O Realizador: Hosoda Mamoru

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

O Realizador: Hosoda Mamoru Empty O Realizador: Hosoda Mamoru

Mensagem por Rayana em Sab Ago 20, 2011 9:09 pm

O Realizador: Hosoda Mamoru

O Realizador: Hosoda Mamoru P4068-4

Os filmes de Adventure

Lançado em Março de 1999, Digimon Adventure Gekijouban foi um filme muito elogiado pela crítica, como uma animação que inaugura uma estética artística muito própria e digna.

Este primeiro filme de digimon foi realizado por Hosoda Mamoru, talvez mais conhecido como o realizador que tentou trabalhar na animação "O Castelo Andante", pouco antes do famoso Hayao Miyazaki tomar-lhe o lugar, por opção do próprio. Ao que parece, Hosoda não se entendeu muito bem com a produção e acabou decidindo deixar o cargo a outro.

O filme Digimon Adventure foi portanto a obra-prima que o projetou no mundo da animação, e que veio a garantir-lhe vários prémios no Japão (juntamente com o 2º filme, Bokura no WARGAME). Mamoru é hoje conhecido por dar aos seus filmes uma aura realista, preocupando-se com os mais ínfimos detalhes; em Digimon Adventure inaugurou o seu capricho pessoal de fotografar os locais onde as acções animadas vão acontecer, para aproximar a acção o melhor possível da realidade.

Todavia, os cenários de Digimon Adventure não se tratam de simples imagens foto-realísticas: tratam-se de imagens que são de facto baseadas em fotografias de lugares que existem. Mamoru fez uma viajem pelos bairros de Tóquio, foi conhecer Hikarigaoka e Odaiba e fez uma selecção cuidadosa dos lugares que queria usar no filme; fotografou todos os ângulos e usou-os nos guiões.

Este foi considerado um dos melhores exemplos alguma vez vistos de ficção científica misturada com realismo, porque não se trata de um real fastidioso, que entope o espectador de informação desnecessária. Mamoru procurou ir além da simples imitação do real, para retratar a forma como crianças reagiriam perante um fenómeno misterioso, único e mágico, em contraposição ao mundo real, vulgar e rotineiro a que pertencem.

Usando um roteiro mínimo, Mamoru consegue criar 20 minutos de uma animação que prende o olhar, em cada cenário e em cada pequena coisa que acontece. Para dar ao filme um fôlego contínuo e progressivo, o artista escolhe com singular brilhantismo uma única música: a Bolero de Maurice Ravel, que possui um ritmo melódico estrategicamente progressivo; ela apresenta constantemente novos instrumentos e aumenta de intensidade sem que ninguém o perceba, até finalizar abruptamente, juntamente com o desaparecimento da magia (desaparecimento de Greymon e Parrotmon).

O Realizador: Hosoda Mamoru Th_digi_n_3_1 O Realizador: Hosoda Mamoru Th_digi_n_3_2 O Realizador: Hosoda Mamoru Th_digi_n_3_3
Páginas do guião de Digimon Adventure

No filme Digimon Adventure: Bokura no WAR Game, a mensagem do filme muda. A mestria, nem por isso fica atrás: Hosoda decide retratar uma história épica, onde crianças evitam que um digimon provoque uma guerra entre o Japão e os EUA. O mundo dos digimons deixa de pertencer a uma simples esfera invisível, para agora interagir com o mundo real, tornando-se mais do que visível: ameaçadora, porque ataca o planeta Terra com as suas armas. Sem trair o estilo do primeiro filme, Mamoru mais uma vez foca a sua óptica nas crianças do mundo real: mas agora ele aproveita o tema do virtual e da Internet para dar uma visão de globalidade vertiginosa. Cada criança escolhida está numa parte diferente do Globo Terrestre, mas as pessoas do mundo inteiro estão ligadas e em constante interacção, porque a Internet e o digital unem-os quase que incidentalmente. Mesmo estando longe uma das outras, os acontecimentos que as afectam são exactamente os mesmos.

O mais engraçado é que a guerra das crianças não é apenas digital. Apesar dos sinais, muitas das crianças escolhidas nem sequer se apercebem da encrenca em que Taichi e Koushirou estão enfiados, ao contrário de muitas outras crianças espalhadas ao redor do mundo, que estão muito atentas às lutas de Greymon e Kabuterimon. Jou num exame, Hikari numa festa de aniversário, Sora zangada por causa de um clique de cabelo...
A guerra, portanto, assume vários palcos: de um lado temos Tóquio, onde a tecnologia de ponta faz com que o peixe seja vendido a milhões de ienes o quilo, ao mesmo tempo que as linhas telefónicas são totalmente congestionadas pelo Diaboromon; do outro temos Yamato e o seu irmão Takeru enfiados numa aldeia da periferia, onde pessoas de 40 anos nunca ouviram falar sequer de um computador!

O realizador consegue dar uma óptica muito humana e realista a um tema puramente ficcional, o que promove um certo tom de humor e de ironia, que é mantido do princípio até ao fim (o míssil sobrevoa o Hawai e a Mimi olha para ele com um sorriso inocente, quase travesso, sem a mínima noção do que aquilo é). Escusado será dizer que, quem salva o mundo, não são exactamente as crianças escolhidas ou os digimons, mas sim toda a comunidade online que, por coincidência ou não, achou que deveria prestar atenção na luta.

O Realizador: Hosoda Mamoru Th_digi4_1 O Realizador: Hosoda Mamoru Th_digi4_2 O Realizador: Hosoda Mamoru Th_digi4_3
Páginas do guião de Digimon Adventure: Bokura no WARGAME

Dos filmes para o seriado

Todo o fã de Digimon Adventure já deve ter ficado no mínimo perplexo, quando no decorrer dos episódios da saga de Etemon, o climax ganha desfecho no plano em que Taichi acorda no mundo real, na companhia de Koromon. Afinal de contas, o que diabo aconteceu?! Para onde foi Etemon? Porque Taichi sobreviveu?
Bom, as pistas estão lá para quem as quiser ver: as cores ficam mais pálidas, pessoas circulam por todo o lado, e Taichi, Koromon e Hikari são uma vez mais a trilogia de personagens que fecha o elenco. Conclusão? Hosoda Mamoru é o responsável pela brutal mudança de discurso que deu forma ao episódio 21; as fotografias voltam a atacar e a Odaiba que vemos é de facto a Odaiba do nosso mundo.

Desta vez, nada de histórias contadas do ponto de vista omnisciente. O foco deste episódio é o próprio Taichi e o seu universo mental, porque ele começa até a questionar se o Mundo Digital onde passou tantos meses existe mesmo, ou se todas as aventuras que teve não terão sido pura imaginação, produto de algum sonho. Real vs. Sonho, Real vs. Ilusão. Um "real" reforçado pelos grande detalhe dos cenários e a presença de uma cidade formigante, viva, por oposição a um mundo pálido de sonhos, de monstros mágicos que ninguém consegue ver. Naquele mundo, não existia pessoas, apenas monstros. E agora, só Taichi e Hikari conseguem ver Yukidarumon causando nevões e Drimogemon causar um terremoto. Seria Koromon também fruto da imaginação deles? Mas por que razão isso significaria que não eram reais? Taichi não consegue esclarecer as dúvidas, quase sucumbe à rotina de umas férias normais de estudante japonês.... mas assim que digimons atacam e Agumon ameaça abandoná-lo para sempre, Taichi vacila. "Os Digimons não pertencem a este mundo, eu também devo ir embora", afirma o digimon. Esta ideia é completamente insuportável ao nosso protagonista e por isso, sem mais, uma Hikari doente é deixada para trás, entregue ao pêndulo do tempo desacelerado do mundo real. Taichi regressa ao mundo digital, ao lado do parceiro...

Trata-se com efeito de uma animação oposta ao suplemento comercial que a maioria dos filmes de animação costumam apresentar, nomeadamente quando falamos de grandes franquias como as de Digimon. A meu ver, foi este homem quem ajudou a elevar o nome de Digimon ao nível da arte, e o facto é que as ideias dele continuam na base das produções posteriores:
- Em Tamers, Chiaki ambiciona uma aproximação com o real, começando por trabalhar com crianças de perfil realista. No universo de Tamers, Adventure é apenas um anime que inspira o jogo de cartas favorito de Takato; mas ao mesmo tempo, temos a aparição perturbadora de Ryou Akiyama;
- A própria saga de Ryou Akiyama, nos jogos; ENIAC, Atanasof Berry Computer.
- Em Frontier, Takuya visita o mundo real para observar o seu duplo, à imagem do episódio 21;
- O filme 4, por exemplo, imita praticamente o estilo do filme 1 e 2. Todavia, não foi realizado pelo Hosoda, e isso nota-se bem. A trama é mais densa, não obstante os key animators serem os mesmos. Isso leva-me a reforçar a importância que este homem teve em Digimon;
- Etc...

Um discurso que, todavia, ele não deixou na exclusividade de Digimon. Não deixem de conferir Summer Wars (2009), que parece quase um reboot melhorado daquele mesmo filme de Digimon Adventure que conquistou os curiosos. Só ver este trailer já é suficiente para perceber o estilo peculiar deste animador...

Filmes

- Digimon Adventure (filme, 1999)
- Digimon Adventure (TV, episódio 21)
- Digimon Adventure, Bokura no Game (filme, 2000)
- Ojamajo Doremi Dokkān (TV, episódio 40)
- One Piece: Baron Omatsuri e a Ilha Secreta (filme, 2005)
- Parte de O Castelo Andante (2005)
- Superflat Monogram
- The Girl Who Leapt Through Time (filme, 2006)
- Summer Wars (filme, 2009)
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1767
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

O Realizador: Hosoda Mamoru Empty Re: O Realizador: Hosoda Mamoru

Mensagem por Lukas em Sab Ago 20, 2011 9:34 pm

Esse cara é espetacular!
A presença dele foi de "vital" importância em Digimon! Quando eu comecei a ler o tópico e vi sobre todas suas ideias, já estava pensando se foi ele quem formulou a ideia da saga de Ryou Akiyama, até que vi um pouco mais abaixo. Sem comentários! Esse cara tem um dom incrível.

Alguns dos episódios mais "bem planejados" de Digimon Adventure foram planejados por ele. Além tem uma visão ampla sobre as situações que acontecem no Anime, além de realmente conseguir dar características "reais" ao Anime. Passei a o admirar. xD

As ideias de Hosoda Mamoru foram muito úteis, e geraram filmes, jogos e animes ótimos.
O Realizador: Hosoda Mamoru Hta420
Lukas
Lukas
Moderadores
Moderadores

Masculino Mensagens : 1567

Mensagem por Rayana em Dom Ago 21, 2011 10:33 am

Thanks Lukas; mas tipo, não faço ideia se ele teve mais alguma intervenção. Na parte de realização/direcção, sei que ele foi o líder apenas dos filmes 1, 2 e do episódio 21. Eu acho que ele não foi realizador de mais nada de digimon. Sei que ele trabalhou no background de outros episódios, até porque foi o 1º filme dele quem inaugurou Digimon em anime, tendo estreado antes da própria série de TV. No filme 4 eu acredito que ele agiu, porque há aproveitamento até de planos do 2º filme que é dele; mas oficialmente foi o Takahiro Imamura quem realizou o 4º.

Basicamente, quis apenas transmitir que, a meu ver, foi a filosofia do Hosoda quem inspirou o Chiaki para o clima de Tamers, mas obviamente que não quero desmerecer o trabalho dele. Oficialmente, sabemos que o Chiaki é fã de Evangelion e tem um certo interesse pela trama do filme Matrix (a Ruki foi inspirada na personagem da Trinity, por exemplo). Isso já aponta para a dicotomia "digital"/"mundo real".

A história do Ryou Akiyama também não é do Hosoda; no entanto, eu acho que a criação do Ryou Akiyama não foi tão original assim, porque foi levado no colo pelo discurso de Real/Sonho e ligação entre mundos paralelos, que foi o Hosoda quem começou. Isto, assim como outras ideias que vieram depois, que têm usado Adventure como base.
Mas esta é a minha visão pessoal, daí eu ter postado aqui na área de teorias e análises, claro. =D
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Mensagem por Jyunirii em Dom Ago 21, 2011 10:49 am

Hosoda merece meu respeito e admiração, porque quando a gente vê os filmes dele, por vezes você tem a sensação de estar dentro dele. E não é qualquer um que pode aprontar isso.

Eu tinha lido isso no seu LJ um mês antes de fazer o meu, Ray. E acabei não comentando, então vai aqui mesmo XD

De fato, o cara teve (e tem) uma presença onipresente em Digimon. Não é qualquer um que pode fazer de um tema denso como uma guerra interdimensional (assim chamo, ambos os lado estão a atacar de alguma forma) ficar tão leve a ponto de um dos personagens, mesmo sendo um dos mais inocentes, esboçe um sorriso confundindo um míssel com simples fogos de artifício. Ou ainda: pessoas que aparentemente não tem nada a ver com a suposta guerra venha a colaborar com a vitória. E fazer tudo isso parecer tão natural quanto ir ao mercado e comprar algumas conveniências (mesmo que ela custe mais de um milhão de reais por acidente xD). Isso é um talento.

Teve uma vez que perguntei a mim mesma, depois de lembrar de uma cena de minha infãncia, se ele não trabalhou junto a Chiaki na produção de Tamers, uma vez que, o cenário misturado com o tema mais denso do que o que estamos acostumados com as outras temporadas dava a sensação de que tudo estaria acontecendo lá fora enquanto nós assistíamos (e por vezes eu olhava a janela, inocente, procurando o cenário da batalha. Isso eu tinha lá meus quatro, cinco anos XD) sentados no sofá. Ou, depois de anos que voltei a ver Adventure, se a mesma pessoa tinha trabalhado no episódio 21, onde o foco não é, necessariamente os digimons, mas sim, a questão dando voltas na mente de Taichi. Não é qualquer um que põe o telespectador a pensar daquele jeito (ou se emocionar, como quem vos escreve fez).

No fim, acho eu, se Digimon ganhou proporções mundiais e sendo licençiado em muitos países, foi por culpa dele (e das equipes responsáveis) e o toque real que por vezes achamos que está a ocorrer ao mesmo tempo em que vemos, afinal: são poucas franquias que têm esse toque real (e que os fans adoram).

-----------------

PS.: Hosoda + Chiaki = Tamers. Explicado o porquê gosto tanto?
Jyunirii
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Feminino Mensagens : 1523
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.

http://pixiv.me/033210

Mensagem por Takuya em Dom Ago 21, 2011 2:31 pm

Falaram sobre toque de realidade. Sinceramente, foi esse toque de realidade que me fez gostar tanto de Digimon, até hoje. Mesmo que o Hosoda tenha escrito apenas alguns (?) dos primeiros filmes e um único episódio de Adventure, acredito que ele tenha influenciado enormemente a franquia, tanto que esta se tornou algo muito mais complexo do que simples historinhas de monstros brigando (sem indiretas, ok? :P ). Acho que como fãs de Digimon, devemos respeito e admiração a este homem, que certamente é um GÊNIO no que faz :D.
Takuya
Takuya
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 3612
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Mensagem por Kamirisu JxS em Qua Set 19, 2012 4:30 pm

Este homem é realmente conhecido. Até em Pokémon se ouviu referências. (caso não tenham percebido, foi uma piada, "Mamoru" significa "proteger", que também é uma técnica de alguns/vários Pokémons).

Mas agora falando a sério, este homem realmente incrível. É pena que não se ouviu falar mais dele desde então em Digimon.
Kamirisu JxS
Kamirisu JxS
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Masculino Mensagens : 353

http://www.digimonville.blogspot.com

Mensagem por Rayana em Qua Set 19, 2012 4:34 pm

É só estares atento ao universo dos filmes. Summer Wars (2009) competiu ao lado de Toy Story 3 (2010) para os Óscares de melhor longa-metragem animada, no ano passado.

Este ano estreou um nov filme dele nos cinemas do Japão, Ookami Kodomo no Ame to Yuki (2012) que será lançado em DVD para o ano que vem, e a malta está com bué espectativa. xD Eu estou, pelo menos.
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Mensagem por Kamirisu JxS em Qua Set 19, 2012 5:20 pm

É de mim ou todos os filmes dele têm o mesmo design?
Kamirisu JxS
Kamirisu JxS
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Masculino Mensagens : 353

http://www.digimonville.blogspot.com

Mensagem por Dragon em Qua Set 19, 2012 5:27 pm

Shoutmon DX escreveu:É de mim ou todos os filmes dele têm o mesmo design?

É o que se espera de um diretor de animações Foda-se essa merda
Dragon
Dragon
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Masculino Mensagens : 1815
Mensagem Pessoal : Why so british? Let's put a monocle on that face!

Mensagem por A7ac4ma em Qua Set 19, 2012 5:29 pm

Shoutmon DX escreveu:É de mim ou todos os filmes dele têm o mesmo design?

Mesmo estilo de animação? Sim. Faz parte da visão dele de um Mundo virtual, ele mesmo disse isso numa entrevista que li á uns anos.
A7ac4ma
A7ac4ma
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Masculino Mensagens : 452
Mensagem Pessoal : Haters gonna Hate O Realizador: Hosoda Mamoru YCqCf

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: