Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh

Participe do fórum, é rápido e fácil

Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh
Digital Zone • Digimon Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» NÃO DEIXE O FÓRUM MORRER
As origens de Digimon EmptySáb Abr 13, 2019 6:41 pm por NatanYagami

» Esconderijo do Zampari: Apresentando noticias sobre digimon ou converse comigo
As origens de Digimon EmptyTer Mar 05, 2019 6:05 pm por Roberto zampari

» Precisamos de um Discord nesse site
As origens de Digimon EmptySeg Mar 04, 2019 9:27 pm por FireKilljoy

» A versão beta de Digimon Frontier
As origens de Digimon EmptySeg Mar 04, 2019 5:56 pm por Roberto zampari

» Mostre seu Desktop
As origens de Digimon EmptyQui Fev 14, 2019 9:47 am por FireKilljoy

» Mostre a Home do seu celular
As origens de Digimon EmptyQui Fev 14, 2019 9:40 am por FireKilljoy

» O que você gostaria de ver em uma temporada de Digimon?
As origens de Digimon EmptyQua Fev 13, 2019 7:13 am por FireKilljoy

» O que acham de Jair Bolsonaro?
As origens de Digimon EmptyTer Fev 05, 2019 8:10 am por FireKilljoy

» Digimon; Anima/Synthesis
As origens de Digimon EmptySeg Jan 14, 2019 9:16 am por LANGLEY002

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Parceiros








Fórum AG


As origens de Digimon

+8
Slash_Perry
RukasuStorm
Destyned
Dragon
Digimario
goruden
Super FOG
Rayana
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

As origens de Digimon Empty As origens de Digimon

Mensagem por Rayana Dom Jan 01, 2012 7:09 pm

Bom, os veteranos vão perdoar-me por estar sempre a trazer tópicos velhos para aqui... mas o facto é que Digimon está sempre a criar novos fãs, logo, nada errado em fazer informação circular. Apesar de isto já ter sido plagiado por muita gente e já ter sido até usado como fonte para artigos, como aquele que foi publicado no nº 92 da revista brasileira Anime DO, mas whatever, pelo menos rendeu uma boa comemoração de 10 anos ao anime de Digimon, né... #lol

Tópico originalmente postado em 2006 do falecido fórum Digimon Forever, posteriormente adaptado e arquivado aqui

O Lucemon da Digimon Forever abriu faz tempo um tópico de discussão que veio descortinar um pouco o mimimi de que "digimon é cópia de pokémon". Pessoalmente, achei uma bela chapada na cara dos "fãs xiitas" de ambas as partes, mas este artigo eu não vim para falar disto.

Fiquei interessada e fui ler os sites que o Luce recomendou (vide links no final deste post), daí fiquei curiosa e decidi tentar aprofundar. Como diabo foram lembrar-se de criar um anime com esta configuração? Porquê que os digimons têm uma base digital? Afinal, de onde surgiu o conceito da virtualidade paralela ao mundo real?


As origens de Digimon!
O começo de uma história...

Digimon nem sempre foi um Anime. De facto, ele não virou Anime senão muito depois da criação do conceito dos monstrinhos digitais. Mas para falar das origens de Digimon, vamos começar por falar do famoso criador do franchising, esta pessoa cujo nome é “Akiyoshi Hongo”.


Quem é Akiyoshi Hongo?

Se procurarem pela pessoa com este nome, desenganem-se, porque "Akiyoshi Hongo" é um pseudónimo criado pela Bandai para mencionar o grupo de pessoas responsáveis pela criação e desenvolvimento de Digimon. Deste grupo de pessoas destacam-se Aki Maita e Takeichi Hongo.

A Bandai criou este pseudónimo por questões práticas, dado o facto de muitas pessoas estarem envolvidas no projecto e todas serem igualmente dignas de menção.

Nascida em 1967, Aki Maita é funcionária da Bandai desde 1990. Conhecida pela criação dos famosos tamagotchis em 1995, é considerada a criadora do estado embrionário de “Digimon”.

As origens de Digimon Tamamother

Desde pequena que Aki Maita é fã predilecta de animais de estimação, e desenvolveu um interesse especial por assuntos relacionados a Inteligência Artificial – uma das grandes ambições da Era Digital que começou com o desenvolvimento do computador. Este gosto pessoal terá levado Aki Maita a criar os “monstros de estimação” que vulgarmente conhecemos por Tamagotchi (vide imagem acima).


O que são Tamagotchi?

O nome “tamagochi” é resultado da combinação da palavra japonesa “たまご” (tamago) que significa “ovo”, e a palavra inglesa “watch”, que significa “ver” ou, neste caso, “vigiar”.

As origens de Digimon Image1-3

Tamagotchi são monstros electrónicos que vivem num dispositivo pequeno, muito prático para levar no bolso. No ecrã de mercúrio, no início, aparece um ovo digital. Depois do ovo eclodir, aparece um monstro pequeno, que pede comida, banho, brincadeira e todo o tipo de cuidados, inclusive vacinação. A missão do ser humano (parceiro humano) é servir de “ama-seca” para manter a criatura no estado "HAPPY" (feliz) e para o monstro poder crescer e evoluir de forma saudável.

Tamagotchis mudam de aspecto, conforme vão crescendo. Ele possuem até 4 níveis de evolução e, para isso, não podem deixá-lo passar necessidades.


Como os Tamagotchi evoluíram para Digimon?

Os Tamagotchi da Aki Maita criaram uma nova febre desde o seu lançamento, em 1995, por todo o Japão. E embora o seu público-alvo seja maioritariamente infantil, criou-se um fenómeno à escala mundial, com coleccionadores ansiosos por reunir todos os modelos (actualmente existem 41 modelos de diferentes cores e formas).

Nas escolas, a moda dizia que todas as crianças deviam possuir um tamagotchi. E isso gerou até problemas com os professores e conselhos de turma, quando os alunos não prestavam atenção nas aulas, para dar de comer ao monstrinho.

Mas, motivados pelo rápido sucesso no mercado, em 1997, os funcionários da Bandai desenvolveram um novo projecto cujo conceito foi criar um "tamagotchi para rapazes".
O objectivo foi criar um tamagotchi que pudesse lutar contra outros tamagotchi, formando um tipo de jogo mais interactivo, que rendesse ainda mais dinheiro.

Podemos afirmar que Aki não é exactamente “a criadora” de Digimon. Ela deu uma ideia-base, e o resto foram várias pessoas (funcionários da Bandai) que fizeram em conjunto.

Este novo projecto recebeu o nome de V-pets (virtual pets, bichos virtuais). E os V-pets são, de facto, "Tamagotchis" que podem lutar entre si. Evoluem para níveis superiores conforme vão adquirindo experiência, treino, comida, e quando vencem as lutas. Já não são simples monstros que têm de manter no estado "HAPPY".

Com efeito, os V-pets tornaram-se famosos, embora não tanto como os Tamagotchi.


E o nome “Digimon”? De onde veio?

Desta vez, foram os V-pets que serviram de inspiração a Tenya Yabuno, em 1997, para criar um manga de 44 páginas chamado "C'mon Digimon". Este pequeno manga foi desenhado durante o Verão do mesmo ano, sem contudo haver quaisquer intenções de o publicar – com efeito, o autor declara no prefácio do manga, que a história não teve sequer supervisão da Bandai (isso explica o design peculiar de alguns monstros).

O nome “Digimon” (Digital Monsters) foi usado como sinónimo de “V-pets” (Virtual Pets). Ambos os conceitos invocam a ideia de monstros virtuais. E a história mistura os dois conceitos sem discriminação.

As origens de Digimon Cmon

    O manga narra a história de Kentarou, um rapaz que quando era criança quase morreu num incêndio. O seu cão, Bun, morreu para salvá-lo, e o trauma sempre ficou guardado na memória do protagonista...

    Kentarou parece uma criança revoltada que detesta animais, e seria a última pessoa capaz de possuir algo tão infantil como um V-pet... mas, parece as surpresas começam quando um certo V-pet surge na sua vida.
    Aqui, Digimons são apenas criaturas que podem ser projectadas em hologramas e, assim, simulam uma vida artificial. O protagonista chama o seu V-pet pelo nome de "Bun". O tratamento por "mon" parece dar os primeiros passos...


’mon Digimon ficou guardado na gaveta.
Mas o conceito foi aproveitado no ano seguinte (1998), para lançar o manga oficial "Digimon Adventure V-Tamer 01", pelos mesmos autores.

Eis, portanto, o começo de Digimon! O nome "DigiMon" tornou-se oficial e o nome "V-pets" caiu em desuso, definindo os modelos derivados, já não-relacionados com o franchising Digimon.


Digimon Adventure V-Tamer 01!

O primeiro capítulo de Digimon V-Tamer foi lançado em Novembro de 1998, na revista V-Jump. Este talvez seja o considerado o "Digimon verdadeiro", por ser a primeira história de longa duração do franchising.

Taichi Yagami é o protagonista deste manga. Foi inspirado no personagem "Kentarou" de "C'mon Digimon" e conquistou a simpatia do público com relativa facilidade (de tal forma, que ele foi reusado em Digimon Adventure, no Anime).

NOTA 1: Este NÃO É o mesmo Tai de Digimon Adventure. A personalidade e aspecto são exactamente iguais, mas eles são personagens diferentes.

NOTA 2: "C'mon Digimon" foi publicado no 2º Volume de "Digimon V-Tamer". Foi considerado uma "edição especial".

As origens de Digimon Icon_big

    A história começa quando Taichi participa num Torneio de lutas de Digimons (a plataforma é a mesma dos V-pets lol). Por algum motivo estranho, Taichi é desqualificado – e o seu Digimon não é reconhecido pela Base de Dados do torneio.

    Pensando que o aparelho se avariou, Taichi tenta repará-lo. Mas, muito de repente, ele é "sugado" para um mundo desconhecido - a DIGITAL WORLD - onde ele conhece pessoalmente o seu V-pet.... ou melhor dizendo: o seu Digimon.
    Neste universo, o parceiro de Taichi não é Agumon, e sim Zeromaru, um V-dramon que evoluiu de um Agumon (aqui, os Digimons têm nomes próprios).


E esta é a primeira aparição da Digital World (Mundo Digital) – o mundo paralelo formado pela rede de dados informáticos do Mundo Real e o conceito que serviu de base para os futuros animes e mangas!


Do papel à televisão

Em finais dos anos 90, estamos numa época em títulos como Dragon Ball e Saint Seiya fazem furor à escala mundial. O Japão ganha destaque no desenvolvimento da indústria de animação e começa a ser frequente que um manga seja adaptado para anime pouco depois do seu sucesso em manga.

Mas a história de Digimon V-Tamer tinha um ano de existência e ainda não tinha terminado (o manga só terminou em 2003). Seria impossível usar a história para criar uma versão anime dele.

A Toei, talvez motivada pelo sucesso de Dragon Ball e naturalmente querendo competir com o recém-nascido Pokémon, ansiou por criar uma história completamente diferente de V-Tamer. Resolveram comprar os direitos de autor e reusar Yagami Taichi como protagonista, para fazer nascer o 1º anime de Digimon, criando novos personagens e uma nova trama, ainda que com imensos factores comuns a V-Tamer.

No dia 6 de Março de 1999, estreia nas salas de Cinema um filme de 20 minutos chamado Digimon Adventure realizado por um animador chamado Hosoda Mamoru e financiado pela Toei. Este é o prólogo de uma série de anime, com o mesmo nome e da mesma empresa de animação, que estreou nas televisões japonesas no dia 7 de Março do mesmo ano (dia seguinte).

Digimon Adventure narra, em 54 episódios, a história de um grupo de crianças que (à semelhança de V-Tamer com Taichi) foram levadas até ao Mundo Digital sem motivo aparente. Aos poucos, eles vão descobrindo a sua missão: junto com os seus Digimons, as crianças revelam ser a única esperança capaz de acabar com as trevas que ameaçam a existência do Mundo Digital e do Mundo Real.

E este é o prelúdio daquela que veio a ser uma das maiores apostas de Toei e da Bandai… Digimon em anime teve tanto sucesso, que fizeram uma sequela: Digimon Adventure 02!

Digimon Tamers, Digimon Frontier e Digimon Savers, paralelamente a outros mangas, foram lançados, garantindo o crescimento e sucesso de um título que rende anualmente milhões para a Bandai.


Para finalizar… De onde surgiu o pseudónimo "Akiyoshi Hongo"?

De acordo com Lucemon, do fórum Digimon Forever, o pseudónimo deriva da junção de dois nomes:

AKI Maita + Takeichi HONGO

Em hiragana:
あきまいた + たけいち ほんご

Tem extrema lógica, e atribui os créditos as pessoas certas.
Todavia, eu pergunto-me... de onde apareceu o "Yoshi"?.E se pegaram o nome de mais alguém para colar ali? Observando os nomes de todas as pessoas envolvidas no projeto Digimon, só consigo pensar em uma pessoa: Katsuyoshi Nakatsuru .

Katsuyoshi é o director de animação e designer na Toei Animation. Foi ele o principal responsável por dar visual aos personagens de Digimon Adventure, Digimon Zero Two, Digimon Tamers e Digimon Frontier!
O trabalho de Katsuyoshi na Toei é conhecido pela participação em projectos como Dragon Ball GT, onde teve contacto com pessoas como Akira Toriyama. Katsuyoshi deu imagem ao personagem Son Goku no nível Super Saiyajin 4, por exemplo.

Trata-se apenas de uma possibilidade, mas a minha teoria é esta:

AKIYOSHI HONGO = AKI Maita + KatsuYOSHI Nakatsuru + Takeichi HONGO

ほんご(本郷) あきよし = あきまいた + かつよ し なかつる + たけいち ほんご

Aki Maita é a criadora dos Tamagotchi.
Katsuyoshi é o director de animação e designer das séries digimon (não sabemos se trabalha na série actual, Digimon Savers...).
Takeichi Hongo, nas palavras de Lucemon da DF, é um dos responsáveis pela Bandai. É um dos directores:

As origens de Digimon TakeichiHongo

Descubra mais por si mesmo...

Entrevista com a Aki Maita (25 de Julho 1997, em inglês)
Mimitchi.com > Criadora
Mimitchi.com > Tamagotchi
Mimitchi.com > DigiMon


Nota final (escrevendo um à parte): é engraçado ver como as coisas evoluíram, porque tipo, actualmente o conceito de virtual pet está completamente vulgarizado. Temos jogos para PS3 com bichos de estimação digitais e trocentos animes com monstros por aí, incluindo um tal chamado "Tamagotchi" e que nada tem a ver com digimon. Caso para perguntar, afinal, se isto não devia ter patente ou algo parecido... lol Há empresas que cobram copyright por coisas estúpidas (como aquilo de virar as cartas ao contrário, para jogos como Yu-Gi-Oh [sim, virar as cartas tem direitos de autor]) mas outras coisas praticamente ninguém discute, como estas. Até fico contente que isto fuja a essa regra... domínio público, you know? Mas dá que pensar, isso dá.


Última edição por Rayana em Qui Abr 11, 2013 10:17 am, editado 1 vez(es)
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Outro / Não divulgar Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 35
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

As origens de Digimon Empty Re: As origens de Digimon

Mensagem por Super FOG Dom Jan 01, 2012 7:48 pm

Grandes origens.

Li essa história no Wikipedia, bom confirmar sua veracidade aqui. Bom trabalho.

O bom é que isso derruba de uma vez por todas aquela velha baboseira de Digimon ser cópia da Pokémon, as origens de ambas são tão opostas quanto o conteúdo e rumos que cada franquiua tomou em si.

Aliás, esse pensamento de cópia só começou quando a série chegou ao ocidente junto à uma campanha de marketing bastante agressiva, o objetivo era justamente peitar a febre Pokémon da época que fazia a Nintendo lucrar horrores por todo mundo.
Super FOG
Super FOG
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 307
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

As origens de Digimon Empty Re: As origens de Digimon

Mensagem por goruden Qua Jan 11, 2012 7:17 am

Nossa! Que incrível essa história! E pensar que sou fã da série tem 12 anos e nem tinha idéia de toda essa tragetória. Eu só sabia mais ou menos sobre a história dos tamagotchis e panz (tenho trauma por não ter tido um tamagotchi do hawkmon, 10 anos atrás ;-; )...

Graças a deus eu jamais pensei que digimon tivesse algo a ver com pokemon. Até por que eu sabia sobre a história dos pokemons e não tem absolutamente nada a ver com digimon, se não o nome parecido. Mas aí teríamos que colocar em pauta outros animes/mangás/games de idéia parecida como Monster Rancher, por exemplo, dentre outros.

Além disso, o que mais me chama atenção e o que mais diferencia na velha briga do pokemon X digimon é que digimon, do começo ao fim, é centenas(se não milhares) de vezes mais bem elaborado que a história do pokemon em si que até hoje não soube explicar direito de onde diabos os pokemons vieram afinal (da lua? lol) dskljfklsfkls

Sinceramente, tanto no anime, mangá e games(os de RPG) o digimon é pra mim mais bem centrado e que uma hora ou outra explica de forma plausível toda e qualquer coisa mostrada nos já mencionados.

Bem, isso é a minha opinião...E diga-se de passagem, os anos vão passando e o design dos pokemons têm ficado cada vez mais semelhantes com o design dos digimons >XD

Não, eu não odeio pokemon, eu gosto tanto quanto digimon, mas convenhamos, verdade seja dita, hehe...
goruden
goruden
Baby 1 (Younenki I)
Baby 1 (Younenki I)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 32
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro

http://http:ask-miyako.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

As origens de Digimon Empty Re: As origens de Digimon

Mensagem por Super FOG Qua Jan 11, 2012 4:41 pm

Pokémon só está bom nos jogos atualmente, o anime só foi bom até a segunda temporada, parei de assistir na 11ª quando me dei conta de que animes infinitos não são minha praia. Aliás, o foco de Pokémon sempre foi e sempre será OS JOGOS, sua razão de existir.

Entre ポケモン e デジモン só existe duas semelhanças: a primeira é a terminação MON, que vem de monster, a segunda é o uso da palavra Shinka (evolução, progresso), frequente no contexto de ambas.
Super FOG
Super FOG
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 307
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

As origens de Digimon Empty Re: As origens de Digimon

Mensagem por Digimario Qua Jan 11, 2012 9:57 pm

Pokemon realmente só em bom em relação aos jogos, alguns filmes também são bacanas, mas devo admitir que as lutas são muito boas e elaboradas, bem melhores que as de Digimons, porém não o vejo pelas lutas.

Já conhecia essa história, mas é sempre bom ler de novo. Sempre fico chocado ao refletir que o anime que eu tanto gosto é derivado de um joguinho que eu comprava por menos de 10 reais no camelô, como o mundo dá voltas.

Agora as perguntas... É verídico os boatos que Adventure só teria 13 episódios, derrotar o Devimon e voltar para casa. Alguns usam a abertura como argumento, entretanto o encerramento muda com a Hikari. E Frontier realmente foi cortado? Dizem que deveria ter sido mais longo, e muito mais Ownado e Epic, do que foi por motivos financeiros.

Bem, se puderem responder...
Digimario
Digimario
Baby 1 (Younenki I)
Baby 1 (Younenki I)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 30
Data de inscrição : 08/01/2012
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

As origens de Digimon Empty Re: As origens de Digimon

Mensagem por Rayana Qua Jan 11, 2012 10:03 pm

Digimario escreveu:Agora as perguntas... É verídico os boatos que Adventure só teria 13 episódios, derrotar o Devimon e voltar para casa. Alguns usam a abertura como argumento, entretanto o encerramento muda com a Hikari. E Frontier realmente foi cortado? Dizem que deveria ter sido mais longo, e muito mais Ownado e Epic, do que foi por motivos financeiros.

Bem, se puderem responder...

Para mim isso está mais para teorias de orkut.
Eu durante todo este tempo nunca ouvi falar em semelhante coisa senão, tipo, há coisa de 1 ano pra cá (na verdade, meses). lol A ser verdade, por que razão não há fontes oficiais?
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Outro / Não divulgar Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 35
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

As origens de Digimon Empty Re: As origens de Digimon

Mensagem por Dragon Qui Jan 12, 2012 12:27 am

Exato, teorias de Orkut. Uma abertura é apenas uma abertura, e nada além disso. A abertura de Frontier não aparece Lucemon, Kaiser Greymon, Magna Garurumon, nem por isso existe teorias de que a saga ia acabar antes deles aparecerem.

Sobre os supostos cortes em Frontier, tudo isso veio de uma postagem de um membro da Digimon BR que postou "Como TALVEZ as coisas PODERIAM TER SIDO, NA OPINIÃO DELE, se a Toei não estivesse em crise financeira na época" E a partir daí o pessoal começou a levar como informação oficial.

Eu acredito que a crise possa ter interferido no anime sim, mas no quesito de qualidade de animação e do trabalho com os episódios. Exemplo, Frontier não tem evolução em CG assim como Xros Wars. Mas Xros Wars fez muitos investimentos na parte de músicas, atores vocais e animadores. E Frontier? Agora toda essa história de outros escolhidos que não entraram na história, que o anime ia chegar a 70 episódios, isso é boatos de orkut. Mas tem o pessoal que entende de Frontier aí pra me contradizer se eu estiver errado
Dragon
Dragon
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1815
Data de inscrição : 22/09/2011
Idade : 29
Localização : Gentlemen Land
Mensagem Pessoal : Why so british? Let's put a monocle on that face!

Ir para o topo Ir para baixo

As origens de Digimon Empty Re: As origens de Digimon

Mensagem por Super FOG Qui Jan 12, 2012 5:35 pm

Eu ouvi muito essa dos 13 episódios também, é uma teoria que faz sentido se considerarmos que o arco do Devimon não tem muitas firulas nem detalhes profundos. Mas aí teria o furo do Andromon, que foi o único digimon Perfeito que apareceu nesse espaço de tempo.

Mas enfim, agora que eu li gente falando que é boato, fiquei confuso.
Super FOG
Super FOG
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 307
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

As origens de Digimon Empty Re: As origens de Digimon

Mensagem por Rayana Qui Jan 12, 2012 7:45 pm

A criançada acaba de ver digimon na TV, entusiasma-se, e vai ler tópicos para o orkut. Então um belo dia decidem posar de experts, fãs privilegiados carregadores de alguma informação exclusiva, que faça o resto do fandom beijar-lhes os pés de veneração. Nem que para isso tenham que inventar.

So, repito, se for real, quero saber de onde tiraram isso.
Simples assim. xDD
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Outro / Não divulgar Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 35
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

As origens de Digimon Empty Re: As origens de Digimon

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos