Sobre o Politicamente Correcto

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir em baixo

Concorda com o uso do Politicamente Correcto?

Sobre o Politicamente Correcto I_vote_lcap6%Sobre o Politicamente Correcto I_vote_rcap 6% 
[ 1 ]
Sobre o Politicamente Correcto I_vote_lcap17%Sobre o Politicamente Correcto I_vote_rcap 17% 
[ 3 ]
Sobre o Politicamente Correcto I_vote_lcap77%Sobre o Politicamente Correcto I_vote_rcap 77% 
[ 14 ]
Sobre o Politicamente Correcto I_vote_lcap0%Sobre o Politicamente Correcto I_vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Sobre o Politicamente Correcto I_vote_lcap0%Sobre o Politicamente Correcto I_vote_rcap 0% 
[ 0 ]
 
Total dos votos : 18

Sobre o Politicamente Correcto Empty Sobre o Politicamente Correcto

Mensagem por Rayana em Dom Out 07, 2012 5:13 pm

Vou tentar simplificar, para que todos do fórum entendam:

"Politicamente Correcto" é uma expressão que se usa para definir "O modo como devemos comportar-nos em sociedade".

1) Por exemplo, aqui em Portugal e certamente no Brasil, creio, é politicamente incorrecto chamar uma pessoa de "Gorda".
Nas conversas de cabeleireiro, entre donas de casa, o mais normal é que vocês ouçam alguém dizer "Dona Adelaide, você ficou mais forte desde a última vez que a vi!".

E a palavra "forte" aqui é usada como substituto para "gorda". xDD

2) Um facto curioso: muitos Portugueses tentam ao máximo evitar chamar alguém de "Preto". Geralmente é "a pessoa de pele escura" ou "o negro". Mas sabem que mais? Ouvi da boca de pretos que esses termos, para eles, soam ainda mais ofensivo do que se vocês usassem simplesmente "preto".

Quando vocês usam "preto", estão a falar da COR da pessoa. Mas quando vocês usam "o negro" ou "a pessoa de pele escura" estão a fazer uma alusão à RAÇA dela, e isso sim, poderá ser conotado como racismo. O simples facto de vocês se preocuparem com isto poderá ser um sintoma de como o tema vos incomoda.

Dizer "o preto" é mais simples - e no entanto é (erradamente) encarado como Politicamente Incorrecto. O nosso amigo da escola, antigamente, era chamado de preto sem problema. Hoje, curiosamente, conheço casos de funcionárias que castigam as crianças quando as ouvem dizer isso nos recreios das escolas.

3) Também aqui no fórum deparamo-nos com um caso clássico onde o Politicamente Correcto foi violado: no tópico sobre o cancro do Wada Kouji [link].

Todos sabem que um cancro mata, e que o Wada Kouji tem probabilidades de cura reduzidas - pelo menos, se comparado com a análise de casos anteriores, claro. No entanto, durante toda a conversa todos evitaram falar de "morte", mesmo que este fosse o destino mais provável do nosso cantor... por uma tentativa esforçada de querer acreditar que ele irá recuperar-se.
É quase como se falar "ele vai morrer" fosse um taboo (naquele tópico, alguém achou que isso merecia ser motivo de piada, e como vêem, poucos gostaram). Na volta, se o Wada morrer mesmo, as pessoas que disseram essa frase poderão até ser vistas como se fossem as responsáveis pelo acontecimento - mesmo que ninguém diga nada, aquele momento tenderá a ser encarado como "amaldiçoado".

4) Alguns canais de televisão censuram com um BIP os palavrões e ofuscam com um quadrado preto um gesto obsceno feito com as mãos. Isso também é feito em nome "da moral e dos bons costumes" que faz parte do Politicamente Correcto.

5) Outro exemplo clássico é a da pessoa que chama o outro de "Gordo!", ofendendo o gordo em questão. E depois fica irritado e diz "Qual é?! Mas eu só disse a verdade!"
- Será que "só porque é verdade" devemos usar essa verdade para ferir os outros?
- Não será antes isto "estupidez" e "falta de respeito" disfarçadas de virtude?

Em resumo: isto é algo que controla as nossas mentes e que ao mesmo tempo nos ajuda a viver e a conviver com a sociedade. Viver é como um jogo. Há regras a cumprir.
Há algumas regras que podemos violar, que ninguém se importa muito. Entretanto, há outras regras que podem colocar-nos em situações melindrosas.

Há regras e pequenos comportamentos que, de facto, o ser humano aprende e cumpre para não acabar sendo excluído e marginalizado. Isto, porque o ser humano é um ser social.

Artigos interessantes:
- Esquizofrenia Progressiva – A ditadura do politicamente correto, o racismo e a censura
- Bule Voador, a censura, o politicamente correto e a vitória de Godwin

Agora, seguem as perguntas:
- O que vocês acham do Politicamente Correcto?
- Vocês concordam com o uso do Politicamente Correcto como forma de censura?
- Quando é que vocês acham que é legítimo aplicar o Politicamente Correcto?
- Até que ponto o humor deverá ser estrangulado pelo Politicamente Correcto?
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 31
Localização : Portugal
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sobre o Politicamente Correcto Empty Re: Sobre o Politicamente Correcto

Mensagem por Takuya em Dom Out 07, 2012 5:28 pm

- O que vocês acham do Politicamente Correcto?
Necessário, às vezes. Principalmente no relacionamento social, onde dizer determinada coisa numa situação imprópria pode gerar um desconforto geral, como ocorreu no caso do nosso colega de fórum. Nesses casos é até bom ser politicamente correto, evita constrangimentos de ambas as partes xd

- Vocês concordam com o uso do Politicamente Correcto como forma de censura?
Não, acho melhor conscientizar as pessoas das consequências dos seus atos e efeitos das suas palavras, melhor do que obrigá-las a agir de uma forma pré-estabelecida só por conveniência. Não acredito na necessidade de censura, somos seres livres e racionais :p (ou deveríamos ser pelo menos)

- Quando é que vocês acham que é legítimo aplicar o Politicamente Correcto?
Nas relações sociais, preferencialmente quando se trata de assuntos que não conhecemos bem, ou no lidar com pessoas que não nos são íntimas. Como forma de evitar constrangimentos, mais uma vez, e desconfortos nessas relações.

- Até que ponto o humor deverá ser estrangulado pelo Politicamente Correcto?
Casos e casos. Numa roda de amigos, dependendo das regras que rege esse grupo, tudo pode ser válido, vai do consenso existente entre aquelas pessoas. Com pessoas que não fazem parte do nosso círculo, ou ao falar de assuntos delicados, é bom ter um pouco de cautela, pra não soar grosseiro ou estúpido xD

De modo geral, não acho que seja o caso do 'politicamente correto' ser necessário. Na maioria das vezes, é questão de bom-senso mesmo, esse sim é indispensável xD


Última edição por Takuya em Dom Out 07, 2012 5:36 pm, editado 1 vez(es)
Takuya
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3612
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 29
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sobre o Politicamente Correcto Empty Re: Sobre o Politicamente Correcto

Mensagem por Jyunirii em Dom Out 07, 2012 5:34 pm

Votei 'depende' e vou tentar responder as 4 perguntas de uma só vez.

Não concordo com isso de jeito nenhum tanto que fico emputecida quando tentam aplicar isso em lugares inconvenientes, mas bem, o ser humano é um ser que depende de tudo pra sobreviver. Nós não podemos viver sozinhos, e pra pelo menos tentar manter o grupo unido, precisamos ter "um meio termo" pra se comunicar. Sem ser informal demais (como seu melhor amigo) nem amargo demais (terceiros, pessoas que lhe antipatizam, assim vai).

Uma das poucas situações cujo concordo com isso é em situações que não se permite ser tão informal e profundo, em que você precise lidar com isso com certa superficialidade. Até aí concordo, em "criar e manter um tabu" não por medo, mas talvez até por respeito. E um exemplo clássico da casa é o link que a Rayana postou no tópico.
Só não aceito quando tentam aplicar essa "lei" em lugares que não tem nada relacionado. Vou pegar a nossa querida e muito amada Saban e seus feitos esplêndidos pela franquia aqui no Ocidente: eles acham que animes são coisinhas pras crianças e, com certeza, devem ficar loucos de raiva quando vem algo que eles julgam forte demais pros olhinhos delas. Não concordo. Qualquer ser humano se adapta fácil com várias coisas, e cabe a elas assistir ou não. Outra que seria mais conveniente se dessem classificações indicativas, antes de rasgar e costurar com linha fraca os animes que eles censuram e tentam compensar com um script falho.

É isso, espero ter conseguido responder todas.
Jyunirii
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1523
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 23
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.


http://pixiv.me/033210

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sobre o Politicamente Correcto Empty Re: Sobre o Politicamente Correcto

Mensagem por Rayana em Dom Out 07, 2012 5:43 pm

Juny_Lee escreveu:Só não aceito quando tentam aplicar essa "lei" em lugares que não tem nada relacionado. Vou pegar a nossa querida e muito amada Saban e seus feitos esplêndidos pela franquia aqui no Ocidente: eles acham que animes são coisinhas pras crianças e, com certeza, devem ficar loucos de raiva quando vem algo que eles julgam forte demais pros olhinhos delas. Não concordo.

Concordo especialmente com isto. E lanço destaque para a parte em negrito.

Uma vez conversei com uma fã de Naruto (Manara) a respeito disto, e chegámos à mesma conclusão
- É que estas sociedades de "1º mundo" não censuram os animes por causa da defesa da "boa moral" ou dos "bons costumes".
Eles censuram simplesmente para não ferir os olhos dos filhos de gente que vive bem, afastada de realidades como a dor, a pobreza, a guerra, a fome e a doença.

Este tipo de coisas existe sim, mas "é só para os outros".

Mas se pensarmos bem... a censura destas realidades, longe de contribuírem para um amanhã igualitário e harmonioso, sem guerras e sem fome, fazem justamente o contrário: só contribuem para a separação dos mundos, porque "quem está em cima" nunca vai dar-se ao luxo de estender a mão aos que vivem em baixo.

Uma sociedade que não encara os seus problemas e não os simula nem pensa na forma de arte e cultura estará longe de poder reflectir e aprender a superar esses mesmos problemas.

Votei "depende" também, porque realmente não podemos viver num mundo de faz de conta - ao mesmo tempo que não também podemos criar hostilidades à toa em nome de uma verdade nua e crua que, às tantas, cria mais problemas do que os ajuda a resolver.
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 31
Localização : Portugal
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sobre o Politicamente Correcto Empty Re: Sobre o Politicamente Correcto

Mensagem por RukasuStorm em Dom Out 07, 2012 6:02 pm

Acho que não é errado buscar o politicamente correto. Obviamente há aquilo que não deve ser dito, mas também há aquilo que não há porque de ser um tabu. O real problema para mim é o conceito de 'correto' em 'politicamente correto'.

Como por exemplo, eu não vejo o porquê de que não-islâmicos seriam impedidos de representar Maomé em ilustrações, ou ídolos. Porém se aquele povo se sente ofendido de alguma forma com aquilo, já se torna incorreto. Para mim, o 'correto' ou o 'incorreto' deveria estar sob o ponto de vista do alvo, daquele que sofreria com o ato, entretanto mais parece que ele é feito do ponto de vista daquele que age. Chamar alguém de 'Gordo' só deveria ser 'incorreto' se aquele que é chamado se ofenderia. Assim como o caso de 'Preto'.

Ficou confuso pra krl
RukasuStorm
RukasuStorm
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 312
Data de inscrição : 26/11/2011
Idade : 25
Localização : Montes Claros - MG, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sobre o Politicamente Correcto Empty Re: Sobre o Politicamente Correcto

Mensagem por Takuya em Dom Out 07, 2012 6:27 pm

Rayana Wolfer escreveu:Concordo especialmente com isto. E lanço destaque para a parte em negrito.

Uma vez conversei com uma fã de Naruto (Manara) a respeito disto, e chegámos à mesma conclusão
- É que estas sociedades de "1º mundo" não censuram os animes por causa da defesa da "boa moral" ou dos "bons costumes".
Eles censuram simplesmente para não ferir os olhos dos filhos de gente que vive bem, afastada de realidades como a dor, a pobreza, a guerra, a fome e a doença.

Este tipo de coisas existe sim, mas "é só para os outros".

Mas se pensarmos bem... a censura destas realidades, longe de contribuírem para um amanhã igualitário e harmonioso, sem guerras e sem fome, fazem justamente o contrário: só contribuem para a separação dos mundos, porque "quem está em cima" nunca vai dar-se ao luxo de estender a mão aos que vivem em baixo.

Uma sociedade que não encara os seus problemas e não os simula nem pensa na forma de arte e cultura estará longe de poder reflectir e aprender a superar esses mesmos problemas.

Será mesmo que existe interesse num futuro igualitário e harmanioso? Os poderosos parecem saber viver muito bem num mundo cheio de miséria e de barreiras entre as pessoas, não me parece que eles tenham vontade ou interesse em mudar isso, já que é conveniente a eles... e fora que falta muito pra que a grande maioria das pessoas deixe de olhar apenas pro próprio umbigo e comece a olhar pra humanidade como um todo, quando isso acontecer aí sim talvez haja algum progresso xD
Takuya
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3612
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 29
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sobre o Politicamente Correcto Empty Re: Sobre o Politicamente Correcto

Mensagem por spikehunter em Dom Out 07, 2012 6:34 pm

Eu acredito que, tudo na vida é equilibrio ,nem tudo é preto nem tudo é branco a que se ter o meio termo pra tudo ,então eu votei no depende por que é exatamente isso que se reflete essa situação, tudo depende do contesto e de como é usado, de nada adianta a pessoas ser politicamente correta e desprezar os outros peles diferenças, ou não chamar alguem de negro mais não dar um emprego a um por pré julgamentos.
Eu acho que algo não é correto a partir do momento em que ofende alguem,quem aqui não tem um conhecido ou não viu chamarem por ai um amigo de negão!(quando estudava tinha um cara na nossa turma que tinha esse apelido ,ele já o tinha nós não o colocamos, ele se apresentava assim paras os amigos.... Ele nunca se incomodou com isso! havia um outro que chamava-mos de gordinho e esse era o apelido dele(nos dois casos as pessoas eram gordo e moreno) mais não a gente não usava o apelido para ofender era como eram conhecidos pelos colegas,e nos permitiam chama-los assim ,já mais faria se fosse de alguma forma ofender!
então tudo depende do que a pessoa sente em relação a isso,e de como agimos...
spikehunter
spikehunter
Baby 2 (Younenki II)
Baby 2 (Younenki II)

Comportamento : 100%
Mensagens : 52
Data de inscrição : 27/09/2012
Idade : 35

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sobre o Politicamente Correcto Empty Re: Sobre o Politicamente Correcto

Mensagem por Rayana em Dom Out 07, 2012 6:49 pm

Takuya escreveu:Será mesmo que existe interesse num futuro igualitário e harmanioso? Os poderosos parecem saber viver muito bem num mundo cheio de miséria e de barreiras entre as pessoas, não me parece que eles tenham vontade ou interesse em mudar isso, já que é conveniente a eles... e fora que falta muito pra que a grande maioria das pessoas deixe de olhar apenas pro próprio umbigo e comece a olhar pra humanidade como um todo, quando isso acontecer aí sim talvez haja algum progresso xD

Fizeste-me lembrar de um debate que houve numa das minhas aulas de Antropologia Filosófica. O meu professor às tantas vira-se para nós e diz:

"Se todas as pessoas do mundo viverem como nós, com 1 carro, 1 casa, escritório, comida, nível de conforto, e se desperdiçarem água e recursos no ritmo que desperdiçamos... o planeta Terra não vai aguentar! O mundo irá à ruína! Nem todas as árvores que existem agora chegarão para fabricar tanto papel para tanta gente!"

Não é que o professor tenha esta opinião. Sabem como é, ele é o tipo de docente que faz este tipo de abordagens para nos pôr a pensar. Mas confesso que o discurso dele naquela aula intimidou-me. Ele dominou o discurso durante 2 horas, não conseguimos contra-argumentar à altura...

Mesmo que eu não tenha a certeza de quantas árvores há no mundo, quase que consigo perceber a falta de interesse na igualdade - de pensamento e, naturalmente, material e ao nível do conforto também... É um tema assustador. Mas tenho a convicção de que esse ainda é o caminho, e que as consequências disso deverão ser reflectidas e resolvidas entretanto =/
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 31
Localização : Portugal
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sobre o Politicamente Correcto Empty Re: Sobre o Politicamente Correcto

Mensagem por Marcy em Dom Out 07, 2012 7:10 pm

Depende. É bom ser politicamente correto, mas tornar-se assim demais é um exagero, e por ora precisamos ser politicamente incorreto também.

Vi um caso de um cantor negro que processou um sujeito por tê-lo chamado de 'negro'. Um outro cantor, também negro, chegou para ele e lhe disse: "por acaso, você é branco para se sentir ofendido?" Não vou arriscar dizer quem eram tais cantores, mas um deles era ou Milton Nascimento ou Gilberto Gil.

Vou pegar como exemplo os negros, já que acabei por citando-os. Atualmente há muito preconceitos contra eles pelo fato de, anteriormente, eles serem escravos. Após a escravidão negra ser abolida em muitos países, esses negros passaram a viver à margem, pois não tinham absolutamente nada. Imaginem um negro recém-libertado pedindo emprego: o chefe com certeza lhe perguntaria: "você tem estudos? Tem moradia? Tem renda?" Desprezados, muitos dos ex-escravos passaram a viver de forma marginalizada, tornando-se pessoas perigosas à sociedade. Desde então muitos ainda possuem medo (medo, não preconceito; o preconceito é a consequência) dos negros, e grande parte não sabe nem porquê; é inconsciente, uma discriminação hereditária, se é que me entendem.

O que eu estou querendo dizer é que muita gente possui algum tipo de preconceito, mas não saberiam dizer porquê; podem até inventar alguma história, mas ela mesma sabe que não é aquilo. Com o tempo, a discriminação tornou-se um tipo de crime, e é proibido discriminar a outrem por serem negros, gordos, baixos, etc. Mas é um saco quando isso é levado ao exagero, e a pessoa se ofende por ser chamada pelo o que ela é.

E agora, com essa nova mania de bullying, parece que tudo se generalizou: se alguém é xingado de algo que não gosta, é bullying. Se foi citada de tal forma, bullying. Se fizeram tal coisa, bullying. Percebam também que muitos se defendem, dizendo que estão sofrendo bullying. Falou qualquer coisa que seria considerado impróprio, até mesmo de modo indireto, é bullying.

É como se de repente todo nós estivéssemos num redoma de vidro e quem está fora está nos tentando iludir de modo que o incorreto não existe, que é perigoso. Olhando a infância de hoje, noto o quão diferente as novas gerações estão sendo educadas; é uma manipulação, uma tentativa de dizer que o errado, o ruim e o feio não existe, que a perfeição existe e ela não pode ser corrompida...

Notaram que o assunto sobre o politicamente correto está pegando cada vez mais forte atualmente? Anos anteriores alguém era xingado e ficava por isso mesmo. Agora, se alguém xinga outra pessoa, corre sérios problemas judiciais.

Tipo... o que está havendo?!
Marcy
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 824
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 22
Localização : Toca da raposa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sobre o Politicamente Correcto Empty Re: Sobre o Politicamente Correcto

Mensagem por Rayana em Dom Out 07, 2012 8:32 pm

Marcy escreveu:Notaram que o assunto sobre o politicamente correto está pegando cada vez mais forte atualmente? Anos anteriores alguém era xingado e ficava por isso mesmo. Agora, se alguém xinga outra pessoa, corre sérios problemas judiciais.

Tipo... o que está havendo?!

Eu gostava de poder dizer que é um sintoma da evolução na tomada de consciência da humanidade para com uma coisa chamada moralidade, mas não me parece o caso.

Por um lado, é verdade que há pessoas que confundem liberdade com libertinagem, e que abusam disso para sair dos limites do bom senso e ofender, injuriar, difamar...

Mas também não é menos verdade que muito do pessoal que entra na justiça com esse tipo de processos pertence geralmente a um certo status (políticos, actores famosos, juízes, advogados, cantores, etc) - são figuras públicas - e que graças a isso vêem-se capazes de poder manipular a lei para a conveniência própria e com isso cometer um atentado à liberdade de expressão, censurando humor corriqueiro como o da sátira e do problema da caricatura. 'xD

Embora, admitamos, é meio complicado imaginar o tipo de pressão que certas figuras públicas vivem no dia a dia. Quando entram em processos por coisas mínimas, eu imagino que seja porque aquilo já tenha chegado a um ponto de saturação tal, que elas já explodem por coisas que para nós são triviais. Chega-se a um ponto onde anseiam pelo direito à privacidade e integridade que tinham antes - mas que o facto de se ter tornar figura pública veio a descortinar.

Claro que há os casos clássicos da actriz ryca que processa o humorista que fez piada sobre o filho que ela teve com o amante, mas não esqueçamos que muitas vezes (para não dizer quase sempre xD) os jornais são sensacionalistas e fazem parecer algo que não é e faz-nos julgar pessoas com os dados errados ou insuficientes.

Depois há os casos de bullying feitos pelo facebook - onde a diferença para com a injúria oral é que ali há um registo que está defendido pelos Termo de Uso do site, e isso pode de facto ser usado em tribunais. O pessoal é que ainda continua a usar a internet como se fosse terra de ninguém (quando de facto as coisas já não são bem assim) e não toma cuidado com o que publica e como o faz...

Concordando contigo, de que há exageros e que as pessoas deviam ignorar certas coisas, quando isso é feito em sites onde há concordância com determinadas regras, a verdade é que quem as violar está sujeito a consequências. Se as pessoas não lêem os termos de uso, isso é problema delas.
É meio complicado...
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 31
Localização : Portugal
Mensagem Pessoal : Born to be wild.

http://rainbow09.comli.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sobre o Politicamente Correcto Empty Re: Sobre o Politicamente Correcto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum