O movimento anti-escola e a educação domiciliar

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir em baixo

Re: O movimento anti-escola e a educação domiciliar

Mensagem por Takuya em Qua Jul 30, 2014 8:50 pm

Eu li em algum site um dia desses sobre o modelo de escola usado até os dias de hoje, dizia que havia sido criado na época da Revolução Industrial e servia basicamente pra formar operários, capazes de realizar tarefas repetitivas e mecânicas, que não exigiam esforço intelectual. Por isso tantas matérias decorativas, tanto foco em exatas, em detrimento de outras áreas como humanas e artes. Não tenho o link, mas achei interessante essa informação.
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3622
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Mensagem por MisukeShidda em Qua Jul 30, 2014 10:43 pm

-Sinceramente, acho que o problema não esta de fato no método, e sim nos profissionais da área e dos alunos, cada aluno tem o seu jeito de aprender, alguns precisam de mais atenção que os outros, outros tiram de letra, mesmo com salas de aula lotadas de alunos, ainda é simples descobrir quais alunos precisam de atenção especial.
-Os professores passam de ano gente que não tem potencial, ninguém ajuda ninguém no final das contas, e a escola se torna um processo com função contraria, as pessoas perdem o interesse, os valores se distorcem, tudo é fácil tudo é comodo, é tudo muito ridículo, o pior é que não fazemos nada em relação a isso, só podemos fazer nossa parte nós estudos, sem ter muito o que fazer pra ajudar os outros.
-Isso me incomoda bastante...
-Nossa, na real foi um desabafo. ashuashuashuashuas
MisukeShidda
Baby 2 (Younenki II)
Baby 2 (Younenki II)

Masculino Mensagens : 144
Mensagem Pessoal : A terra é um paraíso solitário (8)

Mensagem por FireKilljoy em Qua Jul 30, 2014 11:03 pm

MisukeShidda escreveu:-Sinceramente, acho que o problema não esta de fato no método, e sim nos profissionais da área e dos alunos, cada aluno tem o seu jeito de aprender, alguns precisam de mais atenção que os outros, outros tiram de letra, mesmo com salas de aula lotadas de alunos, ainda é simples descobrir quais alunos precisam de atenção especial.
-Os professores passam de ano gente que não tem potencial, ninguém ajuda ninguém no final das contas, e a escola se torna um processo com função contraria, as pessoas perdem o interesse, os valores se distorcem, tudo é fácil tudo é comodo, é tudo muito ridículo, o pior é que não fazemos nada em relação a isso, só podemos fazer nossa parte nós estudos, sem ter muito o que fazer pra ajudar os outros.
-Isso me incomoda bastante...
-Nossa, na real foi um desabafo. ashuashuashuashuas
Isso é reflexo do PT que passa crianças até a 3ª série sem rodar nenhuma vez. Ah, e a falta de investimento na área de educação, que acarreta professores fazendo as coisas de qualquer jeito.
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Masculino Mensagens : 1032
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Mensagem por Takuya em Qua Jul 30, 2014 11:09 pm

GodFire escreveu:
Isso é reflexo do PT que passa crianças até a 3ª série sem rodar nenhuma vez. Ah, e a falta de investimento na área de educação, que acarreta professores fazendo as coisas de qualquer jeito.

Por aqui passa direto até o final do Ensino Médio, só reprova se for por falta mesmo...
Takuya
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 3622
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Mensagem por Marcy em Qui Jul 31, 2014 9:59 am

Uma coisa interessante que descobri é que existe um programa internacional para auxiliar o plano educacional de países em desenvolvimento. Fiquei sabendo disso através de um professor no último ano do ensino Médio, e gostaria de saber mais sobre ele (o Google não está ajudando muito nesse momento x.x;)

Pelo o que eu fiquei sabendo, esse programa financia o governo para que ele possa investir melhor na educação a fim de acelerar o processo de desenvolvimento do país. Porém quando o dinheiro vem metade dele misteriosamente desaparece, e a outra metade é investida em coisas minoritárias, tipo caixas de giz para os professores. O auxílio financeiro só é interrompido quando o país consegue um desempenho mínimo no PISA. Porém esse programa desconfia de que o dinheiro esteja sendo desviado e os alunos estão passando de ano sem necessariamente aprender alguma coisa apenas para aumentar os números dos índices de pesquisas, então nos últimos tempos está havendo um monitoramento mais rígido.

Não sei se essa informação é verídica, afinal não consigo achar nada na internet, mas se for verdade... é grave o negócio.

Agora, sobre o método de ensino, uma coisa que acho interessante o Ken Robinson defender e aprofundar nos próximos discursos (este e este) é o equilíbrio de disciplinas. Matemática por exemplo é importante, mas não precisa ser mais cobrado em relação a Biologia, por exemplo. Os alunos devem sim ter contato com as mais diversas áreas, mas não deve ser orientado a seguir ou não determinada carreira pelo fator 'status'.

E depois, o sistema já está saturado, nos últimos tempos está mais difícil manter crianças enfileiradas em cadeiras e carteiras, divididas em salas com a mesma faixa etária (sistema aliás proveniente da ideia da Revolução Industrial como já foi dito, onde era preciso catalogar e organizar as pessoas de acordo com suas funções). A informação hoje não segue mais um modelo linear como há 200 anos atrás; hoje ela faz curvas e se cruza com outros ramos, entrelaçando-se. As escolas no entanto teimam em continuar seguindo um sistema linear.

Enfim, eu achava que tudo isso eram apenas discursos utópicos... mas andei descobrindo que escolas ao redor do mundo estão sim mudando o sistema de ensino, tipo esta http://castlerocknewspress.net/stories/Program-expands-definition-of-education,160861 ver que as coisas estão mudando aos poucos é um motivo para se comemorar.
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Feminino Mensagens : 823

Mensagem por FireKilljoy em Qui Jul 31, 2014 5:06 pm

Eu acho que se outros países tivessem capacidade de se intrometer no Brasil alguma coisa já teria acontecido.
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Masculino Mensagens : 1032
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Permissão deste fórum: