Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh

Participe do fórum, é rápido e fácil

Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh
Digital Zone • Digimon Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» NÃO DEIXE O FÓRUM MORRER
Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" EmptySáb Abr 13, 2019 6:41 pm por NatanYagami

» Esconderijo do Zampari: Apresentando noticias sobre digimon ou converse comigo
Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" EmptyTer Mar 05, 2019 6:05 pm por Roberto zampari

» Precisamos de um Discord nesse site
Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" EmptySeg Mar 04, 2019 9:27 pm por FireKilljoy

» A versão beta de Digimon Frontier
Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" EmptySeg Mar 04, 2019 5:56 pm por Roberto zampari

» Mostre seu Desktop
Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" EmptyQui Fev 14, 2019 9:47 am por FireKilljoy

» Mostre a Home do seu celular
Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" EmptyQui Fev 14, 2019 9:40 am por FireKilljoy

» O que você gostaria de ver em uma temporada de Digimon?
Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" EmptyQua Fev 13, 2019 7:13 am por FireKilljoy

» O que acham de Jair Bolsonaro?
Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" EmptyTer Fev 05, 2019 8:10 am por FireKilljoy

» Digimon; Anima/Synthesis
Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" EmptySeg Jan 14, 2019 9:16 am por LANGLEY002

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Parceiros








Fórum AG


Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo"

+2
Takuya
Daniel
6 participantes

Ir para baixo

Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" Empty Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo"

Mensagem por Daniel Dom Mar 04, 2012 10:37 am

As Crônicas de Gelo e Fogo (no original em inglês A Song of Ice and Fire) é uma série de livros de fantasia épica escrita pelo romancista e roteirista norte-americano George R. R. Martin e publicada pela editora Bantam Spectra. Martin começou a desenvolvê-la em 1991 e o primeiro volume foi lançado em 1996. Originalmente concebida para ser uma trilogia, a saga agora consiste em cinco volumes publicados, com mais dois planejados. Há também três contos derivados e algumas novelas que consistem de resumos dos romances principais.
Há três argumentos principais na história, que se tornam cada vez mais interligados: a crônica de uma guerra civil dinástica entre várias famílias concorrentes pelo controle dos Sete Reinos; a ameaça crescente das criaturas sobrenaturais conhecidas como os Outros, que habitam além de uma imensa muralha de gelo ao Norte; e a ambição de Daenerys Targaryen, a filha exilada de um rei assassinado em uma outra guerra civil treze anos antes, prestes a voltar à sua terra e reivindicar seu trono de direito.
A série foi traduzida para vinte idiomas, tem mais de 4,5 milhões de cópias impressas nos Estados Unidos e vendeu cerca de quinze milhões de exemplares mundialmente. Todos os romances foram, em geral, bem recebidos pela crítica literária e pelo público, sendo indicados a diversos prêmios de fantasia e ficção científica, como o Locus, o Nebula e o Hugo. No Brasil os livros são publicados pela editora LeYa e em Portugal pela Saída de Emergência.
Os livros de As Crônicas de Gelo e Fogo foram adaptados para um grande número de formatos, como jogos de videogame, histórias em quadrinhos, bonecos em miniatura e uma série de TV intitulada Game of Thrones. A atração televisiva apresentou a saga a um maior número de leitores e lhe trouxe maior notoriedade, fazendo com que os quatro primeiros volumes da série surgissem entre os dez primeiros colocados na referencial lista de mais vendidos do jornal norte-americano The New York Times em 2011.



Enredo

CONTÉM SPOILERS DO LIVRO


Os romances giram em torno dos Sete Reinos, onde uma guerra pela posse do Trono de Ferro é travada. A história se passa principalmente sobre o continente de Westeros, cuja extensão é equivalente à da América do Sul, mas também sobre uma grande massa de terra ao leste chamada Essos. Há uma linguagem universal — o idioma comum de Westeros —, bem como dialetos regionais e até mesmo uma língua extinta.
No passado, sete reinos independentes foram tomados, um a um, e posteriormente unificados por Aegon, o Conquistador, e suas duas irmãs — todos da Casa Targaryen. Com as espadas de seus inimigos Aegon construiu o lendário Trono de Ferro e sua linhagem governou sem mais incidentes. Cerca de quase três séculos depois, a hegemonia dos Targaryen é quebrada com uma rebelião e o jovem Robert Baratheon, com seus aliados, obtém a coroa. Os romances, que começam pouco mais de treze anos após este grande evento, passam então a seguir três tramas principais:
A primeira trata da conspiração e subsequente guerra pelo trono. Situada nos Sete Reinos, narra uma luta entre clãs rivais, que se desenvolve após a morte do rei Robert. O trono é reivindicado por seu filho Joffrey, apoiado pela influente família de sua mãe, a Casa Lannister. No entanto, Lorde Eddard Stark, principal conselheiro de Robert, descobre que todos os filhos do rei são ilegítimos e que o trono pertence então, por direito, ao segundo dos três irmãos Baratheon, Stannis. Stark é preso pela rainha e posteriormente morto por ter descoberto seu segredo. Renly, o irmão mais jovem do falecido rei, também reclama a coroa, desconsiderando abertamente a ordem de sucessão, com o apoio da poderosa Casa Tyrell. Enquanto a batalha dos reclamantes pelo Trono de Ferro se desenvolve, Robb Stark, herdeiro de Lorde Eddard, é proclamado rei no Norte com o apoio de seus vassalos e de seus aliados da Casa Tully.
O segundo argumento gira em torno das criaturas conhecidas como os Outros. Ao norte dos Sete Reinos existe uma muralha de gelo com centenas de metros de altura que protege o lugar há milhares de anos de seres sobrenaturais. Guardando a edificação estão os membros da Patrulha da Noite, um grupo que permanece em vigília constante para defender Westeros de um inimigo considerado extinto há muito tempo. Entretanto, após o longo período de calma, patrulheiros são mortos além da Muralha e descobre-se que o mal que a construção encerrava regressou.
O terceiro e último trata dos dois descendentes da dinastia derrubada que sobreviveram, exilados além do mar estreito, em Essos. Lá, Viserys Targaryen casa sua irmã mais nova, Daenerys, com Khal Drogo, o líder de milhares de guerreiros nômades chamados dothraki. Ele espera obter homens suficientes do exército do marido dela para invadir os Sete Reinos e retomar o trono que vê como seu por direito. Entretanto, após uma série de eventos, Viserys é morto e Drogo também. O exército de Drogo se separa e menos de uma centena de pessoas continuam com Daenerys. Cumprindo a tradição do povo de seu marido, a jovem ergue uma pira funerária e deposita ali todos os bens que recebeu ao se casar com ele. Entre eles estão três ovos de dragão, uma criatura já extinta. Em um tipo de transe, a última Targaryen entra nas chamas e retorna ilesa, com três pequenos dragões consigo. Os poucos dothraki presentes lhe juram fidelidade e ela inicia sua jornada para reconquistar o Trono de Ferro.



Personagens


Até o quarto livro, estima-se que o universo ficcional de As Crônicas de Gelo e Fogo possua mais de mil personagens nomeadas, ainda que algumas sejam citadas rapidamente. A maioria delas é humana, entretanto, conforme a série avança, outras raças são introduzidas. Entre os humanos há uma extensa divisão de classes sociais, com grupos de nobres, de servos, etc.
Grande parte das personagens mais importantes da trama está dentro das Grandes Casas dos Sete Reinos. Estas Casas representam as famílias mais poderosas da série — todas com sua própria heráldica e história pessoal; além disso, cada uma têm controle sobre um determinado território e exerce influência sobre seus respectivos clãs vassalos. No início da saga, todas as Casas estavam subordinadas ao Trono de Ferro, porém, após a morte do rei Robert Baratheon, cada uma delas escolheu jurar fidelidade a alguém e o poder no reino se fragmentou.
Além das famílias nobres, existem também outras facções como a Patrulha da Noite. Formado por homens vindos de todas as partes de Westeros, o grupo, encarregado de proteger o extremo Norte dos Sete Reinos, foi muito respeitado no passado, porém, com o decorrer dos anos, caiu em declínio e hoje é formado principalmente por iletrados e criminosos.
Fora de Westeros, destacam-se os habitantes de Essos, um continente a leste; entre seus moradores estão comerciantes, pastores, feiticeiros ou exilados. As personagens de Essos apresentam, em geral, uma cultura própria, com princípios e estilo de vida diferentes da civilização dos Sete Reinos; alguns deles vivem em cidades como Pentos e Myr, ou mesmo em caravanas como o povo nômade dothraki.



Estrutura e gênero


Os romances de As Crônicas de Gelo e Fogo se inserem no gênero da fantasia épica. Embora George R. R. Martin tenha reconhecido a influência dos livros de escritores consagrados no gênero como J. R. R. Tolkien, Jack Vance e Tad Williams, sua série difere das obras destes últimos por seu maior interesse e utilização de elementos realistas. Desta forma, ao contrário de autores que suprimem certos temas, Martin faz com que batalhas sangrentas, traições, infanticídios e práticas amorais sejam temas recorrentes em todos os volumes. O roteirista também não tem receio de levar protagonistas à morte — algo que sempre surpreende seus leitores e leva o enredo para caminhos desconhecidos. Por tudo isso, a saga é considerada, sobretudo, como um trabalho destinado ao público adulto.
Cada um dos romances acompanha a evolução da guerra pelo Trono de Ferro, propriamente iniciada ao final do primeiro volume. A ambientação da história segue uma tradição na fantasia épica, originada por J. R. R. Tolkien, onde tudo acontece em um "mundo medieval" paralelo ao nosso. Os livros são contados em terceira pessoa, onde cada capítulo segue o ponto de vista de uma personagem diferente e deixa um gancho para o capítulo seguinte. Todos os volumes incluem também um extenso apêndice que lista todas as personagens da série de acordo com as Casas de que fazem parte, além de mapas das diferentes regiões de Westeros e de Essos.



Temas e inspiração


George R. R. Martin procurou ler muitos livros sobre as Cruzadas e sobre guerras como a dos Cem Anos e a das Rosas para formar uma sociedade medieval verossímil. O escritor afirmou que, no passado, teve problemas com certos livros que estava lendo porque, apesar de ambientados na Idade Média, nenhum deles respeitava fatos importantes da época, como a baixa expectativa de vida. Para ele, "apesar de ter castelos, princesas e cidades muradas", estes romances apresentavam "a sensibilidade dos norte-americanos do século XX"; ele não tinha interesse em fazer algo deste tipo, mas sim de escrever a combinação do "sentimento de admiração que você tem na melhor fantasia, com o realismo corajoso da melhor ficção histórica". Desta forma, a trama da série se assemelha mais a livros como Ivanhoé, de Walter Scott, e com as obras de Bernard Cornwell do que propriamente com literatura fantástica.
Os livros trazem diversas intrigas políticas, onde várias facções lutam pelo poder em meio ao caos que se instalou nos Sete Reinos. De acordo com Martin, este é o principal tema da série; ele disse: "Tematicamente, o poder está no centro deste sistema — o uso do poder, das influências corruptoras do poder, o que as pessoas vão fazer para obter o poder e o que o poder vai fazer com eles". Críticos e jornalistas desenvolveram outras interpretações da história presente nos romances, analisando-a também por seu uso de alegorias. A mais notória delas seria a semelhança de Westeros com a Europa Ocidental e de Essos com a Ásia e o Oriente Médio. Para Martin, sua saga não traz nenhuma metáfora conscientemente, porém o escritor ressalta que certos períodos pelos quais os Estados Unidos passam — como o governo de George W. Bush — podem, inevitavelmente, tê-lo influenciado.
Outro fato observado foi que em Westeros cada estação pode durar anos. No decorrer do primeiro livro, os Sete Reinos passam por um verão de quase uma década, e algumas personagens se preocupam com o fato de que o inverno possa durar mais do que isso. Sobre este aspecto, Martin admite que procurou dotar o longo período de duração das estações com alguns significados; o roteirista explicou: "Inverno e verão. [...] Todos temos os invernos em nossas vidas e não significa apenas as estações frias. O verão é uma época de crescimento, abundância e alegria. E o inverno é um período negro, onde você tem que lutar pela sobrevivência". Além de fatos históricos, outros elementos reais também serviram de inspiração para As Crônicas de Gelo e Fogo. A ideia para a criação da muralha de gelo que protege Westeros das criaturas sobrenaturais veio de uma viagem que Martin fez em 1980 pela Escócia, onde o roteirista conheceu o Muro de Adriano — uma fortificação construída pelo imperador romano para proteger o "mundo civilizado" dos "bárbaros" que viviam no norte. Para a sua série, Martin transmutou as ruínas em uma edificação de gelo com centenas de metros de altura.



Escrita e publicação

Visão geral

Todas as informações abaixo referem-se às edições em capa dura norte-americanas; além da versão impressa, todos os romances de As Crônicas de Gelo e Fogo estão disponíveis também no formato de livro digital e audiolivro — sendo estes narrados pelo ator britânico Roy Dotrice.


# Título original Páginas Capítulos Audiolivro Primeira publicação
1. A Game of Thrones 704 77 33h 53m agosto de 1996
2. A Clash of Kings 784 70 37h 17m novembro de 1998
3. A Storm of Swords 992 82 47h 37m agosto de 2000
4. A Feast for Crows 784 46 31h 10m outubro de 2005
5. A Dance with Dragons 959 73 48h 56m julho de 2011
6. The Winds of Winter (Sem previsão)
7. A Dream of Spring (Sem previsão)

Há ainda três novelas que são conjuntos de capítulos dos livros originais:
- Blood of Dragon é uma novela tomada dos capítulos de Daenerys Targaryen em A Game of Thrones. Ela ganhou o Prêmio Hugo de Melhor Novela em 1997.
- Path of the Dragon é uma segunda novela baseada nos capítulos de Daenerys, desta vez retirados de A Storm of Swords, publicada originalmente em 2000.
- Arms of Kraken é baseada nos capítulos das Ilhas de Ferro de A Feast for Crows, lançada em 2003.



Portugal

Em Portugal, a série é editada pela Saída de Emergência. A editora comprou seus direitos entre 2005 e 2006, e dividiu cada livro original em dois volumes — gerando, assim, dez romances. Todos foram traduzidos por Jorge Candeias. Candeias tentou respeitar ao máximo o texto original e manteve sobrenomes, por exemplo, inalterados; contudo, todos os topônimos com um equivalente viável para o potuguês foram traduzidos. Além dos livros principais, a editora também lançou, em 2009, a novela Blood of Dragon sob o título Daenerys — a Mãe dos Dragões.
A editora, desde o lançamento do primeiro livro, procurou investir em capas distintas, com marketing forte e intensa promoção na internet; contudo, o sucesso das obras só se consolidou após a estreia da adaptação televisiva da série feita pelo canal norte-americano HBO. Por consequência, o nono e o décimo romances, intitulados A Dança dos Dragões e Os Reinos do Caos, respectivamente, entraram para a lista de livros mais vendidos de importantes lojas virtuais, como Fnac e Wook.



Brasil


No Brasil, a responsável pela publicação é a editora LeYa. Para os quatro primeiros romances da saga, a editora fez uso da tradução portuguesa de Jorge Candeias, adaptando termos do português europeu para o português brasileiro; entretanto, a partir do quinto volume, a série começou a ser traduzida pelo Estúdio Sabiá.
Após sua publicação, em setembro de 2010, A Guerra dos Tronos tornou-se um sucesso imediato. O segundo romance na sequência, intitulado A Fúria dos Reis, foi lançado em março de 2011 e esgotou sua primeira tiragem de vinte mil exemplares após uma semana de lançamento; uma segunda leva de quinze mil cópias foi providenciada. Com apenas sete meses no país, os dois volumes somavam cerca de setenta mil exemplares comercializados e reuniram uma base de fãs crescente. Mais de um ano após seu lançamento, A Guerra dos Tronos foi listado como o quarto livro mais vendido no Brasil em 2011 pelo jornal O Estado de S. Paulo. O terceiro romance, A Tormenta de Espadas, foi publicado em setembro de 2011, durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Cerca de três semanas antes de seu lançamento oficial, a pré-venda da obra comercializara 55.000 exemplares; a tiragem inicial era de cem mil. O livro seguinte, intitulado O Festim dos Corvos, foi lançado em fevereiro de 2012 e comercializou cem mil exemplares somente durante o período de pré-venda em lojas virtuais e livrarias.
Abaixo, informações sobre as edições da série no Brasil.


Título Original Título Páginas Publicação
A Game Of Thrones A Guerra dos Tronos 592 Setembro de 2010
A Clash of Kings A Fúria dos Reis 656 Março de 2011
A Storm of Swords A Tormenta de Espadas 884 Setembro de 2011
A Feast for Crows O Festim dos Corvos 644 Fevereiro de 2012
A Dance with Dragons A Dança dos Dragões Previsto para Agosto de 2012





Eu estou lendo o início do "A Fúria dos Reis" e estou achando a saga muito boa, vale a pena ler ^^
Daniel
Daniel
Baby 1 (Younenki I)
Baby 1 (Younenki I)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 32
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 28
Localização : Brasília,DF

http://forum.fanmytsu.com.br/t37p40-konoha-chronicles-the-legend

Ir para o topo Ir para baixo

Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" Empty Re: Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo"

Mensagem por Takuya Seg Mar 05, 2012 8:48 pm

Achei interessante, mas confesso que tenho preguiça de ler essas sagas (prefiro livros que concluem a estória em si mesmos)... enfim, algum dia eu dou uma conferida pra ver se é legal mesmo xDD
Takuya
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3612
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 33
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Ir para o topo Ir para baixo

Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" Empty Re: Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo"

Mensagem por Daniel Ter Mar 06, 2012 11:57 am

Vale muito a pena ler, te sugiro começar aos poucos xD

A história chega em certa parte que você fica ansioso demais pra ler o seguinte e n consegue parar, é muito bom cara.
Daniel
Daniel
Baby 1 (Younenki I)
Baby 1 (Younenki I)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 32
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 28
Localização : Brasília,DF

http://forum.fanmytsu.com.br/t37p40-konoha-chronicles-the-legend

Ir para o topo Ir para baixo

Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" Empty Re: Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo"

Mensagem por Narcisa Le Fay Sex maio 25, 2012 4:51 pm

Uchiha Madara escreveu:Vale muito a pena ler, te sugiro começar aos poucos xD

A história chega em certa parte que você fica ansioso demais pra ler o seguinte e n consegue parar, é muito bom cara.

Você já leu até que parte? Eu não sei porque, mas eu travei no terceiro livro...
Narcisa Le Fay
Narcisa Le Fay
Baby 1 (Younenki I)
Baby 1 (Younenki I)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 19
Data de inscrição : 25/05/2012
Idade : 35
Localização : Under a yellow umbrella...

http://www.fanfiction.net/~narcisalefay

Ir para o topo Ir para baixo

Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" Empty Re: Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo"

Mensagem por Daniel Sex maio 25, 2012 6:27 pm

Eu to na parte que o Twin resolve casar a Cersei novamente pra criar novas alianças. To no terceiro livro tmb.

Mas dei uma parada, pq to lendo agora o livro "O Filho de Netuno"
Daniel
Daniel
Baby 1 (Younenki I)
Baby 1 (Younenki I)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 32
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 28
Localização : Brasília,DF

http://forum.fanmytsu.com.br/t37p40-konoha-chronicles-the-legend

Ir para o topo Ir para baixo

Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" Empty Re: Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo"

Mensagem por Narcisa Le Fay Sex maio 25, 2012 8:23 pm

Uchiha Madara escreveu:Eu to na parte que o Twin resolve casar a Cersei novamente pra criar novas alianças. To no terceiro livro tmb.

Mas dei uma parada, pq to lendo agora o livro "O Filho de Netuno"

JURA? Eu li o Filho de Netuno *0*! Só digo que Percy mora no meu coração.

Cara, só digo que o Tyrion me encanta nesse livro.
Narcisa Le Fay
Narcisa Le Fay
Baby 1 (Younenki I)
Baby 1 (Younenki I)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 19
Data de inscrição : 25/05/2012
Idade : 35
Localização : Under a yellow umbrella...

http://www.fanfiction.net/~narcisalefay

Ir para o topo Ir para baixo

Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" Empty Re: Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo"

Mensagem por Haran Sáb Fev 21, 2015 11:32 am

Acabei de ler recentemente o quinto livro. Achei a saga bem legal, em especial no 'worldbuilding', isto é, naquilo que se refere à criação de um mundo ficcional amplo, detalhado, realista, convincente, etc. A história é também muito boa, embora tenha dado uma enfraquecida nos últimos dois livros (o último por exemplo é bem morno em grande parte, começa a aquecer no final e acaba em cliffhanger, sem concluir os conflitos), e em alguns pontos a história se arraste demais: muitos capítulos avançam o enredo geral minimamente, servindo apenas como meio de aprimorar o worldbuilding, o que acaba dando à saga o tamanho enorme que ela tem.
Haran
Haran
Baby 1 (Younenki I)
Baby 1 (Younenki I)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 44
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" Empty Re: Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo"

Mensagem por Lord Stanley Dom Fev 22, 2015 2:28 pm

Estou terminando o segundo livro
Lord Stanley
Lord Stanley
Baby 2 (Younenki II)
Baby 2 (Younenki II)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 65
Data de inscrição : 05/09/2014
Idade : 30
Localização : Vancouver, BC
Mensagem Pessoal : I'm gonna be the biggest dreamer!

Ir para o topo Ir para baixo

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" Empty Re: Saga "As Crônicas de Gelo e Fogo"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos