Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh

Participe do fórum, é rápido e fácil

Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh
Digital Zone • Digimon Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» NÃO DEIXE O FÓRUM MORRER
Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 EmptySáb Abr 13, 2019 6:41 pm por NatanYagami

» Esconderijo do Zampari: Apresentando noticias sobre digimon ou converse comigo
Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 EmptyTer Mar 05, 2019 6:05 pm por Roberto zampari

» Precisamos de um Discord nesse site
Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 EmptySeg Mar 04, 2019 9:27 pm por FireKilljoy

» A versão beta de Digimon Frontier
Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 EmptySeg Mar 04, 2019 5:56 pm por Roberto zampari

» Mostre seu Desktop
Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 EmptyQui Fev 14, 2019 9:47 am por FireKilljoy

» Mostre a Home do seu celular
Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 EmptyQui Fev 14, 2019 9:40 am por FireKilljoy

» O que você gostaria de ver em uma temporada de Digimon?
Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 EmptyQua Fev 13, 2019 7:13 am por FireKilljoy

» O que acham de Jair Bolsonaro?
Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 EmptyTer Fev 05, 2019 8:10 am por FireKilljoy

» Digimon; Anima/Synthesis
Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 EmptySeg Jan 14, 2019 9:16 am por LANGLEY002

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Parceiros








Fórum AG


Deus existe? O Bem e o Mal existem?

+7
Dragon
Daichi Yamamoto
Hinata Plusle
Jyunirii
Lukas
Takuya
Rayana
11 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Jyunirii Seg Ago 22, 2011 3:36 pm

Vou ser sincera: não li a discussão.

Mas, eu gosto de pensar nisso. Se Deus de fato existe, e, diferente das questões atuais, pensar se todas as decisões dele são absolutas e ai encaixar o porque existe pecados, ou ainda mais: COMO ELE SURGIU!

Fato, todos que estudaram história (ou ficaram uma vez acordados na explicação da stora) sabem que a Igreja sempre foi uma guerra só com os cientista e revolucionários da época, mas sempre fiz uma pergunta que jamais me responderam: Como, diabos, Deus surgiu? Será pela necessidade do homem em acreditar que há algo maior e mais forte do que ele mesmo e sua capacidade de pensar e revolucionar a si mesmo? Aliás, se ele, de fato existe, será que todas as decisões em que ele tomou/ toma são absolutas a ponto de não haver erros e assim, vivermos numa total Utopia, sem ao menos conhecer-lo? I think not...

Aí, pensando eu assim, acaba entrando a questão da escuridão, inferno. E... ahn, não me matem por isso, mas já repararam que Digimon levantam questões bastante questionativas sobre o Christianismo e vou pegar vários trechos da mesma para compor minha opinião. É quase a mesma questão em que leva um tamer a pensar sobre os Devas: "Será que eles, no ponto de vista selvagem, está tomando a absoluta decisão? E se nós, tendo um campo de vista quase que inverso, estamos tomando a nossa absoluta decisão?" O bem e o mal mudam a partir do ponto de vista que tomamos, então é meio complicado comentar e tentar convencer sobre o assunto, em especial com a existência de tantas religiões, e que todas elas têm, pelo menos, um empasse com a religião alheia.

Bom vou parar por aqui, pois estou com os dedos congelados e preciso fazer a janta. Té depois.
Jyunirii
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1523
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 27
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.


http://pixiv.me/033210

Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Lukas Seg Ago 22, 2011 6:04 pm

Sim. E eu já ouvi críticas sobre os "7 lordes demônios". Algumas igrejas ditam regras para "Não ver animes, pois são demoníacos"... já que eles seguem as doutrinas da Bíblia, respondam-me: Onde está isso na Bíblia?

Eu já ouvi inúmeras vezes que anime é demoníaco, para eu não assistir, e já ouvi até que eu vou ser "possuído pelo demônio" se assistir tal anime. Eu não vejo problema, aliás, não há provas que aquilo é "do demônio", como as pessoas dizem.

As pessoas costumam julgar sem ao menos ver. Me diga alguém que foi possuído por um demônio após ver Digimon? ...
Essas coisas de "se você fizer isso será castigado", "se você fizer isso será possuído" é uma calúnia. E eu odeio isso. -_-
Lukas
Lukas
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1567
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 27
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Takuya Seg Ago 22, 2011 6:34 pm

Lukas escreveu:Sim. E eu já ouvi críticas sobre os "7 lordes demônios". Algumas igrejas ditam regras para "Não ver animes, pois são demoníacos"... já que eles seguem as doutrinas da Bíblia, respondam-me: Onde está isso na Bíblia?

Eu já ouvi inúmeras vezes que anime é demoníaco, para eu não assistir, e já ouvi até que eu vou ser "possuído pelo demônio" se assistir tal anime. Eu não vejo problema, aliás, não há provas que aquilo é "do demônio", como as pessoas dizem.

As pessoas costumam julgar sem ao menos ver. Me diga alguém que foi possuído por um demônio após ver Digimon? ...
Essas coisas de "se você fizer isso será castigado", "se você fizer isso será possuído" é uma calúnia. E eu odeio isso. -_-

kkkkkkkkkk! Também odeio isso. Mas nem ligo, isso também é fruto da ignorância. Temem tudo aquilo que desconhecem. As pessoas falam muito de inferno, céu, Deus, Diabo, mas não conhecem, não sabem do que falam. Apenas repetem o que lhes foi ensinado a vida toda.
Takuya
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3612
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 33
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Jyunirii Seg Ago 22, 2011 7:16 pm

Lukas escreveu:Sim. E eu já ouvi críticas sobre os "7 lordes demônios". Algumas igrejas ditam regras para "Não ver animes, pois são demoníacos"... já que eles seguem as doutrinas da Bíblia, respondam-me: Onde está isso na Bíblia?

Eu já ouvi inúmeras vezes que anime é demoníaco, para eu não assistir, e já ouvi até que eu vou ser "possuído pelo demônio" se assistir tal anime. Eu não vejo problema, aliás, não há provas que aquilo é "do demônio", como as pessoas dizem.

As pessoas costumam julgar sem ao menos ver. Me diga alguém que foi possuído por um demônio após ver Digimon? ...
Essas coisas de "se você fizer isso será castigado", "se você fizer isso será possuído" é uma calúnia. E eu odeio isso. -_-

Isso aconteceu comigo, quando eu tava na primeira série, as Igrejas daqui fazendo um show por causa de Dragon Ball. Eu assistia de boa, e ninguém da minha família falava mal, aliás, me incentivava.
Jyunirii
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1523
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 27
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.


http://pixiv.me/033210

Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Hinata Plusle Seg Ago 22, 2011 8:38 pm

Sei lá por que, isso aqui não registrou minha postagem u.u

Mas... Eu acho que religião/filosofia/etc devem ser ensinadas na escola, mas para que se saiba que elas existem. Os debates em si devem ser feitos em grupos menores que salas de aula (com 99% dos alunos completamente desinteressados), como a família, amigos, ou grupos montados especialmente para isso, e com mais tempo, já que enquanto não for possível todos falarem o quanto acharem necessário para um bom debate, não será.
Mas esse "saber que elas existem" é bem amplo. Uma vez vi umas meninas de escola pública com um papel sobre "qual religião queriam estudar". Sendo pública, já fiquei incrédula, mas o pior de tudo foi que só tinha "católico" e "evangélico". E os hinduístas, muçulmanos, xintoístas, taoístas, Wiccans, etc?
Retomando a parte de "debates", o problema de fazer em casa/com amigos é que você corre o sério risco de acabar ouvindo só opiniões de um lado (ser "doutrinado" pela família/só ter amigos que concordam com ti, ou quase isso). Aí o problema vira a própria questão do "acreditar em algo porque não vê nada diferente". E começa a confusão: Família X Escola (aquele monte de pais que marcam sucessivas reuniões todo mês para discutir não sobre o desempenho do filho, mas muitas outras coisas), Ciência X Religião...
Hinata Plusle
Hinata Plusle
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 440
Data de inscrição : 09/08/2011
Idade : 26
Localização : Ringtown, Fiore

Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Lukas Seg Ago 22, 2011 8:51 pm

Na verdade até a política entra nisso. Suas leis inúteis que semprem favorecem alguma religião em destaque. O Brasil é assim, no "papel" está uma coisa, mas na prática é outra totalmente diferente. Tenho quase certeza que mesmo estando na lei para divulgar qualquer tipo de religião, não rebaixando nem destacando nenhuma, algumas escolas iriam mudar isso, e ficaria por isso.

Boa parte dos Brasileiros não buscam por seus direitos, e não procuram saber se certo fato é certo ou errado. É o que ocorre na religião também. Na definição de certos atos, algumas pessoas não procuram saber se aquilo é realmente verdade, e deixam ser "dominados". Eu acho que esse povo que fica julgando tudo como "de Deus" ou "do diabo" não tem o que fazer. Sem querer ofender quem diz isso, mas é preciso procurar a razão em certos casos, e não só ser "dominado" pela ideia dos outros.

Ou melhor, não só os Brasileiros, e sim, pessoas no Mundo todo. E como foi dito, para ser um debate digno, pessoas dignas têm que participar, e não quem não está interessado.
Lukas
Lukas
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1567
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 27
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Convidado Seg Ago 22, 2011 10:39 pm

Bom. Muitas questões foram postas em discussão aqui. Farei algumas considerações.

Ultimamente tenho me preocupado um pouco em como pensar isso racionalmente. Tanto que li o tópico antes de ir pra aula hoje pela tarde. Fiquei pensando nele em vez de prestar atenção na palestra de Jornalismo Científico. Bom. Estudei em um colégio religioso em todo o ensino fundamental (diga-se de passagem, antigamente o ensino fundamental brasileiro era do jardim até a 8ª série. O sistema hoje é diferente.) e lá nos ensinavam religião até a 5ª série. Mas, mesmo neste colégio (que o odeio) a "disciplina" religião foi repassada de uma forma muito superficial: não sei se era porque freiras, sem nenhum estudo sobre didática, lecionavam-a.

Passei a pensar mesmo sobre Deus, bem, mal e religião com o surgimento da minha paixão por história. Aprofundei-me em alguns assuntos relacionados a Grécia Antiga e a Idade Média e sempre fiquei fascinada em como a sociedade interagia com as questões religiosas. Porém, não refleti, se para o bem ou para o mal, sobre isso na época e acabei criando uma certa aversão a religiões no geral. Entendo que elas, de alguma forma ferem a liberdade do individuo de pensar, refletir e caminhar sobre suas próprias pernas. Na religião católica, na qual minha família inteira pertence e que também fui batizada, é pecado tudo que o cristianismo é contra. O sexo, por exemplo, é o pecado original. Quando uma criança nasce, você tem que batizá-la para ela se livrar do pecado dos pais. Considero isto um absurdo completo! Se somos animais é lógico que o sexo é importante para a procriação e o que de ruim tem nisto? Se fosse algo prejudicial, não haveria o prazer no ato.

A religião, como muitos estudaram, não é exatamente algo "espiritual" no qual você possa acreditar. É sim uma instituição que possui leis e estas você tem que seguir. Que tipo de livre arbítrio é esse? Que não podemos nem escolher o que é certo e o que é errado? Preocupa-me ver que as pessoas estão se tornando a cada dia mais radicais em relação ao que as religiões pregam. Acho, apesar de saber pouquíssimo, bonitos os ensinamentos islãs. O problema é que os fiéis interpretam da maneira errada. Assim como muitos protestantes aqui no Brasil: se tu fizeres parte de outra religião, eles fazem de tudo para mudares de time. Não respeitam tua escolha. Dizem que vais pro inferno. Ora, nem sabemos se o inferno existe. Assim como não sabemos se o paraíso existe. Como diz minha mãe: nunca voltaram do além para me contar.

Outra coisa que me fez ter essa aversão, é que a instituição religiosa é uma máquina de fazer dinheiro: fora assim na Idade das Trevas e é assim hoje. Não sei como isso funciona em Portugal, mas, no Brasil diversas igrejas surgiram em prol de benefícios capitalistas de seus fundadores. Isto é fato! E o que comprova essa realidade é que uma das maiores empresas de comunicação do país, a Rede Record, que dispõe de dois canais televisivos, tem seu dono um pastor de igreja evangélica. Fora os diversos escândalos que posso citar, mas, que não convém agora.

O que considero sobre a existência de Deus é que ele pode existir ou não. Só depende de você. Para mim, Deus é mais uma questão pessoal de cada indivíduo. Há aqueles que acreditam e os que resumem tudo em balela. A questão que acho mais interessante, citada pela Jun acima, é como a ideia de Deus surgiu na humanidade. Ora, ela existe há séculos em formas completamente distintas: desde os gregos até os dias atuais. Às vezes, arrisco-me até a comprar a religião católica apostólica romana com a grega. A crença em diversos santos lembra-me a mitologia onde vários deuses eram cultuados pela sociedade na época.

A Bíblia possui diversos ensinamentos interessantes. Ganhei de aniversário um livrinho com apenas o novo testamento e de vez em quando o leio. É notável palavras lá que refletem a humanidade. Todavia, não fico satisfeita em lê-la e saber que há outros evangelhos que o Vaticano recusa em aceitar e os esconde, como o de Maria Madalena. Gostaria realmente de saber o que está escrito lá.

Se o bem existe? Sim. Se o mal existe? Sim. Porém, não da forma como nos ensina os dogmas das religiões. Certa vez, surpreendi-me com minha mãe, que é católica fervorosa, ao dizer que não acreditava no diabo. Refleti sobre aquilo durante vários dias e cheguei a conclusão que ela estava certa. Assim como Deus, o bem e o mal existem, mas, depende de cada indivíduo. O bem pode existir e se manifestar de diversas formas distintas na humanidade, assim como o mal. O mal considero que esteja dentro do coração das pessoas. Inveja, desprezo, ódio; são algumas formas de como o mal se manifesta. Ora, pensando sobre isso, vejo que o mal e o bem estão dentro de cada pessoa. E estão entrelaçados. Não há como existir só uma pessoa boa, sem nenhuma maldade e vice-versa. Seria, de alguma forma, contra a natureza do ser humano.

Enquanto à luz. Fiquei em dúvida (sofree) se estamos falando do processo físico ou a que nos levará para o céu, como diz o catolicismo. Se for do processo físico. Bem, não estou a par do assunto, pois, estudei sobre o processo luminoso no último ano do ensino médio e isso foi a quatro anos atrás. No entanto, pode-se dizer que é um fenômeno que ainda pode ser muito explorado e pesquisado pelas ciências. Sobre a luz divina. Tenho um certo cuidado ao falar disso, pois, é algo que está além do toque ou cálculos. Desculpem-me, mas, utilizando um ditado religioso, sou igual a São Tomé, só acredito vendo. Um pouco contraditório de minha parte, levando em consideração de que acredito em Deus. Contudo, como já foi dito neste tópico, mitos e crenças geralmente são criados pela sociedade para explicar o que a ciência ainda não decifrou a exemplo de vida após a morte, paraíso, inferno, espíritos. A questão é que não tenho uma opinião propriamente dita sobre essa luz. Nunca a vi. Nunca me provaram que ela exista. Perdoem-me, mas, até Deus é humano. Digo, faz parte da essência humana. O que me dirá desta luz? Fiquei de ir a um centro espírita para entender mais sobre esta última questão. Até lá é isso o que tenho a dizer.

Ah! Já ia esquecendo. Se religião deveria ser ensinada nas escolas? Sim, mas, não a religião em si. Deveríamos ter um estudo evolutivo sobre estas crenças e como a sociedade interage com esse tipo de ideologia. Abrir um debate saudável sobre as questões que cercam as religiões no geral e não sobre o que a bíblia ou o alcorão falam.

P.S.: Fui muito formal na linguagem? Desculpem. Tendo a ser assim quando um assunto relevante me interessa. :b



Última edição por Mimi-chan em Ter Ago 23, 2011 3:51 am, editado 2 vez(es)
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Lukas Seg Ago 22, 2011 10:54 pm

Bom, a Mimi colocou em um tópico conclusões sobre vários assuntos que foram discutidos aqui, e ainda acrescentou mais algumas coisas.
Há igrejas (todas que conheço) que não é obrigatório pagar para a sustentação dela. Porém, eu não vejo para onde esse dinheiro vai, e como ele é gastado. Nada muda, e as doutrinas continuam a mesma.

Além da igreja ser movida à Bíblia (como eu disse antes), ela também é movida pelos seus seguidores (como a Mimi disse), e se os seguidores perceberem que a maneira que estão interpretando a Bíblia está errada, eles procuram outra igreja ou saem da que estavam. E em alguns casos, até outras religiões foram criadas (um exemplo foi a origem da religião "protestante", que foi a partir de uma forma de "protesto" contra a igreja a muito tempo atrás). Mas será que a igreja protestante não está se comparando com a católica daquela época?

As vezes acho que a igreja se aproveita da falta de conhecimento do homem para sair ganhando. Hoje em dia, as próprias regras que eles impõem, eles mesmos deixam de cumprí-las. Há casos horríveis! Estão sendo mostrados na mídia atualmente, porém, isto vem acontecendo a MUITO tempo. Pedofilia, traição, entre outras coisas, que sempre foram julgadas pelos seres humanos como pecado (e alguns casos chegavam a queimar a pessoa), estão sendo praticadas pelos próprios seres que imporam estas regras. É isso que eu acho um absurdo, e a população deveria pensar se realmente estão fazendo o certo.
Lukas
Lukas
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1567
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 27
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Convidado Seg Ago 22, 2011 11:24 pm

Lukas escreveu:
As vezes acho que a igreja se aproveita da falta de conhecimento do homem para sair ganhando. Hoje em dia, as próprias regras que eles impõem, eles mesmos deixam de cumprí-las. Há casos horríveis! Estão sendo mostrados na mídia atualmente, porém, isto vem acontecendo a MUITO tempo. Pedofilia, traição, entre outras coisas, que sempre foram julgadas pelos seres humanos como pecado (e alguns casos chegavam a queimar a pessoa), estão sendo praticadas pelos próprios seres que imporam estas regras. É isso que eu acho um absurdo, e a população deveria pensar se realmente estão fazendo o certo.

Antigamente isso era certo. Principalmente na Idade Média, o vaticano se aproveitava da falta de conhecimento do povo e lucrava a partir de vários impostos absurdos. Isto e outros comportamentos fizeram Lutero criar o protestantismo. Atualmente, as igrejas se aproveitam da fé das pessoas. Estamos vivendo, de alguma forma, um período de trevas, como há séculos atrás. E as pessoas estão procurando as igrejas para se sentirem reconfortadas. Nisso, indivíduos gananciosos se aproveitam dessa fragilidade e roubam, literalmente, os fiés.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Convidad Ter Ago 23, 2011 2:50 pm

Não vou dizer algo grande.

Religião foi feita pelos homens e não sabemos se realmente se isso é real, muitas coisas mesmo sendo respondidas ainda tem as suas perguntas, como se as respostas fossem nada.
Cada um acredita nela como quiser, não vou considera-la preguiça ou conhecimento pronto como disseram no tópico, todos tem direito a acreditar no que quiser e criar seus exemplos, digo apenas isso e infelizmente os que questionam são considerado loucos, retardados, sem-noção.

Einstein é um bom exemplo, e sobre religião na escola, só tem que ser uma matéria não obrigatória, só existe a católica como matéria principal porque deixam e que a maioria quer.


avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? - Página 2 Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos