por Takeru/Miyako/Daisuke/etc. O conceito do Oceano Negro poderia até vir a ser um bom plot para causar mais interação entre ela e Ken, mas não foi utilizado de forma alguma.

Já os veteranos, sofrem com o fato de que foram atirados para o canto e tornaram-os obsoletos, tirando Taichi, Koushirou e Yamato, que ainda continuaram a "servir" pra alguma coisa no enredo. Mas e quanto à Mimi, Jyou e Sora? Estas personagens possuem menos episódios que os outros, sendo raríssimo vê-los em tela.
Além disso, com a introdução das novas crianças e dos Digimentals, passa-se a impressão que as crianças de Adventure não são mais necessárias, e que só estão lá para apoiar o novo grupo. O arco final de 02 contradiz isto, fazendo com que os outros seis veteranos sejam sim importantes para a história. No material extra de 02, o grupo é retratado como "doze escolhidos", sem divisórias entre o "grupo de Taichi" e "grupo de Daisuke".

Ichijouji Ken e o plot são basicamente conectados um ao outro, e aqui que entra meu desapontamento: Ken é como se fosse o "mais querido" de 02, e é o mais popular junto de 02!Takeru. Ken é retratado como o primeiro vilão humano na franquia anime, o mais popular dos vilões (junto de Vamdemon e Piemon se não me engano) e o personagem que teve um desenvolvimento completo. Porém, este desenvolvimento sacrifica todo o desenvolvimento que Daisuke, Miyako, Iori e os personagens de Adv poderiam ter: O plot em si é sobre Ken, a história contada é sobre Ken e todos os acontecimentos é sobre Ken. A personagem poderia ser um "rei" no plot, sendo o mais importante de todos e tendo vários pontos em que o plot diz em letras bem grandes "Zero Two é sobre Ken e o resto que se dane". Vamos por partes:

1 ) Quem foi o primeiro inimigo? Digimon Kaiser;
2 ) Quem foi a pessoa com quem Daisuke mais se importou? Ken;
3 ) Do que palavras de Wizarmon no episódio 17 eram sobre? Do brasão da Bondade, primeiramente;
4 ) De quem era o brasão (que saiu do nada) que Qinglongmon utilizou para transformar em Digimental? o brasão de Ken;
5 ) Quem Archnemon precisava para contruir a Torres Negras? Do Digimon Kaiser;
6 ) Quem foi a criança com a Dark Seed que Daemon queria? Ken;
7 ) Quem Oikawa queria? Ken e sua Dark Seed;
8 ) Quem precisou de todo o grupo para ser libertado de sua ilusão? Ken.

Agora cite algo que foi sobre os outros personagens. São raríssimas vezes que estes tiveram alguma importância na história. Ken é, sem dúvida, o mais bem desenvolvido em 02, mas também limitou as outras personagens a meros peões de sua história sobre redenção no seu arco como vilão. Além disso, ele passa a outra metade de 02 em um estado mental crítico e frágil, só recuperando-se no material pós-02.

Como o plot em si gira em torno de Ken, as personagens vilãs e anti-heróis também são bem mais tratadas do que as personagens heroínas. Oikawa é outra personagem cujo seu arco foi bem escrito, idem à melancolia de Black War Greymon. Archnemon & Mummymon vieram a ser um perfeito duo a la Jessie & James, sendo vilões carismáticos.

Outras personagens que foram interessantes e mal tiveram um bom uso de seus concepts foram as famílias das 02 kids, as Dark Seed kids, e os escolhidos internacionais. Podemos escrever mais sobre os pais de Ken do que, por exemplo, a família de Daisuke. O que se sabe sobre os Motomiyas está no Memorial Artbook, o mesmo se diz dos Inoues e Hidas. A participação das famílias já mostradas em Adventure também foram mínimas e mal-utilizadas. As únicas personagens que possuem alguma personalidade são Motomiya Jun (irmã de Daisuke) e Hida Chikara (avô de Iori), aparecendo mais do que toda as duas famílias. Não se tem nomes oficiais para as personagens (fora os irmãos de Miyako: Mantarou, Chizuru e Momoe).

02 não é uma season "boa" nem "ruim", é apenas uma season que teve grande potencial para uma sequel e foi mal-desenvolvida por causa de dois head writers que mal sabiam o que estavam fazendo. 02 contradiz eventos de Adventure, como os brasões; e a si mesmo, como a testemunha de Daisuke sobre a cena do Digimental dourado no episódio 21 e 26.

Espero que, nesta nova season, corrijam todos este erros e que terminem o que 02 não terminou.


Última edição por Ni em Sáb Out 25, 2014 4:15 pm, editado 1 vez(es)
Ni
Ni
Baby 2 (Younenki II)
Baby 2 (Younenki II)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 117
Data de inscrição : 08/09/2014
Idade : 31
Mensagem Pessoal : My Sweet Passion

http://digitalgate02.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Visão crítica sobre 02 Empty Re: Visão crítica sobre 02

Mensagem por Takuya Sex Out 24, 2014 1:08 am

Ni escreveu:Espero que, nesta nova season, corrijam todos este erros e que terminem o que 02 não terminou.

Melhor não contar com isso... sobre 02, dá pra aproveitar alguns episódios. Gosto dos personagens, a temporada realmente tinha potencial mas foi mal executada, o foco no Ken foi excessivo, e o resto dos escolhidos parecia que estava ali só pra servir de apoio. Não acho ruim a forma como mostraram o Takeru, as pessoas mudam muito de 8 pra 11 anos, ainda mais depois de tantas experiências como a que ele viveu. Dá pra acreditar que ele realmente tenha desenvolvido aquela raiva toda de tudo que é maligno.

Ni escreveu:Como o plot em si gira em torno de Ken, as personagens vilãs e anti-heróis também são bem mais tratadas do que as personagens heroínas.

Foi o que arruinou 02 pra mim. Podem falar que os vilões de Adventure não tinham muita personalidade e essas coisas, mas cumpriam bem seus papéis e serviam pra desenvolver o plot e os escolhidos durante a temporada. Em 02 isso praticamente se inverteu. Pode até ter sido a intenção, mas não me agradou.

BTW, acho que a nova temporada não deve mexer muito no que 02 deixou, talvez adicionar algumas coisas aqui e ali, mas duvido muito que vão dar a atenção que o grupo do Daisuke não teve antes, e acredito que o foco deve ser nos escolhidos de Adventure, já que é óbvio que o apelo deles é a nostalgia dos fãs, por isso o que temos até agora é a silhueta do Taichi, Agumon e da Hikari, e nota-se também pelo vídeo do anúncio da temporada.
Takuya
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3612
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 33
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos