Sua opinião acerca do seu país

Ir em baixo

Sua opinião acerca do seu país Empty Sua opinião acerca do seu país

Mensagem por Lukas em Qui Ago 25, 2011 3:27 pm

Mostre-nos sua opinião acerca do seu país. Você discorda com certas coisas nele? Comente aqui. :)

-----
O Brasil é o país onde eu moro, então vou comentar sobre ele.

No Brasil há muita corrupção, pessoas que não têm educação, grande taxa de analfabetos e desempregados, horrível recepção de estrangeiros, baixo nível de educação, e outras coisas mais.
O Brasil precisa de uma política mais responsável, e que coloque estas muitas leis (rígidas, e que muitas vezes não são cumpridas) em ação!

Eu só quero ver o que será da copa do mundo de 2014. Para quem mora em outro país já vou avisando que pode não ser o que esperava (caso você esperava um grande evento bem organizado).
Outra coisa que eu acho horrível no Brasil é o que eu chamo de "Dinheiro na mão de quem não trabalha". A política não sabe como acabar com a desigualdade social e dá "dinheiro" (mesmo que seja comida, etc.) em vez de emprego na mão dos pobres. Enquanto os políticos decidem seu próprio salário, e continuam reclamando.

Quanto à cultura do Brasil...
O Brasil é um país de várias subculturas, apesar de ter uma "geral" para todo o país. Sim, eu aprecio o futebol, mas tem algumas coisas que eu não admito. E vou dizer aqui.
Primeiro começarei com a música. Na época da Bossa Nova, o Brasil era um país rico de cultura, e uma coisa que se destaca muito na cultura de um país é a música. Agora, responda-me quais são as músicas de hoje? Restart? Justin Bieber (apoiando a "geração hamburger" e "coca-cola")? Ah, dai-me paciência! Sinceramente, eu prefiro não ouvir nenhuma música do que ouvir isto. Ou apreciar músicas boas de se ouvir, com letras bem feitas, podendo até ser de outro país. Mas ouvir isto? Não, obrigado.

Comentarei sobre o que eu citei sobre "geração hamburger e coca-cola". Então, pessoal, um país com uma boa cultura não é um país com seu próprio idioma? Sim, adaptações acontecem, o uso de outro idioma também é essencial. Mas ser "escravo" indiretamente de outro país é demais, não acham? Tudo bem, no momento vou desmentir-me, mas é para explicar um fato, que é o exemplo da dublagem de animes. Um país pegar a versão original de um anime e dublar a partir dessa versão original, tudo bem, certo? Agora, pegar a versão adaptada de outro país, e adaptar uma versão adaptada não é exagero? Porque não avaliar a versão original, e fazer sua própria versão "adaptada"? Era o que deviam fazer com o Brasil, mas não fazem. E isto se encaixa muito bem à cultura, por que? Explicarei agora. Estados Unidos tenta adaptar algo de outro país em seu país, e vê que não dá certo, mesmo insistindo, poucos apoiaram. Quem será a cobaia dos testes? Adivinha? Acertou se pensou em Brasil. Fazem isto também com as músicas. Aliás, você já procurou pela tradução das músicas que você anda cantando e/ou ouvindo? Se não, recomendo você a fazer isto. Se sim, parabéns, você, se for brasileiro, faz parte dos 90% (aproximadamente, talvez eu até esteja exagerando, pode não ser tudo isso...) dos brasileiros que faz isso.

Filmes... o Brasil tem sim ótimos filmes! Mas você acha que as autoridades investem nisso? Talvez sim. Você se pergunta: "Quando?", e eu respondo: "Claro que eles fazem isso, quando está chegando as eleições!". Já perceberam que eles só fazem algo bom (corrigindo, provavelmente bom) quando está chegando as eleições e o mandato deles estão acabando? É justo nessas horas que vemos a política do Brasil. E muitas coisas exemplares da cultura do Brasil se prejudicam por causa disso.

Não adicionei o Samba à parte da música. Prefiro colocá-lo em "cultura em geral", assim como o futebol. Acho que o Samba é uma cultura imoral do Brasil. Não sei se só eu acho isso, mas eu uso minha opinião em primeiro lugar. E sobre Futebol? Uma palavra resume Futebol no Brasil, e essa palavra é "Globo". Sim, sentidos ambíguos, pode ser tanto o globo terrestre quanto a Rede Globo. Acho incrível, corrupção até no futebol. E mais uma vez estou colocando "política" no meio, para as seguintes palavras, "Copa do Mundo". Vocês já devem estar cansados de saber sobre isto, não vou me aprofundar no assunto.
Lukas
Lukas
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1567

Sua opinião acerca do seu país Empty Re: Sua opinião acerca do seu país

Mensagem por Takuya em Qui Ago 25, 2011 4:14 pm

OMG! Um tópico à la "Felipe Neto" :lol!: . Enfim, concordo com quase tudo que você disse no seu post. Bom, vejamos o que eu posso acrescentar...

Sobre a política, as pessoas reclamam dos políticos corruptos. Até aí, tudo bem, mas essas mesmas pessoas cometem pequenos "delitos" ou são coniventes com estes o tempo todo! Parece-me mais que o brasileiro fica com "dor-de-cotovelo" por ver que os políticos se dão bem enquanto o povo continua na merda. Ao menos a impressão que me dá é esta. O povo brasileiro tem nas suas raízes a mentalidade de "se dar bem". E a maioria das pessoas não pensa em conquistar o que quer com trabalho ou esforço. Muitas aproveitam a primeira oportunidade que tiverem pra "se dar bem". Isso também não é corrupção? Penso que a mudança começaria pela mentalidade de cada brasileiro, cada brasileira. Porque os políticos, direta ou indiretamente, também vieram dentre nós, eles também são parte do povo. Caso realmente se desejasse uma mudança, ela já teria começado. Mas por que isso não acontece? Porque não são apenas os políticos que precisam mudar, mas sim a mentalidade de uma nação, que é, sempre foi, conivente com a corrupção.

Sobre a cultura, isto é algo a meu ver tão complexo que é até difícil falar sobre. Na época que a cultura brasileira atingiu seu "apogeu", por assim dizer, ainda não estavamos na era da "globalização". Além disso, vivíamos num país oprimido pela ditadura. Tudo o que se dizia ou escrevia podia ser usado contra você. Não eram tempos fáceis. Pode parecer loucura, mas penso que as grandes mentes se manifestam nessas épocas díficeis. Hoje em dia, o que se vê é o Brasil tentando adaptar a propria cultura à cultura americana. E isso é ruim. Por quê? Porque a cultura americana, a meu ver, é vazia. Digo isso da cultura de massa (mídia, música, filmes até). O Brasil NÃO é os EUA. Mas o que eu tenho visto é justamente o contrário. Música brasileira de qualidade foi substituída por funks mediocres, que tentam pateticamente "imitar" os raps americanos (?). WTF! E o pior é que tudo isto recebe o apoio e divulgação da grande mídia! Sem falar nos reality shows e sabe-se mais o que. Enfim, isso dava assunto pra um livro, então vou parar por aqui.

Sobre as pessoas. Acho que esse é o ponto crucial da história toda. O Brasil não investe em educação. Ainda que digam e mostrem o contrário, a realidade é essa. Os pais não sabem educar seus próprios filhos. A escola não sabe lidar com as crianças que estes pais não educam. Penso que a escola não tem obrigação de fornecer a educação basica (tratar bem as pessoas, pedir desculpas, essas coisas), mas tem um papel importante na socialização da criança e na forma como ela põe em prática esses valores que lhe foram ensinados. Infelizmente isso não acontece mais. As escolas perdem tempo tentando impor os limites que deveriam ser impostos pelos pais. Enquanto isso, essas crianças crescem, se tornam jovens, adultos que não sabem pensar, que não sabem decidir o que é bom ou ruim pra si mesmas, tomam atitudes estupidas simplesmente porque NUNCA tiveram pais de verdade, simplesmente pais de "faz-de-conta", que só serviam pra pagar as contas. Daí vem todo o resto.

Sinceramente, eu tenho esperanças que o Brasil um dia se torne um país desenvolvido, com educação de qualidade, política decente, saúde, empregos, enfim, tudo o que um país desenvolvido deve ter. Infelizmente, acho que isso ainda vai demorar. A geração atual é um fracasso (me desculpem as palavras, mas é a verdade). São pessoas que tem preguiça de pensar, são facilmente manipuláveis, influenciaveis. E isso NUNCA leva a nada de bom. Enfim, quem sabe a próxima geração ne? Até lá, só resta ter paciência e fazer a nossa parte :D .
Takuya
Takuya
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 3612
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Mensagem por Convidado em Sex Set 02, 2011 3:57 am

Acho que vocês dois falaram quase tudo e concordo com a maioria das coisas. Mas, desculpa, estou realmente com preguiça de responder. No entanto, preciso fazer uma errata sobre o que disseste, Lukas.

Lukas escreveu:

Filmes... o Brasil tem sim ótimos filmes! Mas você acha que as autoridades investem nisso? Talvez sim. Você se pergunta: "Quando?", e eu respondo: "Claro que eles fazem isso, quando está chegando as eleições!". Já perceberam que eles só fazem algo bom (corrigindo, provavelmente bom) quando está chegando as eleições e o mandato deles estão acabando? É justo nessas horas que vemos a política do Brasil. E muitas coisas exemplares da cultura do Brasil se prejudicam por causa disso.

Sabes qual a diferença entre a produção do Cinema Norte-americano para o cinema nacional? É que lá, os filmes são encarados como produtos industrializados. No Brasil é assim? Não. O cinema Brasileiro ainda é realizado pelo simples prazer de produzir um filme, de contar uma história. Não há empresas como a Warner ou a Fox que invistam pesadamente nisso. Temos algumas produtoras, em grande maioria pequenas, que aceitam o roteiro para rodar um filme. Aí tu me perguntas: "Mimi-chan, se as produtoras são pequenas e não possuem verbas suficientes para a produção de um filme, quem patrocina-as?". E eu te respondo: O Governo Federal. Especificamente o Ministério da Cultura. Eles possuem um programa que avalia todos os anos milhares de roteiros de todos os cantos do país. Aquele que se encaixar nas diretrizes do programa, ganha o patrocínio. Podes prestar atenção no início dos filmes, que o logo do Ancine (que faz parte do MinC) vai estar lá. Os investimentos em programas de produção de audiovisual estão protegidos e regulamentados de acordo com a Lei Rouanet (ou Lei n° 8.313/1991).

O mecanismo de incentivos fiscais da Lei n° 8.313/1991 (Lei Rouanet) é uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural. O proponente apresenta uma proposta cultural ao Ministério da Cultura (MinC) e, caso seja aprovada, é autorizado a captar recursos junto a pessoas físicas pagadoras de Imposto de Renda (IR) ou empresas tributadas com base no lucro real visando à execução do projeto.

Trecho retirado do site do MinC - Ministério da Cultura.

Agora outra pergunta que podes me fazer: "Mimi-chan, mas é só o MinC que patrocina os filmes?". Não. Ele é o maior patrocinador. Mas, os cineastas podem correr atrás das grandes empresas que investem nesse tipo de produção e conseguir mais verba. O MinC é o maior patrocinador, porém, não é exclusivo. A própria Petrobrás possui um programa e um site para incentivar a produção de curtas-metragens, o Porta-curtas (recomendo). Então, é isso acho eu. Não culpe o governo diretamente pelas escassez de produções nacionais. Não sou a favor do governo, nem nada. Só é para acrescentar conhecimento mesmo, tah? Já tive uma oficina com um professor-cineasta sobre a direção e criação de roteiros para audiovisual, e ouvi isso dele. Ele também disse que é muito difícil conseguir a verba e tem que esperar bastante tempo até ser liberada totalmente. Sofree.. não é fácil fazer cinema aqui..

Última edição por Mimi-chan em Sex Set 02, 2011 1:56 pm, editado 1 vez(es) (Razão : edição texto)
Convidado
Convidado

Mensagem por Rayana em Sex Set 02, 2011 9:35 am

Bom, como toda a gente sabe... vivo em Portugal.

Pessoalmente, gosto do país onde eu vivo. Já vivi em muitos lugares, visitei muitos outros e acho que tenho uma ideia sólida de como é o meu país. O único lugar que ainda não visitei mais a sério foi o Minho e Trás-os-Montes.

Culturalmente falando: acho divertidíssima a variedade de hábitos e de comemorações que temos. Se formos para a área rural, é interessante como o povo português comemora tão catolicamente feriados e festas de santos populares, que são claramente de tradição pagã. Adoro aqueles desfiles com gaitas de foles. <3 Principalmente as festas, com carnes, bebida e música para todo o lado. xDD No geral eu nem ligo a estas comemorações (que estão aos poucos a desaparecer, admita-se), mas este país tem TANTAS tradições antigas da época pré-invasão romana que no fim de contas até o torna interessantíssimo de se estudar. Nas cidades, estes costumes vão sendo adaptados para eventos ultra-organizados, ou - em alguns casos - simplesmente caem no esquecimento. Em algumas cidades, dá-se o inverso, e estão a recuperar tradições antigas (como o "verdadeiro carnaval português", como ele era festejado antes de tentarem copiar o carnaval do Rio). Mas esta é a parte cultural que eu ainda compreendo. Para mim este legado histórico e relacionado com o mundo rural, as colheitas e a religião é muito mais forte e realista.

Mas Portugal possui também uma "cultura fabricada" que gosta de vender ao mundo. E o pior é que as pessoas daqui alinharam nisso de tal forma, que o "establishment" acabou tornando-se realidade. Ou seja, é dessa imagem que vem o português com o seu fado, o seu bacalhau e os seus grupos folclóricos com homens de bigode. Claro que isto existe, mas é uma espécie de cultura imaginária que vingou, por força da propaganda. Eu detesto-a porque faz lembrar muito das ideologias do fascismo Salazarista, com os seus "Fs". Fado, Família e Fátima.
O Fado transmite a aura saudosista do povo, que invoca para o presente as alegrias e mágoas do passado. A Família transmite a ideia de união nacional, assegurada pelo "Pai" (ou seja, uma sociedade patriarcal, onde o Homem é o chefe da casa e a mulher se limita a cozinhar e a cuidar dos filhos). "Fátima" diz respeito às peregrinações católicas ao lugar onde o papa muitas vezes foi falar aos seus fieis, e inclusive foi baleado, etc. Mas na minha opinião, existe ainda outra: o "Futebol", porque o futebol é também a religião do zé povinho. O Zé sempre reclama que não há dinheiro para a educação, não há dinheiro para pagar os impostos, não há dinheiro para ir passear com a família no fim de semana, mas tem SEMPRE 500 euros para entrar num avião e ir ver o Benfica ou o Porto jogar no estrangeiro.

E se ainda não entenderam a minha revolta sobre os "três Fs", eu esclareço: vejo-a como a versão portuguesa da ideologia nazi dos Drei K's: Kinder, Küche und Kirche. As 3 grandes doses de narcóticos que adormecem o povo, afectam muito particularmente a Mulher, e distraem dos assuntos que realmente importam à nação e à sua relação com o mundo.

Historicamente falando: não sou desses portugueses que se põem a gritar sobre os Descobrimentos, mas tenho que mencionar ISTO porque irrita-me profundamente a forma como os "intelectualíssimos portugueses contemporâneos" esfregam no focinho de todo o estrangeiro que "descobrimos o Brasil", "que descobrimos a Índia", etc. Isto é absolutamente ridículo. É verdade que os portugueses ganharam fama de saudosistas, mas a forma como este país se refugia atrás dos acontecimentos do passado para esconder a merda que hoje é... é pimba, fatela, piroso, e estupidamente covarde! Olhem só como Portugal está hoje, atolado de dívidas até aos cabelos e lambendo as botas e os testículos ao FMI! Os portugueses não se lançaram nos descobrimentos porque num belo dia de sol lhes apeteceu arriscar o pescoço numa missão suicida. Foi uma extrema necessidade de recursos que os obrigou a isso: porque estávamos encurralados aqui ao lado pelos inimigos de Castela, que nunca foram com a cara do "parente afastado que traiu a mãe e os irmãos". ERA LANÇAR-SE AO MAR OU MORRER. Os portugueses já sabiam que o Brasil existia antes de o "descobrir". Engraçado, mas nas escolas daqui nunca mencionam o massacre aos índios. Embora isso tenha sido maioritariamente culpa dos espanhóis (não havia portugueses suficientes no Brasil para massacrar todos os índios lol), acho que era de boa moral contar as coisas como realmente foram.

Curto a história dos templários, das guerras, das invasões, das estratégias e tácticas que se faziam na época (e éramos MUITO bons em tácticas de guerra, aqui eu tiro o chapéu. o.0) dos tratos que faziam, foros, etc. Apesar da irritante presença da religião católica durante todo o processo... salvam-se os templários, olha lá. Ah, mas curto as lendas e mitos, que é ainda o que temos de melhor!

Vou parar por aqui, porque tenho pouco tempo, e realmente vou precisar de TEMPO para falar do Estado que tão belamente representa esta Nação... lol
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Feminino Mensagens : 1767
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Mensagem por Jyunirii em Qui Abr 19, 2012 4:44 pm

Pedir desculpas porque ando sem um teclado decente e estou quase sem tempo, mas vou ter de responder este topico.

Bom, eu poderia ter dado quote no Lukas e falar 'this'. Mas nao concordo em umas coisas com ele.

A comecar pela musica. eu nunca achei que a musica brasileira fosse realmente boa (salvo excecoes umas bandas que concordaremos, eram tocantes e simples e que tinham sentido, se eu falar Legiao Urbana irao entender), apesar de ter estilo original e letras 'boas' nunca apreciei a mpb, e hoje em dia.... pffft, sem comentarios, uma vez que seja voce brasileiro ou nao, ja conhece e que dispensa comentarios mais apronfundados.

Cultura. Era boa ate os anos 60,70. Depois disso veio a decair deploravelmente. Nao, eu ate gosto do mix de nacionalidades e pa, so que ela decaiu muito. Cito em especial o carnaval que alem de ser uma 'cultura' horrivel e que e apoiada em muitos lugares - dentro e fora do Brasil - da a fama de vulgar as mulheres brasileiras. Nao ha muito tempo atras uma mulher brasileira foi discriminada em Portugal. Minha tia mora fora do brasil e foi discriminada no comeco.

Politica..... dispenso comentarios, porque acredito que o que eu aprendo de sociologia e historia na escola - e na rede publica - seja algo manipulado e que nos ensina a ser passivos as buracos na nossa sociedade e nas leis. o.o

Apesar de tudo, ate gosto do Brasil, tem la seus pontos positivos. Mas se torna quase desagradavel morar aqui porque a sociedade brasileira e hipocrita. Sabe que ha coisa errada, mas falar lhe parece ser mais confortavel e eles fazem questao calar quem quer que se revolte com isso. E, em particular em Sao Paulo, na rede publica, aquela historia de progressao automatica ate a setima serie faz parecer uma questao que o povo saiba cada vez menos dos atos politicos e sociais que vao bem alem do que mostrados na tv.

So isso. Por enquanto.
Jyunirii
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Feminino Mensagens : 1523
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.

http://pixiv.me/033210

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: