Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh

Participe do fórum, é rápido e fácil

Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» NÃO DEIXE O FÓRUM MORRER
Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  EmptySáb Abr 13, 2019 6:41 pm por NatanYagami

» Esconderijo do Zampari: Apresentando noticias sobre digimon ou converse comigo
Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  EmptyTer Mar 05, 2019 6:05 pm por Roberto zampari

» Precisamos de um Discord nesse site
Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  EmptySeg Mar 04, 2019 9:27 pm por FireKilljoy

» A versão beta de Digimon Frontier
Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  EmptySeg Mar 04, 2019 5:56 pm por Roberto zampari

» Mostre seu Desktop
Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  EmptyQui Fev 14, 2019 9:47 am por FireKilljoy

» Mostre a Home do seu celular
Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  EmptyQui Fev 14, 2019 9:40 am por FireKilljoy

» O que você gostaria de ver em uma temporada de Digimon?
Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  EmptyQua Fev 13, 2019 7:13 am por FireKilljoy

» O que acham de Jair Bolsonaro?
Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  EmptyTer Fev 05, 2019 8:10 am por FireKilljoy

» Digimon; Anima/Synthesis
Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  EmptySeg Jan 14, 2019 9:16 am por LANGLEY002

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Parceiros

Fórum AG

Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?

2 participantes

Ir para baixo

Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  Empty Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?

Mensagem por Rayana Seg Dez 26, 2011 10:58 pm

Bom, ao mencionarem o Hosoda naquele tópico sobre Digimon Hunters, decidi postar algumas das minhas visões sobre o filme aqui. xDD Mas primeiro, deixem-me explicar o título.

Tokyo Monogatari (1953) é um filme realizado por Ozu Yasujiro. Durante o meu seminário de Cinema tive a felicidade de o rever, e enquanto isso eu pude encontrar muitas cenas familiares, que eu não tinha reparado antes!

Para compreender o que eu falo neste post é recomendável que tenham visto o filme Summer Wars (2009), realizado pelo Hosoda Mamoru, que tantas vezes menciono pela forma como dignificou em particular o anime Digimon Adventure (autor do episódio 21, e dos dois filmes principais da 1ª temporada).

No ano passado, fiz um trabalho para a disciplina de Arte e Multimédia, onde falei muito particularmente do filme Summer Wars, e onde curiosamente cheguei a afirmar que havia algumas citações ao cinema do Ozu (mais tarde posso postar esse ensaio aqui). Todavia, a relação que eu fiz não foi muito profunda; basicamente eu só estabeleci um paralelismo com a famosa morte da avó num dia quente de Verão, e o facto de se explorar o tema clássico da família, da mudança dos tempos e do confronto entre gerações. Em Summer Wars este tema articula-se de uma forma muito especial, porque vemos vestígios de um Japão feudal, cuja tradição, honra e orgulho pelas conquistas e vitórias persiste materializada no grande palácio feudal da família Jinnouchi, onde toda a família se reúne para comemorar o aniversário da senhora Sakae. Apesar de velha, é uma matriarca poderosa que tem mão de ferro sobre aquela família. Ao mesmo tempo, vemos um Japão totalmente modernizado, onde até o agricultor possui um telemóvel de última geração, e onde todas as pessoas encontram-se totalmente dependentes da tecnologia digital. O computador, a tecnologia multimédia e sobretudo a INTERNET são dominantes. Para reforçar esta ideia, de como as distâncias foram quebradas e como "todo o mundo está unido", o Hosoda apresentou naquele filme um site do tipo "Facebook" que controla praticamente a vida de todas as pessoas. Jogos, salas de chat, e até mesmo grandes negócios de grandes empresas acabam sendo geridas neste site, que no filme não se chama facebook, mas chama-se OZ.

Ora, eu já tinha percebido que o nome "OZ" tinha uma sonoridade engraçada, que me fez lembrar do Ozu por alguma razão. Mas o que eu realmente não esperava encontrar, quando fiz o trabalho de Arte e Multimédia, foi uma citação quase explícita a um dos planos mais famosos do filme dele:

Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  CapturaEcra-EraUmaVezemToqui-TokyoMonogatari-1953SONIASSRJrmvb-2

Este é um plano do filme Tokyo Monogatari (1953), que é mostrado imediatamente depois da morte icónica da "Avó". Reparem na grande simetria e enquadramento da cena: a câmara encontra-se perfeitamente alinhada com os quadrados e com as rectas das portas. Há também acesso a um jardim do outro lado. Realmente é aconselhável que vejam o filme. Se fizerem isso, vão perceber que o silêncio é totalmente dominante, quase como um sinal de respeito para com a morte da matriarca e o poderoso fluxo da vida. Apenas ouvimos o choro silencioso da família...

Este é um momento que, não sendo uma cópia (felizmente!), revela-se muito similar ao momento em que a avó de Summer Wars (2009) falece:

Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  CapturaEcra-BroughttoyoubySolsticeSubs-4

...mas o Hosoda não se fica por isto. Ele vai reforçar que o discurso de Summer Wars pretende ser diferente do de Ozu, e ele opta justamente por usar um recurso que Ozu não gostava NADA de fazer: travellings! Um "movimento de câmara" muito lento e silencioso, que mostra de uma forma muito própria a família em silêncio imediatamente após o plano da imagem acima:

Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  CapturaEcra-BroughttoyoubySolsticeSubs-5
Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  CapturaEcra-BroughttoyoubySolsticeSubs-6
Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  CapturaEcra-BroughttoyoubySolsticeSubs-7
Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  CapturaEcra-BroughttoyoubySolsticeSubs-8

Acho engraçado como este travelling acaba focado numa TV, com a notícia que fiz respeito ao problema central do filme do Hosoda: um virus (ou digamos, um programa com inteligência artificial com sede de conhecimento) chamado Love Machine é largado à solta no sistema de OZ. Este virus vai causando o pânico no mundo, porque tem total acesso e controle do sistema de OZ, à internet, desorientando tudo o que é tecnologia digital. Aqui, a história é praticamente igual ao filme Digimon Adventure Bokura no War Game, onde um digimon virus está à solta pela internet. Mas no lugar de crianças escolhidas com digimons para lutar contra o monstro, o Hosoda apresenta em Summer Wars pessoas muito normais que lutam pela salvação do mundo, bastando para isso a sua determinação e união, independentemente das suas idades e ideologias.

Ou seja, esta visão é um pouco diferente daquela que Ozu passa no seu filme; aliás, ela acaba sendo totalmente contrariada pelo Hosoda. Em Ozu, vemos "gerações tão diferentes" (relação avó-filho-neto) que se torna impossível um contacto saudável entre eles. Os avós que são do campo, ao visitarem Tóquio, não conseguem acompanhar o ritmo desenfreado da modernidade e daquela cidade sobre-populada, onde fervilham os jovens (é por isso que a avó morre, doente; ela não aguenta a viagem).
No filme de Hosoda Mamoru, pelo contrário, aquela é uma avó que tem garra! Infelizmente, nenhum ser humano escapa à morte, e ela acaba falecendo porque Love Machine desorientou os aparelhos digitais, e o filho (que é médico) não recebe as informações correctas sobre a pulsação e temperatura do corpo da avó, como deveria. (Engraçado que o médico esteja dependente da passagem das informações do corpo dela para o seu telemóvel... lol) Se eu não me engano, em Tokyo Monogatari, o médico que "não chega a tempo" de salvar a avó, ou de pelo menos de vê-la dar o último suspiro, também é um filho dela.

Mas, apesar desta tragédia, eu noto no discurso do filme do Hosoda um pensamento completamente diferente. Ali, há esperança, há uma crença saudável no contacto e convívio entre o passado japonês e o presente articulado com a world wide web. Aliás, quem viu o filme dele sabe como foi que a Love Machine foi quase vencida: foi usando uma estratégia militar do tempo feudal, que já deu vitórias épicas ao clã Jinnouchi! Ao mesmo tempo, é irónico como o respeito pela avó acabou arruinando esse plano (ao moverem os cubos de gelo para conservar o cadáver dela, no lugar de resfriar os super-computadores que iriam salvar o mundo. LOL). Noto neste pequeno episódio uma certa mensagem: do passado, é bom que herdemos a coragem e a capacidade de enfrentar os obstáculos... mas no que diz respeito às tradições, se elas já estiverem mortas, é melhor que as deixem enterradas e que sigam em frente na vida para não ferir as pessoas do presente.

Uma parte da família tenta honrar a avó fazendo-lhe um funeral e venerando-lhe o cadáver; a outra parte tenta honrá-la aplicando os ensinamentos de coragem dela para vencer o monstro que basicamente a matou. Pontos de vista tão diferentes acabam fazendo pensar: qual das partes está realmente a fazer justiça à memória da matriarca? Aqueles que seguiram em frente, ou aqueles que limpam a sua consciência? Isto é digno de nota. "Nenhum filho pode honrar o seu pai quando este já morreu", creio que esta é uma frase proferida pelo filho (o que é médico) de Tokyo Monogatari, e aqui Hosoda prova que isso não é exactamente verdade.

Hosoda, na minha opinião, é um génio, e com um sentido de humor absolutamente único. Ele consegue respeitar a geração antiga e ao mesmo tempo zoar das suas tradições; ele consegue ver os prós e os contras de cada parte. Ele identifica os problemas de um mundo demasiado dependente da tecnologia digital, mas não deixa de celebrar essa mesma sociedade; ele celebra o multimédia!

E por último, só para explicar de onde surgiu este post... Estou neste momento com uma certa curiosidade em descobrir qual o real significado deste símbolo:

Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  Clan-Jinnouchi

Não pude deixar de reparar que é o símbolo da família Jinnouchi, de Summer Wars. Ontem no seminário de Cinema eu fiquei de boca aberta, quando encontrei o mesmo símbolo (ou pelo menos, MUITO parecido) no filme Tokyo Monogatari de Ozu:

Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  CapturaEcra-EraUmaVezemToqui-TokyoMonogatari-1953SONIASSRJrmvb-3

Este plano é da casa dos avós, e aparece pouco depois da morte da progenitora maior. O símbolo aparece não uma vez, mas várias vezes. Aparece também quando a família está reunida a comer, com o avô, em casa dele e depois do funeral; uma das filhas começa a perguntar se pode ficar com as roupas da falecida (lol).

Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  CapturaEcra-EraUmaVezemToqui-TokyoMonogatari-1953SONIASSRJrmvb-5

No plano seguinte, Love Machine apercebe-se dos telefonemas da avó, que estão a encorajar toda a gente que ela conhece (desde bombeiros até ao prefeito da cidade e o chefe da polícia) para enfrentar todos os problemas criados pelo virus, no mundo real:

Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  CapturaEcra-BroughttoyoubySolsticeSubs-1
Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  CapturaEcra-BroughttoyoubySolsticeSubs-3

Coincidência?
Ou será que este símbolo no Japão é mais comum do que o meu conhecimento me permite saber? Se tiver, adoraria saber mais sobre isso! Seria a família Jinnouchi mostrada em Summer Wars da mesma árvore genealógica da família do filme Tokyo Monogatari? Será que não é aí que reside a mensagem do Hosoda Mamoru, como uma resposta ao problema do confronto geracional levantado por Ozu?

Deixo em aberto.

Postado originalmente em 28 Maio 2011 no meu LJ.
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Outro / Não divulgar Mensagens : 1767

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?  Empty Re: Existe uma relação directa entre Tokyo Monogatari e Summer Wars?

Mensagem por Super FOG Dom Jan 01, 2012 9:30 pm

Seu conhecimento cultural sobre filmes e animes chega a me assombrar :D Parabéns pelo texto.

Bom, o máximo que posso deduzir sobre o símbolo do pássaro (que lembra mais um corvo, pela cor preta) é que poderia ser o escudo do clã Jinnouchi.
Super FOG
Super FOG
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 307

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo