Que tipo de lições podemos tirar de Digimon?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Que tipo de lições podemos tirar de Digimon?

Mensagem por Henry Aric em Dom Ago 28, 2011 2:15 am

Pode soar tosco, mas as vezes por trás de animações inocentes para crianças podemos tirar grandes lições para quem já tem uma visão melhor da vida. Um exemplo é Vida de Inseto: Para criança é somente um desenho onde tem formiguinhas e tals, mas se fomos parar para pensar, há uma grande lição de vida: Sozinho podemos ser fracos, mas juntos, podemos ter uma força imaginável. Meus professores de história falam que o filme é uma ótima analogia as revoluções que aconteceram, por exemplo, na França.

Mas enfim, que tipo de lições de vida podemos tirar de Digimon? Para não ficar algo monótono, tente explicar utilizando trechos dos episódios, exemlos na vida real e etc... Vamos deixar esse tópico bem interessante. ^^
avatar
Henry Aric
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

100%
Masculino Mensagens : 406
Data de inscrição : 20/08/2011
Idade : 26
Localização : Sorocaba - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Que tipo de lições podemos tirar de Digimon?

Mensagem por Takuya em Dom Ago 28, 2011 2:56 am

Nossa, Digimon me ensinou e continua ensinando muitas coisas boas. Eu nunca levei desenhos muito a sério, mesmo quando criança, então Digimon, a príncipio, não me passava nada de especial. Isso até eu assistir o episodio 12. Bom, eu não sei explicar direito o que eu senti, mas era algo muito bom. E conforme eu fui acompanhando, eu percebi que Digimon passa muitas lições valiosas e é cheio de exemplos disso.
Por exemplo, lutar por algo que você acredita, mesmo que pareça algo inalcançavel ou impossível. Valorizar e construir amizades VERDADEIRAS, amigos nos quais você possa confiar, e que você também possa ajudar. Me mostrou que pessoas diferentes podem trabalhar bem juntas e ser amigas. Me ensinou o valor de assumir as responsabilidades pelo que você fez de errado, usando isso pra se tornar uma pessoa melhor.

Bom, exemplos da vida real: antes de assistir Digimon, eu não me preocupava com coisas como amizade, sonhos, etc. Simplesmente eram coisas que existiam pra mim, mas que eu não dava atenção. Digimon me ensinou a ser uma pessoa mais tolerante com os defeitos alheios (ainda posso melhorar nisso, mas já fui pior), me ensinou a não julgar as pessoas pela aparencia (você nunca o que pode estar perdendo), a ser mais compreensivo e impor menos as minhas idéias (também preciso melhorar mais nisso, hehe). Tem mais coisas que Digimon influenciou na minha vida e na minha personalidade, mas tô com preguiça de postar tudo (seria muita coisa de qualquer jeito :P ).

P.S.: Ótimo tópico!
avatar
Takuya
Administrador
Administrador

100%
Masculino Mensagens : 3464
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 27
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : I saw the end of an era with my own eyes. And in truth, I actually do know that it's my turn next.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Que tipo de lições podemos tirar de Digimon?

Mensagem por Mimi-chan em Dom Ago 28, 2011 3:43 am

WOW! Estou com preguiça de responder o tópico, mas, vamos lá..

- Dar valor as suas amizades: Quando o Yamato faz o Garurumon evoluir no ep. 23 de Adventure. Nunca tive muitos amigos quando era criança, então, já adolescente, passei a dar todo o valor que podia para meus amigos. Tive algumas decepções, mas, ainda cultivo muitas amizades.

- "A união faz a força": episódio 29 se não me engano, quando o Yamato fala para o Taichi que ele é que fez com que todos ficassem juntos novamente. Isso me faz perceber que não adiantava eles seguirem caminhos diferentes. Eles eram fortes por estarem todos juntos.

- A importância da família: Em Tamers, a família das crianças foi muito importante para elas. Para se sentirem seguras e seguir firme nos seus objetivos.

- Ser diferente não te faz uma pessoa ruim: em Frontier, Izumi não consegue fazer amizade na escola porque morava em outro país e as crianças pareciam xenófobas com ela. Bom. A pequena encontrou no Digital World amigos de verdade que não se importavam com isso.

Aprendi muito mais que isso.. Só que vai ficar enorme e a preguiça, enfatizando mais uma vez, me domina...
avatar
Mimi-chan
Moderadores
Moderadores

100%
Feminino Mensagens : 1431
Data de inscrição : 02/08/2011
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Que tipo de lições podemos tirar de Digimon?

Mensagem por Lukas em Dom Ago 28, 2011 10:17 am

Além desses citados acima, que não vou repetir, há outra. Ajudar sempre que necessário, você vê que Taiki segue isso, porém, ele não ajuda somente quando necessário, então já é uma conclusão a partir disso.

Com o Kiriha também aprendi algo. Chamar os outros de lixo Em algum momento precisaremos de ajuda, foi o caso dos episódios na Canyon Land, comandada por Gravimon. Kiriha pensava que só os fortes venciam, e Dracomon começou a fazer ele pensar diferente, até que Taiki e os outros mudaram de vez o pensamento dele.
avatar
Lukas
Moderadores
Moderadores

100%
Masculino Mensagens : 1572
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 20
Localização : Brasília, DF, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Que tipo de lições podemos tirar de Digimon?

Mensagem por Convidad em Dom Ago 28, 2011 10:43 am

Não vou pegar em trechos de fala porque eu sempre esqueço, mas aprende bastante como..

Lute pelo o que você quer, mesmo que você caia e ache que está sozinho, na verdade você não está (Digimon Frontier, quando Takuya perde lá pelo final e achava que estava lutando sozinho com o digiespirito)

Você pode ser até pequeno, mas às vezes a tamanha força que importa (Takeru do adventure, Tomoki,Iori,etc. São pequeno mas suas forças vão além)

Mas outras coisas, mas não queria escrever um texto grande e esqueci no momento, estou sem ideias pra desenvolver algo bom agora,então é isso :3

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Que tipo de lições podemos tirar de Digimon?

Mensagem por Matt_K01 em Dom Ago 28, 2011 11:32 am

De muitos dos citados acima eu concordo que aprendi também!
Vou colocar um agora, pq estou com os dedos doendo depois de tanto digitar aqui.
Vou colocar esse pois acho que foi o que mais marcou:

Morte de Pumpkinmon & Gotsumon e ainda de Wizardmon: Com isso eu aprendi o que é o verdadeiro sentimento de amizade (junto também ao episódio que Matt ativa seu brasão pela 1ª vez). Eu chorei ao ver a mortes que citei. Eu aprendi nestes episódios o que é amizade. Amizade, uma das coisas que me fizeram gostar de Digimon. Pra mim, que não tenho muitos amigos e nunca tive realmente, algo que fala sobre amizade me marca. Ver o verdadeiro sentido de amizade, chorar junto aos personagens é bem marcante, e o que consigo aprender com isso é dar valor as verdadeiras amizades, por mais que sejam poucas, e o verdadeiro sentido da palavra amizade (que hoje é um termo tão banal infelizmente!).
E também que os bons momentos, as boas lembranças, as amizades... por mais que não possam voltar... devo levar sempre comigo!


Última edição por Matt_K01 em Dom Ago 28, 2011 11:34 am, editado 2 vez(es) (Razão : um pequeno erro)
avatar
Matt_K01
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

100%
Masculino Mensagens : 266
Data de inscrição : 09/08/2011
Idade : 20
Localização : Salvador, BA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Que tipo de lições podemos tirar de Digimon?

Mensagem por Rayana em Dom Ago 28, 2011 4:19 pm

Há uma passagem no episódio 45 que ficou marcada na minha memória. Quando o Taichi e o Yamato lutam, sabem? No final deste episódio, o Taichi tenta fazer as pazes com o Yamato, mas este não aperta a mão dele.

- Matt, no que é que eu me enganei?
- Desculpa. (...) Sinceramente, não acho que seja uma questão de se estar enganado; tu apenas tens o teu modo de actuar, e eu tenho o meu.

Esta é a resposta do Yamato na versão portuguesa. Por alguma razão eu fiquei com isto gravado na cabeça, e por incrível que pareça, este ponto de vista fez-me pensar na minha postura perante os meus colegas. Eu nunca mais me achei no direito de dizer que "Sou eu quem está certa, o teu método não presta", quando discutia com alguém. E sim, eu tinha um bocado a mania de achar que só eu fazia as coisas certas... (se calhar ainda tenho)

No mesmo episódio, há a frase da Tailmon "Eles seguiram caminhos diferentes, mas o seu objectivo é o mesmo; e qualquer que seja o caminho, terão grandes dificuldades". Se tirarmos esta frase do anime e a aplicarmos na nossa vida, faz ainda mais sentido.
Existe mais, mas neste momento não estou bem afim de escrever. Depois posto.
avatar
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

100%
Feminino Mensagens : 1766
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 28
Localização : Portugal
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Que tipo de lições podemos tirar de Digimon?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum