Digimon é coisa do diabo?

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir em baixo

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

Re: Digimon é coisa do diabo?

Mensagem por LANGLEY002 em Qua Jun 14, 2017 10:36 pm

O termo niilismo vem da palavra nihil, do latim, nada. É uma visão cética acerca da realidade, que anula valores e convicções. Isso põe a vida como algo sem sentido, vazio. Podem argumentar o quão horrível é essa visão, mas ela é bastante positiva já que permite a liberdade de um indivíduo e a busca de um pensamento próprio ao derrubar valores tradicionais e demonstrar a ausência lógica presente nos fundamentos.

Nietzsche ao conceber sua obra, se coloca como o niilista clássico - o primeiro niilista de fato. Ele nega a filosofia socrática e a moral advinda disso, bem como os valores cristãos. A existência de um valor fixo criado por um ser superior é um elemento negativo ao homem, pois o faz se enganar, mentir.
No seu niilismo ativo, o indivíduo destruiria toda a moral anterior, tudo cairia ao vazio, restando apenas o esperar a morte ou o causar a morte. Para Nietzsche, porém, não seria esse o verdadeiro fim do niilismo, pois o homem deveria aprender que é o criador de seus próprios valores.
Em resumo, e pelo meu entendimento pequeno de sua obra (só li um de seus livros), o fim último do niilismo seria o abandono de uma busca por sentido para que criássemos nosso próprio sentido para a vida.
avatar
LANGLEY002
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 476
Data de inscrição : 10/09/2016
Idade : 18
Localização : Teppelin
Mensagem Pessoal : There is but one truly serious philosophical problem and that is mind of steel fans.

Voltar ao Topo Ir em baixo

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

Re: Digimon é coisa do diabo?

Mensagem por LANGLEY002 em Qui Jun 15, 2017 3:45 pm

Pulando a enorme citação e indo direto ao ponto: Freud e Nietzsche viveram num ambiente cultural extremamente parecido, é fato. Contudo o que se vê no pensamento de Freud é influenciado pela figura de Schopenhauer e determinados estudos dizem que mesmo as semelhanças com Nietzsche vieram da visão schopenhaueriana, já que o próprio niilista fora influenciado por este filósofo.

O ponto central da concordância entre os pensamentos destes dois, para mim, é o método de análise da sociedade e a colocação da moral cristã como causadora de problemas (Nietzsche argumentou como ela seria prejudicial ao homem ao prendê-lo em valores pré-estabelecidos e fazer com que o indivíduo enganasse para se enquadrar em tais conceitos, já Freud diz que o cristianismo é o maior causador das psicoses).

É necessário ter em mente ao analisar as obras de ambos autores que Nietzsche é filósofo e filólogo - então tem sua base científica, mas quanto ao estudo de literatura e linguagem, vindo o resto como um modo de pensamento (pois filosofia é o estudo de questões fundamentais e gerais da natureza, existência, moral, verdade, etc) que poderia ser usado mesmo dentro da ciência, um criticismo, principalmente contra os atomismos que sempre surgiam a dizer que algo era último e indivisível (note que em sua obra ele elogia a figura de Copérnico por, com sua teoria sobre o Sistema Solar, dar fim a mais um atomismo, aquele da aparência de que a o Sol se movia em torno da Terra).

Já Freud, como médico e neurologista, considerou a si próprio como cientista. Foi ele afinal o criador da psicanálise, que muitos hoje pensam ser psicologia, mas é algo independente da mesma -- seu verdadeiro significado é especificamente um método de psicoterapia oriunda das ideias de Freud. A psicanálise muitas vezes fora sustentada por estudos manipulados e tem pouco respaldo científico. A Wikipedia coloca como "sendo na melhor das hipóteses apenas uma prática médica."

Por fim, não vejo muito o que comparar entre o niilismo e a ideia de Eros e Tânatos, visto que em momento algum o niilismo diz que o sentido da vida é a morte. O niilismo desconsidera que exista algum sentido e a citação da morte é justamente e apenas por essa ser algo pelo qual todo ser vivo passa (na ciência, a morte é a vitória da entropia sobre o ser -- os compostos orgânicos decaem com certa facilidade, entram em desordem), é inevitável: então a vida, sendo vazia, sem sentido, é apenas o tempo que se espera até a morte, a não ser que essa seja causada.

A ideia de que a vida é sofrimento é de Schopenhauer (acho que podemos ver bem a influência dele no conceito de Eros e Tânatos), filósofo pessimista que teria se baseado em ideias anteriores concebidas por Kant (e apesar de eu ter tudo contra Kant, me atraio bastante pela filosofia de Schopenhauer). Sua filosofia é baseada na vontade como entidade onipresente na vida do homem, a necessidade de sobreviver através do desejo sexual (e olha o Freud aqui novamente). Não darei continuidade a ele, pois não tinha o objetivo de defender sua filosofia, nem nada do tipo, no momento.

Obs: Não tenho tanta certeza do que falo. Como disse antes, meus conhecimentos sobre Nietzsche ainda são um pouco limitados. O mesmo digo sobre Freud, do qual também li apenas um livro. Schopenhauer só conheço por artigos da internet.
avatar
LANGLEY002
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 476
Data de inscrição : 10/09/2016
Idade : 18
Localização : Teppelin
Mensagem Pessoal : There is but one truly serious philosophical problem and that is mind of steel fans.

Voltar ao Topo Ir em baixo

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

Re: Digimon é coisa do diabo?

Mensagem por LANGLEY002 em Qui Jun 15, 2017 10:01 pm

Não acho que tenha compreendido muito bem a razão de termos dito que o niilismo nietzschiano se encaixa na DISCUSSÃO. Em nenhum momento eu disse que a série utiliza o niilismo em algum ponto -- isso seria uma discussão totalmente diferente -- mas sim que as pessoas que dizem que Digimon ou qualquer outro anime é do diabo o fazem por conta desses valores tradicionais. É algo enraizado na cultura ocidental, trazido por conceitos socráticos e moral judaico-cristã.

Um conjunto de regras sociais impostas a nós por determinadas instituições. Valores rígidos baseados em nada além de uma crença. E não estou falando na positividade de quem diz que estará aqui amanhã fazendo melhor ou coisa do tipo, pois isso é uma escolha individual, um valor próprio, não um valor fixo. Digo da crença num ser divino e superior que sabe de tudo, que criou tudo, que tem um plano para tudo e que lhe salvará caso você seja bastante obediente quanto ao conjunto de regras dele.

Se cada grupo religioso/cultural/étnico tem um conjunto diferente de valores, então moral é algo relativo. O conjunto de valores x diz que devemos fazer isso, o conjunto de valores y diz que devemos fazer aquilo. Caso você siga x, os seguidores de y dirão que você será punido (para y você é pecador, imoral, um seguidor da figura antagônica de sua crença ou qualquer outra coisa que aqui se enquadre). O inverso também será real. Mas se esses valores foram baseados em conceitos pré-estabelecidos, em algo que não pode ser provado, em algo vazio, por que é que deveríamos seguir x ou y? A ideia do Niilismo de Nietzsche é derrubar esses valores. Se esses valores não mais existem, pode-se dizer que a vida não tem um sentido fixo e cada indivíduo deverá dar o sentido que escolher ao invés de buscar em coisas superiores.

"Anime é do diabo" é um preconceito da doutrina judaico-cristã, pois para eles Diabo é a figura antagônica e de acordo com o modo de pensar deles, com a crença deles, os animes são errados, são imorais, fazem apologias a coisas ruins. Se sou livre desses valores, não irei dizer que Digimon é do Diabo, pois para mim Diabo é uma figura mitológica criada por um povo e tenho conhecimento também de que muitas entidades chamadas como demônios na doutrina judaico-cristã foram deuses, heróis, gênios, criados por outras culturas. Enfim, é apenas aquilo que as evidências apontam.

E erra em chamar o niilismo como pós-moderno. Eu entendo que também não é grande conhecedor dessa área da filosofia, pois o próprio afirmou isso num post anterior, mas o período em que esses estudiosos publicaram suas ideias coincidiu com o modernismo (e no caso de Schopenhauer que não é niilista, imagino que realismo, já que Machado de Assis mesmo fora influenciado pelo filósofo). O pós-modernismo se refere a um conjunto de ideias que surgiram após o fim da Segunda Guerra e queda do Muro de Berlim na forma de arte, estudos sociológicos, etc. Tem forte base no Marxismo que foi, de certa forma, muito alterado numa concepção da Escola de Frankfurt. Tanto Nietzsche quanto Freud fizeram críticas ao socialismo e comunismo, principalmente o primeiro, na minha concepção. Isso ficou visível nos livros que li.

Tópicos como, o niilismo está ou não incluído na série ou se isso é uma pérola ou babaquice são discussões bastantes diferentes. Apenas posso sugerir que tente incluir algum livro desses filósofos na lista de leitura para que possa abrir a mente para ou ao menos para tentar entender o que é isso.
avatar
LANGLEY002
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 476
Data de inscrição : 10/09/2016
Idade : 18
Localização : Teppelin
Mensagem Pessoal : There is but one truly serious philosophical problem and that is mind of steel fans.

Voltar ao Topo Ir em baixo

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

Re: Digimon é coisa do diabo?

Mensagem por LANGLEY002 em Dom Jun 18, 2017 3:44 pm

Desculpe, Kaiser, mas não é intenção de ofender ou vontade de impor. Infelizmente vejo que o próprio fez isso ao dizer como eu deveria responder (essa de não utilizar filosofias como respaldo, o que seria um grande erro, pois esses estudos nos ajudam a construir e validar nosso próprio pensamento).

Me seguro para não fazer correções e nada do tipo, porém digo que tentei lhe explicar o niilismo -- você mesmo afirmou não ter conhecimentos acerca deste num post anterior -- e não acho que entende o objetivo dessa filosofia ou a razão de ela se enquadrar nessa discussão (e não me importa que ninguém tenha pensado sobre isso antes, pois o avanço sempre veio com alguém que pensou ao menos um detalhe diferente de outras, além do mais não sou o único a associar isso ao tópico).

Só faço a sugestão de que leia esses livros para que pense melhor acerca disso e entenda como funcionam esses pensamentos. Sugiro-lhe primeiramente o "Além do Bem e do Mal" de Nietzsche como introdução ao niilismo; O Mal Estar na Civilização de Freud (mesmo que concordando com o romancista russo, Narbokov, ache que a psicanalise de Freud seja charlatanismo, temos pensamentos aproveitáveis nos livros), não sendo esse um livro niilista; O Existencialismo É Um Humanismo de Sartre, se tratando de uma obra existencialista, não niilista; O Estrangeiro de Camus, autor que escreveu sobre o niilismo-existencialista; Ser e Tempo de Heidegger, que apesar de ser considerado existencialista, teve muitas ideias acerca do niilismo e foi muito influenciado por Nietzsche. Sugiro também ler ou assistir Clube da Luta, um dos achados contemporâneos; o anime Fooly Cooly (que apesar de ser comédia, tem muitas informações escondidas, algo que a Gainax gosta de fazer); Tengen Toppa Gurren-Lagann, pois sempre me faz pensar acerca de como podemos estar errados sobre o que consideramos mal, o quanto as regras podem ser um mecanismo para nos cegar e sobre a Vontade de Potência de Nietzsche (e acho difícil que os autores da Gainax não tenham pensado nesse tipo de filosofia ao criar o anime) -- talvez esse em especial lhe faça ver isso com outros olhos. (É, eu não acredito que vá realmente dar algum valor às minhas sugestões. )

Concordo com um único ponto de seu último post: tanto o niilismo quanto as filosofias influenciadas por ele, como absurdismo e existencialismo, são ideias destrutivas.
avatar
LANGLEY002
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 476
Data de inscrição : 10/09/2016
Idade : 18
Localização : Teppelin
Mensagem Pessoal : There is but one truly serious philosophical problem and that is mind of steel fans.

Voltar ao Topo Ir em baixo

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

Re: Digimon é coisa do diabo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum