Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh

Participe do fórum, é rápido e fácil

Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh
Digital Zone • Digimon Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» NÃO DEIXE O FÓRUM MORRER
O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação EmptySáb Abr 13, 2019 6:41 pm por NatanYagami

» Esconderijo do Zampari: Apresentando noticias sobre digimon ou converse comigo
O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação EmptyTer Mar 05, 2019 6:05 pm por Roberto zampari

» Precisamos de um Discord nesse site
O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação EmptySeg Mar 04, 2019 9:27 pm por FireKilljoy

» A versão beta de Digimon Frontier
O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação EmptySeg Mar 04, 2019 5:56 pm por Roberto zampari

» Mostre seu Desktop
O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação EmptyQui Fev 14, 2019 9:47 am por FireKilljoy

» Mostre a Home do seu celular
O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação EmptyQui Fev 14, 2019 9:40 am por FireKilljoy

» O que você gostaria de ver em uma temporada de Digimon?
O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação EmptyQua Fev 13, 2019 7:13 am por FireKilljoy

» O que acham de Jair Bolsonaro?
O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação EmptyTer Fev 05, 2019 8:10 am por FireKilljoy

» Digimon; Anima/Synthesis
O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação EmptySeg Jan 14, 2019 9:16 am por LANGLEY002

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Parceiros








Fórum AG


O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação Empty O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por Rayana Sex Abr 25, 2014 10:49 am

Hoje, enquanto eu estava a gozar o feriado nacional, pus-me a navegar pela internet e a ler as últimas notícias sobre o mundo. Geralmente eu leio as notícias publicadas de sites portugueses, mas de vez em quando o google oferece-me alguns resultados de sites de notícias brasileiros.

Eis, então, que me deparo com este artigo:
http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2014/04/24/politicos-assustam-papa-que-deixa-a-missa/

Achei-o tão careta, que não resisti e tive que abrir este tópico.
Só para que conste, vou deixar aqui uma captura de imagem, para que leiam a notícia exactamente como eu li.

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação EA9PfTg

Quero agora propor-vos um exercício:
- encontrem todas pérolas deste artigo.


Aproveito para partilhar a leitura deste comentário em particular:
http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2014/04/24/politicos-assustam-papa-que-deixa-a-missa/?fb_comment_id=fbc_758600540847059_758802440826869_758802440826869#f22ff23a953d8
...e segue a captura de imagem, só para que conste:

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação KWYhunM

Como nenhum de nós esteve presente na cerimónia, resta questionar quem está mais próximo da verdade.

Reparem que o próprio artigo contradiz-se a ele próprio: numa frase, diz que o Papa não saiu pela porta lateral. Na legenda da imagem, está a dizer o contrário. Sabendo que existem pessoas com preguiça de ler o artigo completo e que passam os olhos apenas pelas imagens para ficar com uma ideia geral do conteúdo, isto é de uma desonestidade intelectual brutal.

Mais alguém quer rir-se comigo e partilhar aqui artigos deste tipo, ou parecidos? Dedico este tópico a esse exercício. Que fique claro que não se pode confiar em tudo o que lemos por aí, e que convém sempre ler tudo, e com muita cautela...
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Outro / Não divulgar Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 35
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação Empty Re: O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por FireKilljoy Sáb Abr 26, 2014 12:25 am

miga, não toca na nossa cara o jornalismo dispensável brasileiro. sobre o artigo feat. comentarios:

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação Err




Deixo aqui um pouco mais de vergonha alheia e pérola do jornalismo gamístico (desta vez por parte dos entrevistados):

FireKilljoy
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1043
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 29
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Ir para o topo Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação Empty Re: O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por Convidado Sáb Abr 26, 2014 9:54 pm

Por isso mesmo que detesto esse jornais/canais populares. Posso vir a falar de um pequeno acontecimento?

Pois bem, lembram daquele desastre natural que ocorreu no Japão e afetou também usinas nucleares? Bem, meu pai estava a assistir pela CNN pela parte da noite -- a CNN não mentiu nada e disse que estavam a tomar conta da situação, certo?

A GLOBO pela manhã ainda estava a espalhar caos e a noticiar "perigo". Meus colegas e a professora que veio comentando aquilo ficaram em pânico (deu pra perceber isso pela forma de como eles comentavam), enquanto eu só dei mais razões pra detestar a mídia brasileira.

Há outras coisas que já aconteceram e a mídia fez o favor imenso de cobrir com mentiras : P
Por mais que aquele comentário soe muito "estranho" (a pessoa afirma estar lá, porém... posta o link de uma fotografia de OUTRO perfil do facebook?? what), por um lado eu concordo com o fato da mídia manipular pessoas.

Isso até foi tema de uma das minhas primeiras aulas em Sociologia (no qual cancelaram pois precisava de reforço em Matemática XP), de como a mídia controla tudo o que você quer, como você se sente e etc. Um exemplo é o fato de tanta propaganda com mulheres com corpos totalmente irrealistas, fazendo com que a população feminina sinta desconforto com o seu próprio corpo!

A TV influencia demais a vida da sociedade -- e como, pois durante minha vida escolar vi e até fui vítima/seguidora dessa "merda". Aquela coisa de que meninos e meninas são rivais ou que garotas precisam ser delicadas, vestir vestidos e brincar de boneca... Ou as loiras sendo BURRAS e garotas de óculos as "intelectuais", ou que homem é só um folgado da vida mandando em mulher, e a péssima representação de homosexuais.

Quando era pequena tinha ódio de garotas "fru-fru" pois elas eram representadas por meras esnobes ricas de cabelos louros e que só ligavam para meninos e assuntos "girly girl". Eu era apenas uma garota cujo não tinha tanta atração por Barbies, e graças ao esteretipos essas meninas me julgavam a "esquisitona". Claro, quando elas cresceram sob base de que ser menina/mulher = usar rosa, brincar de boneca, ter um namorado lindo e rico, casar e ter filhos. Uma garota cujo tinha paixão por super-heróis, anime & Sonic era alguém fora dos padrões.

Aí que entra o fato de que eu tinha mais amigos do que amigas. E de que isso também preocupou uma coordenadora, que até aconselhou minha mãe que eu tinha de fazer amizades com meninas. Fui julgada dessa maneira faz anos, e às vezes ouço "tu quem que ser mais feminina/se comportar como uma mulher" etc.

A mídia é a causadora disso, pois ela continua inclinada nos costumes de antigamente -- ou faz chacota de qualquer coisa diferente do "padrão". Eu ODEIO quando pessoas fazem piadas sobre gays ou simplesmente criam uma personagem homosexual cujo é toda "UYYYY AI TÔ BEIGE! QUERIDA~" etc. Pois a realidade é outra: Já tive amigos homosexuais (seja homem OU mulher) e eles não agiam dessa forma. "Voz afeminada" não é coisa de "gay", e o mesmo se diz de "voz máscula" para mulheres. Aí há quem quer mais queers em mídia... Prefiro é GENTE QUE SAIBA COMO ESCREVER UM PERSONAGEM HOMO/PAN/BI/ACE e não alguém que crie estupidez como essa. Mesmo digo para gender/agender.

Talvez isso não venha a ver com o tópico, mas falando francamente, toda essa discriminação ainda é produzida pela mídia, além de mentir sobre notícias e mascarar verdades.

Um conselho: Jamais usem jornais sencionalistas como fonte, nem dêem ouvidos à Rede Globo.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação Empty Re: O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por Marcy Sáb Abr 26, 2014 11:17 pm

Tem uma imagem que vi esses dias e ao pesquisar constatei que era verdade:

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação 10259504_869159269776202_5862849418085516219_n

Agora não sei mais se José Wilker realmente existiu ou não =p


Sobre a manipulação na mídia, é bem visível isso. E não, não é só no Brasil, ou só com a Rede Globo; é com TODAS as emissoras, TODOS os jornais, TODOS os meios de comunicação. Alterações nas imagens, frases e acontecimentos é algo tão comum e que já vem fazendo parte da história da Humanidade e que nem percebemos direito. Estão tentando nos convencer de alguma coisa o tempo todo. O. Tempo. Todo.

Não irei entrar muito em detalhes acerca da minha opinião porque escrever aqui tudo o que penso sobre o assunto resultará num texto que ninguém irá ler. Porém, preciso citar um filme que se chama O Quarto Poder (Mad City), de Costa Gavras. Ele resume tudo o que a mídia é, por favor, se puderem assistam. 

A propósito, acho interessante o título que deram à versão brasileira do filme, afinal, a mídia é o 4º poder. Analisando:

1º poder - legislativo = que faz a lei
2º poder - executivo = que executa a lei
3º poder - judiciário = que julga
4º poder - midiático = que influencia

Isso a grosso modo, ok. Mas deu para entender.
Marcy
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 824
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 27
Localização : Toca da raposa

Ir para o topo Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação Empty Re: O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por Jyunirii Sáb Abr 26, 2014 11:51 pm

Sobre aquele acidente de Fukushima que a Ni citou: vivenciei isso também, tanto que entrei em conflito com um  dos meus professores da época. Para ele, tudo o que o Bom Dia Brasil e o Jornal da Noite do SBT falavam eram a verdade absoluta (enquanto eu me dava mais ao trabalho de ir nos jornais japoneses e usar o g-tran pra traduzir e saber da coisa toda).

Não tem muito o que comentar depois daquele print da Ray, acho que todo mundo aqui sabe que os jornais [pelo menos os brazucas, lembram de quando o Niemeyer morreu e o G1 chegou com a linha temporal dele completa depois de dois minutos da confirmação da morte?] querem apenas serem os primeiros a vincular a noticia, para apenas depois confirmarem tudo. Embora eu ache que cada vez mais o povo não anda muito interessado em saber das notícias.
Spoiler:

Edit: acho que, pra ilustrar o post da Marcy, podemos usar aquela brincadeira que a AniDragon fez para o dia dos inocentes na Espanha. É mais ou menos naquele estilo que acontece as coisas.
Jyunirii
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1523
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 27
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.


http://pixiv.me/033210

Ir para o topo Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação Empty Re: O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por Rayana Dom Abr 27, 2014 10:35 am

Marcy escreveu:Porém, preciso citar um filme que se chama O Quarto Poder (Mad City), de Costa Gavras. Ele resume tudo o que a mídia é, por favor, se puderem assistam. 

A propósito, acho interessante o título que deram à versão brasileira do filme, afinal, a mídia é o 4º poder. Analisando:

1º poder - legislativo = que faz a lei
2º poder - executivo = que executa a lei
3º poder - judiciário = que julga
4º poder - midiático = que influencia

Isso a grosso modo, ok. Mas deu para entender.

Vou ver hoje à tarde, aproveitando que tenho algum tempo livre.

Já agora, recomendo também que vejam o filme F for Fake, do Orson Welles.


Denuncia do poder do documentário, da capacidade fantástica que nós, como pessoas criativas, temos de vender "a verdade", feita nos moldes que bem entendemos, bastando para isso saber manipular e montar muito bem a imagem fílmica.

O próprio Orson Welles diz "Eu sou um charlatão!", "Todas a histórias e filmes têm algum tipo de mentira". É provavelmente das melhores produções que já vi. Só é pena que a maioria das pessoas seja demasiado ignorante para o entender (e não o digo com nenhum sentido de desprezo - a maioria das pessoas não tem conhecimentos suficientes para julgar e compreender este tipo de trabalho - tão simples quanto isso).

A maior arma dos mídia talvez seja mesmo a ignorância das suas audências. Nem sequer é preciso ser-se estúpido ou idiota para cair na armadilha. Como esse caso japonês: como é que eu vou saber se as notícias são verdadeiras, sem ver com os meus próprios olhos? Aliás, mesmo entre as pessoas que testemunharam esse desastre, nunca há opiniões e leituras semelhantes.

Num campo de futebol, quando a bola bate na linha da baliza, metade do estádio diz que a bola entrou e foi golo. A outra metade diz que não foi golo nenhum. E todos (milhares de pessoas) estavam lá, atentos aos movimentos da bola. Como ficamos? XD

Até a gente mais inteligente e culta cai de vez em quando nesta esparrela. Simplesmente porque ninguém é omnisciente, e mesmo quando duvidamos, existe sempre uma inconsciente tendência para dar o benefício da dúvida de que, por trás da mentira, existe algum tipo de fenómeno que pode justificá-la.

Agora... será podemos dizer que esta manipulação é sempre intencional? Será que não se trata apenas de um caso de metidos a jornalistas que tiveram a sorte (ou azar) de ter um emprego que alcança milhares, sem que eles estejam preparados para tamanha responsabilidade?

Não sou daquelas que acredita em teorias de conspiração; acho que a manipulação existe mas, em essência, ela é fragmentada e em função dos interesses particulares ou (de)formações de quem publica os artigos. Nem tudo acontece sob alçada de alguma mente perversa de um magnata mafioso.

Acho que a maior questão aqui é entender mesmo a importância de estarmos sempre alertas e de compreendermos que os artigos e documentários que vemos na mídia, com ou sem uma intenção perversa a orientar o pensamento que os redige, não passam de interpretações sujeitas a deslizes, de outros seres humanos.
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Outro / Não divulgar Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 35
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação Empty Re: O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por Seiryuumon Dom Abr 27, 2014 10:56 am

À mídia é dada a responsabilidade de informar a população, seja em termos jornalísticos seja em entretenimento. Obviamente, se você segura uma posição onde a sua palavra provavelmente é verdade vai existir o abuso. Portanto acreditar que exista algum tipo de mídia completamente imparcial é ingenuidade. A mídia é formada por pessoas e pessoas têm interesses; portanto a mídia sempre vai manipular dados.

Quanto ao ponto da teoria da conspiração, geralmente as pessoas não acreditam pq tudo é feito por trás das cortinas, portanto teorias de conspirações não óbvias apriori. Obviamente, nenhum magnata com amplos poderes vai dizer a céu aberto que está manipulando dados pra ter poder. Apenas quando as coisas começam a ser feitas mais abertamente, ou quando o negócio tá muito nojento que qualquer um pode perceber, que as teorias de conspiração começam a se tornar realidade.

Por exemplo, no Brazil, 90% da mídia está aliada à posição política do governo (não necessariamente ao partido).
Seiryuumon
Seiryuumon
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 261
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 34
Localização : São Luís - Dark Area, liderada pelo Sarney >=(

Ir para o topo Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação Empty Re: O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por Marcy Dom Abr 27, 2014 11:23 am

Relendo todo o tópico aqui eu notei num termo aqui que acho que todo mundo mencionou, inclusive eu mencionei:

Daisuke Kaizaa escreveu:Pois bem, lembram daquele desastre natural que ocorreu no Japão e afetou também usinas nucleares? Bem, meu pai estava a assistir pela CNN pela parte da noite -- a CNN não mentiu nada e disse que estavam a tomar conta da situação, certo?
Marcy escreveu:Tem uma imagem que vi esses dias e ao pesquisar constatei que era verdade:
Juny Lee escreveu:Sobre aquele acidente de Fukushima que a Ni citou: vivenciei isso também, tanto que entrei em conflito com um  dos meus professores da época. Para ele, tudo o que o Bom Dia Brasil e o Jornal da Noite do SBT falavam eram a verdade absoluta (enquanto eu me dava mais ao trabalho de ir nos jornais japoneses e usar o g-tran pra traduzir e saber da coisa toda).
Rayana Wolfer escreveu:Denuncia do poder do documentário, da capacidade fantástica que nós, como pessoas criativas, temos de vender "a verdade", feita nos moldes que bem entendemos, bastando para isso saber manipular e montar muito bem a imagem fílmica.

Não mentir nada... verdade... a verdade absoluta... a verdade...
Pergunta: O QUE É A VERDADE?

Lembrei de um texto de um tópico que a Rayana Wolfer postou aqui:

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação Cadeira_madeira_perspectivas1

Pergunta: “O que é uma cadeira?”

Grupo 1 investiga essa pergunta pela perspectiva A.
Grupo 2 investiga essa pergunta pela perspectiva B.
Grupo 3 investiga essa pergunta pela perspectiva C.
Grupo 4 investiga essa pergunta pela perspectiva D (essa é a perspectiva pela qual vemos a figura ao lado).

Respostas de cada grupo para a pergunta “O que é uma cadeira?”:

G1: é um quadrado de madeira.
G2: é uma estrutura de madeira composta por duas hastes verticais e quatro horizontais, sendo essas ligadas perpendicularmente àquelas e, ao mesmo tempo, paralelas entre si.
G3: é uma estrutura de madeira com a forma semelhante à letra ‘h’.
G4: é uma plataforma utilizada por seres humanos para se sentar, apoiando suas costas no suporte acima da plataforma. Essa plataforma é apoiada no chão por 4 hastes.

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação Perspectivas-cadeira-madeira1
Qual grupo está correto?
Todos.

Dependendo do ângulo que vemos as coisas, a resposta é diferente.

Ou seja, a verdade não existe. O que existe são pontos de vistas diferentes.

Cada um tem a sua própria verdade, ela não é algo universal. Portanto, acho um equívoco alguém ver alguma coisa e dizer: "isso é verdade!" sem antes elaborar sua própria opinião. E outra, a nossa própria verdade irá variar de acordo com nossas experiências; a experiência leva à percepção. E todos possuem percepções diferentes. Podemos até considerar a percepção do outro, mas isso não deveria influenciar na nossa própria percepção.

Vivemos num mundo onde o que importa é nós mesmos. É como se tudo ao nosso redor fosse uma ilusão, e cabe a nós definirmos o que é aceitável ou não. Aliás, acho engraçado como julgamos o que é ilusão ou não. Unicórnios existem? Se eu nunca vi, como eu tenho a imagem dessa criatura fixada na minha mente? Se eu vejo-o na cabeça, assim como a imagem de meus amigos e a imagem de minhas lembranças, porque os unicórnios não deveriam existir também?

Ou seja, será que aquilo que vemos na TV não é uma mera fantasia? Será que uma notícia não foi simplesmente inventada para que possamos tomá-la como "verdade" e sermos direcionados para alguma coisa no futuro através dela? O Japão existe? Eu nunca fui ao Japão. Houve mesmo um acidente nuclear em Fukushima?

Conseguem entender aonde quero chegar?

Enfim... este vídeo aqui consegue ilustrar mais ou menos o meu pensamento. Trata-se de um trecho de um discurso de formatura feito por David Foster Wallace, vale a pena dar uma olhada.

(Curiosidade: Wallace se suicidou 3 anos após dar esse discurso.)
Marcy
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 824
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 27
Localização : Toca da raposa

Ir para o topo Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação Empty Re: O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por Seiryuumon Dom Abr 27, 2014 11:51 am

Hmmm... a verdade é sim absoluta, nós apenas a percebemos de acordo com a nossa própria experiência. No teu exemplo de pergunta, o G1 diz que a cadeira é um quadrado de madeira, que é a percepção dele, mas isso em nada muda o fato de que a cadeira é bem mais do que isso. Dito de outra forma, a cadeira não é um quadrado de madeira, mas possui um, portanto o G1 está errado.

Portanto a verdade relativa existe, e todos tem acesso a ela, e devemos buscar qual é a verdade absoluta, e o G4 foi o que mais se aproximou disso, no exemplo ali.
Seiryuumon
Seiryuumon
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 261
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 34
Localização : São Luís - Dark Area, liderada pelo Sarney >=(

Ir para o topo Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação Empty Re: O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por Marcy Dom Abr 27, 2014 12:14 pm

Seiryuumon escreveu:Portanto a verdade relativa existe, e todos tem acesso a ela, e devemos buscar qual é a verdade absoluta, e o G4 foi o que mais se aproximou disso, no exemplo ali.
LOL isso é algo que Platão dizia xD eu sou anti-platônica, então...

Eu tenho um pensamento que é contra a perfeição. Para mim, a perfeição é uma ilusão, um erro; ela não existe. A verdade absoluta é portanto algo irreal para mim, porque tudo está em movimento, nada é estático ou definitivo. Pode até estar no "mundo das ideias", mas é ridículo tentarmos chegar até lá se é algo inalcançável. "Porque o ideal é assim..." não estamos num mundo ideal.

O G4 está correto porque era a visão que ele tinha. Mas os outros não estão errados, afinal, eles estavam num ângulo diferente do G4. Para você, o G4 estava certo porque você viu a cadeira daquele jeito, e não do jeito que os outros grupos viram.

...ok, estou fugindo do assunto do tópico, então vou parando por aqui.
Marcy
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 824
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 27
Localização : Toca da raposa

Ir para o topo Ir para baixo

O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação Empty Re: O Jornalismo, a «mídia» e a arte da manipulação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos