Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh

Participe do fórum, é rápido e fácil

Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh
Digital Zone • Digimon Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» NÃO DEIXE O FÓRUM MORRER
Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 EmptySáb Abr 13, 2019 6:41 pm por NatanYagami

» Esconderijo do Zampari: Apresentando noticias sobre digimon ou converse comigo
Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 EmptyTer Mar 05, 2019 6:05 pm por Roberto zampari

» Precisamos de um Discord nesse site
Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 EmptySeg Mar 04, 2019 9:27 pm por FireKilljoy

» A versão beta de Digimon Frontier
Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 EmptySeg Mar 04, 2019 5:56 pm por Roberto zampari

» Mostre seu Desktop
Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 EmptyQui Fev 14, 2019 9:47 am por FireKilljoy

» Mostre a Home do seu celular
Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 EmptyQui Fev 14, 2019 9:40 am por FireKilljoy

» O que você gostaria de ver em uma temporada de Digimon?
Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 EmptyQua Fev 13, 2019 7:13 am por FireKilljoy

» O que acham de Jair Bolsonaro?
Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 EmptyTer Fev 05, 2019 8:10 am por FireKilljoy

» Digimon; Anima/Synthesis
Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 EmptySeg Jan 14, 2019 9:16 am por LANGLEY002

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Parceiros








Fórum AG


Casa de Dicas para PS e Desenho.

+5
Seiryuumon
TerriLopz
Marty
Takuya
Jyunirii
9 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Empty Re: Casa de Dicas para PS e Desenho.

Mensagem por Jyunirii Dom Fev 12, 2012 6:10 pm

Util para os artistas que nem eu que são simplesmentes desligados ou ruins quando o assunto é anatomia.

Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Mandarin2bybaseoholicd4
Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Mandarin1bybaseoholicd4

Crédito da base-o-holic porque ficaram bons e todos podem usar. Visitem o dA dela pra mais, flw?

EDIT: pra quem edita imagens:
Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Digiso11
Jyunirii
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1523
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 27
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.


http://pixiv.me/033210

Ir para o topo Ir para baixo

Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Empty Re: Casa de Dicas para PS e Desenho.

Mensagem por Seiryuumon Sáb Mar 03, 2012 5:19 pm

Pra quem quiser começar a fazer um mangá (de Digimon, pq não? =P), esse aqui é essencial!

http://pt.scribd.com/doc/2429324/-Como-desenhar-naturezas-mortas
Seiryuumon
Seiryuumon
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 261
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 34
Localização : São Luís - Dark Area, liderada pelo Sarney >=(

Ir para o topo Ir para baixo

Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Empty Re: Casa de Dicas para PS e Desenho.

Mensagem por Jyunirii Qui maio 31, 2012 11:53 am

*assopra o pó e começa a espirrar*

Resolvi dar umas fucilhadas no dA da Base-o-holic e achei uma coisinha interessante. Quem nunca quis desenhar um par de asas?

Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Small_wings_by_base_o_holic-d2mdrkp
Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Feathery_wings_by_base_o_holic
Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Demon_wings_by_base_o_holic
Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Eternal_wings_by_base_o_holic
Em particular não consigo desenhar muito bem essas mais coloridinhas, e tenho um "estilo própio" pra desenhar asas. Mas tá ai pros que querem aprender. =)
Jyunirii
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1523
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 27
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.


http://pixiv.me/033210

Ir para o topo Ir para baixo

Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Empty Re: Casa de Dicas para PS e Desenho.

Mensagem por Marcy Sex Jun 15, 2012 3:36 pm

Um garoto me perguntou num outro fórum, por MP, como que eu desenho, quais os meus procedimentos para a pintura digital, etc., porque ele não estava conseguindo fazer as artes da maneira que lhe agradava. O sujeito faz desenhos tradicionais, então eu fiz um passo-a-passo para o caso de desenhos feitos à mão que são escaneados para serem pintados digitalmente. Para auxiliar aqueles que estão começando a aperfeiçoar a arte de desenhar, repasso aqui o que eu escrevi a ele:

1. Como desenhar para a escaneadora

  • Qualquer tipo de papel pode ser utilizado para desenhar; eu, particularmente, gosto de desenhar em papel sulfite ou em um tipo de papel conhecido como papel para desenho, ótimo para esse tipo de arte!

  • Faça os traços firmes e precisos, de modo que as linhas fiquem bem nítidas. Se tiver uma caneta nanquim, melhor ainda! Nota: nos desenhos, utilize apenas lápis ou nanquim; caneta esferográfica ou hidrográfica não são recomendáveis. Antes, porém, recomenda-se fazer um esboço à lápis, com traços bem suaves e fracos; se as linhas ficarem um pouco fortes, apague-as com suavidade para que elas não sumam por completo. Assim, ao desenhar por cima, além do desenho ficar mais seguro, a escaneadora dificilmente capta esses traços leves do esboço.

  • Para apagar as pequenas imperfeições, use borracha branca e macia (borrachas duras desgasta o papel, e as coloridas podem acabar "pintando" um pouco a superfície da folha com a cor dela).


2. Ao escanear

  • Muitas escaneadoras não conseguem captar a folha por completo, e muitas vezes acabam cortando alguns detalhes em certos desenhos. Então, uma boa recomendação é você fazer uma marquinha, um pequeno traço ou uma bolinha, nas extremidades das quatro pontas do papel. Fazendo-as bem nitidamente, a escaneadora irá captar o papel todo.

  • Se o desenho não ocupa o papel todo, recorte-o ainda no programa de edição da própria escaneadora. Geralmente as dimensões da imagem irá ficar maior sem perder a resolução.

  • Sempre salve o desenho em PNG. Sempre. Outros formatos, inclusive o JPG, costumam diminuir um pouco a resolução do desenho.


3. A edição e a pintura no Photoshop

  • Abra a imagem. Agora segue em "Imagem > Ajustes > Remover Saturação" ou apenas utilize o atalho no teclado Shift+Ctrl+U, e então os pixels coloridos que a escaneadora às vezes capta sumirão, deixando o desenho puramente preto e branco e mais fácil de pintar. Em seguida vá em "Imagem > Ajustes > Níveis" ou aperte Ctrl+L e regule as opções que aparecerão na janela. Com esta opção, você pode fazer várias alterações com os tons e nuances do preto e do branco, podendo deixar o preto mais preto e o branco mais branco. Então, pegue a borracha (tecla E) e apague os detalhes indesejados.

  • Há duas formas que eu utilizo para fazer a pintura: a primeira é pintando tudo numa única camada, mais rápido, e a segunda fazendo uma cor por camada, um pouco mais demorado. Vou explicar as duas formas.

    Na primeira forma, você simplesmente seleciona a Varinha Mágica, ou aperte a tecla W, e selecione as áreas desejadas para cada cor. Se a varinha acabar selecionando outras áreas além, amplie a imagem para ver se há algum vão no traço circundando a área que deseja pintar e então feche-o utilizando a ferramenta lápis ou pincel (tecla B). Ás vezes pode haver outros vãos, então feche todos até a varinha selecionar apenas a área desejada. Para selecionar múltiplas áreas, pressione a tecla Shift enquanto vai clicando onde vai querer pintar aquela cor. Preste atenção também na Tolerância da Varinha Mágica: quanto maior for, maior será a área selecionada, porém ela pode selecionar um pouco parte dos traços, podendo fazê-los sumirem ao pintar; e quanto menor for, menor será a área selecionada, ou seja, poderá haver alguns espaços em branco. E caso as linhas pontilhadas, de alguma forma, te atrapalhar na pintura das bordas, aperte Ctrl+H e elas ficarão invisíveis.

    Após isso, passe o pincel com um tamanho bem grande (se quiser pode utilizar a ferramenta Lata de Tinta [tecla G] que vai mais rápido; porém há probabilidade de que a área não fique completamente pintada) na área desejada.

    Ainda com as áreas selecionadas, mude o tom da cor para uma outra levemente mais escura para fazer as sombras, e para uma outra mais clara para fazer as partes que estejam recebendo mais luz. Uma outra alternativa para isso é utilizar a cor preta para as sombras, apenas diminuindo a Opacidade; o mesmo com a cor branca.

    Uma sugestão é você ir variando a Dureza do pincel (opção Pincel, ou botão direito do mouse); eu geralmente uso o pincel com pouca dureza para representar superfícies macias e opacas, enquanto o pincel com mais dureza para representar superfícies polidas e brilhantes. Ah, e quanto maior o tamanho do pincel, melhor será o efeito da dureza. Isso é algo opcional; já vi muitos desenhistas ótimos que não fazem isso, deixando a dureza do pincel sempre no máximo.

    Na segunda forma, você faz os mesmos procedimentos iniciais da outra, o que muda é que você irá cria uma camada para cada cor; assim, cada cor pode ser trabalhada com mais cuidado independentemente das outras. Para isso, você precisa deixar o fundo do desenho transparente (pegue a varinha, selecione todas as áreas brancas e aperte Delete ou Backspace), e depois criar várias camadas transparentes abaixo desta camada do desenho. Para ficar mais fácil depois, nomeie cada camada com o nome da cor que pretende usar. Em seguida, selecione com a Varinha Mágica os locais desejados para pintar ainda na camada do desenho, e em seguida selecione a camada da cor e comece a pintar. Se preferir, ao invés de selecionar com a Varinha, você pode só pintar diretamente com o pincel, que a cor não irá sobrepor o desenho, já que se localiza em uma ou várias camadas abaixo dele. Desse modo, você pode deixar o sombreamento e ou o clareamento do desenho para depois, após terminar de pintar com todas as cores desejadas. Dica: para facilitar a organização das camadas de cores, você pode criar um grupo na janela de camadas e colocar todas as camadas onde irá pintar ali. Eu particularmente gosto desta forma, mas não há muita diferença que a primeira, portanto, vai ao gosto de cada um.

  • Faça o acabamento do jeito que você quiser. Aproveite essa parte e dê um "tchan" ao seu desenho, explorando qualquer efeito disponível no Photoshop.

  • Por fim, mescle todas as camadas (se houver mais de uma) indo em "Camada > Mesclar Camada Visíveis" ou Shift+Ctrl+E. Em seguida, vá em "Imagem > Tamanho da Imagem" ou Alt+Ctrl+Y e diminua a imagem (que com certeza estará muito grande) num tamanho que lhe agrade. Quanto menor for as dimensões, mais os detalhes que não ficaram bons mesmo após o acabamento somem. Só não coloque muito pequeno, pois assim o desenho não vai ficar muito visível (óbvio!). Enfim, é só salvar e pronto!


Obs.: no caso de um desenho digital, uma recomendação é fazer o desenho em uma dimensão bem grande, tipo 3 ou 4 vezes maior que o tamanho final que você deseja ter; assim, ao reduzir a imagem, o desenho ficará com uma qualidade bem melhor. Na arte digital, antes de fazer o desenho, eu crio duas camadas transparentes, sem contar a do Plano de Fundo. Na camada inferior, eu diminuo a opacidade do pincel e faço o esboço, e na camada superior eu faço o desenho com a opacidade máxima. Depois, eu excluo a camada do esboço, faço os procedimentos da minha segunda forma de pintura digital, crio uma camada para fazer o fundo e excluo o Plano de Fundo.
Lembrando que este é o meu estilo, a minha técnica; há vários outros modos para se desenhar e pintar, então, pesquise bem para ver qual lhe agrada mais.
Marcy
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 824
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 27
Localização : Toca da raposa

Ir para o topo Ir para baixo

Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Empty Como desenhar mãos

Mensagem por Marcy Ter Ago 07, 2012 3:51 pm

Me perdoem o double-post, mas eu não queria editar o outro -.-

TerriLopz escreveu:Pessoal que é bom nas Artes, bem que poderiam colocar um macete que explique como desenhar mãos. Eu tenho um problema sério com as mãos quando se trata de desenho!
Aproveitando que esses dias eu descobri uma forma nova de desenhar mãos enquanto filosofava durante uma aula chata no colégio, vou te dar um tutorial! ninguém respondeu ele desde janeiro, que vergonha...

Desenhar mãos é de fato meio complicado, mas é questão de prática até pegar o jeito.

Cada artista tem um jeito diferente de desenhar os membros superiores. Vou apresentar aqui o meu jeito.

Primeiro, faça um retângulo com um lado mais estreito que o oposto. Assim:

Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 2nt9pom

Em seguida, desenhe as linhas que serão mais tarde os dedos para fora, no lado onde o oposto é menor. Essas linhas deverão ser do mesmo tamanho do quadrado. Assim:

Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 O69zer

Até aqui você já tem a base para a mão. Agora, é necessário um esboço para os detalhes em geral. Nesta parte o ideal é pegar a tua própria mão como referência. Lembre-se que a base do polegar é maior que a ponta, que o dedo mínimo é um pouco menor que os outros, que o indicador é um pouco menor que o dedo do meio, que é o maior de todos, e que o dedo anular é praticamente do mesmo tamanho do indicador. As pontas são arredondadas, mas podem ser um pouco achatadas ou até mesmo meio pontuda. Isso é o desenhista quem define.

E então faça o desenho definitivo por cima, e aproveite para dar os detalhes finais. Aqui o esboço e ao lado um desenho já definitivo:

Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 2zq7nk9

No mangá não é necessário desenhar unhas, a não ser que o desenho esteja com a mão bem perto de quem observa ou se o desenhista quiser fazer uma arte mais complexa.

Um outro exemplo:
Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 2v2jls0

Para quem não é habituado a desenhar, com certeza vai demorar um pouco até conseguir pegar a manha. Na verdade, até os desenhistas podem ter um pouco de dificuldade no começo, mas como já disse, é questão de tempo.
Desculpe pelos errinhos nos exemplos, eu os fiz com pressa e também tenho um pouco de dificuldade em alguns momentos xD
Marcy
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 824
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 27
Localização : Toca da raposa

Ir para o topo Ir para baixo

Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Empty Re: Casa de Dicas para PS e Desenho.

Mensagem por Jyunirii Ter Ago 07, 2012 4:03 pm

Gostei dessa dica. Sérião, Marcy.


A propósito: não se preocupe com o double-post se a intenção é trazer mais coisa interessante pro tópico. Eu mesma já fiz triple post Foda-se essa merda
Jyunirii
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1523
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 27
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.


http://pixiv.me/033210

Ir para o topo Ir para baixo

Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Empty Re: Casa de Dicas para PS e Desenho.

Mensagem por Jyunirii Qui Set 20, 2012 2:56 pm

*assopra* ok....

Só vim aqui trazer um link interessante.
A Suzuran, uma alma muito gentil, fez um tutorial de como fazer linearts. Eu, uma iniciante com o Sai, achei interessante e resolvi dividir com vocês.
Aqui é a aula que ela "deu" com o flash.

Pra quem quiser, pode ir fucilhar o dA dela, que ela também ensina técnicas muito interessantes de pinturas, tanto pros novatos ( eu o/) quanto pros veteranos.
Jyunirii
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1523
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 27
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.


http://pixiv.me/033210

Ir para o topo Ir para baixo

Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Empty Re: Casa de Dicas para PS e Desenho.

Mensagem por Marcy Qui Set 20, 2012 4:55 pm

Vendo o post da Juny, me lembrei de uns videos tutoriais do Chibi Story para iniciantes no desenho digital e do SAI (dá para usar o mesmo método em outros programas também).

Nota importante: esses tutoriais são para quem tem tablet.

Tutorial de Lineart:

Tutorial de Colorização Simples:

No Vimeo também encontrei uns tutoriais legais de SAI e Photoshop do ethor, que dá algumas dicas de desenho digital. Ah, e as técnicas dele podem ser feitas com o mouse.
Observação: ative a visualização HTML para poder ver os vídeos; essa opção encontra-se no Perfil.

Tutorial de Lineart e Pintura no SAI:

Tutorial de Pintura no Photoshop:

Tutorial de sombreamento no Photoshop:

Off: aff, antes de comprar meu tablet eu me matava em pintar com o mouse, pois nem usava esse Pen Tool no Photoshop >.< depois de ver esse penúltimo vídeo foi que descobri como usá-lo... mas agora não preciso mais *yaoming*

E para finalizar, um tutorial ótimo de colorização digital em desenhos escaneados, muito útil para quem não possui tablet:

Tutorial de Colorização no Photoshop em um desenho escaneado:
Marcy
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 824
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 27
Localização : Toca da raposa

Ir para o topo Ir para baixo

Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Empty Re: Casa de Dicas para PS e Desenho.

Mensagem por spikehunter Ter Out 02, 2012 10:08 am

Muito boas as diicas viu ,são praticas e coerentes a meu ver mesmo que se tenha cada um um jeito da pra imcorporar na técnica ,o esquema das mãos ali ,realmente e uma boa começar dessa forma acredito que a maioria das pessoas que desenha o faz ,fica mais facil pra fazer as bases e EVITAR ERROS!
spikehunter
spikehunter
Baby 2 (Younenki II)
Baby 2 (Younenki II)

Comportamento : 100%
Mensagens : 52
Data de inscrição : 27/09/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Empty Re: Casa de Dicas para PS e Desenho.

Mensagem por Jyunirii Sex Out 12, 2012 8:28 pm

A seguir é como fazer "canetas" com os efeitinhos fodas que a gente vê que a elite desenhista faz.
agradeçam a DyMaraway.
Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Coloringtutorial_and_sai_tips2_by_dymaraway-d3l0wes

Na descrição da imagem há mais dicas e partes, só trouxe esta daqui antes que eu me esqueça.
Jyunirii
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1523
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 27
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.


http://pixiv.me/033210

Ir para o topo Ir para baixo

Casa de Dicas para PS e Desenho. - Página 2 Empty Re: Casa de Dicas para PS e Desenho.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos