Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

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Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

Mensagem por Netto-kun em Ter 17 Abr 2012 - 21:11

Estava lendo a Wikipedia japonesa sobre as várias séries de Digimon e vi algo que achei interessante compartilhar aqui. É sobre os roteiristas.

Antes, vou explicar como funciona o trabalho dos roteiristas em um anime:
1. Existe a figura do "organizador da série" (シリーズ構成 - Series Kousei), que é o roteirista "principal" daquele anime. Ele começa recebendo a proposta para escrever roteiros para um anime.

2. O Organizador da Série se familiariza com o material original lendo o mangá ou o livro ou jogando o jogo. Em animes originais, ele pode ser considerado o "autor" da história.

3. O Organizador da Série encontra o diretor e pessoas importantes do material original (mangaká, criador do jogo, etc) para traçar a direção, sensação e arcos que o anime irá tomar.

4. O Organizador da Série esboça uma visão do enredo para cada episódio.
Por exemplo:
- Define que tal personagem será estrela no episódio XX
- Define que o episódio XX, que está previsto para passar em um dia de verão, terá os personagens indo para a praia.
- Um dos patrocinadores do anime é uma empresa de brinquedos, que tem uma data prevista para lançar o boneco do robô principal da série com peças adicionais. O Organizador da Série define que no episódio XX aquele robô principal ganhará aquela peça adicional como um poder extra.
- Quando for decidido um alongamento da série enquanto ela estiver no ar, ele modifica o que deveria ser o final.

5. Depois disso, ele passa por mais discussões com o diretor e os autores originais.

6. O Organizador da Série finaliza o enredo da série e chama roteiristas que o ajudarão a escrever o roteiro de cada episódio.

7. Mais ciclos de aperfeiçoamento do roteiro com o diretor e os autores originais.

8. O roteiro finalizado é entregue ao diretor e o envolvimento do Organizador da Série e dos outros roteiros termina.

É isso que explica inconsistências em animes. Quando o enredo é coerente mas cada episódio não é tão agradável, o Organizador da Série é bom, mas os roteiristas de cada episódio não.

Quando os personagens são encantadores e cada episódio é interessante/divertido, mas o enredo geral não é convergente e não há desenvolvimento de personagens ou elementos consistentes, o roteiristas de cada cada episódio são ótimos, mas o Organizador da Série não.

Fontes:
http://hontouni.com/zan/2008/08/10/series-composition-going-beyond-studio-pedigree/
http://ja.wikipedia.org/wiki/%E3%82%B7%E3%83%AA%E3%83%BC%E3%82%BA%E6%A7%8B%E6%88%90

Bem, dito isso, vejamos os Organizadores de cada série Digimon, junto com os roteiristas de cada episódio. Podemos tirar várias conclusões vendo a lista. Obs: Estava com preguiça de traduzir os títulos de cada episódio, então copiei da área de downloads.

Digimon Adventure
Organizador da Série: Satoru Nishizono
01. Sugados? A Ilha das Aventuras! | Satoru Nishizono
02. Evolução Explosiva! Greymon | Satoru Nishizono
03. O Lobo Azul! Garurumon | Reiko Yoshida
04. Chamas Vermelhas! Birdramon! | Genki Yoshimura
05. Relâmpago! Kabuterimon! | Hiro Masaki
06. Palmon e a Evolução Furiosa! | Yoshio Urasawa
07. Rugido! Ikkakumon | Akatsuki Yamatoya
08. Devimon, o Mensageiro das Trevas! | Satoru Nishizono
09. Batalha! Digimons do Gelo | Jun Maekawa
10. Centalmon, o Guardião! | Genki Yoshimura
11. Fantasma Dançante! Bakemon | Yoshio Urasawa
12. Aventura! Patamon e Eu | Hiro Masaki
13. Angemon Desperta! | Satoru Nishizono
14. Viagem - Rumo a um Novo Continente! | Reiko Yoshida
15. Etemon! Show das Trevas | Satoru Nishizono
16. Evolução Negra! SkullGreymon | Hiro Masaki
17. O Capitão Ilusório, Cockatrimon! | Yoshio Urasawa
18. Fada! Picklemon | Jun Maekawa
19. O Labirinto de Nanomon! | Satoru Nishizono
20. Evolução Perfeita! MetalGreymon | Satoru Nishizono
21. Koromon e a Grande Batalha em Tóquio! | Reiko Yoshida
22. O diabinho sussurante, PicoDevimon | Hiro Masaki
23. Amigo! WereGarurumon | Genki Yoshimura
24. Estraçalhe! AtlurKabutermon | Yoshio Urasawa
25. O tirano Adormecido! TonosamaGekomon | Akatsuki Yamatoya
26. Asas Brilhantes! Garudamon | Jun Maekawa
27. O Castelo das Trevas de Vamdemon | Hiro Masaki
28. Perseguição! Apressem-se para o Japão | Hiro Masaki
29. Mammon e a Grande Invasão à Hikarigaoka! | Satoru Nishizono
30. Digimon e a Grande Travessia em Tóquio!! | Jun Maekawa
31. Raremon! Ataque na Baía de Tóquio | Hiro Masaki
32. A Torre de Tóquio está queimando! DeathMeramon | Satoru Nishizono
33. Pump e Gottsu são Digimons Shibuyanos | Yoshio Urasawa
34. Os Laços do Destino! Tailmon | Genki Yoshimura
35. A fada de Obaiba! Lilimon Florece! | Hiro Masaki
36. Rompendo a Barreira! A Faísca de Zudomon! | Jun Maekawa
37. O Ataque de Todos os Kanzentai! Angewomon Resplandece | Genki Yoshimura
38. Ressurreição! O Rei das Trevas, VenomVamdemon | Hiro Masaki
39. Duas Grandes Evoluções Extremas! Destruam as Trevas!! | Jun Maekawa
40. Os Quatro Imperadores da Montanha Demoníaca! Os Dark Masters | Satoru Nishizono
41. O Rei dos Mares Turbulentos Metalseadramon | Yoshio Urasawa
42. Silêncio no Fundo do Mar, Whamon | Akatsuki Yamatoya
43. Brincadeira Perigosa! Pinochimon | Genki Yoshimura
44. Jyureimon da Floresta das Desilusões | Jun Maekawa
45. Confronto entre Kyuukyokutais! WarGreymon vs MetalGarurumon | Hiro Masaki
46. O Contra-Ataque de MetalEtemon | Hiro Masaki
47. Vento! Luz! Saberleomon! | Jun Maekawa
48. Comando Explosivo, Mugendramon | Satoru Nishizono
49. Adeus, Numemons | Yoshio Urasawa
50. Briga de Mulheres, LadyDevimon | Jun Maekawa
51. O Palhaço do Inferno, Piemon | Genki Yoshimura
52. O Espadachim Sagrado! HolyAngemon! | Hiro Masaki
53. O Último Digimon das Trevas | Genki Yoshimura
54. Um Novo Mundo | Hiro Masaki

Filmes de Digimon Adventure
01. Digimon Adventure | Reiko Yoshida
02. Bokura no War Game | Reiko Yoshida

Digimon Adventure Zero Two
Organizador da Série: Jun Maekawa e Genki Yoshimura
01. O Herdeiro da Coragem | Jun Maekawa
02. Digital Gate, Open! | Jun Maekawa
03. Digimental Up! | Genki Yoshimura
04. Digimon Kaiser, o Rei das Trevas | Hiro Masaki
05. Destruam a Torre Negra | Reiko Yoshida
06. Piquenique Perigoso | Yoshio Urasawa
07. As Memórias de Hikari | Jun Maekawa
08. A Solidão do Digimon Kaiser | Satoru Nishizono
09. O Poder Mágico do Anel Negro | Genki Yoshimura
10. O Inimigo é Metal Greymon! | Hiro Masaki
11. Lightdramon, o Trovão Azul | Genki Yoshimura
12. Bangue Bangue no Oeste Digimon | Yoshio Urasawa
13. O Uivo de Dagomon | Chiaki J. Konaka
14. Shurimon, o Lutador Ágil | Genki Yoshimura
15. As Artes Marciais de Shurimon | Jun Maekawa
16. Submarimon: Fuga do Oceano | Hiro Masaki
17. Memorial de Odaiba | Genki Yoshimura
18. A Base do Digimon Kaiser | Jun Maekawa
19. Kimeramon, o Monstro Composto | Hiro Masaki
20. A Evolução Milagrosa: Gold Magnamon | Reiko Yoshida
21. Adeus Ken | Jun Maekawa
22. A Evolução Corajosa: ExVeemon | Yoshio Urasawa
23. Quando o Digivice é Tocado pelas Trevas | Genki Yoshimura
24. Ankylomon, o Blindado da Terra | Reiko Yoshida
25. Aquilamon, o Cavaleiro do Céu | Hiro Masaki
26. Evolução Jogress! Agora, Dois Corações São Um Só | Genki Yoshimura
27. A Combinação Invencível, Paildramon! | Jun Maekawa
28. A Armadilha da Encantadora de Insetos | Hiro Masaki
29. Arachnemon, o Fracasso da Mulher Aranha | Hiro Masaki
30. O Kyukokutai das Trevas, Black War Greymon | Yoshio Urasawa
31. Sylphymon, a Tempestade do Amor | Reiko Yoshida
32. As Ruínas Misteriosas, Holy Stone | Hiro Masaki
33. Hoje, Miyako visita a cidade de Kyoto | Genki Yoshimura
34. Protegendo os Pontos Sagrados | Reiko Yoshida
35. Fúria Explosiva! BlackWarGreymon | Jun Maekawa
36. O Anjo de Aço, Shakkoumon | Yoshio Urasawa
37. O Grande Kyukokutai, Qinglogmon | Genki Yoshimura
38. Holy Night! A Grande Assembleia dos Digimons | Genki Yoshimura
39. A Grande Reunião! Imperialdramon | Jun Maekawa
40. Operações em Nova York e Hong Kong | Hiro Masaki
41. Operações no Mar de Coral e em Versalhes | Yoshio Urasawa
42. Operações no México e na Rússia | Reiko Yoshida
43. Ataque do Exército de Daemon | Genki Yoshimura
44. A batalha Mortal Contra os Digimon das Trevas | Hiro Masaki
45. O Portal das Trevas | Jun Maekawa
46. BlackWarGreymon VS. WarGreymon | Hiro Masaki
47. O Lacre de BlackWarGreymon | Genki Yoshimura
48. Terror! BelialVamdemon | Hiro Masaki
49. A Última Armor Shinka | Jun Maekawa
50. O Nosso Digital World | Genki Yoshimura

Filmes de Digimon Adventure 02
01. Digimon Hurricane Jouriku!! | Reiko Yoshida
02. Diablomon no Gyakushuu | Reiko Yoshida

Isto conclui a lista dos dois primeiros animes de Digimon. Percebam que o Organizador de Série foi trocado em Adventure e 02: Satoru Nishizono, que desempenhava esta função em Adventure, só escreveu UM episódio de 02. Acredito que isso seja o motivo de tanta diferença entre a trama de Adventure e 02: os personagens podem até agradar, mas não há aquele desenvolvimento e convergência do enredo que havia em Adventure.

O episódio 13, do Dagomon, também é diferente do restante por ter sido escrito por um roteirista até então inédito em Digimon: o Chiaki J. Konaka, que viria a se tornar o Organizador da Série em Tamers.

Em breve postarei os roteiristas das séries seguintes.

E então, pessoal, o que concluem após lerem isso?


Última edição por Netto-kun em Ter 17 Abr 2012 - 21:39, editado 1 vez(es)
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Re: Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

Mensagem por Lukas em Ter 17 Abr 2012 - 21:35

Interessante! Nunca soube disso antes, obrigado por informar. xD

Não tenho muitos comentários. Só queria saber o porquê do McDonalds não criar nada para Hunters... T_T
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Re: Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

Mensagem por Takuya em Ter 17 Abr 2012 - 21:44

Nossa, tirando pelo episódio do Dagomon, não sabia que tantos roteiristas diferentes tinham trabalhado nas temporadas de Digimon. Ainda não justifica as diferenças entre Adventure e 02, mas ajuda um bocado a entender o porque. Valeu! \o/
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Re: Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

Mensagem por Netto-kun em Ter 17 Abr 2012 - 21:49

Lukas escreveu:Interessante! Nunca soube disso antes, obrigado por informar. xD

Não tenho muitos comentários. Só queria saber o porquê do McDonalds não criar nada para Hunters... T_T

De nada =D Isso eu realmente não sei...

Takuya escreveu:Nossa, tirando pelo episódio do Dagomon, não sabia que tantos roteiristas diferentes tinham trabalhado nas temporadas de Digimon. Ainda não justifica as diferenças entre Adventure e 02, mas ajuda um bocado a entender o porque. Valeu! \o/

De nada =D

A maioria dos roteiristas se manteve ao longo das 4 primeiras temporadas, com a exceção dos Organizadores de Série (Genki Yoshimura e Jun Maekawa foram os únicos que tiveram esta função e continuaram em séries posteriores).

Em Savers e Xros Wars só alguns dos roteiristas antigos se mantiveram.
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Re: Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

Mensagem por Henry Aric em Qua 18 Abr 2012 - 7:58

Interessante.

É Mais um prova da diferença entre Adventures e Zero Two. Um dos motivos das duas series não se ligarem homogeneamente.

Excelente Thiago, por favor, coloque mais informações sobre as outras temporadas, principalmente Xros Wars X Hunters. =)
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Re: Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

Mensagem por TerriLopz em Qua 18 Abr 2012 - 9:00

Interessante!

O episodio do Dagomon foi escrito pelo que viria a ser o Organizador de Tamers? Isso explica muita coisa. Tamers tem um fundo beeem mais denso que nas outras temporadas e de fato o episodio do Dagomon foi o mesmo para os outros episodios da mesma serie!

Gostei de saber disso tudo! xP
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Re: Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

Mensagem por Hikari no Hana em Qua 18 Abr 2012 - 9:18

É... interessante ver como a organização de um autor pode diferenciar de outro. E o fato de tantos roteiristas diferentes terem trabalhado em ZT pode explicar porque a cada hora a série parecia ter um clima diferente. Enfim, adorei saber disso. E estou curiosa para ver quem foram os organizadores e roteiristas das sagas restantes.
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Re: Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

Mensagem por Rayana em Qua 18 Abr 2012 - 9:51

A variedade de guionistas é aceitável, se considerarmos que a staff da Toei trabalha por "equipas". Uma equipa que trabalhe numa animação realmente pode não ser a mesma equipa que trabalha na época seguinte - vai por épocas.

Mas para mim isso não devia justificar as incoerências de Zero Two. Aliás, é justamente por isto que eu tanto critico 02, ou mesmo os storyboards de Hunters; não existe sequer um esforço pela coerência. Acho que o facto de serem guiniostas / supervisores diferentes não devia afectar a obra no geral... mas afectou! E na minha opinião, um bom profissional não deixa que isso aconteça. Um bom profissional tem que fazer pesquisa séria e adaptar-se - ele não pode simplesmente mudar as regras do anime da noite para o dia.

Aliás, isto explica até mesmo a falta de apego para com as oito crianças escolhidas, não há sequer um veículo emocional que se preocupe em dar-lhes aura porque os responsáveis não são os mesmos. Então, não adianta o realizador, o Kakudou, ser o mesmo, se ele não se preocupa em chamar os supervisores à atenção. E esse é um dos trabalho dele, na qualidade de director/realizador.

Comentei +/- isto no meu livejournal (e acho que postei até num outro tópico aqui da DZ), e sublinhei que o único roteirista de Zero Two que se preocupou em pegar em elementos de Adventure foi o Genki Yoshimura. E olhando para a lista do primeiro tópico, dá para perceber porquê, é que ele é dos poucos que sabia o que estava a fazer. xD Mas também foi ele o pobre diabo que espetou com Sorato ali (que se formos a ver, talvez já exista no episódio do "Piemon, O Palhaço do Inferno" que ele também escreveu), que em termos narrativos é incoerente também, então, fuck logic.
No 1º post o Tiago só postou os roteiristas, mas podem encontrar a staff inteira de Adventure e Zero Two aqui e aqui.

Eu sempre fui chamada à atenção sobre a personalidade dos japoneses sobre "demorarem séculos para decidirem alguma coisa" em reuniões. Eles são capazes de não recusar algo absurdo só por educação. Às vezes pergunto-me se não foi essa característica leviana e mole que afectou o trabalho final...

Eu, como realizadora, jamais admitiria alguns dos pequenos erros que se viram nesta série. Eu sei como é criar um roteiro, discuti-lo e trabalhá-lo, para depois filmar, trabalhar sons, e montar um filme. Tive que fazê-lo muitas vezes durante os 5 anos que estive a estudar na universidade (matérias como Construção da Imagem Fílmica, Análise de Filmes e Crítica Cinematográfica). Eu discutia MUITO com os meus colegas, às vezes até nos zangávamos por diferença de ideais, mas no final, tudo corria bem e tudo valeu a pena, os professores deram-nos a nota máxima, porque havia um trabalho coeso. Eu sei que é duro receber críticas, mas não podemos usar desculpas como "guionistas diferentes" para justificar um mau trabalho.

Sei lá, às vezes também questiono se, ao trabalhar numa grande empresa como a Toei, se o pessoal não perde o jeito para a coisa... E não, eu não acredito que a culpa seja dos patrocinadores. Patrocinadores são uma coisa boa, para quem trabalha neste tipo de coisa.

É um excelente tópico, porque ajuda a abrir umas pestanas! xD
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Re: Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

Mensagem por Hikari no Hana em Qua 18 Abr 2012 - 10:19

O que você falou, Ray, me faz pensar em algo que é bem comum no mundo do audiovisual e mídia, pelo menos pelo pouco que percebo aqui no Brasil. Às vezes, me dá a impressão de que os roteiristas de Digimon tem uma pequena disputa de egos entre si, coisa que, em tese, não deveria existir numa equipe! Quer dizer, tudo bem que os organizadores mudaram, e entraram outros personagens e roteirisitas a fim de mostrar serviço... mas como você mesma disse, houve desapego à história de Adventure e aos oito escolhidos, e uma coerência que não existia, a história mudava de clima, rumo e conflito de maneira gritante em muitos episódios.

Aí, pra pensar que em ZT, cada roteirista trabalhou por si, para valorizar o seu trabalho (ao invés de se manter na linha de Adventure, pelo menos no quesito de forma de trabalhar)... é um pulo. Se essa for a razão, é uma pena.
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Re: Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

Mensagem por Jyunirii em Qua 18 Abr 2012 - 13:05

Yoshida-san tinha trabalhado nos filmes e nao sabia. LOL.

Acabei nao lendo tudo, mas o bastante pra saber que muda bastante de guionista. Isso ate que pode ser explicavel para tantos buracos na serie, mas isso poderia ser um bom ponto. Tendo tantas visoes poderiam ter feito algo bom.

Bom topico. Obrigada pelas infos.
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Re: Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

Mensagem por izumi em Qua 18 Abr 2012 - 13:52

Concordo com a Ray.
Uma equipe grande e com diferentes roteiristas não é desculpa para justificar um trabalho mal feito.
Por que esses problemas de continuidade e coerência não acontecem com outros animes, também gerenciados pela Toei?

Na minha opinião, a razão primária é muito simples: o roteiro original, que guia todo o roteiro de animação.

Animes como Dragon Ball e One Piece, possuem um staff infinitamente maior que Digimon, mas eles também possuem algo a mais que digimon não possui: um manga original, criado por um único autor, que desempenha o papel de desenhista e roteirista.
Eles idealizaram uma história com início, meio e fim. (vamos excluir DBGT disso, ok)

Adventure fluiu muito bem, pois o roteiro dele havia sido criado anteriormente com início, meio e fim, o rumo da história tomou um caminho certo, a série era nova (original) e foi muito bem aceita pelo público.

O problema de Zero Two é: para se aproveitar do sucesso de Adventure, foi criada uma nova série, "extendendo" o roteiro da primeira.
Tudo bem que eles aproveitaram várias conexões, tanto de Adventure, como dos filmes ou dos jogos, mas o propósito dessa série não foi nada mais nada menos do que conseguir lucrar as custas do sucesso que o seu antecessor teve no passado.
E, como todos já estão carecas de saber, Zero Two não foi tão bem aceito assim. A atmosfera era muito diferente de Adventure, logo o sucesso alcançado não foi o mesmo e o lucro não foi aquele que a equipe esperava, o que causa uma instabilidade no orçamento do anime, umas mudanças de improviso aqui e ali, comprimir um pouco mais o roteiro, etc...

O resultado que temos é um anime cheio de furos, incoerências, defeitos e tudo que nós sabemos que ZT possui.

No momento que criamos uma continuação forçada para algo que não era planejado possuir uma continuação, é evidente que algumas falhas nasçam no processo. Tanto que existe aquela crença popular de que "o primeiro é sempre o melhor".
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Re: Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

Mensagem por Dragon em Qua 18 Abr 2012 - 19:36

Esse "rodízio" acontece não apenas com os roteiristas, mas também com a equipe de animação. Animes longos que duram de um ano para cima tem várias equipes de desenho que se revezam a cada X episódios. Umas evidentemente são melhores que as outras, ou possuem estilos diferentes.

Podemos comparar por exemplo o traço da Akari durante o primeiro arco de Xros Wars. Nos primeiros episódio são traços bem simples, bem parecidos com as meninas de Adventure, Tamers e Frontier. Já nos episódios da Sweet Zone ela tem um traço mais feminino, com curvas, unhas compridas e tals.

Não sei por que isso é mais evidente nos animes atuais. Bem, pelo menos a Sora não ganhou peitos magicamente de um episódio pro outro.
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Re: Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

Mensagem por Convidado em Sex 20 Abr 2012 - 14:19

Sir Dragon escreveu:Bem, pelo menos a Sora não ganhou peitos magicamente de um episódio pro outro.

ep final de Hunters = TODOS OLHAM PROS PEITOS MAGICOS DA NENE, foda-se o resto do ep.

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Re: Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

Mensagem por Hikari no Hana em Sex 20 Abr 2012 - 14:29

Porque se tudo falhar em quesito de roteiro ou animação, apele para os peitos -N
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Re: Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

Mensagem por izumi em Sex 20 Abr 2012 - 23:12

Hikari no Hana escreveu:Porque se tudo falhar em quesito de roteiro ou animação, apele para os peitos -N

kkkkk Isso me lembra os episódios de Endless Eight de suzumiya haruhi, em que os fãs não aguentavam mais 8 episódios seguidos e iguais.

E se você comparasse cada episódio, tinha uns em que a Haruhi estava com peitos maiores que o da própria Mikuru e outros tão pequenos feito uma tábua. Acho que ia variando conforme o gosto pessoal dos desenhistas XD
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Re: Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

Mensagem por rmoreira dias em Sab 21 Abr 2012 - 0:29

Nossa kra que legal,eu não sabia disso mesmo tendo o autor e o diretor,tem os roteiristas que influenciam no que o diretor e o autor já tinham decidido no animes?é isso?kkkkkkkkk
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Re: Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

Mensagem por Hikari no Hana em Sab 21 Abr 2012 - 18:35

É Izumi... mesmo no mundo dos desenhos, os moços fazem questão de trabalhar os peitos ¬¬

Pois é... mas todo mundo que trabalha numa produção acaba influenciando, nem que seja um tiquinho... só não pode ATRAPALHAR.
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Re: Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

Mensagem por Netto-kun em Sab 21 Abr 2012 - 20:17

Hikari no Hana escreveu:É... interessante ver como a organização de um autor pode diferenciar de outro. E o fato de tantos roteiristas diferentes terem trabalhado em ZT pode explicar porque a cada hora a série parecia ter um clima diferente. Enfim, adorei saber disso. E estou curiosa para ver quem foram os organizadores e roteiristas das sagas restantes.

O comum nos animes é terem roteiristas diferentes mesmo. Mas se a série não converge, o problema é o Organizador que não está fazendo seu trabalho direito.

Rayana Wolfer escreveu:A variedade de guionistas é aceitável, se considerarmos que a staff da Toei trabalha por "equipas". Uma equipa que trabalhe numa animação realmente pode não ser a mesma equipa que trabalha na época seguinte - vai por épocas.

Mas para mim isso não devia justificar as incoerências de Zero Two. Aliás, é justamente por isto que eu tanto critico 02, ou mesmo os storyboards de Hunters; não existe sequer um esforço pela coerência. Acho que o facto de serem guiniostas / supervisores diferentes não devia afectar a obra no geral... mas afectou! E na minha opinião, um bom profissional não deixa que isso aconteça. Um bom profissional tem que fazer pesquisa séria e adaptar-se - ele não pode simplesmente mudar as regras do anime da noite para o dia.

Exatamente! Até porque a maioria dos animes tem muitos roteiristas e não é comum acontecer isso. Só animes como Madoka Magica que tem somente um roteirista.

Rayana Wolfer escreveu:Aliás, isto explica até mesmo a falta de apego para com as oito crianças escolhidas, não há sequer um veículo emocional que se preocupe em dar-lhes aura porque os responsáveis não são os mesmos. Então, não adianta o realizador, o Kakudou, ser o mesmo, se ele não se preocupa em chamar os supervisores à atenção. E esse é um dos trabalho dele, na qualidade de director/realizador.

Eu acho que o Kakudou sofreu as consequências pelo que 02 foi. Olhando os trabalhos dele posteriores na Toei, ele só tem feito storyboard e direção de episódios individuais. Mesmo em Xros Wars, o que foi que ele fez? Storyboard e direção de episódios. Antes de dirigir Digimon, ele foi diretor de Yugioh (fase Toei).


Rayana Wolfer escreveu:Eu sempre fui chamada à atenção sobre a personalidade dos japoneses sobre "demorarem séculos para decidirem alguma coisa" em reuniões. Eles são capazes de não recusar algo absurdo só por educação. Às vezes pergunto-me se não foi essa característica leviana e mole que afectou o trabalho final...

Eu, como realizadora, jamais admitiria alguns dos pequenos erros que se viram nesta série. Eu sei como é criar um roteiro, discuti-lo e trabalhá-lo, para depois filmar, trabalhar sons, e montar um filme. Tive que fazê-lo muitas vezes durante os 5 anos que estive a estudar na universidade (matérias como Construção da Imagem Fílmica, Análise de Filmes e Crítica Cinematográfica). Eu discutia MUITO com os meus colegas, às vezes até nos zangávamos por diferença de ideais, mas no final, tudo corria bem e tudo valeu a pena, os professores deram-nos a nota máxima, porque havia um trabalho coeso. Eu sei que é duro receber críticas, mas não podemos usar desculpas como "guionistas diferentes" para justificar um mau trabalho.

Acho que foi justamente por não aceitado as sugestões de mudança em 02 que o Satoru Nishizono deixou a equipe em 02.

Estava lendo as entrevistas do Kakudou + Hiromi Seki, Satoru Nishizono, Jun Maekawa e Genki Yoshimura e uma coisa que percebi muito. O Kakudou e a Seki foram responsáveis pela ideia de fazer a história, mas todo o desenvolvimento, o estilo, a estrutura de Adventure saiu da cabeça do Nishizono. Percebam a diferença do que o Nishizono fala para o que o Maekawa e a Yoshimura falam.

O Nishizono foi chamado para ser organizador só tendo mais ou menos o perfil dos personagens e ele teve liberdade de fazer a história como quisesse. O mundo de Adventure foi todo criação dele.

Agora percebam a entrevista com os organizadores de 02. Todos eles ficam muito na superficialidade. E o Jun Maekawa diz que foi responsável pelo desenvolvimento dos personagens bonzinhos (Daisuke, Miyako, e etc), enquanto a Genki Yoshimura ficou com o desenvolvimento do Ken, Oikawa, etc. Ou seja, o Jun Maekawa foi responsável pelos grandes erros de 02: a falta de desenvolvimento dos personagens principais, enquanto que a Yoshimura foi responsável pela partes boas de 02: o desenvolvimento do Ken, etc.

Entrevista com Hiroyuki Kakudou (diretor) e Hiromi Seki (produtora)
Entrevista com Satoru Nishizono (Organizador de Série de Adventure)
Entrevista com Jun Maekawa (um dos organizadores de série de Adventure 02)
Entrevista com Genki Yoshimura (um dos organizadores de série de Adventure 02)

Rayana Wolfer escreveu:Sei lá, às vezes também questiono se, ao trabalhar numa grande empresa como a Toei, se o pessoal não perde o jeito para a coisa... E não, eu não acredito que a culpa seja dos patrocinadores. Patrocinadores são uma coisa boa, para quem trabalha neste tipo de coisa.

Acho que o grande problema foi justamente a saída do Nishizono. Você vê que ele foi o responsável pelos grandes personagens que Adventure teve. Imagina assim: é como se fossem fazer a continuação de livro só que escrito por outro autor. É lógico que vão surgir falhas e diferença na atmosfera da série se o novo autor não tiver o mesmo estilo do autor original.


izumi escreveu:Concordo com a Ray.
Uma equipe grande e com diferentes roteiristas não é desculpa para justificar um trabalho mal feito.
Por que esses problemas de continuidade e coerência não acontecem com outros animes, também gerenciados pela Toei?

Na minha opinião, a razão primária é muito simples: o roteiro original, que guia todo o roteiro de animação.

Animes como Dragon Ball e One Piece, possuem um staff infinitamente maior que Digimon, mas eles também possuem algo a mais que digimon não possui: um manga original, criado por um único autor, que desempenha o papel de desenhista e roteirista.
Eles idealizaram uma história com início, meio e fim. (vamos excluir DBGT disso, ok)

Adventure fluiu muito bem, pois o roteiro dele havia sido criado anteriormente com início, meio e fim, o rumo da história tomou um caminho certo, a série era nova (original) e foi muito bem aceita pelo público.
Exatamente! O roteiro original de Adventure, por dizer assim, é o Nishizono. Ele é que criou o enredo de Adventure, os personagens, praticamente tudo...

Sir Dragon escreveu:Esse "rodízio" acontece não apenas com os roteiristas, mas também com a equipe de animação. Animes longos que duram de um ano para cima tem várias equipes de desenho que se revezam a cada X episódios. Umas evidentemente são melhores que as outras, ou possuem estilos diferentes.

Podemos comparar por exemplo o traço da Akari durante o primeiro arco de Xros Wars. Nos primeiros episódio são traços bem simples, bem parecidos com as meninas de Adventure, Tamers e Frontier. Já nos episódios da Sweet Zone ela tem um traço mais feminino, com curvas, unhas compridas e tals.

Não sei por que isso é mais evidente nos animes atuais. Bem, pelo menos a Sora não ganhou peitos magicamente de um episódio pro outro.

Sim! Na verdade, cada episódio é desenhado por uma pessoa diferente. Por exemplo, tem uns episódios de Tamers que odeio como os personagens estão desenhados (luta com Indaramon, primeira aparição da moto do Beelzebumon, entre outros), porque estão com olhos muito grandes, riscos nas bochechas, etc.

E também depende de quais animes atuais você está falando. Esses animes como Naruto, Bleach, One Piece, Dragon Ball, com muitos episódios é mais fácil de perceber do que animes com maior qualidade gráfica, como Mawaru Penguindrum, Madoka Magica e Bakemonogatari.
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Re: Os roteiristas de Digimon (Adventure e 02) e a figura do Organizador da Série

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