Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh

Participe do fórum, é rápido e fácil

Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» NÃO DEIXE O FÓRUM MORRER
A internet está diferente... e não parece melhor EmptySáb Abr 13, 2019 6:41 pm por NatanYagami

» Esconderijo do Zampari: Apresentando noticias sobre digimon ou converse comigo
A internet está diferente... e não parece melhor EmptyTer Mar 05, 2019 6:05 pm por Roberto zampari

» Precisamos de um Discord nesse site
A internet está diferente... e não parece melhor EmptySeg Mar 04, 2019 9:27 pm por FireKilljoy

» A versão beta de Digimon Frontier
A internet está diferente... e não parece melhor EmptySeg Mar 04, 2019 5:56 pm por Roberto zampari

» Mostre seu Desktop
A internet está diferente... e não parece melhor EmptyQui Fev 14, 2019 9:47 am por FireKilljoy

» Mostre a Home do seu celular
A internet está diferente... e não parece melhor EmptyQui Fev 14, 2019 9:40 am por FireKilljoy

» O que você gostaria de ver em uma temporada de Digimon?
A internet está diferente... e não parece melhor EmptyQua Fev 13, 2019 7:13 am por FireKilljoy

» O que acham de Jair Bolsonaro?
A internet está diferente... e não parece melhor EmptyTer Fev 05, 2019 8:10 am por FireKilljoy

» Digimon; Anima/Synthesis
A internet está diferente... e não parece melhor EmptySeg Jan 14, 2019 9:16 am por LANGLEY002

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Parceiros

Fórum AG

A internet está diferente... e não parece melhor

5 participantes

Ir para baixo

A internet está diferente... e não parece melhor Empty A internet está diferente... e não parece melhor

Mensagem por Rayana Qua Jul 30, 2014 11:45 am

Este é um assunto que muitas vezes passa pela minha cabeça.

Lembro-me que a gente "surfava" na internet, há uns 10 anos atrás, como uma viagem imparável onde link puxa novo link.
Numa hora vocês estavam a ler uma página de Digimon, noutra hora podiam estar num site qualquer com teorias da conspiração sobre a morte da Princesa Diana. xD

Antes do google ficar famoso, navegar da internet tinha uma magia única. Descobrir um novo site por acaso e explorá-lo por horas dava um prazer enorme - ainda mais se encontrássemos downloads de material raro (os deuses sabem como foi difícil botar as minhas mãos em todos os episódios de Digimon em japonês, quando eu tinha 13 anos! Hoje é completamente diferente. Hoje os episódios existem em qualquer lugar e até tropeçamos neles sem querer).

Mas, mesmo com essas limitações, nós sentíamos que tudo era possível porque não havia limites para explorar a web. Era diferente de hoje, onde, sempre que se precisa de qualquer coisa, recorre-se ao Google. O curioso é que, quando vocês procuram um determinado assunto lá, por vezes existe uma parede invisível que diz "não existe mais sites relacionados com isto", como se isso fosse verdade e a internet oferecesse só aquilo a respeito daquele tema (depende se um site aceita ou não ser traqueado por motores de busca).

Existe tantos mitos urbanos sobre a Deepweb, mas poucos páram para pensar que muitos dos sites que estão lá eram de fácil acesso há uns anos atrás, antes da popularização deste motor de busca que não é tão completo e fiável assim como o pintam.

Lembro-me também que partilhar fotografias, imagens, ou videos, era um privilégio demasiado grande e apetitoso para se preocuparem com o copyright, que constantemente varre resultados do google e limita o acesso livre à cultura. Talvez isso tenha virado um problema porque há cada vez mais gente a usar a web. Esse material que antigamente era privilégio só de alguns está cada vez mais proliferado. E no entanto, em nenhuma outra época a informação circulou tão depressa como nos tempos actuais - será que não deviam ver isso como uma forma positiva de acesso livre e democrático à cultura?

Outra coisa que vejo cada vez menos (pois gosto de séries de animação) são os fan-sites. Hoje em dia só existe blogs de design duvidoso que se limitam a copiar as notícias de outros sites que todos estão carecas de visitar também. Não existe muito daquelas páginas deliciosas com perfis de personagens onde se pode clicar numa imagem e uma nova página surpresa com mais conteúdo aparece (ou se existe é copiado do wikipédia).

Uma das minhas páginas favoritas de digimon que felizmente ainda não foram apagadas é esta. Antigamente, havia muito mais sites deste tipo do que há hoje em dia.

Certo que Digimon já esteve mais famoso do que hoje, mas só usei digimon como exemplo. Não conheço sites especializados de nenhuma franquia actual - são raros. Os fan sites de animes, séries de TV, etc, deixaram de existir - tudo se resume a fansubs, streamers e blogs - e tudo o que é informação é despejado para o wikipédia ou outras wikis, sem muita criatividade e onde a subjectividade da pessoa é anulada de propósito. A opinião dos fãs é quase inexistente; ao invés de renderem sites ou renderem discussões em comunidades, perde-se em livebloggings vagos que não são muito diferentes de tweets inúteis do tipo "estou neste momento a comer alface".

Bom, são sinais dos tempos, talvez.
Não signfica que a internet actual não tenha coisas positivas (claro que tem), e lógico que ainda há pessoas que se esforçam por meter conteúdo original na internet, mas quero deixar o assunto em aberto. xD

Outra coisa que não curto muito é o fenómeno de trocarem fóruns como este para comunidades do facebook. :< Aquilo é tão desorganizado - ao contrário dos fóruns que estão divididos por temas e subtemas.

Bom, eu tenho alguma saudades de quando o manifesto hacker era visto como uma coisa positiva. A internet era vista como um lugar de liberdade mais plena.
Totalmente diferente de agora. Coisas tão simples como a neutralidade da rede estão ameaçadas.

Última edição por Rayana Wolfer em Qua Jul 30, 2014 12:07 pm, editado 1 vez(es)
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Outro / Não divulgar Mensagens : 1767

Ir para o topo Ir para baixo

A internet está diferente... e não parece melhor Empty Re: A internet está diferente... e não parece melhor

Mensagem por Sparrow Qua Jul 30, 2014 12:06 pm

Eu acredito que conforme a rede foi se tornando mais acessível se tornou muito mais fácil para qualquer pessoa simplesmente entrar e adicionar qualquer coisa que quiser. Se tornou muito simples criar uma toca na web como um blog, então não se tem motivo para se colocar o mesmo esforço que se punha por trás de um site como antigamente.
Ficou muito mais fácil acessar informação, e não vou negar que isso por um lado é uma coisa boa, mas ao mesmo tempo muito conteúdo como sites especializados realmente perderam seu valor de único.
Sparrow
Sparrow
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

A internet está diferente... e não parece melhor Empty Re: A internet está diferente... e não parece melhor

Mensagem por Rayana Qua Jul 30, 2014 12:23 pm

Sem dúvida!

Isso é flagrante quando usas sites como o Icerocket. Eu costumava usar o site com muita frequência em 2004~2007 - dava para encontrar notícias recentes e actualizadas em blogs e sites de notícias.

Mas desde que apareceram os microblogs que os resultados começaram a ser cada vez mais inúteis e aleatórios.

Por exemplo: antes, eu procurava "digimon" lá, e conseguia encontrar scans da V-Jump, traduções de fãs, notícias sobre os jogos, etc.

Agora mesmo eu fiz a mesma busca, e os resultados que tenho vão linkar a posts sem conteúdo algum, como este ou este. xD

Eu acho a inclusão digital muito positiva; a sensação que eu tenho, porém, é que as pessoas são colocadas frente a um computador sem muita noção do que estão a fazer e partilham até demais. Eu pertenço a uma geração que aprendeu a não colocar o nome verdadeiro online e a evitar partilhar dados privados.

Mas agora é diferente; hoje parece ser perfeitamente aceitável colocar fotografias (selfies) e partilhar informação privada e verídica em público.
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Mensagem por Marcy Qua Jul 30, 2014 1:51 pm

Creio que muita coisa mudou com a chegada das redes sociais: se tornou mais fácil centralizar tudo numa coisa só... mas está tudo tão centralizado que virou uma desordem =p

E uma coisa que o design vem investindo nos últimos tempos é o controle de informação por pessoa através de seus dados. Tenho a impressão de que, às vezes, dependendo do que eu escrevo ou insiro num perfil, em qualquer site, é gravado na rede e no computador e certos conteúdos desaparecem por serem "possivelmente desinteressantes" para mim. Pode ser um exagero afirmar isso, mas parece que algumas pessoas conseguem um acesso mais rápido a uma informação do que eu, e vice-versa.

A internet parece cada vez mais filtrada, numa tentativa de organização. É bom e ruim, ao mesmo tempo... e convenhamos, muitos dos atuais internautas não estão interessados em fazer largas pesquisas sobre um assunto. Eles querem a informação mais rápida e compacta possível. Atualmente, se algo não for prático e rápido, torna-se estressante para a maiorias das pessoas.
Marcy
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Feminino Mensagens : 824

Mensagem por Rayana Qua Jul 30, 2014 6:30 pm

Marcy Vulpin escreveu: o controle de informação por pessoa através de seus dados. Tenho a impressão de que, às vezes, dependendo do que eu escrevo ou insiro num perfil, em qualquer site, é gravado na rede e no computador e certos conteúdos desaparecem por serem "possivelmente desinteressantes" para mim. Pode ser um exagero afirmar isso, mas parece que algumas pessoas conseguem um acesso mais rápido a uma informação do que eu, e vice-versa.

Este controlo existe, de facto, e não é só impressão tua.

A própria google já admitiu que faz isso com os emails. Desdramatizaram a situação dizendo que todas as empresas fazem o mesmo e eles apenas estão a assumir o que já todos sabem que acontece.

Mas há maneiras de contornar isso. Vou meter em spoiler, porque é um pouco off-topic (embora nem tanto).
Spoiler:
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Mensagem por FireKilljoy Qua Jul 30, 2014 7:59 pm

Não acho que está busca de informação fácil piorou, claro que falar dessa maneira romantizada é legal, e eu tenho sdds também, mas prefiro como está agora. Não acho que fóruns estão vazios, e acho que poucas pessoas os trocou por grupos de Facebook, que como você mesmo falou, são desorganizados. Acho que ocorre mesmo é com Digimon, eu acho até que falta uma carência de organização por parte dos fãs em ajeitar até mesmo uma Wikia legal. É só ver os fãsites Bulbapedia e Serebii (aposto que já vão achar que sou paga-pau de tanto que falo de Pokémon aqui), que explodem de informação toda hora com conteúdo novo. Eu nunca fico enjoado, entediado, tem sempre coisas novas pra conversar e discutir.
FireKilljoy
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Masculino Mensagens : 1043
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Mensagem por Takuya Qua Jul 30, 2014 8:43 pm

Estava lendo uns livros antigos de tecnologia hoje e pensei nisso. Até meados de 2003, 2004, a internet tinha uma certa magia, era algo desconhecido, inexplorado, cheio de potencial, as pessoas ainda estavam aprendendo a usar, era algo extraordinário. Hoje em dia a internet é quase como a televisão, controlada por grandes empresas que centralizam todo o conteúdo, e que absorve todas as novas opções que venham a surgir.

Acho que as redes sociais mudaram muito o que a internet representa pras pessoas também. Antes delas surgirem, a internet era vista mais como um negócio ou uma imensa fonte de informações. Com o surgimento das redes sociais o foco passou a ser relacionamentos, likes, enfim, toda essa guerra por popularidade e atenção que a internet é hoje em dia. Claro que ainda existe muita informação, mas também tenho essa impressão de que ela é muito homogênea. Numa pesquisa no Google sobre um assunto qualquer, se acha vários links de sites diferentes com basicamente as mesmas informações, ctrl c+ctrl v puro. Bastante frustrante pra quem busca conteúdo com certeza.

O que eu realmente sinto falta é de como a internet era antes de tudo girar em torno de redes sociais, de popularidade, essas coisas. Quando o foco era no conteúdo e no compartilhamento de informações. Acho que a maioria dos usuários da internet hoje em dia se preocupam pouco com o conteúdo e usam a internet mais como uma forma de passar o tempo, de se entreter, e não tem tanto essa vontade de explorá-la em busca de informações. Se contentam com o que aparece na timeline.

Marcy Vulpin escreveu:Creio que muita coisa mudou com a chegada das redes sociais: se tornou mais fácil centralizar tudo numa coisa só... mas está tudo tão centralizado que virou uma desordem =p

Acho centralização uma coisa ruim... lembra quando o Megaupload foi fechado? Como ficaram todos os usuários que uparam seus arquivos lá? E quando o Facebook, Twitter ou Google ficam fora do ar, nem que seja por uns minutos? Parece até que a internet inteira fica fora do ar também. Claro que centralizar o conteúdo facilita pros usuários, mas também tem seu lado ruim...
Takuya
Takuya
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 3612
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Mensagem por Marcy Qui Jul 31, 2014 11:10 am

Takuya escreveu:Estava lendo uns livros antigos de tecnologia hoje e pensei nisso. Até meados de 2003, 2004, a internet tinha uma certa magia, era algo desconhecido, inexplorado, cheio de potencial, as pessoas ainda estavam aprendendo a usar, era algo extraordinário.
Foi no começo de 2004 que um certo thefacebook começou a perambular pela internet, convidando universitários a se reunirem numa rede social online.

Eu peguei um pouco a "belle époque" da internet, em 2002 e 2003. Lembro-me de que a internet era uma coisa incrível, mas não era um vício tampouco algo extremamente necessário, enfim, era apenas uma ferramenta muito útil mas que não substituía por inteiro outros meios. As redes sociais não mudaram apenas a característica da internet, mas também o comportamento das pessoas; as pessoas são tão sedentas por coisas novas, que não chegam a absorver por completo uma informação e já querem outra. Ao mesmo tempo, parecem querer competir uma com as outras por babaquice.

Esse texto e os vídeos a seguir mostram um pouco essa realidade.

http://awebic.com/cultura/clientes-nao-paravam-de-reclamar-que-esse-restaurante-tinha-piorado-veja-o-que-o-gerente-descobriu/
https://www.youtube.com/watch?v=QxVZYiJKl1Y
https://www.youtube.com/watch?v=Z7dLU6fk9QY
https://www.dailymotion.com/video/x20cdpz_eu-te-desafio-a-assistir-esse-video-inteiro_lifestyle#from=embediframe

Daí fica a pergunta: as pessoas estão assim hoje por causa da internet ou é a internet que está assim por causa das pessoas?
Marcy
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Feminino Mensagens : 824

Mensagem por Takuya Qui Jul 31, 2014 10:20 pm

Acho que passar menos tempo na internet resolve isso, sério kkk. O problema é o modo como a gente se acostumou a usá-la, se tornou algo tão vicioso quanto a televisão era até um tempo atrás. Muitas vezes acaba deixando de ser uma ferramenta de trabalho/estudo/entretenimento e passa a ser simplesmente um vício. Acho que se nós usássemos a internet com moderação, passássemos menos tempo nas redes sociais, como era antes delas surgirem, as coisas seriam diferentes. Mas claro que as coisas realmente mudaram, mas pra quem tá de saco cheio do que a internet é hoje em dia eu recomendo isso.

Ah, além das redes sociais, outra coisa que mudou muito a forma como a internet funciona foi a banda larga. Graças a ela que a internet pode se tornar essa ferramente tão onipresente e multímidia como a gente conhece hoje. Na época das conexões discadas não tinha muito que você pudesse fazer além de ler coisas e enviar e-mails, se houvesse banda larga nos anos 90 as coisas não seriam muito diferentes do que são hoje.
Takuya
Takuya
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 3612
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo