Últimos assuntos
Parceiros








Fórum AG


[Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por FireKilljoy em Sab Set 06, 2014 10:42 pm

Como o meu outro tópico foi bem recebido (ou não) resolvi que de tempos em tempos é legal discutir alguns assuntos que sempre estão eu pauta mas que no final acabam sendo esquecidos. Desta vez considero este tema realmente importante: Brasileiro lê muito pouco. Se você for pesquisar no Google sobre o assunto encontrará várias respostas, qual sua opinião?



Minha opinião dando base rapidamente nos pontos que considero importante.

Cultura
Segundo um artigo da Super, muitos brasileiros foram do analfabetismo à TV sem passar na biblioteca. E dentro disso ainda existe o tópico polêmico das escolas: "Os professores costumam indicar livros clássicos do século 19, maravilhosos, mas que não são adequados a um jovem de 15 anos", diz Zoara Failla, do Instituto Pró-Livro. "Apresentado só a obras que considera chatas, ele não busca mais o livro depois que sai do colégio."

Literatura ruim
Eu acredito que brasileiros gostam de ler sim, mas são muito poucos. E lê mal ainda. É muito Fifty Shade, Nicholas Sparks, YAs (Young Adult, livros para jovens adultos), chick-lits (os famosos livros de mulherzinha), livros espirituais (Zibia Gasparetto e Padre Fábio de Melo são exemplos). Nada contra esse tipo de livro, mas muitos costumam ler apenas esse tipo de coisa e não se aventuram por livros que trazem um desafio a mais na leitura. Recomendo muito esse vídeo da Ju Gervason sobre o assunto:


Editoras
Pra mim reúne de tudo: traduções horrendas (se for livro Internacional), revisões porcas, edição feia feita de qualquer jeito, falta de marketing, pouco incentivo em novos escritores, edições caras que sofrem com todos os pontos anteriores citados.

Governo
Esse daí nem vou entrar em detalhes pq todo mundo já sabe: falta de incentivo em todas as áreas: desde escolas, professores, bibliotecas até escritores, editoras, projetos.

Falta de gêneros e assuntos variados
Livros eróticos, livros trash, livros de terror grotesco, livros falando sobre temas mais delicados etc. são tabus no Brasil. Esqueça, esses tipos de livro não são publicados, e quando são, em sua maioria são estrangeiros. Até mesmo literatura de fantasia, que considero um gênero popular, quase não vejo editoras com interesse de publicar se forem de escritores nacionais.
avatar
FireKilljoy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 919
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 22
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por Takuya em Dom Set 07, 2014 12:28 am

Eu gosto de livros espíritas, mas da Zíbia Gasparetto nunca fez meu gosto realmente. Eu lia bastante na época de escola, sempre li de tudo, o que me interessava eu pegava e lia. Revista, livro, enciclopédia, gibi, jornal, bula de remédio, etc. O ritmo diminuiu quando eu comecei a faculdade, apesar que eu sempre to com algum livro do curso, mas esses nem contam muito...
avatar
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3527
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 27
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : I saw the end of an era with my own eyes. And in truth, I actually do know that it's my turn next.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por Jyunirii em Dom Set 07, 2014 7:16 am

Concordo com vc em alguns pontos, Goddie. Alguns.

Por exemplo: sim, brasileiro le sim, e pouco e muito mal. Mas lemos. Isso é fato. Tudo bem, a maioria lê o que está na moda, e sim falta incentivo na leitura. Mas além disso, acho que falta preparo para isso. Preparo de um stor que saiba ensinar interpretação e que ensine a pessoa que o Português é foda, e que os nossos clássicos são bons, mas precisa ter cabeça pra ver as entrelinhas, ou de nada vai adiantar dar Eça de Oliveira pra um alucinado de 15 anos (e aqui entra aquele seu parágrafo de cultura). Muitos me chamam de louca por eu achar Brás Cubas engraçado (e por ser um dos meus livros preferidos, imo).

Mas eu discordo com a parte das editoras, e até acho que vc entrou em contradição, mas enfim. Antigamente o caso se aplicaria, se catar um livro publicado e traduzido em 45, 96 e 14, por exemplo, as adaptações e traduções ficaram MUITO melhores (Passageiros do Futuro mandou oi). O único problema é que muita gente gostaria que tudo fosse traduzido para o pé da letra, e para quem presta atenção nas aulas de gramática ou foram abençoados com a mamãe pagando cursinho de qualquer língua sabe que não dá pra traduzir tudo. Certas coisas não são traduzíveis.

Just saying.
avatar
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1529
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 21
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.


http://pixiv.me/033210

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por FireKilljoy em Dom Set 07, 2014 10:09 am

Eu acho que tradução de livros menos famosos, realmente possuem uma tradução e revisão melhores. Agora, livros mais populares, que demandam pouco tempo para serem traduzidos e adaptados, além de uma revisão rápida, chegam a ser pecaminosos. E TEM MUITOS.

A Triologia Millenium, livros em geral traduzido pela LeYa (Ready Player 1, Fight Club são exemplos), até coisas realmente recentes como The Storied Life of A. J. Fikry: A Novel lançado pela Companhia das Letras possuem erros escrachos de tradução. Dá dó.
avatar
FireKilljoy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 919
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 22
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por Marcy em Dom Set 07, 2014 11:26 am

Discordo. Os brasileiros estão lendo mais nos últimos anos, ou o mercado editorial do país não estaria crescendo loucamente e solicitando um grande número de profissionais da área.

E creio que não existe uma "leitura errada". Eu odeio quando dizem que ficção é inferior que livros técnicos, ou que a Literatura clássica é mais correta que a literatura contemporânea.

A ficção tem uma base técnica; não se constrói uma história do nada. Uma narrativa convincente é aquela em que o autor pesquisa sobre várias coisas antes para elaborar a ficção. As editoras analisam uma obra quando esta está para ser publicada, e quando o trabalho não possui uma narrativa boa, ele é descartado. Não é incomum vermos ficções que ensinam alguma coisa, que trazem um certo conhecimento ao leitor.  

O mesmo ocorre com os tão odiados livros de auto-ajuda. Eu particularmente não gosto de ler esse tipo de livro, mas admito que aprendi alguma coisa relevante nos poucos que li.

Sobre literatura clássica, há muita coisa nos livros clássicos que não condizem mais com a realidade atual. É uma narrativa que não pertence ao nosso tempo, possuindo somente um teor mais histórico do que qualquer coisa. Acho super válido o leitor de hoje ler alguma coisa publicada hoje, pois estará adquirindo um conhecimento de seu tempo.

Há modismo? Há. E não só na literatura, mas em todos os âmbitos culturais.

Mas ninguém é obrigado a ler ou não ler nada. Cada um lê o que mais agrada ou que faça parte de sua área =)

Uma curiosidade: conheço um professor de linguística que está lendo Game of Thrones. O que isso quer dizer?
avatar
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 787
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 20
Localização : Toca da raposa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por Mimi-chaann em Dom Set 07, 2014 11:52 am

Concordo em pouquíssimos argumentos com você, querido Godfire. Então vou usar os mesmos pontos para explanar minha opinião, certo?

Cultura

Como a Juny falou, brasileiro lê pouco. É uma realidade triste, mas se isso existe é por causa da nossa educação que não é nem um pouco exemplar. E não falo somente do ensino nas escolas básicas: em casa as crianças também não têm incentivo dos pais para isso. Pra mim, o problema da leitura no Brasil é mais uma questão de hábito do que de educação escolar propriamente dito.

De uma forma mais simples: para se gostar de ler é necessário ter incentivo de ambos os lados. E falo por experiência própria! Minha mãe sempre me incentivou comprando quadrinhos da Turma da Mônica e na escola onde estudei, as freiras liberavam vários tipos livros para os alunos - foi aí que realmente li o primeiro livro da minha vida aos 12 anos, um terror basiquinho de um autor chamado Pedro Bandeira.

Como resolver isso? Difícil, muito difícil. Ainda mais porque os tempos mudaram e os pais de hoje em dia parecem querer deixar a responsabilidade da educação toda para a escola, que de uns anos pra cá não está mais interessada em educar e sim fazer os alunos passarem no vestibular. Daí voltamos a velha questão de que "A Educação no Brasil só vai melhorar depois que acontecer uma reformar em todos os níveis educacionais, especialmente a educação básica". Leitura, matemática e todo o resto vem como consequência positiva dessa reforma. Mas se queres saber, olho para os adolescentes de hoje e os da minha época e acho que eles leem até mais... O pessoal da minha época não queria saber nem de livros ruins como Crepúsculo. lol

Não sei o que o pessoal acha mas, ler é bom independente do livro. Se os jovens de hoje não buscam clássicos do romantismo ou realismo é porque não estão preparados para esse tipo de literatura. A mente não foi instigada e o hábito não foi desenvolvido. Logo, ler um Machado de Assis ou Olavo Bilac não é fácil. As pessoas tendem a por a culpa na linguagem dos clássicos, mas vamos concordar que a culpa não é dos livros. E é impossível não estudá-los porque a literatura está ligada ao contexto histórico e social de uma época. É importante sim termos contato com os clássicos na escola por esses e outros motivos. E outra, essa dificuldade com clássicos não se difere muito no ambiente acadêmico: imagina um fulano que chega na universidade, no curso de jornalismo (ou seja lá qual for) e o professor entrega para ele uma apostila do Néstor García Canclini ou do Michel Foucault. Não tendo o hábito da leitura, ele sentirá dificuldades com textos acadêmicos. Ou seja, a culpa não está nos "clássicos com linguagem rebuscada" e sim na falta de leitura. Excluir os clássicos do ambiente escolar não vai mudar o fato de que as pessoas leem mal e pouco.

Literatura ruim

Realmente, isso concordo contigo. A maioria das pessoas que leem, ficam presas em livros muito ruins. E não é por falta de opção. No mercado, há muito títulos interessantes que dão de 10 a 0 nesses best-sellers. Mas também não critico quem gosta desse tipo de literatura porque, querendo ou não, há muitas chances de alguém criar o hábito da leitura começando com livros desse tipo. E aí, depois que se conhece um bom livro, há como abandonar as histórias clichês e sem graça do Nicholas Sparks.

Editoras

Livros são caros porque o negócio é caro. Se você quer um livro barato, então vai ter uma edição, capa, tradução, organização, adaptação de péssima qualidade. E os leitores normalmente são bem exigentes com isso. Mas se o problema é o preço, existem diversos sebos por aí e eles contém um acervo gigantesco de livros bons e baratos (achei Eu sou a Lenda por R$5,40 num sebo pela Estante Virtual). Não estou dizendo que não existem péssimas edições no mercado, mas hoje em dia a maioria das editoras tentam colocar nas livrarias um produto de boa qualidade. Chegamos em outro ponto: além de estarem investindo em qualidade, investem também em váaaaaaaarios autores novos. Já pesquisaste sobre isso? Estou interessada em escrever um livro e uns meses atrás fui procurar editoras que poderiam publicar meu livro com certa facilidade. E encontrei a Editora Novo Século que tem um projeto e verba destinados somente a novos escritores. Fora ela, há outras editoras menores publicando livros de autores que estão começando e a um preço razoável.

Governo

Tem obrigação, mas não faz quase nada. Por isso temos que pensar sempre bem em quem votar. -qqq

Falta de gêneros e assuntos variados

Essa questão se resume pra mim em uma só palavra: sebos. Sebos são a melhor coisa que existem para viciados em livros como eu. Você não pode ver nenhum desses gêneros em livrarias como a Saraiva ou a Livraria Cultura mas, com certeza, há em sebos. E falo como uma compradora experiente de sebos desde 2009. Todos os livros de terror que consegui foi por meio de sebos. Agora é verdade que alguns gêneros são mais difíceis de se encontrar que outros, porém não quer dizer que estejam instintos do mercado atual. A Novo Século que citei acima publica livros de fantasia e terror de autores brasileiros! Se o gênero de terror trash ou erótico não têm uma boa visibilidade é porque o público é pequeno em comparação a ouros gêneros... É bem lógico pra mim pensar que uma editora vai dar mais destaque a Crespúsculo, é que uma febre entre adolescentes, do que em livros como Deixa Ela Entrar. Só fim é só mais uma questão mercadológica mesmo...
avatar
Mimi-chaann
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1479
Data de inscrição : 02/08/2011
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por Takuya em Dom Set 07, 2014 12:24 pm

Esqueci de dizer, não tenho paciência nem vontade pra ler essas sagas famosas que todo mundo adora, não me pergunte o porquê...
avatar
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3527
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 27
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : I saw the end of an era with my own eyes. And in truth, I actually do know that it's my turn next.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por FireKilljoy em Dom Set 07, 2014 12:31 pm

Uma coisa que eu acho que vai melhorar muito a Literatura no Brasil são os e-books. Hoje em dia um kobo deve custar quanto +/-, uns R$200,00? Eu acho que isso não só vai baratear o custo de comprar livros, como também vai fazer com que tenhamos mais acesso a livros no idioma original, além do fato de termos todos os lançamentos de maneira rápida! Os e-books também podem ajudar novos escritores, pois não precisarão passar por todo o processo trabalhoso de ir atrás de uma editora (acredito eu).
avatar
FireKilljoy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 919
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 22
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por Takuya em Dom Set 07, 2014 12:36 pm

Não consigo ler livros digitais, sinceramente. Meu déficit de atenção não permite. Um capítulo ou dois é o máximo que eu já consegui.
avatar
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3527
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 27
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : I saw the end of an era with my own eyes. And in truth, I actually do know that it's my turn next.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por Mimi-chaann em Dom Set 07, 2014 12:41 pm

Takuya escreveu:Não consigo ler livros digitais, sinceramente. Meu déficit de atenção não permite. Um capítulo ou dois é o máximo que eu já consegui.

[2]

Reconheço todas as vantagens de um ebook, mas não me interessa ler livros digitais. Não consigo me concentrar e fora que gosto de manusear, ter um livro físico em mãos...
avatar
Mimi-chaann
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1479
Data de inscrição : 02/08/2011
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por FireKilljoy em Dom Set 07, 2014 12:49 pm

Eu acho que isso é questão de costume. O kobo por exemplo, hoje em dia já toma cuidado até com a iluminação da tela, isso tudo para não cansar a vista do leitor. Sem contar a tecnologia e-paper, que já traz uma leitura mais realista por meio de equipamentos virtuais.
avatar
FireKilljoy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 919
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 22
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por Marcy em Dom Set 07, 2014 1:08 pm

Eu não gosto de e-books justamente isso: iluminação. Percebam que qualquer tipo de tela, seja computador, tablet, celular, etc, causam um certo desconforto à vista após muito tempo de exposição. A cor de fundo do texto pode até auxiliar (um amarelo creme é a cor ideal para relaxar os olhos), mas mesmo assim é um negócio que emite luz, então não funciona como deveria.
avatar
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 787
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 20
Localização : Toca da raposa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por Takuya em Dom Set 07, 2014 1:11 pm

Marcy escreveu:Eu não gosto de e-books justamente isso: iluminação. Percebam que qualquer tipo de tela, seja computador, tablet, celular, etc, causam um certo desconforto à vista após muito tempo de exposição. A cor de fundo do texto pode até auxiliar (um amarelo creme é a cor ideal para relaxar os olhos), mas mesmo assim é um negócio que emite luz, então não funciona como deveria.

Sim, pra quem precisa trabalhar com computador então é ainda pior, só uso o brilho no mínimo possível kkk. Se for pra ler um livro nas horas vagas que seja um físico, quero distância de telas.
avatar
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3527
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 27
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : I saw the end of an era with my own eyes. And in truth, I actually do know that it's my turn next.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por FireKilljoy em Dom Set 07, 2014 1:18 pm

Marcy escreveu:Eu não gosto de e-books justamente isso: iluminação. Percebam que qualquer tipo de tela, seja computador, tablet, celular, etc, causam um certo desconforto à vista após muito tempo de exposição. A cor de fundo do texto pode até auxiliar (um amarelo creme é a cor ideal para relaxar os olhos), mas mesmo assim é um negócio que emite luz, então não funciona como deveria.
É como eu disse pro Mark no outro tópico de Assunto sério, não tem como usar tablets pra tudo, pq eles foram feitos pra tarefas e aplicativos simples. O iPad ou qualquer outro tablet, além da iluminação, tem o problema do peso. O iPad é muito pesado, e para fazer leituras longas, não tem como, nisto o Kobo ou Kindle tem vantagens: eles são leves. Sem contar que chamam menos atenção, ou seja, você pode levar e ler em qualquer lugar que o risco de ser assaltado será menor. kk'
avatar
FireKilljoy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 919
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 22
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por Dragon em Dom Set 07, 2014 3:12 pm

Eu discordo totalmente, eu tou lendo como se não houvesse amanhã. É livro, é vade mecum, é apostila, tem hora que eu num aguento mais ler.
avatar
Dragon
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1814
Data de inscrição : 22/09/2011
Idade : 23
Localização : Gentlemen Land
Mensagem Pessoal : Why so british? Let's put a monocle on that face!

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por Haran em Dom Set 07, 2014 3:46 pm

Pelo que parece os kindles são bem realistas na questão da iluminação, a sensação é de estar lendo um livro mesmo e não uma tela de computador ou algo parecido. Eu não corro atrás de livros digitais simplesmente porque até o momento não grande vejo vantagem no custo e na praticidade de manuseio e armazenagem. Sou meio fresco pra leituras, só gosto de ler em horários e ambientes mais silenciosos, e nessas situações é fácil ter um livro em mãos, o kindle não apresenta grande vantagem.

Esse negócio de "literatura ruim" eu acho bem relativo também, me soa um pouco pretensioso. Acho que não leio livros considerados ruins, mas se a gente aumentar o escopo da discussão para cultura de forma geral, até Digimon por exemplo é considerado um "anime ruim". O que define se uma coisa é boa ou ruim é uma espécie de média das impressões de todo mundo, talvez uma média ponderada, aumentando o peso de pessoas consideradas "especialistas". Mas não tem nada demais em estar longe dessa média em relação a várias obras, devido a impressões mais subjetivas e pessoais, pelo contrário, parece faltar esse tipo de impressão para a pessoa cujos gostos seguem mais à risca aquela média.
avatar
Haran
Baby 1 (Younenki I)
Baby 1 (Younenki I)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 41
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por FireKilljoy em Dom Set 07, 2014 5:04 pm

Mimi-chan escreveu:Já pesquisaste sobre isso? Estou interessada em escrever um livro e uns meses atrás fui procurar editoras que poderiam publicar meu livro com certa facilidade. E encontrei a Editora Novo Século que tem um projeto e verba destinados somente a novos escritores. Fora ela, há outras editoras menores publicando livros de autores que estão começando e a um preço razoável.
É um desafio conseguir publicar o seu livro, e um desafio maior ainda conseguir formar um público de leitores. Além disso, leve em conta que o escritor ganha em torno de 10% de direitos autorais sobre o preço de capa do livro. Se você resolver que seu livro vai ter uma tirada de cem cópias, é bom ir atrás de propaganda. Pq se ele não vender, você terá 100 livros encalhados em casa. É bom você preparar espaço, pois as editoras também não costumam fazer alarde sobre lançamentos brasileiros (ou você já chegou em uma banca e viu um grande estande de um escritor novo que está lançando sua grande obra? Eu nunca vi!)

E mesmo que venda centenas de exemplares, o valor que recebe é irrisório e mal dá para pagar a conta de luz! São pouquíssimos os escritores brasileiros que realmente vivem de literatura, e esses geralmente complementam o seu “salário” dando conferências, palestras, oficinas, ganhando prêmios, participando de bancas avaliadoras, escrevendo colunas em jornais… Como você vê, é um trabalho sacrificado, mas infinitamente gratificante para quem faz o que ama.
avatar
FireKilljoy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 919
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 22
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por Mimi-chaann em Dom Set 07, 2014 5:49 pm

GodFire escreveu:
Mimi-chan escreveu:Já pesquisaste sobre isso? Estou interessada em escrever um livro e uns meses atrás fui procurar editoras que poderiam publicar meu livro com certa facilidade. E encontrei a Editora Novo Século que tem um projeto e verba destinados somente a novos escritores. Fora ela, há outras editoras menores publicando livros de autores que estão começando e a um preço razoável.
É um desafio conseguir publicar o seu livro, e um desafio maior ainda conseguir formar um público de leitores. Além disso, leve em conta que o escritor ganha em torno de 10% de direitos autorais sobre o preço de capa do livro. Se você resolver que seu livro vai ter uma tirada de cem cópias, é bom ir atrás de propaganda. Pq se ele não vender, você terá 100 livros encalhados em casa. É bom você preparar espaço, pois as editoras também não costumam fazer alarde sobre lançamentos brasileiros (ou você já chegou em uma banca e viu um grande estande de um escritor novo que está lançando sua grande obra? Eu nunca vi!)

E mesmo que venda centenas de exemplares, o valor que recebe é irrisório e mal dá para pagar a conta de luz! São pouquíssimos os escritores brasileiros que realmente vivem de literatura, e esses geralmente complementam o seu “salário” dando conferências, palestras, oficinas, ganhando prêmios, participando de bancas avaliadoras, escrevendo colunas em jornais… Como você vê, é um trabalho sacrificado, mas infinitamente gratificante para quem faz o que ama.


Opa! Opa! Nunca disse que era fácil publicar um livro. Ou que escrever era algo esplendoroso, que faz muito dinheiro. Me formei em jornalismo; sei que palavras não são um negócio seguro e que se paga muito mal. O que quis dizer é que hoje em dia há mais oportunidades para se publicar; que as editoras buscam novos autores para renovar o estoque. E sobre a publicidade... Bom isso dá pra se resolver sem nenhum problema. Há internet e outras formas de divulgação baratas. Fora a imprensa especializada: descobri muitos talentos brasileiros pela revista Bravo!. O leitor também não pode esperar e descobrir as coisas por osmose, não vejo nenhum problema em correr atrás de boa literatura.


E outra: não pretendo ser escritora e viver disso. Escrever um livro é algo que quero fazer e pronto. Eu mesma posso guardar dinheiro e arcar com o custo das edições se for necessário. Tenho o pé no chão. Vou buscar uma profissão que me sustente porque sonhos são enchem barriga, né?
avatar
Mimi-chaann
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1479
Data de inscrição : 02/08/2011
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por FireKilljoy em Dom Set 07, 2014 6:58 pm

A revista Bravo! ainda existe?



Alguém viu o vídeo da Ju? Acho tão bom os exemplos que ela dá sobre você não ser preguiçoso e ficar apenas na Literatura junk-food.
avatar
FireKilljoy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 919
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 22
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por Mimi-chaann em Dom Set 07, 2014 7:21 pm

GodFire escreveu:A revista Bravo! ainda existe?

Infelizmente, não. Mas há outras revistas por aí como a Cult. =D
avatar
Mimi-chaann
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1479
Data de inscrição : 02/08/2011
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por FireKilljoy em Dom Set 07, 2014 8:40 pm

Gente, quais livros vocês acham que serão considerados os clássicos da década de 2000? Vamos debater.
avatar
FireKilljoy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 919
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 22
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por Marcy em Seg Set 08, 2014 9:16 am

Uma editora boa que conheço que está apta a receber obras de novos escritores é a Dracaena. Btw eu também estava pensando em escrever um livro (e até comecei a escrever, já tenho umas 90 páginas prontas), mas ele estava muito clichê, similar a tantos outros... talvez eu retome a escrita, mas antes quero reestudar o roteiro.

Clássicos da década de 2000?
Harry Potter. Não é a saga mais amada dos "leitores de elite", mas se causou um impacto no mercado editorial mundial causou.
avatar
Marcy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 787
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 20
Localização : Toca da raposa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por Dragon em Ter Set 09, 2014 12:09 am

Nerdcast 379 – Literatura Fantástica Brasileira

É um bom episódio para quem se interessa não apenas em publicar um livro, mas no mercado editorial brasileiro como um todo. Conta a história de André Vianco (autor de muitos livros de horror, principalmente sobre vampiros), Raphael Draccon (autor dos livros "Dragões do Éter", uma saga de fantasia que já é conhecida internacionalmente) e Eduardo Spohr que lançou seu primeiro livro (Batalha do Apocalipse) de forma independente através do suporte dos ouvintes do Nerdcast, praticamente um "crowdfunding" literário :D
avatar
Dragon
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1814
Data de inscrição : 22/09/2011
Idade : 23
Localização : Gentlemen Land
Mensagem Pessoal : Why so british? Let's put a monocle on that face!

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por FireKilljoy em Ter Set 09, 2014 6:38 pm

Harry Potter com certeza foi a saga de livros mais famosos na década (apesar da maioria dos livros ser dos anos 90), eu já tinha ouvido falar de Dragões de Éter, foi um bom incentivo da LeYa.
avatar
FireKilljoy
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 919
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 22
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Assunto sério] Brasileiro lê muito pouco

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum