O que é o Tagiru?

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir em baixo

Tagiru é o...?

Personagem central
 
Falso protagonista
 
Deuteragonista
 
Tritagonista
 
 
 
Exibir resultados

O que é o Tagiru?

Mensagem por Kamirisu JxS em Sab Nov 17, 2012 7:40 am

Parece que Hunters deixou um legado filosófico. Tomando Xros Wars como um todo, como poderemos chamar o Tagiru:

- Personagem central? (Focal character)
- Falso protagonista? (False protagonist)
- Deuteragonista? (Deuteragonist)
- Tritagonista? (Tritagonist)

Eu até dizia personagem central, por causa da descrição que assenta bem, mas... como um todo... não. Falso protagonista, não. Entre Deuteragonista e Tritagonista temos que colocar o Kiriha ao barulho. O Kiriha foi personagem secundário nas duas primeiras partes, mas o Tagiru foi o personagem que se destacou no terceiro arco... Conclusão: OK, não sei. --''
avatar
Kamirisu JxS
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 354
Data de inscrição : 09/09/2012
Idade : 21

http://www.digimonville.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que é o Tagiru?

Mensagem por Marcy em Sab Nov 17, 2012 9:05 am

Personagem principal; eu até acho que Hunters seria melhor desenvolvido se não estivesse se focado só no Tagiru, aliás, o arco todo é só Tagiru, Tagiru, Tagiru...! Notem que os outros personagens estão ali só de enfeite, apenas para mostrar que é Digimon e que é uma continuação dos outros arcos de Xros Wars e.e
avatar
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 823
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 21
Localização : Toca da raposa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que é o Tagiru?

Mensagem por Kamirisu JxS em Sab Nov 17, 2012 9:35 am

Marcy escreveu:Personagem principal; eu até acho que Hunters seria melhor desenvolvido se não estivesse se focado só no Tagiru, aliás, o arco todo é só Tagiru, Tagiru, Tagiru...! Notem que os outros personagens estão ali só de enfeite, apenas para mostrar que é Digimon e que é uma continuação dos outros arcos de Xros Wars e.e
Entendo. Então achas que o Tagiru é o personagem principal de Digimon Xros Wars...

Focal character isn't Main character. Nem coloquei isso na votação porque o personagem principal é claramente o Taiki.
avatar
Kamirisu JxS
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 354
Data de inscrição : 09/09/2012
Idade : 21

http://www.digimonville.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que é o Tagiru?

Mensagem por spikehunter em Sab Nov 17, 2012 10:13 am

O foco foi nele no 3 arco mais ele não tem só caracteristicas de protagonista, tambem não dá pra considerar completamente falso protagonista não sei eu coloquei falso protagonista mais ciente que ele se poderia estar tanto no central como no tri
avatar
spikehunter
Baby 2 (Younenki II)
Baby 2 (Younenki II)

Comportamento : 100%
Mensagens : 52
Data de inscrição : 27/09/2012
Idade : 33

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que é o Tagiru?

Mensagem por aswq em Sab Nov 17, 2012 10:37 am

Em Hunters pelos coisas no wikipedia ele é o principal e o protagonista, gostar ou não gostar já é outra historia.
avatar
aswq
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 262
Data de inscrição : 30/10/2011
Idade : 21
Localização : Sitio qualquer de lugar nenhum...
Mensagem Pessoal : If i can feel my blood burning i don't need anything else.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que é o Tagiru?

Mensagem por Rayana em Sab Nov 17, 2012 10:41 am

No sentido clássico do termo, a palavra "protagonista" vem da junção do grego protos (o principal, o primeiro) + agonistes (o lutador, o jogador). A parte do "agon" foi a que deu origem à palavra portuguesa "agonizar". Portanto, está associado a um processo de sofrimento, ou de dor.

Então, um protagonista é por definição uma personagem principal que terá que superar um conjunto de obstáculos difíceis, sofrendo algum tipo de processo que o levará a algum tipo de purificação.

Um protagonista geralmente obedece a uma sequência muito simples:

- É colocado diante de algum tipo de conflito psicodramático que será superado;

- O protagonista assume esse conflito;

- O protagonista move-se então no meio de um jogo de interesses e motivações provocados por um grupo de outros personagens;

- Várias linhas são jogadas na história, adensando aos poucos o enredo e as complicações, à sua volta;

- É um personagem que, sem se dar conta, vai amarrar todas essas cenas/linhas, em algum momento;

- O protagonista sintetiza, sem querer, uma solução para vários problemas.

O Tagiru reúne todas estas condições. O problema não está no papel que ele representa, se não no modo como articularam estas etapas na história.

O problema está noutros lugares: 1) na personalidade que lhe deram 2) nas motivações que o movem. 3) Ele é protagonista sim, ainda que falcatruado e forçado, à custa de roubos feitos ao Taiki e outros personagens.

Ainda assim, é um protagonista. Ele cumpre esse papel; não tem só personalidade, ele é colocado no lugar do Taiki durante todo o arco e dá o nó final em Hunters. Mas será um "herói"? Isso eu já questiono - não por causa do personagem em si, mas sim por causa do modo como fizeram a história e improvisaram o 3º arco.

Então, considerar ou desconsiderar o Tagiru como um protagonista-herói vai depender completamente do espectador e do modelo de "herói" que ele construiu na sua cabeça.

Uma criança de 10 anos não costuma lidar com histórias muito complexas. Os protagonistas que ele conhece são heróis com valores morais já pré-estabelecidos desde o começo, sem os questionar muito. Eles defendem os valores morais que os criadores do anime querem que se defenda, e não precisam de dar razões para fazerem o que fazem. É por isso que animes para crianças estão tão recheados de valores morais estruturantes para a vida em sociedade (amizade, perdão, determinação, etc) - na esperança de passar alguma dessas características ao público jovem.
As crianças têm uma mente ainda muito aberta e estéril, muito sensível a novas ideias e descobertas. São o público preferido dos criadores de histórias, porque aceitam tudo muito facilmente.

Há países como a Coreia do Norte que sabem muito bem disto. E por isso, frequentemente abusam do potencial riquíssimo das animações, para passar valores nacionalistas às gerações futuras (eis um exemplo, onde os EUA são os lobos malvados, e a Coreia do Norte são ursinhos fofinhos e heróicos que lutam contra os lobos). Walt Disney também foi outra pessoa conhecida por abusar das riquezas do meio (eis outro exemplo, onde os EUA são apresentados às crianças como símbolo de liberdade e como um oposto do Nazismo)

Um adulto geralmente é mais exigente e atento. Ele já atingiu uma fase em que leu mais livros, já viu mais filmes, e já conhece muito mais tipos de protagonistas inseridos nas mais variadas e diferentes histórias de ficção. Já conhecerá muitas histórias complexas de amor, de traição, de conquista, de deserção, de morte, de guerra, etc.
Idealmente, este tipo de pessoa já tem mais conhecimento. Já não se conforma com dualismos de bem/mal, pois já tem mais experiência de vida, e sabe que a vida não é assim. Chegado a um ponto, ele poderá ficar farto de lidar com alguns tipos de protagonista - a um ponto que esses tipos de herói tornaram-se cliché e já não o satisfazem.
Este espectador é mais experiente, e ele quer ser constantemente surpreendido, e de forma legítima. É por isso que ele começa a valorizar a originalidade e a desafiar os autores a fazerem cada vez melhor.

Portanto... é óbvio que o Tagiru é um protagonista, e que o recebe todo o foco. Ele não é só um personagem central, e que acho que a enquete não faz sentido pelas razões que expliquei.

Um Deuteragonista é mais aquele tipo dos livros de Sherlock Holmes, onde o personagem principal poderia ser o Watson, já que é ele o narrador e toda a acção é colocada o ponto de vista dele, e temos acesso até aos julgamentos dele - mas afinal acontece que toda a acção se passa em função do Sherlock e das suas qualidades e defeitos ao resolver os crimes. Esta fórmula é usada também pela Agatha Christie ao meter o Hastings a narrar o que acontece com o Poirot. Também é usada pelo Rex Stout ao meter o Archie a narrar os serviços que presta ao detective Nero Wolfe.

Os Falsos Protagonistas que eu conheço, geralmente, acabam por morrer (bem, eu sou a fanática por policiais daqui). É uma estratégia de acompanhamento de uma vítima cujo mistério o verdadeiro protagonista mais tarde irá desvendar.

E o Tritagonista é uma figura que eu nem conhecia. o.o

Uma questão mais pertinente a respeito do Tagiru, talvez fosse: "Vocês, que não gostam do Tagiru e não o reconhecem como um dos líderes... Será que não estão à procura de serem surpreendidos no anime errado? Digimon é para crianças..." - mas a resposta eu dou-a quando ma perguntarem. xD

Outra questão seria "Que papel tem o Taiki em Hunters?". Tentaram fabricar um novo protagonista e não quiseram descartar o 1º por completo - resultou que nem o Tagiru nem o Taiki conseguiram ter o brilho que poderiam ter tido.
Não é impossível trabalhar uma história com 2 protagonistas. O problema é quando fabricam 2 protagonistas a meio da história, mudando as regras do jogo. 'xD O resultado é a indignação do espectador, que se sente ludibriado. O espectador é sempre quem dá a palavra final.

PS.: Ignorem o tom de monólogo do post, é vício meu.
avatar
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1773
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 29
Localização : Portugal
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que é o Tagiru?

Mensagem por Kamirisu JxS em Sab Nov 17, 2012 11:52 am

A questão é que um anime só pode ter um protagonista (personagem principal). Para o Tagiru ser protagonista, isso implicaria subtituir o Taiki por ele e então tornar-se no herói do anime (79 episódios). O que na realidade não pode ser feito. Para além do Taiki ser o number 1 em 2/3 do anime, ele foi líder em 3/3 do anime. Então resta-nos optar por outros tipos de personagem: deuteragonista (number 2) e tritagonista (number 3). Caso não houvesse terceira parte, era o Kiriha e a Nene que ocupariam esses mesmos lugares. Mas como houve e o Tagiru desempenhou um papel muito próximo a de um protagonista, coloca-se isso em causa. Se não der para chamá-lo de deuteragonista ou tritagonista, parte-se para outros conceitos: personagem central e falso protagonista. - Foi esta a razão pela qual criei este tópico, bem como a respetiva enquete.
avatar
Kamirisu JxS
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 354
Data de inscrição : 09/09/2012
Idade : 21

http://www.digimonville.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que é o Tagiru?

Mensagem por Rayana em Sab Nov 17, 2012 12:18 pm

Shoutmon DX escreveu:A questão é que um anime só pode ter um protagonista (personagem principal). Para o Tagiru ser protagonista, isso implicaria subtituir o Taiki por ele e então tornar-se no herói do anime (79 episódios). O que na realidade não pode ser feito.

E eis a razão pela qual eu gosto de considerar Hunters algo completamente separado do resto. Porque considerando Hunters como o 3º arco, significa que a série tem um erro estrutural muito básico.

Não há mal nenhum em assumir que a série tem um erro ou que foge da norma. Só não se pode é forçar no Tagiru um papel que o gajo claramente não tem. Nem sempre dá para engavetar personagens em categorias - essa é aliás uma das ambições da originalidade, que é romper com os cânones.

Há quem arrisque e tente fugir das regras e se dê bem. Há quem se arrisque e se dê mal.

O que é basicamente o que eu tenho vindo a dizer desde o décimo episódio de Hunters, quando percebi a lógica do "vamos continuar XW para aproveitar o sucesso do anime". 'xD

Votem se quiserem e sigam com a discussão. Só postei a minha opinião e a razão pela qual não o faço e acho que a premissa do tópico foge da minha percepção do anime.
avatar
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1773
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 29
Localização : Portugal
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que é o Tagiru?

Mensagem por Kamirisu JxS em Sab Nov 17, 2012 12:28 pm

Rayana Wolfer escreveu:
Shoutmon DX escreveu:A questão é que um anime só pode ter um protagonista (personagem principal). Para o Tagiru ser protagonista, isso implicaria subtituir o Taiki por ele e então tornar-se no herói do anime (79 episódios). O que na realidade não pode ser feito.

E eis a razão pela qual eu gosto de considerar Hunters algo completamente separado do resto. Porque considerando Hunters como o 3º arco, significa que a série tem um erro estrutural muito básico.

Não há mal nenhum em assumir que a série tem um erro ou que foge da norma. Só não se pode é forçar no Tagiru um papel que o gajo claramente não tem. Nem sempre dá para engavetar personagens em categorias - essa é aliás uma das ambições da originalidade, que é romper com os cânones.

Há quem arrisque e tente fugir das regras e se dê bem. Há quem se arrisque e se dê mal.

O que é basicamente o que eu tenho vindo a dizer desde o décimo episódio de Hunters, quando percebi a lógica do "vamos continuar XW para aproveitar o sucesso do anime". 'xD

Votem se quiserem e sigam com a discussão. Só postei a minha opinião e a razão pela qual não o faço e acho que a premissa do tópico foge da minha percepção do anime.
E é por isso que digo que XW precisa de uma 4ª parte, para corrigir esse erro e colocar o Tagiru numa dessas categorias.
avatar
Kamirisu JxS
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 354
Data de inscrição : 09/09/2012
Idade : 21

http://www.digimonville.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que é o Tagiru?

Mensagem por Jyunirii em Sab Nov 17, 2012 1:00 pm

Shoutmon DX escreveu:A questão é que um anime só pode ter um protagonista (personagem principal).
Um breve comentário antes de começar a escrever meu ponto de vista sobre o Akashi: Não, DX, eu discordo e já vi animes em que tinha dois ou mais personagens principais.

---
Posso perfeitamente concordar com a Ray, o único problema é que eu encaro o Tagiru como um "culumon" da vida (Lê-se: é importante na história, mas chega uma parte que só falta partir a CPU em duas de tanta raiva), e não como protagonista. E o erro é conhecido, foi a preguiça da equipe que fez um anime que tinha bastante coisa pra subir flopar daquele jeito.
Sim, eu voto como protagonista, embora eu não o veja como um. Não vou tentá-lo por nas outras categorias simplesmente porque tenho que levar em consideração a história e a personalidade dele, e com certeza nas outras eles não vai se encaixar.

Pra encerrar:
E é por isso que digo que XW precisa de uma 4ª parte, para corrigir esse erro e colocar o Tagiru numa dessas categorias.

Discordo. 4ª temporada não, mas um filme até vem a calhar. Toei não sabe como fazer uma continuação decente, e se fizer uma 4ª temporada aí sim, vai é desmoralizar o nome da franquia.
avatar
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1529
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 22
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.


http://pixiv.me/033210

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que é o Tagiru?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum