Últimos assuntos
Parceiros














Fórum AG

Tv Digimon

Os Devas, os Digimons Divinos e o Zodíaco Chinês

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os Devas, os Digimons Divinos e o Zodíaco Chinês

Mensagem por Mimi-chaann em Dom Ago 28, 2011 1:41 am

Desculpem-me se esta parecer uma análise fail. É que faz muito tempo que revi Tamers e como tenho memória de passarinho, é meio complicado lembrar das coisas. Bom. Isto surgiu depois que o Lukas postou alguns informações sobre os Devas em outra área daqui do fórum.

*Mimi-chan agora copia e cola a tabela do Lukas* cofcofcof..

Veja a lista de Devas abaixo:
NomeAnimalKanjiEtimologia
MihiramonTigre迷企羅Mihira (Mekira)
SantiramonSerpente珊底羅Sandilya (Sanchira)
SinduramonGalo真達羅Sindura (Shidara)
PajiramonCarneiro波夷羅Pajra (Haira)
VajiramonBoi跋折羅Vajra (Basara)
IndramonCavalo因陀羅Indra (Indara)
KumbhiramonRato宮毘羅Khumbhira (Kubira)
VikaralamonJavali毘羯羅Vikarala (Bikara)
MakuramonMacaco摩虎羅Mohoraga (Makora)
MajiramonDragão摩仁羅Anila (Anira)
CaturamonCachorro招杜羅Catura (Shotora)
AndiramonCoelho安底羅Andira (Anchira)

É notório que os Devas foram inspirados na astrologia Chinesa. Dei uma pesquisada e descobri algumas coisas:

1º - A Lenda dos animais que compõe o Zodíaco chinês diz que Buda chamou os animais para lhe ajudarem a organizar o mundo. De todos os animais, os que apareceram foram justamente Rato, Boi, Tigre, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cachorro, Javali e por último o Coelho, que veio substituir o Gato, que fora dispensado por Buda por tentar comer o Rato (¬¬'). Eu vi duas versões, entretanto, achei essa mais interessante pro que vou propor.

2º - Os antigos astrólogos chineses dizem que 5 elementos regem os planetas Vênus, Marte, Júpiter, Mercúrio e Saturno. São eles: Metal, Fogo, Madeira, Água e Terra, respectivamente.

3º - Cada animal do zodíaco chinês corresponde a um elemento desses:

Água: Javali, Rato e Boi.
Madeira: Tigre, Coelho e Dragão.
Fogo: Serpente, Cavalo e Carneiro.
Metal: Macaco, Galo e Cachorro.
Terra: não rege especificamente nenhum dos animais, pois, é considerado um elemento de equilíbrio. Logo, ele influência todos os animais, já que, é um elemento maior, digamos assim.

4º - Pelo que entendi, os animais acabam correspondendo a esses elementos porque eles respeitam o ciclo do Yin Yang. O Yin Yang possui um ciclo binário que amplia o ciclo dos elementos. (o.o")

5º - Cada elemento corresponde a uma direção:

Água: Norte.
Madeira: Leste.
Fogo: Sul.
Metal: Oeste.
Terra: Centro.

*****

Análise:

Pelo que essas informações indicam, pode-se dizer que cada Digimon Divino corresponde a um elemento ou a um planeta sagrado. Eles foram distribuídos, por assim dizer, de acordo com o ciclo de Yin Yang do Digital World. Na verdade, não tenho certeza sobre o Yin Yang. Não entendo nada disso e também fiquei com preguiça de pesquisar. Sorry. Enfim, cada Digimon desse possui características únicas que correspondem às características apresentadas pelos elementos:

Água (Xuanwumon) - Comunicação, Intuição, Sensitividade, Simpatia, Interatividade, Persuasão, Flexibilidade.

Madeira (Qinglongmon) - Diplomacia, Criação, Crescimento, Renovação, Cooperação, Generosidade, Expansividade, Idealismo, Diversidade, Praticidade.

Fogo (Zhuqiaomon) - Paixão, Criatividade, Movimento, Inovação, Improviso, Liderança, Dinamismo, Impulsividade, Originalidade, Extroversão.

Metal (Baihumon) - Individualismo, Auto-suficiência, Determinação, Inflexibilidade, Rigidez, Auto-confiança, Poder, Obstinação, Introspecção.

Terra (Huanglongmon) - Equilíbrio, Estabilidade, Segurança, Pragmatismo, Solidez, Organização, Prudência, Seriedade, Objetividade, Conservação.

Com isso percebe-se algumas coisas: Quinglongmon é um Digimon diplomático. Por isso ele não permitiu que Zhuqiaomon matasse as crianças, pois, acreditava que poderia arrumar as coisas através do diálogo e não atacando-as do nada. Zhuqiaomon reflete mais os aspectos negativos de fogo do que os positivos, digamos assim. Entre esses aspectos negativos, está o radicalismo e a agressividade. Ele mostra esta face ao tentar exterminar os humanos e proteger o Digital World. Para isso ele exagera na agressividade, enviando os Devas para o mundo real e é radical em não confiar nas crianças, não vendo os dois lados da história. Não lembro muito bem de Baihumon e Xuanwumon. Mas, poderia dizer que Baihumon mostrou sua determinação e auto-confiança ao lutar sozinho contra o D-raper durante um bom tempo. E Xuanwumon mostrou sua simpatia e flexibilidade ao encontrar Ryo e tratá-lo bem. Huanglongmon não aparece em Tamers, então, não dá pra analisá-lo por essa temporada. Ele faz uma aparição em Xros Wars e da sua muito mal feita...

Ainda conforme estas informações, cada um dos Digimons Divinos possui três devas trabalhando para si. Na ordem ficaria desta forma:

Qinglongmon - Mihiramon, Andiramon e Majiramon.
Zhuqiaomon - Santiramon, Indramon e Pajiramon.
Xuanwumon - Kumbhiramon, Vikaralamon e Vajiramon.
Baihumon - Caturamon, Makuramon e Sinduramon.

Os Devas trabalham para os Digimons Divinos afim de organizar e proteger o Digital World. Por isso fiquei com a versão acima da lenda. Compreende-se aqui que Huanglongmon pode ser Buda, já que é a união das 4 bestas sagradas e o representante do elemento Terra. E o último é o elemento principal, que equilibra o mundo diante das características dos outros elementos. Buda convocou os animais para lhe ajudar a organizar o mundo, portanto, os Devas teriam esta função. Outra coisa interessante é que cada animal do signo chinês possui as mesmas características do seu elemento. Isto poderia se encaixar com os Devas também? Acho que sim. Caturamon, por exemplo, foi inflexível e rígido com Andiramon. Acusa-o de traidor por ele estar protegendo a Shaochung. Já este afirma claramente que a "criança é inocente" e que o outro não poderia fazer julgamentos precipitados. Tal atitude compara-se a Qinglongmon e seus aspectos não agressivos e diplomáticos.

Algumas dúvidas:

- Como o Yin Yang se relaciona com todos esses aspectos?

- As 4 Bestas Sagradas ou Digimons Divinos foram inspirados na lenda de Kyoto (explicado em DA02). Seria esta lenda um reflexo do zodíaco chinês?

- Como seria a atuação de Huanglongmon como Deus Sagrado do DW?

- Por que Saturno é o planeta do centro, se teoricamente Júpiter é o maior planeta? O planeta que representa o Deus maior, no caso Zeus...


Última edição por Mimi-chan em Dom Ago 28, 2011 9:55 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Mimi-chaann
Moderadores
Moderadores

100%
Feminino Mensagens : 1441
Data de inscrição : 02/08/2011
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Devas, os Digimons Divinos e o Zodíaco Chinês

Mensagem por Lukas em Dom Ago 28, 2011 10:06 am

Gomen. Mas é relacionado a história, e que foi revelado no próprio enredo. Então, não sabia onde postar, mas se parecia muito com uma análise. Boa ideia postar aqui. xD

E mais... Yin Yang não mostra também que há um pouco de mal no "bem"? Então, pode se relacionar aos Devas, já que eles estavam indo ao Mundo Real, tendo consequências maiores.

As bestas sagradas (na minha opinião, não tenho certeza) são próprias da Mitologia Japonesa, mas é melhor pesquisar. =X

A atuação de Huanglongmon foi mostrada nas cartas e em Digimon Xros Wars. Então é muito difícil falarmon sobre algo que não mostrou seu verdadeiro poder (não acredito que ele usou seu verdadeiro poder em XW). Há sua descrição na Wikimon, se quiser, pode ler lá.

A última pergunta não sei responder. Rsrs
avatar
Lukas
Moderadores
Moderadores

100%
Masculino Mensagens : 1572
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 20
Localização : Brasília, DF, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Devas, os Digimons Divinos e o Zodíaco Chinês

Mensagem por Mimi-chaann em Dom Ago 28, 2011 11:33 am

Vou mover o tópico então...

Quanto ao Huanglongmon quando disse que não dava pra analisá-lo, é porque ele não parece diretamente em Tamers. Na verdade, nem posso chamar isso de análise e sim de percepções acerca do enredo da terceira temporada.

O Yin Yang. Confesso que já estava sem paciência para estudar e pesquisar essa parte, deve ser por esse ângulo mesmo que falaste Lukas.

Sim. As 4 bestas sagradas de Digimon foram inspiradas na mitologia japonesa. Mas, isso não quer dizer que não se posse achar um link com o zodíaco chinês.

Ainda estou tentando entender sobre os planetas. Sinto que talvez esteja relacionado aos anéis de Saturno..
avatar
Mimi-chaann
Moderadores
Moderadores

100%
Feminino Mensagens : 1441
Data de inscrição : 02/08/2011
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Devas, os Digimons Divinos e o Zodíaco Chinês

Mensagem por Matt_K01 em Dom Ago 28, 2011 6:18 pm

Tá ótimo Mimi!

Então é isso que explica essas imagens:
Spoiler:
avatar
Matt_K01
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

100%
Masculino Mensagens : 266
Data de inscrição : 09/08/2011
Idade : 20
Localização : Salvador, BA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Devas, os Digimons Divinos e o Zodíaco Chinês

Mensagem por Lukas em Dom Ago 28, 2011 6:50 pm

Matt_K01 escreveu:Tá ótimo Mimi!

Então é isso que explica essas imagens:
Spoiler:

Não entendi o porque dessa " 'ADN' Evolution ". Na versão americana também é DNA. Esse "DNA" não é de Ácido Desoxirribonucleico. .-.

Bom, só para acrescentar, de acordo com a Wikimon, nas informações sobre as cartas pertencentes ao "Digital Monster Card Game Alpha - The Four Holy Beasts' Reign Compilation"...
  • Qualquer Digimon no nível Perfeito que pertencem ao Metal Empire ou ao Nature Spirits, Jogressed com um Deva, pode evoluir para Baihumon.
  • Qualquer Digimon no nível Perfeito que pertencem ao Nightmare Soldiers ou ao Wind Guardians, Jogressed com um Deva, pode evoluir para um Zhuqiaomon.
  • Qualquer Digimon no nível Perfeito que pertencem ao Dragon's Roar ou ao Wind Guardians, Jogressed com um Deva, pode evoluir para um Qinglongmon.
  • Qualquer Digimon no nível Perfeito que pertencem ao Deep Savers ou ao Jungle Troopers, Jogressed com um Deva, pode evoluir para um Xuanwumon.
avatar
Lukas
Moderadores
Moderadores

100%
Masculino Mensagens : 1572
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 20
Localização : Brasília, DF, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Devas, os Digimons Divinos e o Zodíaco Chinês

Mensagem por Rayana em Dom Ago 28, 2011 8:23 pm

Muito rox! Fizeste aí uma boa pesquisa e acho que uniste muito bem os pontos principais. Pegaste até correctamente o significado do elemento "Terra", que muitas pessoas interpretam mal como sendo "terra física", "o chão"... quando na verdade fala-se do planeta Terra mesmo. Gaia. =D

Mimi-chan escreveu:- Como o Yin Yang se relaciona com todos esses aspectos?

Yin/yang é um símbolo MUITO mal interpretado. Ele não simboliza apenas o mal e o bem. Ele simboliza a união desse sistema binário: feminino/masculino, trevas/luz, esquerda/direita, lua/sol, etc.
É um absurdo afirmar que "o feminino é maléfico", apenas porque o yin representa tanto o feminino como as trevas. O símbolo do yin/yang não é para ser lido assim.

O Yin/Yang é para ser lido da seguinte maneira:
Spoiler:
Se o Yang corresponde ao "um"
Se o Yin corresponde ao "dois"
O Yin/Yang corresponderia ao "três", porque nasce da união de ambos.

Se o Yang é o "Pai"
Se o Yin é a "Mãe"
O Yin/Yang é o "Filho", porque nasce da união de ambos.

Tese + Antítese = Síntese.

Acho que não é forçoso haver uma correspondência do Yin/Yang nos Devas, porque em essência já sabemos que todas as criaturas só nascem completas, porque nascem dessa união. Se não concordam ou se acham absurdo, bom, estudem um pouco. Isso é o que dá mexerem com a doutrina do Taoísmo! =P Agora aguentem! ahah

Se houver algum sentido para o yin/yang, tem que ser algo que faça justiça a esta filosofia. Acho que não é forçoso encontrar algo assim em Tamers. Digimon já é muito rico sem precisarmos de falar de i-ching.

Mimi-chan escreveu:- As 4 Bestas Sagradas ou Digimons Divinos foram inspirados na lenda de Kyoto (explicado em DA02). Seria esta lenda um reflexo do zodíaco chinês?
Lukas escreveu:As bestas sagradas (na minha opinião, não tenho certeza) são próprias da Mitologia Japonesa, mas é melhor pesquisar. =X

As quatro bestas sagradas foram inspiradas na lenda de Quioto, mas a lenda não é originalmente japonesa. A lenda é 100% chinesa.

A lenda chinesa tem algumas diferenças.
1. O dragão original é verde. Não é azul.
O idiograma chinês usado na palavra "Seiryuu" (interpretada como "dragão azul") era originalmente usado para representar a cor da natureza, as árvores e as montanhas exuberantes, porque o Dragão está associado à Primavera.

2. Hoje em dia, o pássaro vermelho aparece como uma fénix. Originalmente, era um pardal vermelho, símbolo do Verão.
A fénix é originalmente egípcia, não é da cultura chinesa. A coisa da fénix é uma adaptação moderna. Por causa do elemento "fogo" e simplesmente porque as pessoas acham as fénix mais bonitas. xD

3. Os nomes "Quinglong, Zhuquia, Baihu, Xuanwu e Huanglong" são chineses.
Em japonês, é "Seiryuu, Suzaku, Byakko, Genbu". A quinta besta não existe na versão japonesa. Esta lenda aparece em muitos animes, Beyblade, por exemplo. A história de Beyblade acontece em Quioto e eles usam os nomes japoneses. Mas Beyblade não mostra a 5ª besta, porque no Japão, o 5º elemento do pentagrama é o "vazio", ou seja, não tem substância.
No sistema chinês, aí sim, o 5º elemento é Terra, que represent o "todo", a harmonia, e a mudança das estações.

Recentemente houve um capítulo no manga de Detective Conan com um enigma que está 100% baseado nesta lenda.

Mimi-chan escreveu:- Por que Saturno é o planeta do centro, se teoricamente Júpiter é o maior planeta? O planeta que representa o Deus maior, no caso Zeus...
/Rayana pensa se deverá responder a esta pergunta sem que a chamem de maluca.../
Mimi-chan, isso tem que ver com astrologia oriental e hermética. 'xD Parece-me um pouco rebuscado, mas posso ir caçar umas fontes e tentar explicar.
avatar
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

100%
Feminino Mensagens : 1766
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 28
Localização : Portugal
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Devas, os Digimons Divinos e o Zodíaco Chinês

Mensagem por Super FOG em Dom Nov 06, 2011 5:41 pm

A atuação de Huanglongmon foi mostrada nas cartas e em Digimon Xros Wars.

A atuação em Xros Wars nem conta porque ele foi deturpado quando apareceu.

Acho que a tal imagem escrito Evolucion ADN significa Jogress Shinka.
avatar
Super FOG
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

100%
Masculino Mensagens : 307
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Devas, os Digimons Divinos e o Zodíaco Chinês

Mensagem por Marcy em Sex Nov 18, 2011 6:07 pm

Eu já tinha reparado alguns desses detalhes da última vez que assisti alguns episódios de Tamers (última vez que Marcy assistiu Tamers: semana passada)

Sobre a questão de Saturno, também fiquei indagada. Vejamos, Saturno equivale ao 5º elemento, Terra, que no Digital World é o Huanglongmon.

Eu pesquisei algumas coisas, mas ao invés de responder essa questão, fiquei com mais dúvidas ainda:

No período entre 28 e 30 anos de nossas vidas, ocorre um ciclo planetário bastante importante, o Retorno de Saturno. É como um divisor de águas, uma passagem para outra fase da vida, e tem muito a ver com o fato de nos sentirmos diferentes a partir dessa época. As implicações desse trânsito são diversas e muito profundas, pois estão ligadas a estrutura de nosso ser e a nossa história de vida. Pode ser um período de grandes mudanças (internas e externas) e o seu impacto se relaciona a forma como a pessoa tem vivido sua vida até este momento. Há questionamento, reflexão e decisões: é uma fase de conclusão e de novos começos.

Na astrologia oriental, Marte impõe movimento, Mercúrio rege a comunicação e o pensamento, Júpiter é expansivo e alegre e Saturno limita os excessos.

Em inglês, sábado é Saturday (dia de Saturno). Na Bíblia, mais especificamente no livro do Gênesis, Deus criou o Universo e no 7º dia descansou. Por esse motivo, os cristãos, judeus e até os muçulmanos creem que o sábado é um dia santo, e que deve ser guardado. Sei que estou viajando, mas Deus (ou Yawe, Alá, Jeová, como preferir) é considerado uma figura central, ou então, Terra>Saturno.

Agora, viajando um pouquinho mais: na mitologia romana, Saturno é o filho do Céu e da Terra. Sei que não tem nada a ver, mas coincidentemente surgiu algo que passa de "raspão" no que estamos discutindo: Terra. Saturno, na mitologia romana, é filho da Terra, que é Gaia. E falando em Gaia, na mitologia grega foi ela quem deu origem aos primeiros deuses. E novamente surge aí a ideia de "algo central".

Não é nada concreto, eu admito. Vejamos uma outra definição: As virtudes da Terra são paciência, constância, tenacidade, diligência e ternura. Porém, como defeitos, tem preguiça, gula, avareza, cetismo, egoísmo.

E o signo do Capricórnio está diretamente ligado à Saturno, tanto na astrologia hermética como também na mitologia romana; de acordo com o Wikipédia, os romanos, com receio que o deus abandonasse o seu lugar (na República depositava-se no seu templo o tesouro do Estado), prenderam a sua estátua com faixas de lã e não a libertavam senão quando se realizavam as Saturnais. Essas festas populares eram celebradas anualmente por volta do solstício de inverno. Daí a ligação de saturno à Capricórnio na astrologia pretendiam ressuscitar por um certo tempo a época maravilhosa em que os homens tinham vivido sem contrariedades, sem distinções sociais, numa paz inviolada.

Saturno, por incrível que pareça, tem muitos significados. Acho que deve ter algum significado principal que faça com que Saturno seja relacionado a algo central, um 5º elemento...
avatar
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

100%
Feminino Mensagens : 781
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 20
Localização : Toca da raposa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Devas, os Digimons Divinos e o Zodíaco Chinês

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum