Últimos assuntos
Parceiros














Fórum AG

Tv Digimon

Taichi e Yamato: símbolos de Yin e Yang

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Taichi e Yamato: símbolos de Yin e Yang

Mensagem por Rayana em Seg Out 10, 2011 10:34 am

Originalmente postado em 2006 na DF, desenvolvido mais tarde na Rainbow 09 Journal

Esta é uma analogia curiosa a acrescentar à lista de interpretações sobre Digimon Adventure. Acho que é o simbolismo mais óbvis ao longo de toda a série, porque fala dos dois protagonistas do Anime: Tai e Matt (Taichi e Yamato). Mas antes de avançados, se calhar convinha esclarecer muito rapidamente os leitores incautos sobre o que é o “Yin/Yang”.


Isto é o símbolo do Yin/Yang.

Pertence à religião oriental que todos já ouviram falar, o Taoísmo. No Taoísmo, o Yin/Yang simboliza a união dos opostos, como luz/trevas, masculino/feminino, bem/mal, quente/frio, e todo o tipo de situações que possam imaginar. Este símbolo representa a dualidade das coisas.

São “coisas contrárias”, mas que precisam de estar juntas para formar um só. É assim que conseguimos encontrar o “equilíbrio perfeito” no universo. Uma balança precisa de estar equilibrada em ambas as partes. Se houver mais trevas do que luz, a balança fica instável. Fica desequilibrada.

Taichi e Yamato: símbolos de Yin e Yang

Falemos agora do Tai e do Matt (Taichi e Yamato).
Convido-vos a analisar com atenção esta "pequena" descrição:

  • Yagami Taichi


    * Aparência física: Moreno caucasiano; olhos e cabelo castanhos, tez bronzeada.

    * Aspectos da personalidade: Normalmente é reconhecido como um personagem activo, social e aventureiro, com um instinto natural de liderança. Não invulgar é descrevê-lo como alguém animado, sorridente e optimista, sendo o primeiro a animar os amigos nas piores situações.

    Ele não pensa muito nas consequências antes de agir e a evolução dele ao longo do anime dá-se em torno disso. A impulsividade mete-o muitas vezes em problemas e não é incomum vê-lo em discussões acérrimas pelos motivos mais estúpidos. Taichi é muito infantil em relação às atitudes que toma, deixando-se facilmente levar pela adrenalina do momento.

    Quando a trama evolui e implica Hikari no meio, Taichi vive uma pressão constante em supervisionar as próprias atitudes. Até aí, a força moral dos amigos tinha tendência a fazê-lo sentir-se satisfeito consigo mesmo, já que, na sua natureza social, é assim que Taichi se mantém firme e seguro nas decisões que toma.

    Mas isto apenas disfarça a tentativa de combater o sentimento de medo, porque Taichi tem tendência a não se perdoar facilmente pelos erros que comete. Ele tem um medo terrível do sentimento de perda e derrota.
    O maior reflexo disso está na exagerada preocupação que tem com Hikari – alguém que ele magoou no passado justamente por força da sua natureza infantil e alienada.

    Quando Sora foi capturada na pirâmide de Etemon, é curioso verificar que ele estava mais preocupado em recuperar a “sua coragem” – uma coragem necessária para poder enfrentar o medo sobre as consequências dos seus actos.

    Este atitude poderia ser interpretada como egoísta, mas não o é se nos colocarmos na pele do personagem. O problema é: como ele poderá salvar a Sora, se ele não cortar o mal pela raiz, vencendo o seu próprio ego? Se ele não fizer isso, outras pessoas acabarão magoadas. Senão, aconteceria com Sora exactamente o que acontecera com Hikari… mais uma pessoa magoada por sua causa.

    * Predilecção: Futebol (desporto; exige força física, corporal)
    * Digimon: Agumon (fogo, dinossauro/dragão)
    * Brasão: Coragem (um sol)


Acho esta descrição é minimamente consensual; ela é baseada em acontecimentos do anime, embora a interpretação de atitudes seja passível de discussão. A verdade é que os personagens de Digimon são especialmente explorados mais em relação aos seus defeitos do que virtudes (estas virtudes, creio eu, só servem para fazer evoluir Digimons… lol).

Mas vamos continuar. E gostava que vocês encontrassem a lista de “opostos”, desta vez, na descrição de Yamato, comparando com o quadro do Tai:

  • Ishida Yamato

    * Aparência física: Louro (descendência francesa por parte do avô); olhos azul-turquesa e cabelo dourados, tez pálida

    * Aspectos da personalidade: Yamato é sobretudo visto como um “lobo solitário”. Erradamente os fãs o caracterizam como "rebelde" e "frio". Yamato é tudo menos isso! Ele é tímido, e desde criança, por circunstâncias da separação dos pais e do irmão, foi forçado a amadurecer muito cedo, com um pai demasiado ocupado para cuidar dele. Aprendeu a cozinhar sozinho e desenvolveu uma personalidade muito atenta aos sentimentos das outras pessoas.

    Eis-nos diante de um personagem que impõe presença pela sua seriedade e maturidade. Yamato é alguém que realmente costuma pensar antes de falar ou de agir e que se preocupa em avaliar todas as consequências antes de tomar uma decisão.

    O maior problema dele está na natureza pessimista em que foi obrigado a crescer. Yamato costuma encarar a frieza dos factos e tem sérias dificuldades no que diz respeito a lidar com emoções – um tipo de experiência que só se adquire desenvolvendo laços com as pessoas.

    E o seu ressentimento com as pessoas leva-o a não querer se aproximar de ninguém. Afinal, quem é ele para dizer que entende os sentimentos dos outros, se ele não percebe os próprios sentimentos dele? Quando não toma cuidado, Yamato pode chegar a ser extremamente arrogante com pessoas demasiado confiantes, que encaram a vida cheia de facilidades.

    É também por este motivo que Yamato se preocupa tanto com o irmão: Takeru é o único que conhece o sofrimento dele. É o único que viveu na pele a mesma mágoa – e é também por isso Yamato se esforça por o proteger. Ele quase que se revê no irmão de oito anos – ele tem justamente a idade que Yamato tinha quando os pais se separaram.

    Yamato parece-nos o tipo de pessoa que precisa de obter provas reais de amizade para finalmente conseguir aceitá-los como dignos de sua confiança. Só assim se sente disposto a se abrir emocionalmente. Só assim reconheceu Taichi como um amigo real – alguém que sacrificou tudo com fé no seu regresso durante a luta contra Piemon.

    * Predilecção: Música (uma actividade artística; de caris emocional, intelectual)
    * Digimon: Gabumon (gelo, lobo)
    * Brasão: Amizade (símbolo Yin/Yang com dois braços polarizados)


Portanto...

1) Várias vezes no anime vemos Taichi e Yamato discutirem. Por vezes, o motivo parece até despropositado, mas conhecendo ambas as personalidades, as coisas tornam-se engraçadas de se ver:

    - No episódio 2, “A evolução de Greymon”, a primeira coisa que Taichi faz quando desistem de usar as cabines telefónicas é levantar-se para explorar o terreno em redor. Mostra o seu espírito aventureiro e impulsivo. Mas a reacção de Yamato é detê-lo. Ele não acha sensato passear num lugar minado de monstros, logo depois que quase terem sido mortos por Kuwagamon. Yamato mostra-se sensato e racional.

    - No episódio 7, “Ikkakumon”, Taichi está disposto a correr sérios riscos para escalar a Mugen Mountain, enfrentando quaisquer Digimons perigosos que apareçam no caminho, tudo para poder ver um plano geral do lugar onde estavam, descobrindo assim o que fazer naquele estranho lugar onde estavam perdidos. Yamato discute com ele numa atitude de prudência: não adianta tentar correr tantos riscos só para “descobrir o que fazer” se isso implicasse chegarem lá mortos.

    - Etc.


Isto vai-se intensificando mais e mais a cada episódios que passa. Percebemos que a natureza madura de Yamato é intolerante à impulsividade infantil do Taichi e vice-versa.


2) Reparem na predilecção dos personagens:

    - A atividade favorita do Taichi é futebol. Taichi pratica um desporto que exige resistência física. Falamos de um rapaz impulsivo que, quando chega ao limite da paciência, pode ter dificuldades em se segurar e partir para a violência (vide episódios 9, 45 e 48, por exemplo). Não será arriscado associar Taichi um pouco ao mundo físico. Ele é extrovertido, alegre e social: vive para o mundo exterior.

    - Yamato toca música. A música, já sabem, mexe muito com o lado emocional; algo que toca na alma. Yamato tem dificuldades em lidar com as emoções, e talvez por isso ele canalize essa emoção para a música, que funciona como um escape às suas frustrações mais íntimas. Yamato tende a ser introspectivo. Várias vezes o vemos calado, na atitude de quem pensa antes de falar. Ele é introvertido, sério e reservado: vive para um mundo íntimo de emoções reprimidas.


Taichi e Yamato mostram personalidades opostas. Lembra muito o Yin/Yang:


3) Podemos ainda falar da aparência física.

    - Yamato é descendente da franceses. Olhos azuis e cabelo louro são características da raça indo-europeia. Quem não conhece a ambição de Hitler sobre criar um império de “raça pura”?

    - Taichi é caucasiano. Olhos e cabelos castanhos são o resultado da mistura de várias raças em uma só.


Cuidado... não vamos levar isto ao extremo. Este é uma oposição completamente discutível, mas que eu acho engraçada, porque mexe com o aspecto físico deles. E talvez vocês não saibam, mas no Japão, existe uma tendência muito forte para "colocar de parte" dos estrangeiros e até mesmo os filhos deles.

Não importa se o filho fala japonês, se nasceu no Japão, e não importa mesmo quantas gerações passaram. A tendência é sempre para ver aquela pessoa como estrangeira, alguém diferente, porque tem um parente estrangeiro.

4) Analisando pormenores relacionados com os Digimons e Símbolos, podemos ver outras coisas. Vejam o quadro que postei sobre o Yin/Yang.

    - Reparem nos símbolos Tigre e Dragão. Falamos do Tigre branco e do Dragão. A primeira vez que vi isto foi num wallpaper que vou partilhar convosco:



Tigre e Dragão

  • Dragão: Agumon é um dinossauro que cospe fogo pela boca. Acho que ninguém põe isto em dúvida. O elemento dele é o fogo, que é um elemento de natureza luminosa, poderosa e implacável. É o Digimon do Tai. Querem melhor?

  • Tigre: Gabumon, uma criatura de gelo, de personalidade branda e calma. Tigre? Talvez... No princípio, eu questionava se o “tigre” seria aplicável ao Gabumon. Confesso que pensei que não, porque este digimon parece mais um lobo do que um tigre… (ou pelo menos, era isso que eu pensava.)


Mas se observarem com atenção o Garurumon:


Garurumon é todo branco e, de facto, tem riscas por todo o corpo, como um tigre branco.

Ninguém nega que Garurumon também se parece muito com um lobo. O folclore europeu facilmente vê os lobos intimamente relacionados com a Lua. Quem não conhece aquela imagem do lobo que uiva em noites de lua cheia? Isto talvez seja uma herança do mito do lobisomem. Também já verificámos que a Lua é um símbolo de Yin. O lado Yang é o Sol, que corresponde ao símbolo do brasão do Tai.

Por curiosidade, podem reparar também que a distribuição geográfica do lobo é sobretudo a Norte (Yin):


Os lagartos são um tipo de animal mais comum no Sul ou zonas tropicais onde faz algum calor (Yang).
Yamato seria o Yin. Taichi seria o Yang.


5) Vamos dar uma olhada aos brasões de Taichi e Yamato:

    O símbolo do Taichi:



    - é representado com um Sol: o astro central do sistema solar e a nossa fonte de luz. O símbolo possui oito triângulos que gravitam em torno do círculo principal, como pequenas radiações.

    - é cor-de-laranja, uma cor berrante e extravagante. É uma cor quente, que invoca o fogo. O sol é uma bola de fogo. Na civilização Maia, o Sol era venerado como o supremo regulador da vida na Terra. Tem lógica porque, sem Sol, não haveria vida. E como “fundador da vida”, o sol é aquilo que unifica de todas as coisas que existem. No Egipto, o deus Rá era o pai de todos os deuses. Representa a união, a firmeza.



    O símbolo de Yamato:

    - representado com um pequeno Yin/Yang no centro: o símbolo que temos vindo a falar até agora. O símbolo possui duas pontas que apontam em sentidos opostos. Isso reforça o símbolo de dualidade, indecisão.

    - é de cor azul, uma cor discreta, símbolo de mistério. Este é uma cor fria, que invoca o elemento da água e do gelo. A água, símbolo de vida, pode ser tão bela quando está calma como pode ser muito destrutiva, quando é agitada pelo meio que a envolve (efeito de tsunami).


6) Para reforçar o nosso discurso, vamos a um exercício de cores:

  • Abram o Paint ou Gimp.
  • Pintem qualquer coisa em cor de laranja
  • Coloquem a imagem em negativo (No paint: ctrl + i. No gimp: Colors > Invert).


Observem o resultado.

7) Esta não é a primeira (nem a última) referência ao Yin/Yang em Digimon Adventure. Arrisco-me a dizer que todo o anime é voltado para isto.

"Não há Luz sem Trevas. Ambas são duas faces da mesma moeda." - Hikari

"Não creio que seja uma questão de estar "certo" ou "errado". Tu tens o teu modo de actuar. Eu tenho o meu." - Yamato

Estudando um pouco mais a fundo, o anime ajuda-nos a perceber que o “bem” e o “mal” não existem. De facto, os objectos são apenas aquilo que são: coisas neutras inseridas numa Lei de causa e efeito. As qualidades de “bom” ao “mau”, na verdade, são atributos criados pelas pessoas (é tudo relativo. Aquilo que é bom para mim pode ser mau para si, e vice-versa.). Portanto, este símbolo simboliza o “Uno”, “a Lei”, o “Universo” (ou se preferirem: a perfeição do cosmos).

8) Creio que por esta razão que Taichi e Yamato são tão poderosos quando lutam juntos. O episódio 38 deixa muito claro essa relação. Mas para quem acha insuficiente, pode ver os filmes e admirar o climax da nossa análise! Quando os digimons de Taichi e Yamato fundem-se num só, reparem que:

    WarGreymon + Metal Garurumon = Omegamon
    Yang + Yin = Perfeição, união do cosmos


"Omega" é a última letra do alfabeto grego. Em muitos textos antigos é usado para significar Último", "Grande" ou "Derradeiro".

  • "Eu sou o Alfa e o Ómega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro..."
    (Apocalipse 1:8 - 21:6 - 22:13)


Curioso que esta referência esteja no Apocalipse, porque Digimon Adventure é um anime que faz analogia a isso mesmo. O filme X-Evolution, mais tarde, também vai desenvolver um pouco este conceito durante a luta contra Yggdrasil. A história passa-se em 1999 quando (falaciosamente) se acreditava que, com a viragem do milénio, o Apocalipse chegaria. O último inimigo das crianças foi Apocalimon. Além de Omegamon, existe o Alphamon, que é considerado o Digimon mais poderoso de todos.

Omegamon possui ainda um ataque muito interessante chamado: All Delete (é isto que está escrito na sua espada, em código). Este ataque possui o poder fenomenal de ACABAR com a Digital World... para fazê-la RENASCER. É uma "formatação" de todo o Mundo Digital, usado em situações extremas de perigo. Este é um ataque extraordinário que faz Omegamon ter a capacidade de decidir o destino de todo o Mundo Digital.

Mais uma vez, estamos diante o Yin/Yang. O "começo e fim" estão juntos e em harmonia... em um só Digimon: Omegamon, digimon supremo do Taichi e do Yamato.
avatar
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

100%
Feminino Mensagens : 1766
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 28
Localização : Portugal
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Taichi e Yamato: símbolos de Yin e Yang

Mensagem por Takuya em Seg Out 10, 2011 10:56 am

OMG! Ótima analise! Confesso que já tinha pensado algumas coisas parecidas enquanto assistia ao anime, mas não cheguei a pesquisar mais a fundo. Algumas coisas me surpreenderam, mas no geral tudo faz muito sentido sim! Sobre o Garurumon e o Tigre Branco, não fazia nem idéia de como eles poderiam ter relação um com o outro, fiquei surpreso.

Realmente, acho que essa relação de opostos existe no anime justamente pra mostrar que a "união faz a força". Um precisa das qualidades do outro (no caso Taichi e Yamato) e, quando combinam suas qualidades, alcançam seu completo potencial (Omegamon). Engraçado que muitos de nós possuem características assim, que chegam até mesmo a ser opostas, mas que unidas formam nossa personalidade, nosso caráter (lol). Parabéns pela ótima análise :D !
avatar
Takuya
Administrador
Administrador

100%
Masculino Mensagens : 3464
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 27
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : I saw the end of an era with my own eyes. And in truth, I actually do know that it's my turn next.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Taichi e Yamato: símbolos de Yin e Yang

Mensagem por Rayana em Sab Out 15, 2011 12:22 am

Eu realmente não faço ideia se foi intenção dos autores, mas... como eu costumo dizer "a autoria de uma obra de arte não corresponde à autoria sobre o significado dela para o público".

Se foi sem querer, só tenho a dizer que foi uma coincidência foda como tudo. xD Obrigada!
avatar
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

100%
Feminino Mensagens : 1766
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 28
Localização : Portugal
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Taichi e Yamato: símbolos de Yin e Yang

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum