Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh

Participe do fórum, é rápido e fácil

Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh
Digital Zone • Digimon Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» NÃO DEIXE O FÓRUM MORRER
Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure EmptySáb Abr 13, 2019 6:41 pm por NatanYagami

» Esconderijo do Zampari: Apresentando noticias sobre digimon ou converse comigo
Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure EmptyTer Mar 05, 2019 6:05 pm por Roberto zampari

» Precisamos de um Discord nesse site
Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure EmptySeg Mar 04, 2019 9:27 pm por FireKilljoy

» A versão beta de Digimon Frontier
Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure EmptySeg Mar 04, 2019 5:56 pm por Roberto zampari

» Mostre seu Desktop
Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure EmptyQui Fev 14, 2019 9:47 am por FireKilljoy

» Mostre a Home do seu celular
Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure EmptyQui Fev 14, 2019 9:40 am por FireKilljoy

» O que você gostaria de ver em uma temporada de Digimon?
Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure EmptyQua Fev 13, 2019 7:13 am por FireKilljoy

» O que acham de Jair Bolsonaro?
Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure EmptyTer Fev 05, 2019 8:10 am por FireKilljoy

» Digimon; Anima/Synthesis
Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure EmptySeg Jan 14, 2019 9:16 am por LANGLEY002

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Parceiros








Fórum AG


Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure

+6
PeoGabi
Keenan Crier
Jyunirii
TerriLopz
Rayana
Takuya
10 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure Empty Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure

Mensagem por Convidado Dom Jun 24, 2012 1:12 am

Eu tinha postado isso no tópico de terror e sobrenatural, mas, conversando com o Rafa no msn, decidimos abrir um tópico para discussão.

*copia e cola o texto do tópico anterior*

Essas frases em vermelho aparecem muito rápido mesmo. Tanto que quem está envolvido com o filme não presta atenção. Tenho um programa aqui que dá pra converter videos em screenshots. Resolvi testar para ver se conseguia tirar mais de 3 imagens e ver se descobrimos mais alguma coisa, algo a mais no texto e tals. Os frames com as letras aparecem em três momentos, um deles é no início do filme, servindo como plano de fundo para o logo de Digimon que aparece na tela, seguindo os demais momentos já na casa dos Yagami. Não consegui muitas screens boas, e também são muitas: tive que escolher as mais legíveis.

1º momento:

2º momento:

3º momento:

No terceiro momento, as letras estão beeem "misturadas" e por isso as screens não ficaram muito boas (tenho quase certeza que há outro texto ali, misturado junto com o do salmo. Só não sei se é algo relacionado a ele ou se ambos não estão relacionados.). Nos três momentos o texto do salmo se repete (com exceção do terceiro, eu acho) é o mesmo (pelo menos tive essa impressão), e ele avança como se fossem créditos mesmo. Não sei se isso é o salmo 109, mas, comparando com o link do link que a Rayana postou, parece ser mesmo. Fui ler o salmo e basicamente é uma oração de proteção contra os inimigos e, ao mesmo tempo, um pedido a Deus para castigá-los (amaldiçoando-os). Agora.. vai saber porque isso aparece no filme. lol

______________________________________________________________

Algumas considerações:

Ao ler o salmo 109 e fiquei confusa porque, diferente do que a Rayana mencionou, não achei que tivesse a ver com vingança e morte. Ao contrário, achei que se tratava de um pedido desesperado de proteção: proteção através da punição ao inimigo, castigando-o por sua crueldade. Ou, em alguns resultados da pesquisa diziam que o salmo 109 é usado para momentos de aflição: uma súplica por proteção divina. Daí fiz duas associações:

1ª: Taichi e Hikari estavam em perigo, e com isso Greymon lutou (protegendo-as) e derrotou Porrotmon (punindo-o).

2ª: Talvez tenha a ver com o Taichi: no momento em que o Greymon está no chão, ele "suplica" para que o Greymon se levante e derrote Parrotmon, protegendo a Hikari e punindo o outro digimon.

Nessa minha interpretação, tudo tem a ver com punir e proteger: no universo de Adventure os digimons são como "armas divinas" (tanto que temos dois digimons anjos) que protegem as crianças e pune os inimigos, que como diz o salmo:

Pois a boca do ímpio e a boca do enganador estão abertas contra mim. Têm falado contra mim com uma língua mentirosa.
Eles me cercaram com palavras odiosas, e pelejaram contra mim sem causa.
Em recompensa do meu amor são meus adversários; mas eu faço oração.
(Salmos 109:2-4.)

O exceto acima, nesse caso, se refere ao que os inimigos das crianças fazem contra elas, como tentam detê-las e matá-las. Daí o sentido de pedir proteção contra o "ímpio e enganador". Mas, como o Rafa mesmo disse, essas coisas da bíblia têm múltiplas interpretações, essa pode ser só uma delas (dentro do contexto de DA).

\o


Última edição por Mimi-chan em Dom Jun 24, 2012 3:10 pm, editado 2 vez(es)
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure Empty Re: Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure

Mensagem por Takuya Dom Jun 24, 2012 1:33 am

Eu interpreto esse salmo da seguinte maneira: alguem em desespero, sendo perseguido pelos inimigos implora por proteção/salvação e que os inimigos sejam derrotados/punidos. O que me leva a achar que tem algo a ver com a shinka, que ocorre nessas mesmas circunstancias, praticamente uma especie de 'milagre'.

Ou seja, em situações de extremo perigo, quando é necessário proteger as crianças ou o próprio Digital World, os digimon evoluem pra formas mais poderosas, ou recebem mais poder, pra proteger as crianças e vencer/punir o inimigo. Uma espécie de milagre ou resposta divina.

Também não percebi esse sentido de 'vingança' lendo o salmo. Me parece mais uma súplica pedindo por justiça, o que resulta na punição/derrota dos inimigos

Nessa minha interpretação, tudo tem a ver com punir e proteger: no universo de Adventure os digimons são como "armas divinas" (tanto que temos dois digimons anjos) que protegem as crianças e pune os inimigos

Cheguei a essa mesma conclusão, pela interpretação do salmo, e pela forma como pode se relacionar ao filme/anime, faz sentido pra mim, mesmo parecendo uma conclusão um tanto simples...
Takuya
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3612
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 33
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Ir para o topo Ir para baixo

Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure Empty Re: Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure

Mensagem por Rayana Dom Jun 24, 2012 1:28 pm

Estou meio com preguiça de escrever agora... mas acho que o que eu tinha a dizer já disse aqui: http://rayana-wulfric.livejournal.com/159976.html então vou pedir que leiam lá, ok? 'xD
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Outro / Não divulgar Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 35
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure Empty Re: Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure

Mensagem por TerriLopz Seg Jun 25, 2012 12:01 pm

Haam, vou dar uma de leigo aqueee!

No conceito historia... No Mundo Digital, o que acontecia? Talvez, a propria caracterização da DigiTama, contendo aquelas palavras, fossem uma suplica dos Digimons no Mundo Digital pela propria salvação. Algo a lá DarkMasters, talvez.

Se este incidente existiu para "escolher" as crianças, isso faria bastante sentido!
TerriLopz
TerriLopz
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 813
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 29
Localização : Somewhere over the rainbow
Mensagem Pessoal : Mega Shinka!

Ir para o topo Ir para baixo

Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure Empty Re: Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure

Mensagem por Jyunirii Seg Jun 25, 2012 1:22 pm

Takuya escreveu:

Ou seja, em situações de extremo perigo, quando é necessário proteger as crianças ou o próprio Digital World, os digimon evoluem pra formas mais poderosas, ou recebem mais poder, pra proteger as crianças e vencer/punir o inimigo. Uma espécie de milagre ou resposta divina.


Só quotei pra perguntar uma coisa: se a teoria do Rafa tá certa, quem seria então, "o Deus dos digimons"? Por favor, não citem "Ah, é aqueles de Tamers." Adventure não tem as mesmas regras de DW que as de Tamers, apesar de um conceito só.


Sobre o salmo, serei franca: não consegui ler (porque aquelas letras em vermelho são um terror pros meus olhos míopes), mas já tinha ouvido falar deste salmo. A Interpretação que tenho é: O inimigo tá sambando legal no DW e "a punição divina" seja as crianças. Lembram da profecia?

Só o que tenho a dizer por enquanto.
Jyunirii
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1523
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 27
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.


http://pixiv.me/033210

Ir para o topo Ir para baixo

Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure Empty Re: Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure

Mensagem por Takuya Seg Jun 25, 2012 1:42 pm

Juny_Lee escreveu:
Só quotei pra perguntar uma coisa: se a teoria do Rafa tá certa, quem seria então, "o Deus dos digimons"? Por favor, não citem "Ah, é aqueles de Tamers." Adventure não tem as mesmas regras de DW que as de Tamers, apesar de um conceito só.


Sobre o salmo, serei franca: não consegui ler (porque aquelas letras em vermelho são um terror pros meus olhos míopes), mas já tinha ouvido falar deste salmo. A Interpretação que tenho é: O inimigo tá sambando legal no DW e "a punição divina" seja as crianças. Lembram da profecia?

Só o que tenho a dizer por enquanto.

Olha, pelo menos em Adventure, não fica claro se realmente existe um deus ou não, o que sabemos é que existem os 4 dragões sagrados, que protegem o Digital World. Quanto ao salmo, penso que colocaram ali mais pra reforçar a idéia de que a missão das crianças é algo especial, uma missão divina, como até é mostrado em outros momentos no anime.
Takuya
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3612
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 33
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Ir para o topo Ir para baixo

Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure Empty Re: Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure

Mensagem por Rayana Seg Jun 25, 2012 1:51 pm

Convém também frisar que o conceito de "deus" aqui é ambíguo, né...

Se falarmos de "quem criou o mundo digital", lógico que foram os seres humanos, porque a DW existe graças à rede de dados dos computadores do mundo real...

Se falarmos do "computador que controla as coisas", não se esqueçam que Atanasoff Berry Computer e ENIAC são os servidores do DW de Adventure. Os jogos do Ryou Akiyama falam disso.

Mas mesmo na vida real o conceito de Deus não é igual para todos, então, fazer o quê...?

Para mim, esse "deus" é a vontade do DW e todo o seu sistema (as suas criaturas, etc). Tantas vontades juntas devem ter desencadeado algo.
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Outro / Não divulgar Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 35
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure Empty Re: Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure

Mensagem por Keenan Crier Seg Jun 25, 2012 6:06 pm

Rayana Wolfer escreveu:Convém também frisar que o conceito de "deus" aqui é ambíguo, né...

Se falarmos de "quem criou o mundo digital", lógico que foram os seres humanos, porque a DW existe graças à rede de dados dos computadores do mundo real...

Se falarmos do "computador que controla as coisas", não se esqueçam que Atanasoff Berry Computer e ENIAC são os servidores do DW de Adventure. Os jogos do Ryou Akiyama falam disso.

Mas mesmo na vida real o conceito de Deus não é igual para todos, então, fazer o quê...?

Para mim, esse "deus" é a vontade do DW e todo o seu sistema (as suas criaturas, etc). Tantas vontades juntas devem ter desencadeado algo.
Nem tanto Rayana.Deus é muito mais vago que isso. Temos o supercomputador, o Yggdrasil.
E se me lembro bem, tem um episódio do Xros Wars que fala que os humanos usam apenas....1/100 de toda rede digital.
Keenan Crier
Keenan Crier
Baby 1 (Younenki I)
Baby 1 (Younenki I)

Comportamento : 100%
Mensagens : 21
Data de inscrição : 04/06/2012
Idade : 26

Ir para o topo Ir para baixo

Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure Empty Re: Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure

Mensagem por Rayana Seg Jun 25, 2012 6:17 pm

Keenan, cuidado para não misturares as temporadas. Em Adventure, Yggdrasil não existe.

Está aqui a linha temporal de Adventure, no original japonês.
http://digipedia.db-destiny.net/misc/japtimeline.htm

Yggdrasil existe apenas nos universos de:
- Digimon Savers (anime)
- Digimon X-Evolution (filme)
- Digimon Next (manga)

No universo de Adventure é o ABC e ENIAC. E o que se diz em XW não tem a ver com Adventure, embora tenha percebido aonde queres chegar.
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Outro / Não divulgar Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 35
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure Empty Re: Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure

Mensagem por Convidado Seg Jun 25, 2012 6:21 pm

Keenan Crier escreveu:
Rayana Wolfer escreveu:Convém também frisar que o conceito de "deus" aqui é ambíguo, né...

Se falarmos de "quem criou o mundo digital", lógico que foram os seres humanos, porque a DW existe graças à rede de dados dos computadores do mundo real...

Se falarmos do "computador que controla as coisas", não se esqueçam que Atanasoff Berry Computer e ENIAC são os servidores do DW de Adventure. Os jogos do Ryou Akiyama falam disso.

Mas mesmo na vida real o conceito de Deus não é igual para todos, então, fazer o quê...?

Para mim, esse "deus" é a vontade do DW e todo o seu sistema (as suas criaturas, etc). Tantas vontades juntas devem ter desencadeado algo.
Nem tanto Rayana.Deus é muito mais vago que isso. Temos o supercomputador, o Yggdrasil.
E se me lembro bem, tem um episódio do Xros Wars que fala que os humanos usam apenas....1/100 de toda rede digital.

Mas, Yggdrasil existe no universo de Adventure? Não dá pra chamar de deus algo que não pertence àquele universo. Sei lá... Na minha opinião, o salmo 109 não está ali para falar de deus e sim das crianças e do inimigo delas. Elas são a chave para salvar o Digital World e são, também, àqueles que trazem ou a punição contra os impuros de coração. Ou seja, a benção e o castigo. Algo assim... A ideia de deus está subentendida porque não é algo de tanta relevância na história, eu acho. Se fosse, logo ele teria um papel ali e não há uma figura divina em Adventure, ao contrário Savers. Talvez o salmo seja como uma pista para compreender a missão das crianças e o universo de Adventure, como os elementos se movem dentro do contexto.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure Empty Re: Debate: Salmo 109 no primeiro filme de Digimon Adventure

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos