Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh

Participe do fórum, é rápido e fácil

Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh
Digital Zone • Digimon Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» NÃO DEIXE O FÓRUM MORRER
O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 EmptySáb Abr 13, 2019 6:41 pm por NatanYagami

» Esconderijo do Zampari: Apresentando noticias sobre digimon ou converse comigo
O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 EmptyTer Mar 05, 2019 6:05 pm por Roberto zampari

» Precisamos de um Discord nesse site
O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 EmptySeg Mar 04, 2019 9:27 pm por FireKilljoy

» A versão beta de Digimon Frontier
O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 EmptySeg Mar 04, 2019 5:56 pm por Roberto zampari

» Mostre seu Desktop
O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 EmptyQui Fev 14, 2019 9:47 am por FireKilljoy

» Mostre a Home do seu celular
O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 EmptyQui Fev 14, 2019 9:40 am por FireKilljoy

» O que você gostaria de ver em uma temporada de Digimon?
O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 EmptyQua Fev 13, 2019 7:13 am por FireKilljoy

» O que acham de Jair Bolsonaro?
O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 EmptyTer Fev 05, 2019 8:10 am por FireKilljoy

» Digimon; Anima/Synthesis
O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 EmptySeg Jan 14, 2019 9:16 am por LANGLEY002

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Parceiros








Fórum AG


O movimento anti-escola e a educação domiciliar

+6
aswq
izumi
Hikari no Hana
Seiryuumon
Rayana
Takuya
10 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 Empty Re: O movimento anti-escola e a educação domiciliar

Mensagem por Jyunirii Sex maio 04, 2012 11:45 am

Takuya escreveu:
Hikari no Hana escreveu:
Acho que é como o moço do texto diz: o professor hoje não pode servir para fornecer o conhecimento, porque este já pode ser alcançado de forma MUITO rápida e interativa, com modelos e exercícios disponíveis a qualquer um. O professor precisa ser o instigador, aquele que estimula a pessoa a querer este conhecimento (porque não adianta estar lá, a pessoa tem que se interessar por ir atrás), estimular que as pessoas desejem e vejam o quanto precisamos disto. E mais: ele precisa ser aquele que estimula o pensar, o filosofar, aquele que ensine não o conteúdo, mas a interpretar e usar o conteúdo.

↑ THIS

Não sei se é só comigo, mas essa pressão por resultados me desanima um bocado na hora de estudar. Sempre gostei de estudar, pelo simples prazer de aprender mesmo, mas eu detesto ter que prestar contas do que eu sei ou não, ou ter que simplesmente absorver conteúdo sem qualquer critério, simplesmente porque alguém diz que eu tenho que fazer isso. Onde fica a minha liberdade de escolha? Ao menos me dê motivos pra me focar em algo que a principio não me chama a atenção. Pelo que eu vejo, os próprios professores parecem já não acreditar no que fazem, tanto que simplesmente despejam conteúdo em cima dos alunos e estes que se virem pra aproveitar algo. Pra mim é totalmente desestimulante =/

Rafa disse muita coisa do que eu queria.
Me incluo nisso. Meu rendimento escolar desceu drasticamente depois que fui promovida para os anos do ensino medio. Tenho a mesma impressāo que o Rafa, que os stores simplesmente falam 'copiem e resolvam' e a gente que se lasque pra resolver e aprender. Minhas aulas de exatas são assim, e eu que ja nao entendo muito, acabo me ferrando.

So comentando o discurso da Hana-chan... Seu stor parece ser excelente, porque todos os stores que eu tive, desde a sexta serie, falam "Se forçem a aprender, porque vocês vão começar a carreira durante o ensino medio, e sera mais complicado de entrar na faculdade." Cresci com essa pressāo, me forçando a fazer tudo o mais cedo possivel.
Jyunirii
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1523
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 27
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.


http://pixiv.me/033210

Ir para o topo Ir para baixo

O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 Empty Re: O movimento anti-escola e a educação domiciliar

Mensagem por Marcy Sex maio 04, 2012 11:56 am

Coincidência, o assunto deste bimestre em Filosofia, no meu colégio, é justamente isso: Educação.

Foi assim: o professor selecionou aleatoriamente alguns alunos da sala e perguntou-lhes o que era Educação. Ele perguntou para uns cinco alunos, e o último respondeu algo similar a: "Educação é o que é ensinado nas escolas".

Esse aluno respondeu algo que a maioria pensa que é. Mas não é. Se a Educação fosse transmitida apenas nas escolas, eu e mais milhões de estudantes no Brasil estaríamos todos drogados, prostituindo, desrespeitando o próximo e furtando, por que é ISSO que ocorre não apenas no meu colégio, mas também nas escolas e colégios da região e, sem sombras de dúvidas, em todo o mundo.

Os pais de 99% dos alunos do meu colégio não estão nem aí com o que está acontecendo dentro dele. Se um aluno foi desrespeitoso com um professor e agrediu violentamente um colega, por exemplo, a direção chama um responsável e, quando ele aparece no colégio, adivinha? Ele culpa os professores e inocenta a todo custo o seu pobre filhinho, que está até traumatizado por ter sido apontado.

Os alunos aqui não gostam de estudar. No colégio todo, os interessados se resumem a poucas unidades. Mas eles são forçados a ficarem sentados 4 horas, escutando e fazendo lição. Opa, errei: eles não fazem lição, apenas ficam conversando com os colegas e namorando escondido. Isso atrapalha os dois da minha sala que querem realmente estudar, como eu.

Fiquei com raiva da estupidez da resposta do colega que respondeu aquilo na aula de Filosofia, que levantei a mão e expressei o que eu achava o que realmente é a educação: "Educação é o conhecimento moral, social, étnico e cultural passado de geração em geração, ao longo da História".

O professor não respondeu nada. Ele apenas continuou a matéria, e absorvi o seguinte: a escola é responsável apenas por uma fração do conhecimento social. Ela nos ensina a decorar, decorar, decorar e respeitar leis. Não é função da escola, por exemplo, a ensinar a não xingar os colegas. Somos um monte de criaturas criadas para fazerem parte de um sistema que vai gerar mais dinheiro ao Governo. Enfim, o professor realçou que a Educação de verdade deveria ser privilegiada apenas aos que a buscam, e o resto deve fazer o que o ser humano está designado: serem ignorantes, que trabalhem na roça!

Nesse ponto, eu discordo. Cada indivíduo tem um talento, uma habilidade diferente, mas muitas vezes ele próprio não sabe qual talento. A escola deveria auxiliar as crianças a encontrarem o talento de cada um. E quando elas descobrem do que são capazes de fazer, estas deveriam partir para um outro estágio, que deveria ser uma preparação individual ou em grupos pequenos de pessoas que são capazes de fazer determinada coisa.

Por exemplo: o meu forte são as áreas de linguagem e artes. Portanto, tenho uma facilidade enorme em estudar Artes, História, Idiomas, Filosofia e Geografia, que são áreas que envolvem mais leitura, interpretação e reflexão do que qualquer outra coisa. Porém, em áreas que exigem muito cálculos e experimentos, eu sou muito ruim, por isso não consigo compreender Matemática Avançada, Física e Química. As outras matérias eu sou medíocre, nem tão boa, mas também não sou ruim.

Então, se eu me especializo em apenas algumas matérias... por que eu preciso estudar as outras, das quais tenho dificuldade? Não seria melhor eu estudar apenas as matérias que eu sou boa, para me desenvolver e preparar melhor somente nelas? É assim que as coisas deveriam ser. Mas não; todo mundo é obrigado a estudar um pouco de tudo, mesmo aquelas áreas que não é muito desenvolvido, para serem iguais a todo mundo e fazerem parte de um sistema burro desenvolvido pelas autoridades. E é neste sistema que as crianças possuem dificuldades de descobrir qual é o seu talento, e geralmente só o encontra quando já está entrando na adolescência.

E também há a questão do currículo. Fala sério, a sociedade pressiona tanto que os estudantes tenham um currículo bonitinho, com vários cursos concluídos, que ele com certeza não fará esses cursos com interesse. E outra coisa: de que adianta alguém fazer um curso de alguma coisa do qual ele não é habilidoso? Por exemplo, um curso de desenho de mangá: tenho muitos colegas que fizeram curso de desenho, mas eles só conseguem é copiar os módulos passados por seus professores, e não fazem nada que vem deles. Ou seja, um desenhista nunca será um desenhista se ele não tiver já uma aptidão em desenhar, com ou sem curso. Do mesmo modo ocorre em outros empregos.

Só para concluir esse post, a média de estudantes que saem despreparados da escola no Brasil é de apenas 90%. Não vai demorar para subir para 99,9%.


Última edição por Marcy em Qua Jul 30, 2014 1:36 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Tinha um parágrafo meio nonsense no meio =p)
Marcy
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 824
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 27
Localização : Toca da raposa

Ir para o topo Ir para baixo

O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 Empty Re: O movimento anti-escola e a educação domiciliar

Mensagem por Hikari no Hana Sex maio 04, 2012 12:59 pm

Eu concordo na parte em que diz que a escola, hoje, é encarada mais como uma prisão do que, de fato, um espaço de direito. A pessoa é obrigada a ir, ficar quatro horas (ou mais) vendo algo do qual não faz a menor ideia do que se fala (e não se faz mesmo, e isso muitas vezes acontece porque lá no Ensino Básico, quando a criança está entrando na escola, ela é obrigada a ver um monte de coisa das quais ela nem sabe do que se trata e do POR QUÊ ela está vendo, e isso vai se perpetuando e agravando conforme o tempo passa), em ambientes muitas vezes superlotado (não sei quanto aí em Portugal, mas nossas escolas públicas - e mesmo algumas particulares - chegam a ter média de 50 alunos POR SALA. Deus do céu, como uma pessoa só, que é o professor, pode controlar CINQUENTA PESSOAS? É um desafio considerável) e fazendo esse mesmo adolescente ou criança pensar nas coisas "úteis" que ele poderia estar fazendo (quando não o faz em paralelo) ao invés de ouvir aquilo tudo (que é útil... o sistema só não aprendeu a dizer como).

Mas discordo de que deveríamos ver apenas o que nos interessa, pelo menos em quesito de "ensino elementar" (acho que é assim que chamam... o que a brasileirada tem "obrigação" de ter ao mínimo, ou seja, Fundamental Ciclo I, Ciclo II e Médio). Até porque, para saber com o quê você tem maior afinidade, você deve experimentar tudo um pouquinho. Digo porque eu também era terrível nas áreas Exatas e apesar de não ser exatamente um desastre nas Biológicas, também não era um exemplo. Eu não tinha paciência NENHUMA para aprender, por exemplo, misturas e soluções, mas eu tinha que saber isso se eu quisesse fazer um bendito suco Laranjal, Morangal ou qualquer um desses da vida! Ok, é um exemplo tosco, mas minha vida TEM dessas coisas. E mesmo quando fiz Jornalismo, tive uma dificuldade TREMENDA na matéria de Jornalismo Radiofônico por um tempo porque eu não conseguia entender como diabos uma frequência AM pode diferenciar o conteúdo de minha mensagem só porque ela é diferente da frequência FM. Pelo simples fato de que não consegui entender frequências e ondas direito no colégio, nas aulas de Física. E eu estava no curso de JORNALISMO.

O que eu acho: do modo como as escolas se montam hoje em dia, de fato é um SACO você ter de aturar quatro ou mais horas de aula somente para aprender um conteúdo que não faz sentido na sua cabeça. Nesse caso, realmente aumentar o número de horas de aula não vai fazer muita diferença, você só não vai ter que correr que nem um louco com todo o conteúdo que precisa passar. Lembro de uma vez ter ouvido num debate do curso de Pedagogia da faculdade (explico: o cursinho onde eu trabalhava era um projeto desenvolvido pelo curso de Pedago, portanto participei de alguns debates em questão, mesmo não sendo da área) que o conteúdo transmitido em três anos de Ensino Médio, para ser transmitido corretamente e com calma, num ritmo aceitável, exigiria cinco a seis anos de Ensino Médio, e não três. Mas aí pensemos: já são, agora, nove anos de Fundamental (que pra mim ainda são oito, a diferença é que mudaram o nome do antigo pré pra 1ª série ¬¬ Porque o conteúdo e o programa de ensino são os mesmos). Mais cinco anos de Ensino Médio, são catorze anos, contra os doze que passamos. Dois anos a mais que o governo terá que investir não somente nos alunos (que dão seus custos), mas também em professores, material, preparo e segurança para estes alunos. Para quê? Condense em três anos, o cidadão entra cedo na faculdade, temos "profissionais" cada vez mais jovens e que topam ganhar cada vez menos (afinal, conforme se vai envelhecendo e responsabilidades aumentando, exigem salários maiores) e no fim temos um monte de gente com menos de 60 anos se aposentando e gerando uma crise no sistema previdenciário do país.

Resumo: você economizou aqui para "gastar" lá na frente! Parabéns, companheiro, você acabou de formar um cidadão que não rendeu metade do que ele poderia profissionalmente, por ter sido mal-preparado, e ainda o tirou do mercado de trabalho quando ele poderia continuar um tempo trabalhando. Vai fazer o quê agora, aumentar a idade da previdência e o cidadão trabalhar mais? Ele já trabalhou muito, mas não com o rendimento que poderia porque você não quis investir na educação dele.

Enfim, divagações... onde eu estava? Ah sim! As matérias desnecessárias. Eu ainda sou da opinião de que estamos lidando de maneira errônea com o conteúdo, mas como a Ray disse, é um sistema. Ele não vai mudar agora. Ele não vai mudar tão cedo. Sobretudo se a gente esperar que as esferas acima de nós quem comece a mudança. Mudanças não são feitas de cima para baixo, mas o inverso. E sou bem favorável da ideia de que podemos fazer a diferença individualmente, ao invés de tentar um coletivo. Você é estudante? Tenha um pouco de paciência com o seu professor provavelmente mal pago e se pergunte se você pode usar aquilo de forma útil, qualquer que seja (nem que seja pra você descobrir que sabão em pedra é mais útil do que detergente algumas vezes pra limpeza porque ela tem mais polaridade compatível com a gordura, por exemplo). Entenda que ele está lá para fazer a parte dele. Ele não tem culpa de você estar sentado quatro horas e de saco cheio, então não desconte nele.

Você é professor? Tente entender que se o seu aluno não está prestando atenção, talvez seja o seu método que não funciona com ele. Tente pôr exemplos práticos que possam ilustrar. Faça o seu melhor, e não sucumba!

Você não é nada disso? Se um dia você tiver filhos, tente estimulá-lo com coisas que vão além do que está na escola, e passar a ele o que você aprendeu de útil. Você não tem filhos e nem quer? Tem problema não, faça isso com o seu priminho ou com o filho do vizinho (se ele deixar). Faça A SUA DIFERENÇA.

E só pra terminar... se você gosta de algo e quer se desenvolver, não é nenhuma habilidade nata que vai fazer a diferença. Agatha Christie era disléxica e tinha dificuldade para ler e escrever. E ela foi uma autora reconhecida mundialmente. Beethoven era surdo e olha o compositor que ele foi. A falta da "habilidade nata" pode deixar a coisa mais difícil... mas não impossível. Se você quiser, não. Assim como não adianta nada você ter talento e não trabalhá-lo.
Hikari no Hana
Hikari no Hana
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 275
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 35
Localização : São Bernardo/São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 Empty Re: O movimento anti-escola e a educação domiciliar

Mensagem por Marcy Qua Jul 30, 2014 1:34 pm

Posso desenterrar o assunto? ^^;

Vi esses dias um vídeo que me despertou muita a atenção:



Curioso é que relendo este tópico comecei a entender de fato a situação. Acho que é porque saí do colégio, não sei.
Marcy
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 824
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 27
Localização : Toca da raposa

Ir para o topo Ir para baixo

O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 Empty Re: O movimento anti-escola e a educação domiciliar

Mensagem por Rayana Qua Jul 30, 2014 5:50 pm

Meu, ri-me imenso! Mas a exposição desse Ken Robinson é espectacular.

Muito do que ele diz aí foi mencionado neste tópico e tenho discutido em conversas entusiasmadas com amigos e família. Não sei se a premissa dele me chegou por via indirecta (alguma leitura ou assim), mas se não for o caso, parece-me positivo porque significa que cada vez mais pessoas estão a aperceber-se que o modelo de ensino tem que ser repensado.

Uma vez argumentaram comigo que a existência de cursos de artes na faculdade já é um sintoma da mudança de padrões do que se considera intelectual ou que vale a pena aprender. Oxalá eu tivesse tido acesso a este video, porque fala do ponto mais fundamental que é a educação que se tem desde criança - depois de adulto já é um pouco tarde porque o cérebro tem uma configuração diferente.

Mas adorei em particular a observação dele a respeito da maneira como os seres humanos lidam com o medo,  e de como a sociedade nos ensina a ter medo de errar, sendo isto que sufoca a criatividade. Nunca tinha pensado no assunto desta maneira!
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Outro / Não divulgar Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 35
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 Empty Re: O movimento anti-escola e a educação domiciliar

Mensagem por Takuya Qua Jul 30, 2014 8:50 pm

Eu li em algum site um dia desses sobre o modelo de escola usado até os dias de hoje, dizia que havia sido criado na época da Revolução Industrial e servia basicamente pra formar operários, capazes de realizar tarefas repetitivas e mecânicas, que não exigiam esforço intelectual. Por isso tantas matérias decorativas, tanto foco em exatas, em detrimento de outras áreas como humanas e artes. Não tenho o link, mas achei interessante essa informação.
Takuya
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3612
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 33
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Ir para o topo Ir para baixo

O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 Empty Re: O movimento anti-escola e a educação domiciliar

Mensagem por MisukeShidda Qua Jul 30, 2014 10:43 pm

-Sinceramente, acho que o problema não esta de fato no método, e sim nos profissionais da área e dos alunos, cada aluno tem o seu jeito de aprender, alguns precisam de mais atenção que os outros, outros tiram de letra, mesmo com salas de aula lotadas de alunos, ainda é simples descobrir quais alunos precisam de atenção especial.
-Os professores passam de ano gente que não tem potencial, ninguém ajuda ninguém no final das contas, e a escola se torna um processo com função contraria, as pessoas perdem o interesse, os valores se distorcem, tudo é fácil tudo é comodo, é tudo muito ridículo, o pior é que não fazemos nada em relação a isso, só podemos fazer nossa parte nós estudos, sem ter muito o que fazer pra ajudar os outros.
-Isso me incomoda bastante...
-Nossa, na real foi um desabafo. ashuashuashuashuas
MisukeShidda
MisukeShidda
Baby 2 (Younenki II)
Baby 2 (Younenki II)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 144
Data de inscrição : 10/07/2014
Idade : 27
Localização : São Paulo (Sp)
Mensagem Pessoal : A terra é um paraíso solitário (8)

Ir para o topo Ir para baixo

O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 Empty Re: O movimento anti-escola e a educação domiciliar

Mensagem por FireKilljoy Qua Jul 30, 2014 11:03 pm

MisukeShidda escreveu:-Sinceramente, acho que o problema não esta de fato no método, e sim nos profissionais da área e dos alunos, cada aluno tem o seu jeito de aprender, alguns precisam de mais atenção que os outros, outros tiram de letra, mesmo com salas de aula lotadas de alunos, ainda é simples descobrir quais alunos precisam de atenção especial.
-Os professores passam de ano gente que não tem potencial, ninguém ajuda ninguém no final das contas, e a escola se torna um processo com função contraria, as pessoas perdem o interesse, os valores se distorcem, tudo é fácil tudo é comodo, é tudo muito ridículo, o pior é que não fazemos nada em relação a isso, só podemos fazer nossa parte nós estudos, sem ter muito o que fazer pra ajudar os outros.
-Isso me incomoda bastante...
-Nossa, na real foi um desabafo. ashuashuashuashuas
Isso é reflexo do PT que passa crianças até a 3ª série sem rodar nenhuma vez. Ah, e a falta de investimento na área de educação, que acarreta professores fazendo as coisas de qualquer jeito.
FireKilljoy
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1043
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 29
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Ir para o topo Ir para baixo

O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 Empty Re: O movimento anti-escola e a educação domiciliar

Mensagem por Takuya Qua Jul 30, 2014 11:09 pm

GodFire escreveu:
Isso é reflexo do PT que passa crianças até a 3ª série sem rodar nenhuma vez. Ah, e a falta de investimento na área de educação, que acarreta professores fazendo as coisas de qualquer jeito.

Por aqui passa direto até o final do Ensino Médio, só reprova se for por falta mesmo...
Takuya
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3612
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 33
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Ir para o topo Ir para baixo

O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 Empty Re: O movimento anti-escola e a educação domiciliar

Mensagem por Marcy Qui Jul 31, 2014 9:59 am

Uma coisa interessante que descobri é que existe um programa internacional para auxiliar o plano educacional de países em desenvolvimento. Fiquei sabendo disso através de um professor no último ano do ensino Médio, e gostaria de saber mais sobre ele (o Google não está ajudando muito nesse momento x.x;)

Pelo o que eu fiquei sabendo, esse programa financia o governo para que ele possa investir melhor na educação a fim de acelerar o processo de desenvolvimento do país. Porém quando o dinheiro vem metade dele misteriosamente desaparece, e a outra metade é investida em coisas minoritárias, tipo caixas de giz para os professores. O auxílio financeiro só é interrompido quando o país consegue um desempenho mínimo no PISA. Porém esse programa desconfia de que o dinheiro esteja sendo desviado e os alunos estão passando de ano sem necessariamente aprender alguma coisa apenas para aumentar os números dos índices de pesquisas, então nos últimos tempos está havendo um monitoramento mais rígido.

Não sei se essa informação é verídica, afinal não consigo achar nada na internet, mas se for verdade... é grave o negócio.


Agora, sobre o método de ensino, uma coisa que acho interessante o Ken Robinson defender e aprofundar nos próximos discursos (este e este) é o equilíbrio de disciplinas. Matemática por exemplo é importante, mas não precisa ser mais cobrado em relação a Biologia, por exemplo. Os alunos devem sim ter contato com as mais diversas áreas, mas não deve ser orientado a seguir ou não determinada carreira pelo fator 'status'.

E depois, o sistema já está saturado, nos últimos tempos está mais difícil manter crianças enfileiradas em cadeiras e carteiras, divididas em salas com a mesma faixa etária (sistema aliás proveniente da ideia da Revolução Industrial como já foi dito, onde era preciso catalogar e organizar as pessoas de acordo com suas funções). A informação hoje não segue mais um modelo linear como há 200 anos atrás; hoje ela faz curvas e se cruza com outros ramos, entrelaçando-se. As escolas no entanto teimam em continuar seguindo um sistema linear.

Enfim, eu achava que tudo isso eram apenas discursos utópicos... mas andei descobrindo que escolas ao redor do mundo estão sim mudando o sistema de ensino, tipo esta http://castlerocknewspress.net/stories/Program-expands-definition-of-education,160861 ver que as coisas estão mudando aos poucos é um motivo para se comemorar.
Marcy
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 824
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 27
Localização : Toca da raposa

Ir para o topo Ir para baixo

O movimento anti-escola e a educação domiciliar - Página 3 Empty Re: O movimento anti-escola e a educação domiciliar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos