Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh

Participe do fórum, é rápido e fácil

Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh
Digital Zone • Digimon Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» NÃO DEIXE O FÓRUM MORRER
[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 EmptySáb Abr 13, 2019 6:41 pm por NatanYagami

» Esconderijo do Zampari: Apresentando noticias sobre digimon ou converse comigo
[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 EmptyTer Mar 05, 2019 6:05 pm por Roberto zampari

» Precisamos de um Discord nesse site
[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 EmptySeg Mar 04, 2019 9:27 pm por FireKilljoy

» A versão beta de Digimon Frontier
[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 EmptySeg Mar 04, 2019 5:56 pm por Roberto zampari

» Mostre seu Desktop
[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 EmptyQui Fev 14, 2019 9:47 am por FireKilljoy

» Mostre a Home do seu celular
[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 EmptyQui Fev 14, 2019 9:40 am por FireKilljoy

» O que você gostaria de ver em uma temporada de Digimon?
[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 EmptyQua Fev 13, 2019 7:13 am por FireKilljoy

» O que acham de Jair Bolsonaro?
[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 EmptyTer Fev 05, 2019 8:10 am por FireKilljoy

» Digimon; Anima/Synthesis
[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 EmptySeg Jan 14, 2019 9:16 am por LANGLEY002

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Parceiros








Fórum AG


[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual

+6
SHAD
TerriLopz
A7ac4ma
Takuya
Rayana
FireKilljoy
10 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 Empty Re: [Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual

Mensagem por Rayana Qua Set 03, 2014 11:34 pm

Penso que há aqui uma grande confusão de conceitos que precisa de ser esclarecida.

1º) O conceito de Arte não se esgota no conceito de Estética;

A Estética como "ciência do belo" é apenas um dos muitos critérios utilizados (ou não) pelo observador para relativizar obras e chegar a um juízo de valor. Há, contudo, obras de arte (por exemplo, a arte moderna) que cagam completamente para a ciência do belo e da representação das formas e que se focam exclusivamente na materialidade do meio;

Sabendo disto...

2º) A Arte não se esgota na Técnica;

A Técnica é uma espécie de "ABC" que todos os aprendizes têm que treinar e desenvolver ANTES de começar a fazer arte propriamente dita. Para um aprendiz de desenho (seja tradicional ou digital), importa aprender técnicas de representação tridimensional em superfície bidimensional, o ponto de fuga/ perspectiva, técnicas de iluminação, técnicas de sombreado, linhas guia, estudo de cor, técnicas de pintura, hierarquia de linhas, etc. Existe, contudo, técnicas muito específicas do meio tradicional - conhecimentos básicos a respeito dos limites e especificidades dos vários materiais - assim como existe técnicas muito específicas do meio digital -  conhecimentos básicos a respeito dos limites e especificidades dos vários softwares e hardwares disponíveis que podem (e tendem a) ser combinados tanto ou mais do que o meio tradicional.

A Arte é muito mais do que isso! A arte é mais do que uma simples cópia da realidade ou show de conhecimentos técnicos e de traços - seja lá em que meio for, tradicional, digital, etc, não importa. O conceito de arte é definido por um tipo de valor (seja ele qual for) que orienta o artista durante todo o processo da criação. Há arte quando há uma comunicação desse valor entre a obra e aquele que a observa.

Um tablet nas mãos de uma mente pouco criativa, que não estudou, e que é pouco sensível vale tanto como um lápis e uma borracha nas mãos de uma mente pouco criativa, que não estudou, e que é pouco sensível. Só uma mente verdadeiramente criativa e sabedora irá tirar proveito do verdadeiro potencial dos meios que lhe são concedidos e fazer coisas novas com eles.

3º) Muito daquilo que se chama por aí "arte digital" nem sequer é feito por pessoas que estudaram decentemente técnicas de desenho, muito menos artistas (!!!), ou são meros aprendizes ainda fascinados pela canetinha que escreve no PC;

O artista deve aprender as regras e técnicas primeiro, para depois saber questioná-las, violá-las, ultrapassá-las, inovar, e abrir assim novas portas, mostrar às pessoas coisas que nunca se viram. Não é os materiais que permitem isso; é a mente (re)criativa das pessoas.
Mas é impossível quebrar uma barreira sem primeiro entrar em contato com ela e reconhecê-la como tal. Por isso, primeiro, aprende-se tudo o que já foi feito antes; depois, explora-se novos caminhos com novas ideias, novos materiais, novos meios - o digital é apenas mais um, imo.

A arte tem muitas formas de expressão diferentes, para além das expressões clássicas como as Belas Artes, Música e Teatro. Nos últimos dois séculos surgiram novas expressões de arte igualmente legítimas como o Cinema, Fotografia, Videoarte, Televisão, Performance, Arte Digital, Arte Multimédia, e uma porrada tantos outros meios.

Mas aquilo que a arte exprime, em si mesma, só o artista define e mais ninguém.
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Outro / Não divulgar Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 35
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 Empty Re: [Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual

Mensagem por TerriLopz Qui Set 04, 2014 12:07 am

GodFire escreveu:Eu já discordo, porque quando você está fazendo um desenho manual, você é que terá que dominar a ferramenta e criar seu próprio estilo. Enquanto no digital é ao contrário, aquilo que está ali nunca irá mudar, e você que terá que se adequar a ela.

Discordo horrores. Basta analisar alguns trabalhos aqui do Fórum mesmo. Existem uma pá de membros que fazem trabalhos digitais. Eu sei identificar o traço da Nina quando, em meios a pesquisas, vejo desenhos delas no Google Imagens.
TerriLopz
TerriLopz
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 813
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 29
Localização : Somewhere over the rainbow
Mensagem Pessoal : Mega Shinka!

Ir para o topo Ir para baixo

[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 Empty Re: [Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual

Mensagem por FireKilljoy Qui Set 04, 2014 12:13 am

Com certeza desenhar com mesa digital é meio caminho andado. Pelo menos em quesito traço, você não precisará aprender técnica nenhuma. Eu não disse que desenho digital não é Arte. Só vejo como uma espécie de trapaça que pra mim fica pobre, mas nada contra quem utiliza apenas isso, até como eu mesmo disse, dependendo do que você quer passar, este estilo "plastificado" funciona, Andy Warhol esta aí pra provar que sim.

Agora, falando um pouco sobre o ponto de vista pessoal meu sobre o PS. Por exemplo, você resolve fazer uma pintura utilizando o PS e depois diz que aquilo é uma aquarela, quando não tem nada relacionado com uma aquarela, vendo que é uma técnica que se utiliza de água, pincel e tinta, aí sim eu acho que tá errado. Mas o PS, assim como a mesa digital, tem seu charme, como dar efeitos mais realistas, criar uma boa estética de luz e efeitos por exemplo. Isso eu acho legal, não tenho bronca contra isso.

E querendo ou não, nós vivemos julgando a Arte, e não há nada de errado nisso. Um exemplo é a literatura, se compararmos os romances de capa mole vendidos em bancas de revista e cujo título é um nome de mulher ou um homem sem camisa a uma obra como Ulisses, de Joyce, fatores como qualidade da narrativa, alusões à história, mitologia e saberes diversos, profundidade de reflexões e o próprio cuidado com a edição e revisão, que complementam o livro no sentido do que se convencionou chamar de obra de arte, me forçam a dizer que o segundo é, de alguma forma, superior ao primeiro. Joyce, portanto, é o vitorioso nesta briga desleal.
FireKilljoy
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1043
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 29
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Ir para o topo Ir para baixo

[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 Empty Re: [Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual

Mensagem por FireKilljoy Qui Set 04, 2014 12:15 am

TerriLopz escreveu:
GodFire escreveu:Eu já discordo, porque quando você está fazendo um desenho manual, você é que terá que dominar a ferramenta e criar seu próprio estilo. Enquanto no digital é ao contrário, aquilo que está ali nunca irá mudar, e você que terá que se adequar a ela.

Discordo horrores. Basta analisar alguns trabalhos aqui do Fórum mesmo. Existem uma pá de membros que fazem trabalhos digitais. Eu sei identificar o traço da Nina quando, em meios a pesquisas, vejo desenhos delas no Google Imagens.
Não estou falando do estilo que ela resolveu adotar no traço, e sim a técnica.
FireKilljoy
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1043
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 29
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Ir para o topo Ir para baixo

[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 Empty Re: [Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual

Mensagem por TerriLopz Qui Set 04, 2014 12:21 am

GodFire escreveu:
TerriLopz escreveu:
GodFire escreveu:Eu já discordo, porque quando você está fazendo um desenho manual, você é que terá que dominar a ferramenta e criar seu próprio estilo. Enquanto no digital é ao contrário, aquilo que está ali nunca irá mudar, e você que terá que se adequar a ela.

Discordo horrores. Basta analisar alguns trabalhos aqui do Fórum mesmo. Existem uma pá de membros que fazem trabalhos digitais. Eu sei identificar o traço da Nina quando, em meios a pesquisas, vejo desenhos delas no Google Imagens.
Não estou falando do estilo que ela resolveu adotar no traço, e sim a técnica.

Então eu simplesmente não vejo sentido nessa discussão. Até porque fazer arte, vendo do meu ponto de vista grosseiro, é algo tãão pessoal quanto o ponto de vista de quem analisa. Tendo em vista que uma pessoa possa se dar melhor no digital, por N motivos, onde isso realmente influência o ritmo da banda como um todo?
Eu sou um GRANDE FÃ da arte digital. E é meu sonho de vida ser bom nisso. Entretanto eu só faço desenhos no papel.

Não entendi onde quer chegar. '-'
TerriLopz
TerriLopz
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 813
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 29
Localização : Somewhere over the rainbow
Mensagem Pessoal : Mega Shinka!

Ir para o topo Ir para baixo

[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 Empty Re: [Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual

Mensagem por FireKilljoy Qui Set 04, 2014 12:29 am

TerriLopz escreveu:
GodFire escreveu:
TerriLopz escreveu:
GodFire escreveu:Eu já discordo, porque quando você está fazendo um desenho manual, você é que terá que dominar a ferramenta e criar seu próprio estilo. Enquanto no digital é ao contrário, aquilo que está ali nunca irá mudar, e você que terá que se adequar a ela.

Discordo horrores. Basta analisar alguns trabalhos aqui do Fórum mesmo. Existem uma pá de membros que fazem trabalhos digitais. Eu sei identificar o traço da Nina quando, em meios a pesquisas, vejo desenhos delas no Google Imagens.
Não estou falando do estilo que ela resolveu adotar no traço, e sim a técnica.

Então eu simplesmente não vejo sentido nessa discussão. Até porque fazer arte, vendo do meu ponto de vista grosseiro, é algo tãão pessoal quanto o ponto de vista de quem analisa. Tendo em vista que uma pessoa possa se dar melhor no digital, por N motivos, onde isso realmente influência o ritmo da banda como um todo?
Eu sou um GRANDE FÃ da arte digital. E é meu sonho de vida ser bom nisso. Entretanto eu só faço desenhos no papel.

Não entendi onde quer chegar. '-'
Discutir a qualidade desse tipo de desenho, e até que ponto a facilidade realmente é benéfica e não apenas genérica. Mas é como eu disse lá em cima, cada um tem a sua opinião, e eu acho que é bom discutir os pontos fortes e negativos desta técnica.
FireKilljoy
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1043
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 29
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Ir para o topo Ir para baixo

[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 Empty Re: [Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual

Mensagem por TerriLopz Qui Set 04, 2014 12:42 am

Então, se é questão de opinião. Eu acho mais bonito que os desenhos feitos à mão :P
TerriLopz
TerriLopz
Adult (Seijukuki)
Adult (Seijukuki)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 813
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 29
Localização : Somewhere over the rainbow
Mensagem Pessoal : Mega Shinka!

Ir para o topo Ir para baixo

[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 Empty Re: [Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual

Mensagem por FireKilljoy Qui Set 04, 2014 12:46 am

TerriLopz escreveu:Então, se é questão de opinião. Eu acho mais bonito que os desenhos feitos à mão :P
Pq você prefere desenhos feitos com esta técnica?
FireKilljoy
FireKilljoy
Perfect (Kanzentai)
Perfect (Kanzentai)

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1043
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 29
Localização : Nóia City
Mensagem Pessoal : Mais vale um Yoshi na mão do que um 1up na vala.

http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Ir para o topo Ir para baixo

[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 Empty Re: [Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual

Mensagem por SHAD Qui Set 04, 2014 6:18 am

Cartunista que só trabalha a mão e discorda totalmente do God entrando aqui! Opa Opa!

Levando em conta que você só quer discutir ''qualidade''(Aliais, palavra muito feia pra se falar de arte, já que antes de falarmos em o quão bom algo é, temos de saber o quanto nos mesmo entendemos da sua linguagem) vou ignorar a parte do estilo, e partir pra parte técnica.

Ok, antes de tudo, desenho digital não é ''trapaça''. Você está mexendo com um fundo branco e tendo a liberdade de adicionar tudo que lhe vier na cabeça, exatamente como no papel que tem nas mãos. Se você usar qualquer tipo de apoio(como um modelo por baixo) ai sim estará facilitando bastante o seu trabalho em prol da sua credibilidade como artista. Mas até ai, isso também pode ser feito em papel, então, não vejo o drama.

Agora, desenhar com uma mesa digitalizadora é muito difícil. Tipo, muito mesmo. Leva meses só pra se acostumar com a sensação limitada de manipulação que uma mesa te oferece..enquanto o papel você pode pegar. levantar, olhar, girar....e alem do mais, as próprias técnicas digitais como PS ou SAI, são extremamente complexas e demandam muito esforço e dedicação do artista(motivo esse pelo qual até hoje, não largo meu papel e caneta por nada nesse mundo, e nem pretendo) e arrisco dizer que aprender a simular uma técnica de aquarela perfeitamente, é infinitamente mais difícil do que aprender a manipular a tinta de fato. Não sei da onde você tirou que as pessoas mentem as técnicas que usaram pra chegar a um resultado, na verdade, o que vejo é sempre o contrario xD

Você citou Sandman, e é realmente um exemplo incrível de arte manual, mas fica meio complicado quando queremos colocar as coisas em patamar de comparação, do tipo se é feita a mão é madura e ''artística'' , e se usa-se o computador é bobo e sutil, quando notamos que isso foi feito em um computador, e isso feito totalmente de forma manual.

Complicado, né? xD
SHAD
SHAD
Child (Seichouki)
Child (Seichouki)

Comportamento : 75%
Masculino Mensagens : 252
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 28
Localização : Sparta!
Mensagem Pessoal : ''Se a vida lhe der as costas....passe a mão na bunda dela''

Ir para o topo Ir para baixo

[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 Empty Re: [Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual

Mensagem por Jyunirii Qui Set 04, 2014 6:38 am

SHAD escreveu:
Ok, antes de tudo, desenho digital não é ''trapaça''. Você está mexendo com um fundo branco e tendo a liberdade de adicionar tudo que lhe vier na cabeça, exatamente como no papel que tem nas mãos. Se você usar qualquer tipo de apoio(como um modelo por baixo) ai sim estará facilitando bastante o seu trabalho em prol da sua credibilidade como artista. Mas até ai, isso também pode ser feito em papel, então, não vejo o drama.

Agora, desenhar com uma mesa digitalizadora é muito difícil. Tipo, muito mesmo. Leva meses só pra se acostumar com a sensação limitada de manipulação que uma mesa te oferece..enquanto o papel você pode pegar. levantar, olhar, girar....e alem do mais, as próprias técnicas digitais como PS ou SAI, são extremamente complexas e demandam muito esforço e dedicação do artista(motivo esse pelo qual até hoje, não largo meu papel e caneta por nada nesse mundo, e nem pretendo) e arrisco dizer que aprender a simular uma técnica de aquarela perfeitamente, é infinitamente mais difícil do que aprender a manipular a tinta de fato. Não sei da onde você tirou que as pessoas mentem as técnicas que usaram pra chegar a um resultado, na verdade, o que vejo é sempre o contrario xD


/// THIS AND THIS \\\

Eu ainda tinha feito um comment sobre, mas o forumeiros deu tilt justo na hora.
Qualquer dia, Goddie, pega numa tablet e tenta desenhar nela, e depois pega no papel e faz o mesmo. Não me darei ao caso de comparar artistas de ambas as plataformas, mas apenas pelo fato de desenhar já é por si só uma façanha e tanto. Digo isso porque eu sou da galera que não nasceu com o dom da lapiseira, tive de aprender na raça a fazer o que sei hoje (e que modéstia a parte, continua uma merda de cores duras).

Deu pra notar que eu discordo do seu pensamento que ter uma tablet (ou outra ferramenta de desenho, whatever) é meio caminho andado. Não é. Nego pode ter o pacote do Adobe Design CS6 pago e licenciado, a melhor mesa do mercado e uma dolce gusto por perto, se não souber como fazer nem mesmo cópia salva. A mesma coisa com o papel. Não importa se vc tem o jogo completo de bico de penas e copics que ainda tá cheirando a Japão, o melhor do lápis 6b e o chansom premium, se vc não se adapta e tampouco tem ideias, não rola.

EDIT: eu ainda estou meio bolada com o título. Se desenho é uma atividade manual, independente do material... Sim, eu entendi a metáfora, eu so quero ver o mundo pegar fogo mesmo.
Jyunirii
Jyunirii
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Feminino Mensagens : 1523
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 27
Localização : West Shinjuku while I'm listening The Biggest Dreamer.
Mensagem Pessoal : Amigos ate que o Ryouki nos separe.


http://pixiv.me/033210

Ir para o topo Ir para baixo

[Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual - Página 2 Empty Re: [Assunto sério] Desenho tradicional x Desenho manual

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos