Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh

Participe do fórum, é rápido e fácil

Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh
Digital Zone • Digimon Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» NÃO DEIXE O FÓRUM MORRER
Essa década está sendo esquecível? EmptySáb Abr 13, 2019 6:41 pm por NatanYagami

» Esconderijo do Zampari: Apresentando noticias sobre digimon ou converse comigo
Essa década está sendo esquecível? EmptyTer Mar 05, 2019 6:05 pm por Roberto zampari

» Precisamos de um Discord nesse site
Essa década está sendo esquecível? EmptySeg Mar 04, 2019 9:27 pm por FireKilljoy

» A versão beta de Digimon Frontier
Essa década está sendo esquecível? EmptySeg Mar 04, 2019 5:56 pm por Roberto zampari

» Mostre seu Desktop
Essa década está sendo esquecível? EmptyQui Fev 14, 2019 9:47 am por FireKilljoy

» Mostre a Home do seu celular
Essa década está sendo esquecível? EmptyQui Fev 14, 2019 9:40 am por FireKilljoy

» O que você gostaria de ver em uma temporada de Digimon?
Essa década está sendo esquecível? EmptyQua Fev 13, 2019 7:13 am por FireKilljoy

» O que acham de Jair Bolsonaro?
Essa década está sendo esquecível? EmptyTer Fev 05, 2019 8:10 am por FireKilljoy

» Digimon; Anima/Synthesis
Essa década está sendo esquecível? EmptySeg Jan 14, 2019 9:16 am por LANGLEY002

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Parceiros








Fórum AG


Essa década está sendo esquecível?

+3
Rayana
A7ac4ma
FireKilljoy
7 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Essa década está sendo esquecível? Empty Essa década está sendo esquecível?

Mensagem por FireKilljoy Ter Set 06, 2016 3:43 pm

Oi gente, sim, eu sei que é assustador pensar que uma década inteira está sendo esquecível, porém eu vim levantar pontos interessantes e quero que vocês vão complementando com outras coisas. Ao meu ver, a década está sendo sem grande inovações, sem grandes acontecimentos, está muito estabilizada, parece que todas as grandes ideias acabaram...

PS: o tópico é mais focado nas tecnologias do dia-a-dia, que se tornaram populares e contribuíram com a maioria.Pode ser tanto Brasil quanto global.


As últimas duas décadas trouxeram muita coisa nova, nos anos 90 tivemos a revolução da tecnologia, os computadores e a Internet começaram a evoluir e se tornarem realmente populares, os celulares surgiram mudando nossa forma de nos comunicar, e os video-games começaram a ganhar a cara que eles possuem hoje. Tudo isso levou a uma revolução que viria a ser vista na década seguinte.

Em 2000 tivemos a troca de mídias: antes só podíamos usar a mídia física, com o virtual podemos guardar tudo dentro de uma pastinha em nosso computador. Os celulares evoluíram para os smartphones, começavam a se tornar ali não apenas um item para conversas, mas para agilizarmos vários aspectos da nossa vida, se tornando inseparáveis. A área de video-games se tornou maior até mesmo que a de música e cinema. E ainda dentro do entretenimento vimos que as televisões ficaram maiores e com imagem superior, vimos o IMAX surgir com força (por mais que não seja muito popular no Brasil), e ainda vimos a forma como nós consumimos coisas mudar:  podíamos comprar tudo virtualmente.

E então chegamos na nossa década atual, para você quais foram as grandes evoluções que tivemos? O mundo se estagnou mesmo ou você acha que não? Comentem abaixo!


Última edição por FireKilljoy em Ter Set 06, 2016 5:44 pm, editado 1 vez(es)
FireKilljoy
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1043
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 29
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Ir para o topo Ir para baixo

Essa década está sendo esquecível? Empty Re: Essa década está sendo esquecível?

Mensagem por A7ac4ma Ter Set 06, 2016 3:58 pm

Discordo plenamente.
1. Nesta década estamos a viver um reviver das tecnologias 3D e realidade virtual. Assim como as impressoras 3D que estão ao alcance de qualquer um o que permite a manufacturação de coisas de uma forma muito mais rápida e acessível do que antes em todas as áreas, incluindo a da medicina.
2. A Tesla motors está a revolucionar o mundo automobilístico, e por sua vez, energético com os seus novos motores eléctricos.
3. A SpaceX está a ser um programa espacial, privado, que tornou possível o refornecimento da Estação Internacional Espacial muito mais fácil. Para além disso, os rockets estão a tornar-se reutilizáveis em vez de serem veículos de apenas um uso como tem sido até recentemente.
4. Tivemos também o descobrimento de um planeta com as condições possíveis para ter vida como a conhecemos (dentro da área habitável, possibilidade de água liquida, composição rochosa, etc) a orbitar a Proxima Centauri, a estrela mais próxima do sistema solar, a 4 anos luz de distancia. Se as novas sondas espaciais funcionarem como previsto, isso significa que se encontra a 40 anos de distancia.
5. Dentro do entretenimento tivemos também o advento da resolução FullHD e 4K a tornarem-se acessíveis ao publico geral, assim como as velocidades da internet estarem a tornarem-se mais velozes e mais baratas, dependendo de onde vivem, com a Google Fiber que atinge o 1GB/s.


Sinceramente acho que isto trata-se mais de um problema de percepção tua, pois o mundo continua a evoluir a olhos vistos.
A7ac4ma
A7ac4ma
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 452
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 31
Localização : Tuga Land
Mensagem Pessoal : Haters gonna Hate Essa década está sendo esquecível? YCqCf

Ir para o topo Ir para baixo

Essa década está sendo esquecível? Empty Re: Essa década está sendo esquecível?

Mensagem por FireKilljoy Ter Set 06, 2016 4:12 pm

Eu ainda acho que está tudo muito no ramo do desenvolvimento, do que realmente disso chegar de vez para o grande o público.

Da realidade virtual, do carro elétrico, das viagens espaciais, quais destes você usa no dia-a-dia?

As únicas que realmente concordo com seu ponto é a tecnologia 4K, e sobre a velocidade da Internet, gosto de citar mais os benefícios, como o sistema de streaming que realmente estão se popularizando nesta década.

A impressora 3D é um bom ponto (mesmo que distante da realidade brasileira como o IMAX). Carros elétricos não se popularizaram tanto assim (não sei como é aí em Portugal). Já o 3D em geral sempre existiu (por mais que tenha se popularizado agora, com filmes) e veio a ascender mesmo com o IMAX, que cresceu na década passada. Já a realidade virtual eu tenho esperanças que melhore até o fim da década, vamos esperar pra ver né? Relatos de pessoas que jogarem com aquele item do PS4 se sentiram muito mal e não aguentaram muito tempo. Se evoluir pode ser um grande acerto, se não mudar pode ser um grande fracasso.

Mas concordo que em setores como medicina, descobertas sobre o espaço, e etc., nós sempre estamos a evoluir, mas em tecnologias do dia-a-dia, vejo muito pouca...
FireKilljoy
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1043
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 29
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Ir para o topo Ir para baixo

Essa década está sendo esquecível? Empty Re: Essa década está sendo esquecível?

Mensagem por A7ac4ma Ter Set 06, 2016 4:41 pm

Lembrando que eu estou a falar a nível global e não a nível do Brasil, porque sinceramente não faço a mínima de como as coisas são aí.

As máquinas de realidade virtual podem ser compradas por quem quiser, na verdade. Já estão no mercado à algum tempo. Incluindo máquinas exclusivas das consolas, como a PS4, ou até mesmo da Steam com a Steam VR. Pessoalmente eu não uso, mas existem para quem quiser usar.

O mesmo se trata dos carros da Tesla, eles estão no mercado para quem os quiser, e está a tornar-se mais comum com cada dia que passa. Não se trata de algo que está em desenvolvimento, visto que está aberto e ao alcance do público geral.

Quanto ás "viagens espaciais", não foi isso que eu disse. Eu falei em rockets de fornecimento, ou seja, alimentos e materias de construção. Nada de viagens com humanos. Embora não seja algo que seja aberto ao público, é algo que é sem dúvida uma evolução do que existia antes.

Quando falei do 3D, estava também a falar da realidade aumentada. Não tão comum para já, mas está a dar os seus passos lado a lado com a tecnologia VR.

Posso também falar da Netflix, criada nesta década, e de toda a panóplia de serviços similares que estão a mudar completamente como nós consumimos entretenimento, com cada vez mais pessoas a cancelarem planos de TV por cabo, pois têm tudo que necessitam á distancia de um clique quando querem ao invés de quando as emissoras de TV querem.

Temos também o website "Kickstarter" que, por mais que tenha sido fundado nos finais da década de 2000, só se tornou popular nesta mesma década. A quantidade de projectos que este website tornou possível serem reais com o Crowdfunding. Acho que merece uma menção honrosa.

E acho que existem mais coisas que já se tornaram tão comuns no nosso dia a dia que nem me consigo lembrar se foram inventadas nesta década ou não.
A7ac4ma
A7ac4ma
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 452
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 31
Localização : Tuga Land
Mensagem Pessoal : Haters gonna Hate Essa década está sendo esquecível? YCqCf

Ir para o topo Ir para baixo

Essa década está sendo esquecível? Empty Re: Essa década está sendo esquecível?

Mensagem por FireKilljoy Ter Set 06, 2016 6:02 pm

Atualizei o tópico principal para acrescentar que estamos mais focados na tecnologia que influencia nossas vidas no dia-a-dia, pq senão daqui a pouco nos desvirtuamos para falar sobre a nova tecnologia maravilhosa que irá nos transportar para Marte em um piscar de olhos.





Sim, mas desde quando em nível globo nós vimos a popularização dos carros elétricos? Vi uma pesquisa que no USA apenas 0,08℅ de todos os carros vendidos eram elétricos. A previsão é que, por lá, carros elétricos só vão se popularizar em 2022. E é tudo previsão. lol

O mesmo vale dizer para realidade virtual, seja da Steam, no PS4, ou celulares da Samsung, não vejo essas coisas sendo usadas em massa. É tudo promessa se vai vingar ou não. E sim, mesmo liberadas ao público, elas são mercadorias que ainda estão em desenvolvimento, precisam melhorar.

É como pegar a nova torradeira que faz suco (a sucadeira, acabei de inventar) e lançar no mercado, é claro que vai aumentar o número de vendas com o tempo, mas é revolucionário? Eu até posso aceitar e tals, mas nesta década acho que ainda não vingaram. O próprio PC já existia muito anos, veio a revolucionar mesmo só em 90.

Na verdade Netflix já existia desde a década passada, inclusive com biblioteca virtual, minha amiga foi morar em 2007 no USA é já usava streaming Netflix (2007!!!) Eu gosto mais de falar streaming, pq daí é mais geral, cabe música, filme, game etc...

Como eu disse, concordo com impressora 3D, com sistemas de streaming, com o 4K. Mas os outros acho melhor dar tempo ao tempo.
FireKilljoy
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1043
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 29
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Ir para o topo Ir para baixo

Essa década está sendo esquecível? Empty Re: Essa década está sendo esquecível?

Mensagem por A7ac4ma Ter Set 06, 2016 7:24 pm

Sinceramente acho que estás a limitar um pouco o tema, mas tudo bem.

Tudo aquilo que eu mencionei e muito mais acaba por ser abrangido naquilo que estamos a viver neste preciso momento, que é a Quarta Revolução Industrial, ou Industria 4.0.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Industria_4.0

Dá uma olhadela.
A7ac4ma
A7ac4ma
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 452
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 31
Localização : Tuga Land
Mensagem Pessoal : Haters gonna Hate Essa década está sendo esquecível? YCqCf

Ir para o topo Ir para baixo

Essa década está sendo esquecível? Empty Re: Essa década está sendo esquecível?

Mensagem por FireKilljoy Ter Set 06, 2016 7:55 pm

Lendo esse artigo eu fico com a certeza que está década é transitória, todas essas novas tecnologias surgiram e agora nós começamos a nos preparar melhor para o futuro. A próxima revolução será mais voltada ao lado de como nós como sociedade/indústria/etc vamos nos comportar. Claro que isso já vem acontecendo, mas acho que vamos estabelecer novas regras.

Acrescentando mais ao tópico também acho que Kickstarter e Patreon são bacanas, é interessante pq cada vez mais vamos ver que os desenvolvedores terão que se comunicar com o público. Os projetos que vejo darem certo e ganharem patrocínio são justamente os que se comportam como buddys do público.
FireKilljoy
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1043
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 29
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Ir para o topo Ir para baixo

Essa década está sendo esquecível? Empty Re: Essa década está sendo esquecível?

Mensagem por Rayana Qua Set 07, 2016 6:07 am

Olha, se eu tivesse alguma coisa a "reclamar" (no sentido geral do termo), não seria da "estagnação", mas sim da velocidade estonteante a que a tecnologia tem evoluído nestas últimas décadas, e sobretudo durante os últimos 10 anos.

Ainda ontem, na aula da informática, estávamos a ponderar sobre a utilidade de aprender a codificar em Java (que é muito usado em sites portugueses, sobretudo os do governo), quando o resto do mundo está a tentar descartar-se do Java e do Flash e a migrar para o html5 (tenho colegas que aprenderam flash há 4 anos, e hoje é simplesmente algo a descartar).

A sensação que eu tenho é justamente oposta à declamada no primeiro post.

Acho que a evolução da tecnologia tem sido muito rápida. Exponencialmente mais rápida, de tal forma, que as "novas tecnologias", e até os conhecimentos que tens a respeito, ficam todos obsoletos muito depressa. Demasiado depressa.

O que eu acho engraçado é que as próprias pessoas aderem a este ritmo frenético. Elas próprias já acham uma tecnologia com apenas 1 ou 3 anos de existência algo "obsoleto" ou que não merece consideração.

Dá para perguntar: à velocidade com que tudo está a ficar obsoleto, quando é que o próprio ser humano fica obsoleto também? lol

O que eu acho é que as gerações estão tão habituadas a este ritmo de evolução, que já nem conseguem dar valor às conquistas que se vêem. Ficam relativamente desencantadas com o fenómeno, por saturação.
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Outro / Não divulgar Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 35
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Essa década está sendo esquecível? Empty Re: Essa década está sendo esquecível?

Mensagem por Marcy Qua Set 07, 2016 9:43 am

Acho engraçado você citar a década de 1990 como uma década onde aconteceu muitas coisas, pois pelo senso comum esta é a "década das trevas" do século XX por não ter ocorrido grandes acontecimentos no mundo como um todo.

Mas acredito que a década de 10 do nosso século está sendo memorável. Enquanto na virada do milênio dizia-se que as pessoas ficariam cada vez mais isoladas por causa das novas tecnologias, o que eu percebo é uma reinvenção das relações sociais. Nos últimos dois anos eu percebo que cada vez mais gente está se envolvendo com o espaço urbano, ocupando locais de convivência que poucos anos antes estavam sendo esquecidos.

Temas políticos que estavam silenciados há 10 anos de repente voltaram à tona: direitos sociais, racismo, feminismo, acessibilidade, veganismo, entre outros. Nunca se debateu tanto sobre esses temas, nunca vi tantas palestras e mobilizações surgindo por causa deles.

Na internet, as pessoas estão mais preocupadas com a segurança. Ainda é uma preocupação tímida, mas vejo que o assunto é mais debatido do que na década anterior, principalmente agora que várias empresas estão deixando mais nítido o objetivo de coletar dados dos usuários.

Também está havendo um retorno do livro, pois o meio impresso parece mais forte do que nunca. Os livros digitais não se tornaram uma tendência tão forte assim e em alguns países está havendo até um aumento de venda dos livros físicos.

Também vejo um revival na área de games. Nos anos 2000 se preocupavam tanto com gráficos, realismo, alta definição e tudo o mais, enquanto agora o indie está sendo mais bem visto e os jogadores aos poucos não estão mais se importando com jogos pixelizados ou com polígonos.

O mesmo revival está acontecendo na moda, no design, nas artes visuais, no mercado... enfim, parece que voltamos um pouco ao final do século XX.

Mas em termos de "esquecível", eu concordo em apenas uma parte: na obsolescência das coisas. Como a cada semana que passa há uma novidade surgindo em alguma grande área, cada vez mais as pessoas precisam trocar de equipamentos, serviços, informação. Como a Ray escreveu, o que se aprendeu há 4 anos, já pode ser esquecido. Até mesmo o conhecimento está sendo obsoleto, embora haja debates muito interessantes agora, talvez poucas obras reverberem no futuro.
Marcy
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 824
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 27
Localização : Toca da raposa

Ir para o topo Ir para baixo

Essa década está sendo esquecível? Empty Re: Essa década está sendo esquecível?

Mensagem por FireKilljoy Qua Set 07, 2016 7:11 pm

Marcy escreveu:Temas políticos que estavam silenciados há 10 anos de repente voltaram à tona: direitos sociais, racismo, feminismo, acessibilidade, veganismo, entre outros. Nunca se debateu tanto sobre esses temas, nunca vi tantas palestras e mobilizações surgindo por causa deles.
Ah, eu discordo fortemente deste ponto. Muito mesmo. Mobilização sobre direitos das minorias e várias questões políticas sempre existiram, a década passada também foi bem forte nisso. Só temos tantas discussões ferrenhas agora pq estamos vendo um aumento no preconceito e intolerância, e isso não é nada revolucionário, convenhamos. Pelo contrário, eu acho que neste quesito a década regrediu muuuuito!
FireKilljoy
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1043
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 29
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Ir para o topo Ir para baixo

Essa década está sendo esquecível? Empty Re: Essa década está sendo esquecível?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos