Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo?

Ir em baixo

Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? Empty Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo?

Mensagem por Dragon em Sex Nov 11, 2011 10:50 pm

Ontem enquanto assistia One Piece eu comecei a reparar na diferença do traço e da qualidade do desenho, mudando bruscamente de um episódio para o outro. Vejam alguns dos prints que tirei para mostrar a vocês, os prints foram tirados em episódios sequenciais:

Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? Quemerda
Na boa, QUE DIABO É ISSO?!?

Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? 1-1
Print 2, começa a melhorar

Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? 2-1
Print 3, um pouco mais de melhora

Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? 3
Print 4, esse é o que eu poderia considerar "perfeito". É o que mais se aproxima do traço original do mangá e é um desenho bonito, bem feito.

Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? 4
Print 5, no episódio seguinte, na mesma perspectiva. Ainda é um desenho bonito, talvez até mais bonito que o do print anterior, mas que se distancia do desenho do mangá.


E sim, esses prints foram tirados com no máximo 2 episódios de diferença, dá pra ver que a personagem está no mesmo ambiente. Tirei todas da mesma personagem para ficar mais fácil comparar.

Mas vejam bem, enquanto o print 4 e o 5 conseguem expressar bem a feminilidade da personagem, uma das caracteristicas principais dela, o primeiro print no máximo expressa que ela tem síndrome de dawn. E não adianta falar que é a "evolução do traço" por que esses prints foram tirados do episódio 370 para frente. Eu fiquei simplesmente abismado com a variação da qualidade do desenho de um episódio pro outro, é uma coisa bem WTF mesmo. O primeiro print parece ter sido feito por alguém sem noção nenhuma de perspectiva ou profundidade, todos os elementos da cena parecem estar no mesmo plano.

E quem acompanha animes sabe que não é uma exclusividade de One Piece, aparentemente todos os animes hoje em dia sofrem com isso. Naruto tem oscilações MONSTRUOSAS de qualidade, que dão até raiva. Quem se lembra do episódio da saga do Pain que parece ter sido feito nos estudios dos looney tunes? Quem acompanhou Xros Wars também percebeu muitas oscilações, algumas vezes chegavam a descaracterizar o personagem tamanha "qualidade" do traço. E a lista continua crescendo, enquanto você quiser mencionar nomes.

Isso é uma coisa que difícilmente se vê em animes antigos. Dragon Ball Z por exemplo, se você pegar o primeiro episódio do anime e um episódio qualquer da saga do Buu vai notar uma GRITANTE diferença, mas é por que os traços do anime acompanhavam a evolução dos traços do autor. Por exemplo, a partir da saga do Freeza dá pra notar uma melhora na qualidade dos traços e animações, e essa melhora só vai crescendo, junto com a "prática" do autor. Não volta atrás em momento nenhum, é o que eu quero dizer.

Até mesmo com digimon temos exemplos. Adventure mantém um nível constante do inicio ao fim, com o episódio 21 se destacando claro, mas em momento algum vemos em adventure uma animação que parece ter sido feita por uma criança de 2 anos com deficiência motora.

Eu fico pensando quais seriam as causas desse "fenômeno" que vemos hoje em dia. Tome de exemplo Cavaleiros do Zodíaco. A série tem uma qualidade gráfica até superior a do mangá (convenhamos, a arte do Kurumada é muito ruim) principalmente na saga do santuário que foi totalmente refeita. Aí ao chegar a saga de Hades, temos aquela bela porcaria que se alguem já teve a má sorte de assistir deve ter ficado tão revoltado quanto eu. É uma animação feita em Flash Player, parada, preguiçosa, sofrível. Os personagens perdem completamente a expressão. Muitas vezes até cobrem o rosto dos personagem para não precisar de animar a boca deles. E qual a diferença da Saga do Santuário para a Saga de Hades? Uma foi feita no começo dos anos 90, a outra já depois da virada do século. Tirem suas conclusões.

Antigamente o traço do anime seguia a evolução do traço do mangá. Hoje parece que tentam fazer um traço próprio pro anime, e nem isso seguem direito, criando obras de arte como o episódio acima. Outras vezes me parece uma desmotivação de trabalhar, como por exemplo aquele episódio de Naruto já citado anteriormente que desafia todas as leis de conservação de matéria.

Lembro da Ray falando uma vez que os animadores são explorados no Japão, trabalham quase sobre regime escravo e ganham pouco dinheiro. Existe também a questão que dividem entre várias equipes de animação o trabalho, mas pelo amor de Deus a equipe que fez a animação do primeiro print devia ter suas mãos cortadas para não correr o risco de fazerem de novo. Mas eu não acredito que um dia simplesmente acordaram e disseram "Ei, vamo trollar esse pessoal que assiste anime e fazer umas zoeiras muito loucas no traço riairiairiairiair nunca mais vamos fazer dois episódios iguais!"

Enfim, espero que tenha sido claro o meu ponto de vista. Mas e o de vocês, qual é?
Dragon
Dragon
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1815
Data de inscrição : 22/09/2011
Idade : 25
Localização : Gentlemen Land
Mensagem Pessoal : Why so british? Let's put a monocle on that face!

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? Empty Re: Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo?

Mensagem por Takuya em Sex Nov 11, 2011 11:01 pm

O que a Rayana explicou faz sentido, e talvez haja excesso de trabalho da parte dos desenhistas também, vai saber. Muitos fatores podem interferir, acho que o excesso de trabalho também pode interferir na qualidade final do mesmo. E não é só em Digimon, já percebi que em vários animes existe essa variação de qualidade da parte gráfica, em vários momentos. Inclusive, citando a última temporada de Xros Wars como exemplo, ali praticamente a cada episodio os traços dos personagens estavam diferentes :suspect: . Acho que deviam tomar o maximo de cuidado pra manter um padrão.
Takuya
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3612
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 29
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? Empty Re: Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo?

Mensagem por Marty em Sab Nov 12, 2011 9:06 am

Lembro que a animação de OP em Thriller Bark era uma constante mudança mesmo, ainda hoje OP tem uma animação triste pro manga mais vendido do japão @_@. Mas assim, é só você ver um anime com uma animação beirando à perfeição (Persona 4) e depois ver um sofrido (Naruto Shippuden)e já nota a diferença. É triste, mas não vou julgar por não saber muito sobre animação.
Marty
Marty
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 545
Data de inscrição : 16/10/2011
Idade : 23
Localização : São Paulo
Mensagem Pessoal : dreaming in the rain

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? Empty Re: Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo?

Mensagem por Rayana em Sab Nov 12, 2011 10:35 am

Dragon escreveu:Até mesmo com digimon temos exemplos. Adventure mantém um nível constante do inicio ao fim, com o episódio 21 se destacando claro, mas em momento algum vemos em adventure uma animação que parece ter sido feita por uma criança de 2 anos com deficiência motora.

Digimon Adventure tem oscilações perigosas de animação. Aliás, isso pode acontecer até no MESMO episódio. Vou dar o exemplo do episódio 29 para vocês verem:

Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? CapturaEcra-DigimonAdventureEpisode29-XvidDVDRipMXRavi-18

Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? CapturaEcra-DigimonAdventureEpisode29-XvidDVDRipMXRavi-6

São o mesmo episódio. A diferença está na equipa de animação. xDD

Este episódio também tem outros exemplo interessantes; vejam:

Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? CapturaEcra-DigimonAdventureEpisode29-XvidDVDRipMXRavi-9
(Isto é suposto ser o Taichi? Just asking....)

Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? CapturaEcra-DigimonAdventureEpisode29-XvidDVDRipMXRavi-4
(Aqui ele está melhor. xD E a diferença não está só nos olhos dele.)

Também dá para perceber a diferença quando os observamos de perfil:
Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? CapturaEcra-DigimonAdventureEpisode29-XvidDVDRipMXRavi-8
(desenhos escrotos ¬¬)

Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? CapturaEcra-DigimonAdventureEpisode29-XvidDVDRipMXRavi-13 Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? CapturaEcra-DigimonAdventureEpisode29-XvidDVDRipMXRavi-11
(desenhos certinhos...)

Isto é quando os Escolhidos acordam no mundo real e encontram o professor Fujiyama.
Às vezes temos uma animação horrível, que não dá expressividade aos olhos dos personagens, os corpos ficam sem proporção e quando as crianças ficam de perfil (vistas de lado), parecem aleijados. No anime, parece que os personagens flutuam, não respeitam a gravidade da Terra. o.0

Outras vezes, a animação fica muito boa, com ângulos de visão caprichados, personagens expressivos, dá para ter boas noções de perspectiva, de "peso" e de movimento.

Dragon escreveu:Naruto tem oscilações MONSTRUOSAS de qualidade, que dão até raiva. Quem se lembra do episódio da saga do Pain que parece ter sido feito nos estudios dos looney tunes?

Naruto é um caso particular. Acho que os culpados são também os fãs. Eles fizeram tanta questão de dar protagonismo a key-animators como o Toshiyuki Tsuru (episódio do Shikamaru, luta do vale do fim, etc) que fizeram merda. xDD

Eu ainda acho que deviam manter o padrão de animação do episódio 81 de Shipuuden. É bem animado, fluído (sem abusar de screenshots onde só mexem a boca, ou onde personagens flutuam no ar como folhas de papel), desenhos bem feitos, mas nada demasiado caprichado que se torne impossível realizar com regularidade.

Dragon escreveu:Isso é uma coisa que difícilmente se vê em animes antigos. Dragon Ball Z por exemplo, se você pegar o primeiro episódio do anime e um episódio qualquer da saga do Buu vai notar uma GRITANTE diferença, mas é por que os traços do anime acompanhavam a evolução dos traços do autor. Por exemplo, a partir da saga do Freeza dá pra notar uma melhora na qualidade dos traços e animações, e essa melhora só vai crescendo, junto com a "prática" do autor. Não volta atrás em momento nenhum, é o que eu quero dizer.

Eu acho que até Dragon Ball tem oscilações de animação. Não tenho aqui os episódios (preguiça de ligar o disco externo) mas dá uma olhada na Saga Boo, quando o Vegeta se deixa "possuir" pelo Babidi e "obriga" o Son Goku a lutar contra ele. Naquela parte em que o Goku está "preso" numa rocha e o Vegeta dá-lhe uns tabefes no rosto... os desenhos do Goku não estão lá grande coisa. Isto, entre outros exemplos, claro. Aquele episódio onde Goku e Vegeta visitam as entranhas do Boo e encontram as larvas brancas? xDD Também há aí umas oscilações.

Mas concordo contigo, que não se nota tanto, talvez porque Dragon Ball foi quase todo desenhado à mão. E dado o sucesso que fez nos anos 80 e 90, dificilmente eles poderiam dar-se ao luxo de ficar preguiçosos. xD

O que eu quero dizer é que todos os animes seriados com mais de 10 episódios estão sujeitos a esta variação. Desenhos são muito difíceis de se fazer. E fazer um episódio numa semana está longe de ser tarefa fácil. Quando uma equipe é pressionada pelos prazos, dificilmente pode dar-se ao luxo de ser perfeccionista, e então isso deixa sobressair o estilo de desenho da pessoa... e a forma como ela organiza mentalmente "os blocos" (onde colocar as orelhas, os olhos, etc - nem todas as pessoas seguem as mesmas regras de proporção).

Bom, factores económicos influenciam, claro. Quando um estúdio de animação tem que lançar um episódio em 5 dias, mas tem um número limitado de desenhadores por equipa... aí, salve-se quem puder. xDD

É natural isto acontecer. Especialmente com animes, porque eles têm um estilo muito próprio de animar, diferente dos ocidentais. Isso dá carisma ao estilo deles, mas também tem as suas fraquezas.
Não digo que isto me agrade, mas eu acho que é algo normal de acontecer...
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 31
Localização : Portugal
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? Empty Re: Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo?

Mensagem por Convidad em Sab Nov 12, 2011 12:26 pm

Seguinte.. vou dizer o que eu acho, lendo ou não, mas..

Foi como disseram antes, trabalhar na empresa de ramo é muito, muito não "super" muito corrido isso sim !
Digimon Xros Wars cansaram de dizer que está sendo feito nas coxas, esse é um bom exemplo, a maioria eu olhei para os olhos e nos fundos dos Screens postados, para mim o que importar é a emoção que passa, foi que a parte de Adventure 01 e 02 fizeram comigo, sei disso porque penso em entrar nesse ramo e sei que é um inferno fazer um personagem, mesmo sendo OC e permanecer o traço numa pose ou emoção diferente ao personagem ! Mas pelo menos assim por enquanto eu tenho tempo de melhora-los e posta-los, ao contrário das grandes empresas... espero não fazer essa cagada e saiba fazer rápido meus desenhos, até na edição é uma merda isso por causa da pressa, não sou tão contra porque sou apenas fã de animes, não estou lá dentro pra saber como é, outra coisa seria que sofra animação gráfica são os jogos de hoje em dia também, mas o que fico mais puta não é do gráfico e sim a história que é cagada só por causa disso, por isso que prefiro os velhos jogos antigos que tinham a emoção e a imaginação dos fãs para jogar e hoje em dia, só pensam em ver a beleza esquecendo do que importar a jogabilidade e a emoção que passa de estar no momento que nem o personagem, os animes também prefiro isso.

PS : Quase esquecendo, outra coisa que amo, mas mesmo tendo desenhos maravilhosss, só que tem histórias repetidas e muito distanciadas são minhas queridas HQ's americanos @_@'
avatar
Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? Empty Re: Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo?

Mensagem por Shirayukin em Sab Nov 12, 2011 1:41 pm

Fauntleroy escreveu: Mas assim, é só você ver um anime com uma animação beirando à perfeição (Persona 4) e depois ver um sofrido (Naruto Shippuden)e já nota a diferença. É triste, mas não vou julgar por não saber muito sobre animação.
Belo exemplo de Persona 4 XD a animação é MUITO boa, sendo igualada a do jogo, e levando em conta que a do jogo não tinha tanta coisa para animar além das ops e insert scenes, que eram bem poucas por sinal.

Agora... que a animação está caindo o-o eu não acho.
Isso de oscilar é meio... complicado de não acontecer, vai acontecer. Para isso serve os BD e DVDs, eles lançam justamente para consertar esses erros.
Agora, um anime não tão novo mas também nem tão velho, ef. Tanto o ~a tale of melodies e o do memories. A animação era ESPETACULAR, definitivamente e seguia fielmente o traço da Naru Nanao.
Outro exemplo...Animes da SHAFT. Arakawa Under the Bridge, por exemplo, tinha uma animação digamos boa. Agora, pegar exemplos ainda melhores da SHAFT: Sayonara Zetsubou Sensei e Bakemonogatari.
As perspectivas em ambos animes e outros efeitos foram bem impressionantes, mesmo tendo um traço e animação bem simples, se formos pensar por um lado.
Outro anime: Durarara. Nem preciso comentar, aquilo foi muito comentado pela sua animação XD e é do ano passado!

Um exemplo mais recente: Mawaru Penguindrum
Rebaixei o primeiro epi apenas para isso <3 Pena que não consegui baixar em qualidade melhor, mas... dá pro gasto. O traço é bem constante e tem muitos detalhes e efeitos... Apesar de em um ou outro epi a qualidade cair um pouquinho (já que muda o diretor de animação), não são mudanças que deixam a qualidade OMG HORRÍVEL. Não vou tirar prints dos outros epis porque... spoilers, mas para terem uma ideia:
Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? Mawaru01
Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? Mawaru02
Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? Mawaru03
Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? Mawaru04
Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? Mawaru05
Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? Mawaru06

E umas prints de outros epis que não são spoilers:
Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? Penguindrum95
Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? Penguindrum906
Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? Penguindrum907

Mas acho que qualidade... gráfica.. precisa só ser decente desde que combine com a história e estilo. Bakemonogatari, SZS e Mawaru Penguindrum são ótimos exemplos disso. Mawaru penguindrum principalmente, um anime cheio de simbolismo e bem com momentos bem randoms, tratando psicológico de uma maneira um tanto bem diferente (partes de drama em que você é obrigado a rir, mesmo no fundo sabendo o quanto é tenso ou momentos tão tensos que você teme como um ser humano consegue suportar isso) e a animação combina MUITO com esse estilo. Então eu digo que a animação é:
Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? Tumblr_lu0imn9YXa1qk41bx
(ok vou me segurar pra não usar referencias do anime Ç-Ç)

Acho que a qualidade gráfica definitivamente não está caindo, apenas aumentando o_o até porque, mesmo tendo isso de pressão e etc, hoje em dia há muitos mais recursos que antigamente não tinham justamente por não ser mais a mão, então mesmo que um traço seja tenso em alguns animes, os efeitos podem ser maravilhosos, como Madoka Magica. Traço tenso e em alguns momentos horríveis mas em outros momentos efeitos lindos backgrounds igualmente lindos estilo creepy que combina com a história e muitos detalhes.

Mas acho que a questão do tempo também é importante... como a Rayana disse, as oscilações antigamente eram menos notadas XD é bem tipo ... os filmes antigos. Ninguém reclamava tanto assim mesmo que tivesse uns efeitos bem tensos, para a época era muito bom.
Não digo que os animes antigos tinham uma qualidade ruim; eles têm uma ótima. Mas é como falaram... era desenhado à mão e não tinha tantos recursos assim, e hoje em dia esse quadro mudou.
Então não acho que esteja realmente caindo a qualidade gráfica... mas sim aumentando, só que isso depende do estúdio e anime também, óbvio.
Shirayukin
Shirayukin
Baby 1 (Younenki I)
Baby 1 (Younenki I)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 31
Data de inscrição : 27/08/2011
Idade : 23
Localização : Na cidade de Taubaté esperando meu digivice ç_ç

http://shirayukin.tumblr.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo? Empty Re: Qualidade Gráfica dos animes, está caindo com o tempo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum