Últimos assuntos
Parceiros








Fórum AG


Multiversos Em "Digimon"

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

Re: Multiversos Em "Digimon"

Mensagem por Lukas em Sab Fev 25, 2012 7:52 am

Até gostei da teoria, apesar de não concordar completamente.
Por que colocou "Multiversos existentes na franquia Digimon" se a franquia toda não é composta somente pelo anime? Há outros "mundos digitais"/"universos" em jogos, mangá, etc.
E... wait!
"Mundos dos humanos" (fan fics)
Mas fanfics, como o próprio nome diz, foi feito por fãs. Não é considerado oficial, e que o escritor faz o que quer nela. =X
avatar
Lukas
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1572
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 20
Localização : Brasília, DF, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Multiversos Em "Digimon"

Mensagem por TerriLopz em Sab Fev 25, 2012 8:19 am

Haammm, qual é a Teoria? Eu só entendi um Monte de Topicos, mas nada que forme uma teoria. Explica melhor!

E acho que as Zonas e Paises de XW, sejam o Digimundo de XW! Não?
avatar
TerriLopz
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 815
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 22
Localização : Somewhere over the rainbow
Mensagem Pessoal : Mega Shinka!

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Multiversos Em "Digimon"

Mensagem por Shadow Abyss em Sab Fev 25, 2012 8:40 am

O multiverso da franquia Digimon é um dos meus tópicos favoritos, pois em cada continuidade não apenas o Mundo Digital e a forma como funciona é retratado como diferente, mas também sua relação com o mundo dos humanos, de forma com que é praticamente inviável pensar que se tratem todos da mesma coisa.

Por exemplo, em alguns Mundos Digitais os Digimons são reformatados como ovos quando destruídos enquanto que em outros eles morrem de verdade, em alguns a classificação de poder é através de níveis de força enquanto que em outros tais classificações são inexistentes, e por aí vai.

O mesmo ocorre com o mundo humano devido as maneiras como o Digimundo é descoberto sempre ser diferente. Em algumas continuidades nunca na história se ouviu falar de Digimons, enquanto que em outros eles tem seu próprio show de TV e até mesmo um jogo de cartas, ou tiveram seu primeiro contato através de uma expedição que causou incidentes diplomáticos entre os dois mundos.

Na minha perspectiva, realmente existem múltiplos universos, cada um para cada continuidade. Levando em consideração apenas os que foram mostrados no anime existem pelo menos cinco: o de Adventure/02, de Tamers, de Frontier, de Savers e de Xros Wars/YH.
Cada universo também seria composto por dimensões, pelo menos suas próprias versões dos mundos humano e digital, mas que poderiam haver outras como o Oceano Negro e o Mundo dos Sonhos em Adventure/02, ou o DigiQuartz em Xros Wars/YH.

Em resumo, para mim o multiverso seria o conjunto de universos (continuidades), e cada universo conteria um conjunto próprio de dimensões menores (pelo menos um mundo humano e um digital, podendo conter mais).

A teoria do multiverso recebe suporte com a existência da história do Ryo, esclarecida através dos jogos da Wonderswan, e de seres multidimensionais como Millenniummon e Parallelmon.


PS: Quanto a sua teoria, a forma de composição que você citou também poderia funcionar. Contudo, acho que você interpretou mal o que eram as zonas e terras em Xros Wars, elas não são "mundos diferentes", apenas um mesmo Mundo Digital que foi dividido em 108 pedaços, e mais tarde reformatado em 7. E fanfics não fazem parte do canon, por mais que algumas vezes dejesássemos o contrário.
avatar
Shadow Abyss
Baby 1 (Younenki I)
Baby 1 (Younenki I)

Comportamento : 100%
Mensagens : 36
Data de inscrição : 19/02/2012
Idade : 26

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Multiversos Em "Digimon"

Mensagem por Marty em Sab Fev 25, 2012 9:44 am

/\ this. Lembrando que o Oceano negro e o lugar onde o Dagomon e os espectros viviam é o mesmo universo.
avatar
Marty
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 547
Data de inscrição : 16/10/2011
Idade : 21
Localização : São Paulo
Mensagem Pessoal : dreaming in the rain

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Multiversos Em "Digimon"

Mensagem por RukasuStorm em Sab Fev 25, 2012 9:59 am

É estranho considerar FanFics, afinal, como foi dito, não são oficiais.

Além de ter que considerar:

- Games (Storys, Worlds, e outros)
- Mangás (Next por exemplo não está aí)

E cada Zone não é um Digital World diferente, todos fazem parte do mesmo Digital World presente em Xros Wars.

Só isso.
avatar
RukasuStorm
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 312
Data de inscrição : 26/11/2011
Idade : 23
Localização : Montes Claros - MG, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

Re: Multiversos Em "Digimon"

Mensagem por Dragon em Sab Fev 25, 2012 1:05 pm



Pra começar isso não é uma teoria. Você juntou um monte de tópicos diferentes e disse "Essa é minha teoria". Segundo que as Zones/Lands não eram dimensões, o Rukasu já explicou que eram pedaços de um mesmo mundo. Não é dificil entender esse conceito... É só imaginar um mar com várias ilhas próximas umas das outras. Toda aquela área é o Digital World, mas apenas as ilhas são zones/lands =P Só por que existiam portais de uma land para a outra não quer dizer que sejam dimensões diferentes. O mundo digital de Tamers tem vários niveis, varias camadas diferentes, nem por isso cada camada é uma dimensão.

Terceiro que os pontos que você levantou (os que não estão errados) são coisas óbvias, você fez um tópico do tipo "Nossa, descobriu o Brasil". (Caso não tenha entendido, a expressão significa "Descobriu algo que milhares de pessoas já conheciam")


Estou vendo que o forum vai entrar num colapso dimensional daqui a pouco, eu nem sei mais em que dimensão eu estou
avatar
Dragon
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1816
Data de inscrição : 22/09/2011
Idade : 23
Localização : Gentlemen Land
Mensagem Pessoal : Why so british? Let's put a monocle on that face!

Voltar ao Topo Ir em baixo

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

Re: Multiversos Em "Digimon"

Mensagem por NatanYagami em Sab Fev 25, 2012 3:24 pm

Não é uma teoria, já que é algo confirmado, é mais uma reunião de informações, achei legal.

Como falaram, as zonas e países de XW são um DW só. Eles não atravessavam de uma dimensão para outra, apenas utilizavam portais para viajar de uma zona a outra, já que elas estavam desconectadas uma das outras (o digital world foi supostamente quebrado e dividido pelo Breakdramon).

Não concordo com algumas coisas. Há uma certa confusão em relação aos termos desse assunto, tanto no fandom de Digimon quanto no meio da ficção em geral, mas as definições que acredito serem corretas são essas (se alguém discordar, corrija-me!):

Universo: conjunto dos corpos celestes, matéria, energia, leis, tempo e espaço.

Realidade: tudo que existe, seja acessível ou não, conhecido ou não. Teoricamente, seria o próprio multiverso como uma realidade física. Na ficção, é um termo ambíguo, pode ser utilizado como sinônimo de 'universo', 'a outra face da moeda', universos que vivam de modo paralelo entre si, e que, por essa razão, tenham características em comum, ligações, acesso, conformidade.

Dimensão: na Matemática e na Física refere-se aos pontos de identificação da posição e movimento de um corpo. Na ficção, assume um significado parecido com o de 'realidade', sendo mais comumente usado como sinônimo de 'universo', especialmente no meio cinematográfico onde se usa 'dimensões paralelas' como sinônimo de 'universos paralelos'.

Multiverso: o conjunto dos universos paralelos. Não há mais de um multiverso; há um só, o conjunto de todos os univeros possíveis.

No fandom, relacionamos certo mundo humano com seu paralelo mundo digital e dizemos ser um universo, até para facilitar a explicação, mas é um erro. O 'mundo humano' é o planeta Terra, que faz parte de um universo com seus astros próprios. O Digital World é um outro planeta, com outros astros ao redor (sua(s) lua(s)), num outro sistema, num outro espaço, com outro tipo de matéria, ou seja, um outro universo! Não é como se ele fosse Marte ou Júpiter, ou seja, só um planeta longíquo que pode ser acessado por portais digitais.

Podemos dizer que há universos/dimensões paralelos, cada dimensão dessa sendo um agrupamento de universos/realidades paralelos. Ou seja, temos o multiverso físico, composto pelos universos físicos considerados como uma realidade. Dentro de cada um desses universos, temos um outro universo, o digital, que é uma realidade paralela específica àquele universo (e podemos ter outros, como o Mundo das Trevas, digiquartz e por ae vai). A esse conjunto formado pela realidade física, a realidade digital e outras que possam existir, podemos nomear como uma 'dimensão'.

Fisicamente, os universos que compõem o multiverso ocupam espaços diferentes, como bolhas de sabão, e são separados, podendo teoricamente ser ligados por buracos negros ou wormholes (o termo traduzido é muito feio, sorry). Mas as características e ideias apresentadas na franquia demonstram que o universo físico/humano e o universo digital não são separados; ocupariam o mesmo espaço existencialmente, sendo apenas realidades diferentes. Por isso ocupam o mesmo 'espaço' no multiverso, sendo uma única dimensão. Dentre os motivos que me levam a pensar nisso, está a questão de que, como falei, o universo digital não é apresentado como um outro local no universo físico; é apresentado como um universo completo, tendo foco no conhecido digital world, que seria a realidade paralela ao planeta Terra.

Fisicamente falando, temos teorias que podem demonstar isso também. Primeiramente, a antimatéria. Um universo formado de antimatéria não poderia coexistir no mesmo espaço que um universo formado de matéria. O multiverso abre a possibilidade de universos com leis físicas próprias, então um universo composto de antimatéria é possível como um universo independente, ou como uma realidade paralela a um universo de matéria; mas jamais na mesma realidade, como se na próxima esquina espacial pudesse se saltar da matéria para a antimatéria. O contato entre ambas, teoricamente, causaria a extinção das duas.

Do mesmo modo, é impossível o universo digital ser uma extensão do universo físico, porque este é formado de matéria, e o digital de dados. A fusão entre ambos causaria, a longo prazo, a destruição dos dois, analogicamente à situação do contato de matéria e antimatéria. Vemos isso em Adventure, Savers, e mais atualmente em Xros Wars (onde os dois universos seriam aniquilados para a criação de um novo, nem físico, nem digital). Logo, o universo digital só é possível como uma realidade paralela ao universo físico e temos todas as provas que ligam os dois universos, como o fato do universo digital ser submisso à internet em algumas dimensões, ter se originado e desenvolvido por ela; ou até o contrário: em Xros Wars, o universo físico veio depois do digital, segundo Wisemon, sendo o digital totalmente independente para se desenvolver, e quem sabe até dominante sobre o físico de algum modo.

Além da antimatéria, uma outra teoria física extremamente abordada na ficção são as viagens temporais. Uma viagem ao passado ou ao futuro pode ser feita, e ambos os períodos coexistirem como realidades paralelas. Cada período tem seu próprio universo, e todos eles estão na mesma dimensão, não são independentes de espaço. Uma alteração em um pode alterar o outro, criar duplicação de seres e fatos e por ae vai; o que teoricamente leva a crer de que existam infinitas realidades temporais paralelas. Isso foi explorado e levado às últimas consequências em Digimon, com o passado sendo modificado por Ryo e com isso gerando camadas de realidades temporais - o passado e futuro originais, e os modificados por ele. Pensem: para a história do Ryo ser possível, o passado original sem ele tem de continuar existindo em alguma realidade, para ele ser possível nascer e voltar ao passado (duplicando essa realidade temporal e modificando uma). Ou seja, apesar de se mexer com o passado, tem de haver uma linearidade existencial e infinitas realidades temporais para ela ser possível.

Outra abordagem que tivemos em Digimon sobre o tempo está nos universos de Chronicle e X-Evolution, onde Yggdrasil destrói a realidade temporal do presente, e constrói três realidades comandadas por ele - cada uma com seu próprio universo completo: passado, presente e futuro. Para os seres, cada um está a seu tempo normal. Essa divisão temporal só funciona para Yggdrasil, ele trata cada realidade como um tempo diferente, mas para ele a história continua linear. Esses três universos/realidades continuam sendo apenas um para a realidade existencial do Yggdrasil. Ainda falando do universo digital de X-EVO, assim como no caso da antimatéria, é possível existir universos digitais próprios, independentes, fazendo parte do multiverso, sem uma realidade física paralela, e o universo de X-EVO pode ser um assim.

Logo, a teoria apresentada pelo Victor torna-se insensata, ao meu ver, primeiramente porque expõe quatro multiversos, sendo que teoricamente só há um (o total de tudo). O termo correto nesse caso seria 'dimensão', e com isso, temos todos os universos físicos apresentados na franquia colocados como realidades paralelas de uma mesma dimensão, separados de suas realidades digitais, que por sua vez também foram mescladas numa única grande dimensão. E pelo que expus e o que sabemos, não é assim: cada universo físico apresentado tem sua realidade digital (e outras) e compõe com isso uma dimensão própria. E o conjunto dessas dimensões, que podem ser um universo físico mais um digital (e outros), só um físico, só um digital, um composto por antimatéria e infinitas possibilidades, forma o multiverso.

Só reiterando que o termo 'dimensão' com esse significado exposto é puramente ficcional, para representar um conjunto de universos/realidades. Mas o multiverso teoricamente seria composto apenas dos universos primeiros, ou seja, os principais e acessíveis em uma 'viagem', independente de suas realidades coexistentes próprias. Na franquia Digimon então, o multiverso é composto pelos universos físicos dos humanos, e quem sabe de algum universo que contenha apenas uma realidade digital. Inclusive creio que o universo digital de Xros Wars é o que compõe o multiverso, sendo o humano uma realidade paralela póstuma.

Parando para pensar, me veio uma ideia de ‘multiversos paralelos’, mas deixa para outra hora, acho que já falei demais. q
avatar
NatanYagami
Baby 2 (Younenki II)
Baby 2 (Younenki II)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 103
Data de inscrição : 25/12/2011
Idade : 24
Localização : Feira de Santana - Bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Multiversos Em "Digimon"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum