Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário |
Top dos mais postadores
Takuya | ||||
Dragon | ||||
Rayana | ||||
Lukas | ||||
Jyunirii | ||||
FireKilljoy | ||||
KaiserLeomon | ||||
Marcy | ||||
TerriLopz | ||||
Roberto zampari |
Digimon é Shōnen
+6
Rayana
Dragon
Takuya
Jyunirii
RukasuStorm
Kamirisu JxS
10 participantes
Página 1 de 4
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4
Digimon é Shōnen
Muitos têm a ideia de que os animes de Digimon são para crianças. Na realidade, não é bem assim. Vamos por tópicos.
1. DEMOGRÁFICOS.
Abaixo encontram-se os 5 demográficos, mais vulgarmente usados para mangás.
Kodomo: Crianças. Ex: Doraemon, Pokémon (anime e alguns mangás).
Shōnen: Homens adolescentes. Ex: Fairy Tail, Naruto.
Shōjo: Mulheres adolescentes. Ex: Pretty Cure, Sailor Moon.
Seinen: Homens adultos. Ex: Crayon Shin-chan, Jormungand.
Josei: Mulheres adultas. Ex: Honey and Clover, Paradise Kiss.
2. DISTINÇÃO KODOMO-SHŌNEN.
Dos 5, apenas vamos utilizar 2: Kodomo e Shōnen. Vamos distinguí-los!
Kodomo: Possuem histórias moralistas; ensinam as crianças como se comportar como pessoas boas e a seguir o bom caminho; os episódios/capitulos costumam ser soltos e os arcos não são muito longos, para melhor facilidade de entendimento.
Shōnen: Possuem (normalmente) protagonistas masculinos; têm enredos humorísticos, com cenas de ação, superação de desafios, competição e perseverança, onde a vitória deve ser alcançada a qualquer custo; dão enfase aos laços de amizade dentro de uma equipa; geralmente possui cenas ecchi; o traço de desenho, em geral, é mais simples do que o de shōjo.
3. ADAPTAÇÕES OCIDENTAIS EM DIGIMON.
Através de adaptações, Digimon tem sido "criancializado":
- Aberturas literalmente sobre Digimon.
- Perda de grande parte do seu simbolismo.
- Censura de cenas não constragedoras.
- Tratamento à franquia como "os Digimon".
- Utilização exagerada do prefixo "digi".
4. CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÃO.
Ainda há bem pouco tempo, surgiu aquela notícia sobre a dobragem italiana, na qual referia que Digimon Xros Wars se dirigia a um público entre os 6-12 de idade. Público infantil, portanto, o que é completamente um absurdo! Como é que iriam fazer uma coisa tão complexa para uma criança de 6 anos? Só os Mundos Paralelos é um tema confuso o suficiente para nós, quanto mais para eles. Como é que raios vão fazer algo com demónios/trevas? Já para não falar que Digimon cabe perfeitamente na defenição de um anime shōnen, nada a ver com o de kodomo. A razão de acharem Digimon um anime infantil muitas das vezes deve-se ao facto de o considerarem plágio de Pokémon, já para não falar das adaptações ocidentais mencionadas, algumas mencionadas no tópico anterior. Embora não apresente sangue e mortes humanas, não é isso que o tornará infantil!
--
Outra coisa, para terminar, que não tem muito a ver com o tópico, mas aproveito. Muitas das vezes, colocam "fantasia" como um dos géneros de qualquer série de Digimon. Isso está errado! Digimon é uma obra de ficção-científica! Mistura o real com o ficcional (assim como Bleach), ao contrário de outros em que a história se passa num mundo totalmente ficcional.
1. DEMOGRÁFICOS.
Kodomo: Possuem histórias moralistas; ensinam as crianças como se comportar como pessoas boas e a seguir o bom caminho; os episódios/capitulos costumam ser soltos e os arcos não são muito longos, para melhor facilidade de entendimento.
Shōnen: Possuem (normalmente) protagonistas masculinos; têm enredos humorísticos, com cenas de ação, superação de desafios, competição e perseverança, onde a vitória deve ser alcançada a qualquer custo; dão enfase aos laços de amizade dentro de uma equipa; geralmente possui cenas ecchi; o traço de desenho, em geral, é mais simples do que o de shōjo.
Ainda há bem pouco tempo, surgiu aquela notícia sobre a dobragem italiana, na qual referia que Digimon Xros Wars se dirigia a um público entre os 6-12 de idade. Público infantil, portanto, o que é completamente um absurdo! Como é que iriam fazer uma coisa tão complexa para uma criança de 6 anos? Só os Mundos Paralelos é um tema confuso o suficiente para nós, quanto mais para eles. Como é que raios vão fazer algo com demónios/trevas? Já para não falar que Digimon cabe perfeitamente na defenição de um anime shōnen, nada a ver com o de kodomo. A razão de acharem Digimon um anime infantil muitas das vezes deve-se ao facto de o considerarem plágio de Pokémon, já para não falar das adaptações ocidentais mencionadas, algumas mencionadas no tópico anterior. Embora não apresente sangue e mortes humanas, não é isso que o tornará infantil!
--
Outra coisa, para terminar, que não tem muito a ver com o tópico, mas aproveito. Muitas das vezes, colocam "fantasia" como um dos géneros de qualquer série de Digimon. Isso está errado! Digimon é uma obra de ficção-científica! Mistura o real com o ficcional (assim como Bleach), ao contrário de outros em que a história se passa num mundo totalmente ficcional.
Re: Digimon é Shōnen
O público alvo de Digimon para mim sim está na faixa de 6-12 anos de idade. O que não quer dizer que pessoas de outras idades não podem assistir e apreciar. Eu comecei a ver Digimon com 6 anos e acompanhei até hoje, desde aquela idade eu gostava bastante.
" Como é que raios vão fazer algo com demónios/trevas?"
Muitos conheceram nosso querido Devimon com essa idade, e não houve nenhum problema por causa disso. '-'
Muitos conheceram nosso querido Devimon com essa idade, e não houve nenhum problema por causa disso. '-'
RukasuStorm- Child (Seichouki)
- Comportamento :
Uma coisa é "público-alvo", outra coisa é "o que não quer dizer que outra faixa etária/género não possa ver". Eu não disse que existe problema, apenas que o trama foi feito com vista a "adolescentes". A faixa etária do "Shōnen" é +/- 10-18, o que na realidade é mais aceitável do que 6-12. A partir dos 10 já se tem a mente mais ou menos estabilizada. Já se sabe das "coisas".RukasuStorm escreveu:O público alvo de Digimon para mim sim está na faixa de 6-12 anos de idade. O que não quer dizer que pessoas de outras idades não podem assistir e apreciar. Eu comecei a ver Digimon com 6 anos e acompanhei até hoje, desde aquela idade eu gostava bastante.
Shoutmon DX escreveu:Muitos têm a ideia de que os animes de Digimon são para crianças. Na realidade, não é bem assim. Vamos por tópicos.
1. DEMOGRÁFICOS.
--
Ahn, antes de mais nada, por favor, não me levem a mal, mas pra mim Digimon é mais voltado pro Seinen. Não é nem pelo o que você explicou aí, fio, mas sim pelos mistérios por trás do traço infantil. Se eu não me engano, foi a loba que criou um tópico assim e ME convenceu disso (ou foi na falecida DD ou em um outro fórum qualquer, sei lá).
Sinto muito, EU não achei utilidade no tópico, sendo que boa parte dos ativos já sabiam desta informação. Mas legal da sua parte.
Eu achei bacana o tópico, mesmo porque eu não entendo muito desses termos japas D:
Mas independente da classificação, acho que Digimon é mais apropriado pra um público a partir dos 9, 10 anos (a idade que eu comecei a assistir), antes disso você até pode apreciar, mas fica difícil entender todo o enredo, pegar as coisas que ficam subentendidas, etc. Numa classificação ocidental, diria que Digimon tá mais pra infanto-juvenil, mais direcionado pra crianças mais velhas, pré-adolescentes e o público em geral que gostar xD
Mas independente da classificação, acho que Digimon é mais apropriado pra um público a partir dos 9, 10 anos (a idade que eu comecei a assistir), antes disso você até pode apreciar, mas fica difícil entender todo o enredo, pegar as coisas que ficam subentendidas, etc. Numa classificação ocidental, diria que Digimon tá mais pra infanto-juvenil, mais direcionado pra crianças mais velhas, pré-adolescentes e o público em geral que gostar xD
Takuya- Administrador
- Comportamento :
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go
Shoutmon DX escreveu:Uma coisa é "público-alvo", outra coisa é "o que não quer dizer que outra faixa etária/género não possa ver". Eu não disse que existe problema, apenas que o trama foi feito com vista a "adolescentes". A faixa etária do "Shōnen" é +/- 10-18, o que na realidade é mais aceitável do que 6-12. A partir dos 10 já se tem a mente mais ou menos estabilizada. Já se sabe das "coisas".RukasuStorm escreveu:O público alvo de Digimon para mim sim está na faixa de 6-12 anos de idade. O que não quer dizer que pessoas de outras idades não podem assistir e apreciar. Eu comecei a ver Digimon com 6 anos e acompanhei até hoje, desde aquela idade eu gostava bastante.
Mas Digimon (sans os 30 primeiros epis de Digimon Xros Wars) passavam nas manhãs, horário destinado ao público infantil. Para mim, este é o público alvo de Digimon. Não é como se tivesse cenas muito fortes ou algo muito complexo para uma criança entender. O que há de complexo em Digimon são certas coisas que não interrompem muito o fluxo da história caso não tenham sido pegos, tanto que muitos de nós percebemos essas coisas depois de muito rever. A história mesmo de Adventure eu peguei com 6 anos, só não pegava os simbolismos e tal, mas não atrapalharam minha compreensão da história.
Não vejo problema em ver algo infantil, não vejo porque a necessidade de ver algo como "Shonen" ou até "Seinen", parece apenas um rótulo para se parecer mais maduro, lol. Digimon já prova que algo feito para crianças pode ter um ótimo desenvolvimento, um simbolismo incrível e uma história mirabolante.
RukasuStorm- Child (Seichouki)
- Comportamento :
Sim, Digimon é shounen. E sim, é infantil, mas isso não quer dizer que não tenha qualidade. Na verdade uma coisa não está relacionada com a outra, mas geralmente nós fazemos automaticamente a associação infantil = Bananas de Pijamas. Mas na verdade, algo não é ruim ou falta roteiro por que é infantil. Os filmes da Disney são infantis, Toy Story 3 é infantil, entre vários outros exemplos que eu posso citar. Agora, seinen? Nossa, Digimon nunca vai ser seinen. DEATH NOTE é shonen, Digimon vai ser seinen?
Agora Juny, um comentário pessoal. Você está tratando todo mundo nos cascos ultimamente, sem olhar a situação. Isso está errado, e eu tenho certeza que você sabe disso. Eu não sei se você está passando por problemas ou algo do tipo, mas dá uma respirada bem funda, se acalma e lembra que o seu nome no fórum é colorido.
Aqui por exemplo, o Shoutmon DX é um novato que não participou de discussões anteriores, ele tem o direito de se expressar nem que fosse pra postar "Herp derp gostu dos digimão".
Agora Juny, um comentário pessoal. Você está tratando todo mundo nos cascos ultimamente, sem olhar a situação. Isso está errado, e eu tenho certeza que você sabe disso. Eu não sei se você está passando por problemas ou algo do tipo, mas dá uma respirada bem funda, se acalma e lembra que o seu nome no fórum é colorido.
Aqui por exemplo, o Shoutmon DX é um novato que não participou de discussões anteriores, ele tem o direito de se expressar nem que fosse pra postar "Herp derp gostu dos digimão".
Dragon- Ultimate (Kyuukyokutai)
- Comportamento :
Mensagem Pessoal : Why so british? Let's put a monocle on that face!
A Mimi-chan partilhou no twitter, faz uns dias, um link que achei interessante. Se não quiserem ler eu posso resumir o conteúdo numa frase: Não confundir "género" com "público-alvo".
Mas talvez vocês queiram ler também, para esclarecer as coisas.
http://anotherwarehouse.wordpress.com/2012/08/27/shonen-e-romance-shoujo-e-porrada-ou-publico-alvo-e-genero/
Há 30 anos, qualquer leitor de manga era capaz de distinguir entre uma obra Shounen (para público masculino) e uma obra Shoujo (destinada ao universo feminino). Hoje em dia, as barreiras que distanciavam ambos estão enfraquecidas. O mesmo acontece para termos como "Kodomo" e "Seinen".
Hoje em dia, termos como "Shounen" e "Kodomo" definem mais tipos de desenho e tendências temáticas do que exactamente públicos, pois já não existe tanto daquele preconceito social que diz que as meninas só gostam de histórias de Amor e coisas bonitinhas, assim como homens não gostam todos de violência.
Digimon para mim está entre o Shounen e o Kodomo porque explora temas básicos, onde o vilão é mau e o herói é bom, sem grandes filosofias. Não questiona sempre alguma coisa de profunda. Ao mesmo tempo, vai dando "cheirinhos" de temas mais chegados à vida real, mostrando o percurso dos personagens (morte, doença, divórcio, amizade, traição, sentido de responsabilidade, etc), antes do vilão ser derrotado. O estilo de desenho é também Kodomo, crianças desenhadas sob a proporção de 5 cabeças, com pés e mãos grandes. Mas aí temos Savers que oscila para o lado Shounen em termos de estilo.
Por isso digo, está entre Kodomo e Shounen, se tanto. Pessoalmente acho-o dirigido a um público mais voltado para jogos, tanto que as histórias nascem dos produtos e brinquedos da Bandai, ao contrário da maioria dos mangas e animes onde o processo é inverso.
A dita "simbologia" como vocês dizem, na minha opinião, não tem nada a ver com o público alvo. Isso é coisa do interesse exclusivo das pessoas que analisam animes, filmes e séries de TV, pessoas interessadas no universo da criação de histórias e seus meta-textos.
É como a história da Alice no País das Maravilhas, da Branca de Neve ou dos Três Porquinhos, que são narradas para crianças. Mas isso não impede que sejam também alvo de teses de mestrado nas universidades e que dissertam sobre as suas referências ocultistas, que mostram porque tais contos são os pilares do pensamento ocidental de hoje. E que essas "pistas" são semeadas nas mentes das crianças, na forma de histórias que divertem, precisamente (estas leituras "in depth" são quase sempre possíveis porque estas histórias para crianças são feitas por adultos - muito pessoal passa a vida a esquecer-se disto).
E não vejo problema algum em dizer que é para crianças. Isso não significa "que é para gente mentalmente incapacitada" e muito menos que não são interessantes. Aliás, é justamente porque é anime para crianças que eu acho fascinante! xD
PS.: Talvez este link deixe de existir daqui a uns dias, mas até lá, partilho-o também:
http://journal.rainbow09.comli.com/2012/04/15/manga-para-todos/
Resumindo o conteúdo (para os preguiçosos): a separação de públicos por idade-sexo interessa às editoras para se organizarem a publicar as revistas, isso não tem nada a ver com os leitores.
Mas talvez vocês queiram ler também, para esclarecer as coisas.
http://anotherwarehouse.wordpress.com/2012/08/27/shonen-e-romance-shoujo-e-porrada-ou-publico-alvo-e-genero/
Há 30 anos, qualquer leitor de manga era capaz de distinguir entre uma obra Shounen (para público masculino) e uma obra Shoujo (destinada ao universo feminino). Hoje em dia, as barreiras que distanciavam ambos estão enfraquecidas. O mesmo acontece para termos como "Kodomo" e "Seinen".
Hoje em dia, termos como "Shounen" e "Kodomo" definem mais tipos de desenho e tendências temáticas do que exactamente públicos, pois já não existe tanto daquele preconceito social que diz que as meninas só gostam de histórias de Amor e coisas bonitinhas, assim como homens não gostam todos de violência.
Digimon para mim está entre o Shounen e o Kodomo porque explora temas básicos, onde o vilão é mau e o herói é bom, sem grandes filosofias. Não questiona sempre alguma coisa de profunda. Ao mesmo tempo, vai dando "cheirinhos" de temas mais chegados à vida real, mostrando o percurso dos personagens (morte, doença, divórcio, amizade, traição, sentido de responsabilidade, etc), antes do vilão ser derrotado. O estilo de desenho é também Kodomo, crianças desenhadas sob a proporção de 5 cabeças, com pés e mãos grandes. Mas aí temos Savers que oscila para o lado Shounen em termos de estilo.
Por isso digo, está entre Kodomo e Shounen, se tanto. Pessoalmente acho-o dirigido a um público mais voltado para jogos, tanto que as histórias nascem dos produtos e brinquedos da Bandai, ao contrário da maioria dos mangas e animes onde o processo é inverso.
A dita "simbologia" como vocês dizem, na minha opinião, não tem nada a ver com o público alvo. Isso é coisa do interesse exclusivo das pessoas que analisam animes, filmes e séries de TV, pessoas interessadas no universo da criação de histórias e seus meta-textos.
É como a história da Alice no País das Maravilhas, da Branca de Neve ou dos Três Porquinhos, que são narradas para crianças. Mas isso não impede que sejam também alvo de teses de mestrado nas universidades e que dissertam sobre as suas referências ocultistas, que mostram porque tais contos são os pilares do pensamento ocidental de hoje. E que essas "pistas" são semeadas nas mentes das crianças, na forma de histórias que divertem, precisamente (estas leituras "in depth" são quase sempre possíveis porque estas histórias para crianças são feitas por adultos - muito pessoal passa a vida a esquecer-se disto).
E não vejo problema algum em dizer que é para crianças. Isso não significa "que é para gente mentalmente incapacitada" e muito menos que não são interessantes. Aliás, é justamente porque é anime para crianças que eu acho fascinante! xD
PS.: Talvez este link deixe de existir daqui a uns dias, mas até lá, partilho-o também:
http://journal.rainbow09.comli.com/2012/04/15/manga-para-todos/
Resumindo o conteúdo (para os preguiçosos): a separação de públicos por idade-sexo interessa às editoras para se organizarem a publicar as revistas, isso não tem nada a ver com os leitores.
Rayana- Ultimate (Kyuukyokutai)
- Comportamento :
SIM DIGIMON É UM anime a principio infantil mais ele tem elementos de shonen , certa vez ao conversar com um japones ele me fez perceber algo incrivel, eu sabia mais de anime que ele,como isso, os japoneses jovens acima dos 14 ficam muito afundados em testes exames e estudos na tentativa de conseguirem um futuro profissional eles não tem tempo de ver nem metade dos anime que conhecemos ,como por lá a muitos, fica dificil acompanhar eles conhecem mais não acompanham direito, o anime foi pensado para a faixa etária de 6 a 12 anos mais , mais é como foi dito nada impede de que outras pessoas em outras idades gostem dele ...
Mais temos que concordar que hoje em dia as barreiras entre ps generos se foram,não dda pra dizer qual équal
Mais temos que concordar que hoje em dia as barreiras entre ps generos se foram,não dda pra dizer qual équal
spikehunter- Baby 2 (Younenki II)
- Comportamento :
Eu entrei no mundo dos animes e mangás por meio de Digimon. Óbvio que na infância conheci, falava e imitava aqueles animes que marcaram a infância de todo mundo, mas Digimon foi a primeira série que eu peguei online pra assistir tudo bonitinho, prestando atenção. Até hoje não sei exatamente porque foi a única série que eu mostrei tanto interesse, mas devia ser porque eu tinha a Revista Oficial, toda aquela tralha pra colecionar dela, cards de salgadinho, a porra toda. E como sempre adorei ler, vivia decorando os textos da Revista... Quando comecei a assistir online devia ter uns 14 anos, e como era bobinho via no YouTube com qualidade péssima e dublado. Vi até Frontier assim, quando chegou em Savers senti repulsão por ver legendado, mas com o tempo vi também (Savers tornou-se então meu primeiro anime em japonês), junto com um amigo que por acaso também teve a infância marcada pela série no Brasil e dividia o vício em comum comigo. Depois de ver e rever tudo dublado, comecei a ver tudo legendado também, mais de uma vez; até hoje só não vi Adventure do início ao fim, nos 54 episódios, legendada porque praticamente gravei os episódios na infância e fiquei sem saco pra ver tudo depois de crescido (mas conheço bem as vozes de todo mundo em japonês e grande parte dos episódios). E hoje a única coisa que não conheço da série é provavelmente os CD Drama's, poucos jogos e uma meia dúzia de digis recolors esquecidos...
^ Enfim, comecei o post fazendo uma biografia enorme e deslocada, porque o ponto em que eu queria chegar é que eu nunca tive olho crítico nem interesse sério em animes e mangás antes de Digimon. Foi literalmente minha introdução nesse mundo. E onde eu quero chegar é que depois que conheci as séries famosas e fui saindo do campo limitado, nunca mais tive o mesmo interesse que tinha em Digimon como antes. Simplesmente hoje em dia não acho as temporadas tão boas quanto eram na época em que eu devorava 20 episódios por dia. E apesar de tudo que falei ser nada a ver com o tópico até agora, essa discussão sobre Digimon ser ou não infantil tem tudo a ver comigo.
O que eu percebi depois de passar pra os outros animes é que claramente, ao meu ver pelo menos, a profundidade de Digimon comparada à de outras séries é diferente. Em certos casos, chega a ser uma comparação ridícula. Eu considero todas as temporadas como interessantes, em certos momentos criativas e sempre emocionantes (Hunters? COF COF), mas sempre que penso nelas, me perdoem, mas não deixo de ver Digimon como algo um degrau abaixo, e que definitivamente provam, pelo menos pra mim, que de Seinen não tem porra nenhuma.
A primeira coisa é que muitas cenas e episódios parecem não ter tomando simancol. Exemplo: Xros Wars passando abruptamente de uma batalha épica pra um episódio em que tem um concurso culinário retardado em que usam os ataques dos digis pra misturar a massa e pegar ingredientes? Que bosta é essa que eu tô assistindo? Corridinha de trem em Frontier? WTF? Apesar de todos os momentos que são de fato foda e emocionantes, Digimon às vezes me põe pra perguntar se eu sou retardado por ficar sentado vendo essas merdas. Felizmente, a temporada mais infantil foi apenas Xros Wars na minha opinião (apesar de ter momentos ultra fodásticos como Beelzebumon nascendo ou o surgimento do X4K), as outras conseguiram manter um nível acima do tosco em grande parte do tempo.
Outra coisa que me perturba em Digimon é o senso de realidade que os episódios passam. Tudo bem, animes viajam pra caralho, demônios, feras, shinigamis e a porra toda aparecem, animes não precisam ser super dramáticos e realistas pra serem bons. Mas às vezes Digimon decepciona na hora de passar aquela sensação de estar no lugar do personagem e literalmente temer pelo que vai acontecer em seguida; em vez disso eu me sinto assistindo algo pré-feito Em primeiro lugar, porque os episódios que têm novas evoluções, quase sempre no início, fluem mal por serem mecânicos. Todo mundo sabe que o Junpei vai achar o espírito dele e salvar o dia, ou que Galgomon vai ir pro nível Perfeito e tem 0% risco de morte, apesar de todo o drama do episódio ao ele virar pedra. Isso acontece mais no início, e depois a temporada flui melhor, e daí as partes realmente boas da história aparecem.
Inimigos toscos é a coisa que deixaria a série milhões de vezes melhor se não existisse. Devimon tem pouca personalidade. Etemon é tosco. Os Death Generals são toscos pra caralho, em personalidade e no caso de Zamielmon, aparência também. Óbvio que existem inimigos bons em Digimon que fazem valer a pena; como Vamdemon, DarkKnightmon, Lucemon/FM, BlackWarGreymon, Pinochimon, Apocalymon mas a maioria (especialmente os vilões menores ou não-vilões aka monstrinho mal da semana) são broxantes. Vivem pra fazer o mal. Porque sim. Não têm sentimentos pelos aliados ou subordinados, NUNCA. Eu falei pra caramba sobre vilões em outro tópico, mas pra não poluir e deixar maior ainda o post vou postar em spoiler o que eu disse lá:
As lutas no anime não se comparam às do mangá V-Tamer, NUNCA. Sempre é uma disputa pra ver quem fala mais nomes de ataques e quem fica parado igual retardado esperando ser acertado. De vez em quando há aquela briga boa, às vezes até emocionante, mas luta de verdade não tem. Digimon não é anime de luta e nem será. E é triste ver como V-Tamer tem lutas excelentes combinando emoção e estratégia sem perder a essência Digimon, colocando as lutas do anime no chinelo, e a porra do anime não ter capacidade de fazer igual V-Tamer nesse aspecto. Tá, mas o anime não é anime de luta, pra quê você quer luta em Digimon? Cara, é um desperdício imenso ao meu ver, todos aqueles perfis overpower que a Bandai inventa, todos os ataques de jogos e dos perfis oficiais, toda a mitologia e simbologia que existe no perfil e no design maravilhoso e genial de certos Digimons. Ver algo que poderia dar lutas mais épicas ainda e memoráveis virar disputa de raiozinho e bolinha de poder é tão tosco quanto a adaptação que fizeram de Percy Jackson pra filme *off-topic*. Óbvio que não se pode generalizar, existem de fato lutas boas nas temporadas, e até uma certa estratégia, mas é FATO que quanto mais forte o inimigo, mais tosca será a luta. Isso é FATO. Vide Lucemon FM parado 30 segundos enquanto é cortado no meio ou X7 Superior Mode dando 1 hit e acabando com tudo. Nem falo do BelialVamdemon parado enquanto leva 80.000 ataques, né.
Eu não considero a inocência e a pureza dos personagens como infantil. Acho até legal Digimon ter esse toque de criança, no bom sentido. Só acho que fica infantil quando metem conceito de bem e mal, e os personagens ficam 100% bonzinhos contra 100% mauzinhos. VTNC. Sei que é com crianças, existem episódios que mostram eles com culpa, angústia, inveja, coisas realistas, mas eles focam demais nisso de bem contra mal e eu acho broxante ver um inimigo que é mau por definição e não tem objetivo algum (salvo poucos).
Não vou falar da dublagem pra não ganhar o troféu de post maior e mais chato da história, e também porque não se julga um anime pela versão dubladaassim como não se julga Bleach pelos fillers, porra! -s Mas claro que fora do Japão, a dublagem é um dos motivos de dizerem que Digimon é infantil.
^ Enfim, comecei o post fazendo uma biografia enorme e deslocada, porque o ponto em que eu queria chegar é que eu nunca tive olho crítico nem interesse sério em animes e mangás antes de Digimon. Foi literalmente minha introdução nesse mundo. E onde eu quero chegar é que depois que conheci as séries famosas e fui saindo do campo limitado, nunca mais tive o mesmo interesse que tinha em Digimon como antes. Simplesmente hoje em dia não acho as temporadas tão boas quanto eram na época em que eu devorava 20 episódios por dia. E apesar de tudo que falei ser nada a ver com o tópico até agora, essa discussão sobre Digimon ser ou não infantil tem tudo a ver comigo.
O que eu percebi depois de passar pra os outros animes é que claramente, ao meu ver pelo menos, a profundidade de Digimon comparada à de outras séries é diferente. Em certos casos, chega a ser uma comparação ridícula. Eu considero todas as temporadas como interessantes, em certos momentos criativas e sempre emocionantes (Hunters? COF COF), mas sempre que penso nelas, me perdoem, mas não deixo de ver Digimon como algo um degrau abaixo, e que definitivamente provam, pelo menos pra mim, que de Seinen não tem porra nenhuma.
A primeira coisa é que muitas cenas e episódios parecem não ter tomando simancol. Exemplo: Xros Wars passando abruptamente de uma batalha épica pra um episódio em que tem um concurso culinário retardado em que usam os ataques dos digis pra misturar a massa e pegar ingredientes? Que bosta é essa que eu tô assistindo? Corridinha de trem em Frontier? WTF? Apesar de todos os momentos que são de fato foda e emocionantes, Digimon às vezes me põe pra perguntar se eu sou retardado por ficar sentado vendo essas merdas. Felizmente, a temporada mais infantil foi apenas Xros Wars na minha opinião (apesar de ter momentos ultra fodásticos como Beelzebumon nascendo ou o surgimento do X4K), as outras conseguiram manter um nível acima do tosco em grande parte do tempo.
Outra coisa que me perturba em Digimon é o senso de realidade que os episódios passam. Tudo bem, animes viajam pra caralho, demônios, feras, shinigamis e a porra toda aparecem, animes não precisam ser super dramáticos e realistas pra serem bons. Mas às vezes Digimon decepciona na hora de passar aquela sensação de estar no lugar do personagem e literalmente temer pelo que vai acontecer em seguida; em vez disso eu me sinto assistindo algo pré-feito Em primeiro lugar, porque os episódios que têm novas evoluções, quase sempre no início, fluem mal por serem mecânicos. Todo mundo sabe que o Junpei vai achar o espírito dele e salvar o dia, ou que Galgomon vai ir pro nível Perfeito e tem 0% risco de morte, apesar de todo o drama do episódio ao ele virar pedra. Isso acontece mais no início, e depois a temporada flui melhor, e daí as partes realmente boas da história aparecem.
Inimigos toscos é a coisa que deixaria a série milhões de vezes melhor se não existisse. Devimon tem pouca personalidade. Etemon é tosco. Os Death Generals são toscos pra caralho, em personalidade e no caso de Zamielmon, aparência também. Óbvio que existem inimigos bons em Digimon que fazem valer a pena; como Vamdemon, DarkKnightmon, Lucemon/FM, BlackWarGreymon, Pinochimon, Apocalymon mas a maioria (especialmente os vilões menores ou não-vilões aka monstrinho mal da semana) são broxantes. Vivem pra fazer o mal. Porque sim. Não têm sentimentos pelos aliados ou subordinados, NUNCA. Eu falei pra caramba sobre vilões em outro tópico, mas pra não poluir e deixar maior ainda o post vou postar em spoiler o que eu disse lá:
- Spoiler:
- "Olá crianças humanas MWAHUAHAUHAUH Sou o vilão do novo arco, e meu objetivo é destruir vocês! >Very Happy" *manda subordinado que não pensa por si mesmo para morrer inutilmente nas mãos das crianças*
"Droga! Crianças malditas! Tudo o que eu queria era cobrir o mundo com as trevas Sad Curvem-se à minha originalidade e singular crueldade!" *engaja numa luta final que como qualquer luta das temporadas, é um duelo pra ver quem fala mais nomes de ataques*
Porra, os vilões de Digimon têm até seus méritos. Vamdemon é marcante, Lucemon/FM tem toda sua filosofia narcisista e Apocalymon tem seus motivos para ser a origem do mal. Mas caralho, é sempre muito boring a maioria dos vilões, e mesmo quando não são, simplesmente são robôs que têm como objetivo destruir ou governar alguma coisa, o que se traduz como dar algum motivo pra a porra da temporada andar, ou servir de alvo pra alguma evolução milagrosa com o poder puro dos corações juvenis e brilhantes acertarem. Ainda não vi nenhum que realmente me ponha pra pensar e que diga que "não, esse vilão realmente me botou pra pensar, nem que seja por alguns minutos, eu até entendo o lado dele, o objetivo dele faz sentido se considerar a história dele" etc. Mas NÃO. E pior do que um vilão que simplesmente quer governar tudo para fazer algo inexistente depois, já que o propósito é dar andamento à temporada, são os subordinados cegos que fazem qualquer merda que ele manda, e sempre, ou quase sempre, são mortos pelo próprio vilão, se as crianças não o matarem antes.
Mas aí você diz: tá, tá, mas Digimon não é feito pra ser filosofia em forma de anime, tem que ser simples e tal... Mas custava variar de vez em quando? Colocar um vilão que no mínimo se importe com os servos? Que ame a alguma coisa além de si mesmo e de seus objetivos vazios? Não precisa ter uma super história trágica como o que acontece com os vilões humanos (Ken e Yuu, Kurata nem tanto), não precisa ter um passado super fudido e sempre chorar toda vez que atacar. Não. Só alguma coisa que fizesse mais sentido que fazer o mal porque dá na telha.
^ Digimon tem o poder de fazer eu parecer um idiota ao procurar um sentido mais profundo em seus vilões.
Claro que nem sempre é essa merda que eu tô pintando. Tem muito potencial em Digimon, e isso que é foda de ser desperdiçado. As personalidades dos vilões poderiam ser exploradas muito mais a fundo usando o que o anime já oferece. Poderíamos ter um lado que mostrasse a frustração e até mesmo a tristeza de Vamdemon após duas "mortes", ao invés de DERPDESTRUIRCRIANÇASTREVASDERPDERPTREVAS. Vilões como Pinochimon e Cherubimon FORAM bem explorados, e ficaram bem legais, ao contrário da maioria. Pinochimon por sua solidão e mente meio louca de preencher isso; Cherubimon e sua história que mais dá hints de talvez um amor platônico por Ofanimon (com F '-').
Devimon e Etemon, entre outros, ao meu ver nem teriam como ser profundos, já que não se fala porra nenhuma sobre o que eles pensam, tirando a parte de cobrir a porra do mundo de trevas (original) ou cantar mal apesar de ser forte.
As lutas no anime não se comparam às do mangá V-Tamer, NUNCA. Sempre é uma disputa pra ver quem fala mais nomes de ataques e quem fica parado igual retardado esperando ser acertado. De vez em quando há aquela briga boa, às vezes até emocionante, mas luta de verdade não tem. Digimon não é anime de luta e nem será. E é triste ver como V-Tamer tem lutas excelentes combinando emoção e estratégia sem perder a essência Digimon, colocando as lutas do anime no chinelo, e a porra do anime não ter capacidade de fazer igual V-Tamer nesse aspecto. Tá, mas o anime não é anime de luta, pra quê você quer luta em Digimon? Cara, é um desperdício imenso ao meu ver, todos aqueles perfis overpower que a Bandai inventa, todos os ataques de jogos e dos perfis oficiais, toda a mitologia e simbologia que existe no perfil e no design maravilhoso e genial de certos Digimons. Ver algo que poderia dar lutas mais épicas ainda e memoráveis virar disputa de raiozinho e bolinha de poder é tão tosco quanto a adaptação que fizeram de Percy Jackson pra filme *off-topic*. Óbvio que não se pode generalizar, existem de fato lutas boas nas temporadas, e até uma certa estratégia, mas é FATO que quanto mais forte o inimigo, mais tosca será a luta. Isso é FATO. Vide Lucemon FM parado 30 segundos enquanto é cortado no meio ou X7 Superior Mode dando 1 hit e acabando com tudo. Nem falo do BelialVamdemon parado enquanto leva 80.000 ataques, né.
Eu não considero a inocência e a pureza dos personagens como infantil. Acho até legal Digimon ter esse toque de criança, no bom sentido. Só acho que fica infantil quando metem conceito de bem e mal, e os personagens ficam 100% bonzinhos contra 100% mauzinhos. VTNC. Sei que é com crianças, existem episódios que mostram eles com culpa, angústia, inveja, coisas realistas, mas eles focam demais nisso de bem contra mal e eu acho broxante ver um inimigo que é mau por definição e não tem objetivo algum (salvo poucos).
Não vou falar da dublagem pra não ganhar o troféu de post maior e mais chato da história, e também porque não se julga um anime pela versão dublada
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4