Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh

Participe do fórum, é rápido e fácil

Digital Zone • Digimon Forum
Migramos para o Discord! Acesse e participe! https://discord.gg/MXGz2eh
Digital Zone • Digimon Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» NÃO DEIXE O FÓRUM MORRER
Deus existe? O Bem e o Mal existem? EmptySáb Abr 13, 2019 6:41 pm por NatanYagami

» Esconderijo do Zampari: Apresentando noticias sobre digimon ou converse comigo
Deus existe? O Bem e o Mal existem? EmptyTer Mar 05, 2019 6:05 pm por Roberto zampari

» Precisamos de um Discord nesse site
Deus existe? O Bem e o Mal existem? EmptySeg Mar 04, 2019 9:27 pm por FireKilljoy

» A versão beta de Digimon Frontier
Deus existe? O Bem e o Mal existem? EmptySeg Mar 04, 2019 5:56 pm por Roberto zampari

» Mostre seu Desktop
Deus existe? O Bem e o Mal existem? EmptyQui Fev 14, 2019 9:47 am por FireKilljoy

» Mostre a Home do seu celular
Deus existe? O Bem e o Mal existem? EmptyQui Fev 14, 2019 9:40 am por FireKilljoy

» O que você gostaria de ver em uma temporada de Digimon?
Deus existe? O Bem e o Mal existem? EmptyQua Fev 13, 2019 7:13 am por FireKilljoy

» O que acham de Jair Bolsonaro?
Deus existe? O Bem e o Mal existem? EmptyTer Fev 05, 2019 8:10 am por FireKilljoy

» Digimon; Anima/Synthesis
Deus existe? O Bem e o Mal existem? EmptySeg Jan 14, 2019 9:16 am por LANGLEY002

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Parceiros








Fórum AG


Deus existe? O Bem e o Mal existem?

+7
Dragon
Daichi Yamamoto
Hinata Plusle
Jyunirii
Lukas
Takuya
Rayana
11 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? Empty Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Rayana Seg Ago 22, 2011 10:32 am

Há quem duvide que esta conversa tenha sido real. Ao que parece, trata-se de um comercial que passava na Macedónia. Muitos afirmam que este vídeo é pura invenção. Na minha opinião, é completamente insignificante saber se Einstein disse isto ou não. Acho que o conteúdo é mais importante do que a forma; que podemos perfeitamente pensar sozinhos e chegar às nossas próprias conclusões.


Os mais ingénuos questionam a credibilidade do video simplesmente porque a criança está claramente está a ler um papel. Vamos fingir que não somos idiotas e que sabemos que a suposta conversa não foi gravada em tempo real, sim? Concentremo-nos na mensagem, onde se coloca duas questões de base:

1º) A fórmula representada pelo professor é que Deus é maléfico. Chega-se a esta conclusão, aplicando um silogismo muito básico: Deus criou tudo o que existe. Existe o mal. Logo, Deus criou o mal.
Isto faz sentido?

2º) A resposta apresentada pela criança é simples. Recorre-se a comparações, para passar a mensagem de que o Mal não existe, porque ele é apenas ausência de Bem.
- O Frio existe? Não. Aquilo que o Homem chama de "frio" não passa de ausência de calor (que na Física, corresponde à agitação de partículas).
- A Escuridão existe? Não. Aquilo que o homem chama de "escuridão" não passa de ausência de luz. A luz existe para ser estudada pela física. A escuridão, não.

Este vídeo sugere a discussão de vários temas.
- O que é Deus?
- O que é o Bem?
- O que é o Mal?
- O que é a Luz?

Pessoalmente, acho que a sociedade tem um problema grave de interpretação de mundo. A minha opinião é a seguinte:

a. "Bem" e "Mal" são invenções do Homem. Em essência, o universo simplesmente existe. Os dualismos são criações do Homem.

b. O Homem criou o dualismo porque está inserido nos limites de um espaço e de um tempo. Logo, o que está ao alcance do Homem é luz, conhecimento, conforto, bom, seguro. Tudo o que está para lá do seu alcance é convertido em trevas, desconhecido, desconforto, mau, entregue às inseguranças do mistério. Assim nasce este símbolo, que engana muitos ingénuos:

Deus existe? O Bem e o Mal existem? YinYang

Logo, o dualismo só faz sentido para o Homem percepcionar a sua esfera relacional. Tudo o que está para além disso está fora do seu domínio. Está no ponto em que o Nada/Todo, Bem/Mal, Feminino/Masculino, etc se tornam um só, em essência. Ou se preferirem, é o resultado da dicotomia entre ambas as faces, que nos leva ao vector cíclico e espiralóide da cadeia tese/antítese/síntese. Em essência, só existe movimento. Quem repudia o mal, ou o bem, recusando um deles, será impiedosamente esmagado pela roda da Vida.

c. Aqui, entra o conceito de Deus. O Homem coloca na esfera do mistério e da religião tudo o que não consegue alcançar. Naturalmente, isto só faz sentido na esfera do Homem. Fora dela, o universo continua tão neutro e auto-suficiente como sempre foi. O leão continua a matar para comer, o mundo continua a girar. O universo não pára.

d. Em essência, "Deus" é uma invenção do Homem. Deixará de ser invenção quando o Homem deixar de criá-lo à sua imagem. Deus é o universo. Deus é o nada e o todo. Deus é infinito. E todos sabem que o infinito é apenas uma ideia; o homem não consegue realmente representar o infinito. Não existe Deus antropomórfico; não cria, não faz, não fala, não anda, não castiga, não ama, não odeia.... Isso não passam de verbos da esfera relacional e limitada do Homem. Aquilo que ele chama de "começo", na verdade, é apenas o momento em que ele percepciona algo que já existia. O Homem não sabe o que é Deus. Isto já é dizer tudo e nada.

E por fim...
Ainda não se sabe o que é a Luz. Sabe-se que é uma onda, mas isso não diz nada. Sabe-se que agita, que move, e Física tem-se limitado a estudar os seus efeitos. A sua essência permanece incógnita para quem não dá o salto.
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Outro / Não divulgar Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 35
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Takuya Seg Ago 22, 2011 10:56 am

Oww! Sempre acho interesssantes debates sobre assuntos como este. Sinceramente, acredito que muitas pessoas não tem o hábito de refletir sobre suas próprias crenças, não se questionam, não buscam construir seu próprio conhecimento, em vez disso procuram "conhecimento pronto", oferecido por supostos sábios, estudiosos, e se sentem satisfeitas com isso. Sinceramente, acredito que o homem esteja longe ainda de compreender o básico sobre a existência, ao longo dos séculos a humanidade tem andado em círculos quando se trata da espiritualidade. Ultimamente parece-me até que acreditar em Deus tornou-se algo de tolos, algo que qualquer pessoa com conhecimento científico suficiente não acredita mais.

Eu não vejo assim. Não defendo religiões específicas, mesmo porque não me identifico completamente com nenhuma delas :roll:. Acredito em Deus, reencarnação, acredito que o que chamamos de "mal" seja na verdade fruto da ignorância, da falta de conhecimento, de amadurecimento espiritual mesmo. Enfim, se as pessoas estivessem mais abertas a discussões como esta, sem falsos moralismos, acredito que viveriamos numa sociedade mais desenvolvida tanto intelectual quanto espiritualmente.

Talvez quando as pessoas perderem o comodismo em relação a questões como estas, e comecem a buscar conhecimento por si mesmas, talvez comecemos a ver algum progresso na humanidade :D.
Takuya
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3612
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 33
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Lukas Seg Ago 22, 2011 12:04 pm

Na minha opinião, as religiões, que foram criadas pelo ser humano, impõem uma ideia a nós, e temos que seguí-la. A Bíblia é um livro que pode ser interpretado de várias formas, e cada um dessas formas foram se separando em "religiões". Após se separar em "religiões", começaram a inventar coisas que não têm a ver com a Bíblia, como "padre não poder se casar", "mulheres em igrejas evangélicas terem que usar vestido sempre", entre outras coisas. Se consideram a Bíblia o livro sagrado, que é responsável pela "sustentação" da igreja, por que inventam coisas e acrescentam coisas que não há lá?

Outras religiões não acreditam na Bíblia. O "castigo de Deus" já foi aproveitado para cometerem várias coisas horríveis, porque, como a Rayana disse, isso não passa de verbos.
O humano tem mania de, quando não sabe algo, impor mitos para explicar o fato. Há coisas que o ser humano nunca saberá/conhecerá, como o "infinito", como já foi dito também. Fugindo do assunto de "Deus", mas ainda prosseguindo com a crítica sobre o ser humano, gostaria de falar que acredito que há seres extraterrestres que podem saber mais que o ser humano de hoje em dia. Não acredito que sejam seres como a mídia nos mostra, mas eu creio que existe, e o ser humano nunca chegará ao "nível" deles.

Voltando ao assunto de religião, eu acredito no Apocalipse. Assim como o TakeruTK, eu também acredito em Deus e na reencarnação. Mas eu também acredito nos fatos comprovados pelo ser humano, como a "linha evolutiva" do ser humano; o que muitas igrejas insistem em negar que isto é verdade.

Eu gostaria que a ciência andasse juntamente com a religião, e não fossem "inimigos". Acho que os fatos devem ser comprovados, e esses fatos não serem criticados de forma errada pela igreja. A igreja tem que perceber que a história de Adão e Eva é uma análise sobre o pecado do homem, e que nem tudo que a Bíblia diz é algo concreto. Como eu já tinha dito antes, a Bíblia é um livro que pode ser interpretado de várias formas.

Eu acredito que o mal existe, mas a definição de "Céu" e "Inferno" é algo muito complexo. A igreja, principalmente próximo a época Medieval, ditava as regras, e os seus seguidores deveriam as cumprir, ou seriam considerados pecadores, e que após serem queimados e torturados, iriam para o Inferno.

O homem associa alguns símbolos com o mal. No Brasil, alguns símbolos que eram de cultura africana (que veio a partir dos escravos) foram julgados como "anticristo", ou algo relacionado. O homem sempre se aproveitou da religião e de não saber certos fatos de forma que possa comprovar para julgar os outros, e se achar superior aos outros, tornando-se famoso.

Eu acho que há um ser superior, que criou tudo, e esse ser é Deus. E como foi dito no vídeo, a "escuridão" é a ausência de luz, logo, Deus não criou a escuridão. A religião que nos mostram é adaptada pelo homem, da forma que ele pensa ser o mundo, impondo regras e coisas que não há na Bíblia, o livro sagrado que sustenta a igreja.
Lukas
Lukas
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1567
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 27
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Takuya Seg Ago 22, 2011 12:22 pm

Lukas escreveu:Voltando ao assunto de religião, eu acredito no Apocalipse. Assim como o TakeruTK, eu também acredito em Deus e na reencarnação. Mas eu também acredito nos fatos comprovados pelo ser humano, como a "linha evolutiva" do ser humano; o que muitas igrejas insistem em negar que isto é verdade.

Eu gostaria que a ciência andasse juntamente com a religião, e não fossem "inimigos". Acho que os fatos devem ser comprovados, e esses fatos não serem criticados de forma errada pela igreja. A igreja tem que perceber que a história de Adão e Eva é uma análise sobre o pecado do homem, e que nem tudo que a Bíblia diz é algo concreto. Como eu já tinha dito antes, a Bíblia é um livro que pode ser interpretado de várias formas.

Eu acho que esse é o maior problema da Igreja atualmente. Como acompanhar o avanço da ciência, adaptar as novas descobertas às velhas tradições, aos velhos dogmas? Eu, particularmente, sou contra qualquer tipo de dogma, primeiro porque eles não tem base bíblica, simplesmente existem, e NÃO EXISTE razão lógica em seguir dogmas só porque alguém considerado "superior" a você diz que eles são corretos. Daí já entra em outra coisa que me desagrada muito na religião católica, principalmente: hierarquia. Eu simplesmente não consigo entender, por exemplo, qual o verdadeiro papel do papa. Bíblico não é, disso eu tenho certeza. A Igreja manipula trechos da Bíblia pra justificar seus atos e seus dogmas, desde sempre tem sido assim, e não é algo que me agrade. Eu acredito em Deus, acredito nos ENSINAMENTOS que a Bíblia transmite, mas me incomoda muito ver como as pessoas são acomodadas quando se trata de algo tão importante quanto a própria espiritualidade.


Última edição por TakeruTK em Qua Ago 31, 2011 7:20 pm, editado 1 vez(es)
Takuya
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3612
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 33
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Rayana Seg Ago 22, 2011 12:30 pm

O comodismo e a preguiça para pensar e ir à procura de respostas são factos. Não faz sentido acusar as religiões como formadoras de rebanhos porque rebanhos existem não apenas na religião, mas em todo o lado; até mesmo naquela pessoa que acredita em tudo o que a TV lhe diz.

Observo que as pessoas simplesmente fecham-se na sua concha. Preguiça para pensar leva à crença de verdades absolutas, forma pessoas não abertas a outras interpretações de mundo e então isso dá origem a fundamentalismos e intolerâncias. Isto não é bom, porque são pessoas desatentas aos mestres do engano. O próprio ateísmo ganhou uma facção fundamentalista e tem o seu próprio rebanho: algo vira científico a partir do momento em que gera lucro. Qual é a diferença entre isto e as "religiões" que tanto criticam?

É só mencionar a palavra "deus" ou "jesus", ateus nem lêem nem escutam mais nada. Muitas vezes estão tão preocupados em escarnecer a presença da palavra "deus" num texto, que quando se tocam, escarnecem um texto afirmando exactamente o que se disse nele (é gozado, mas eu já vi isto acontecer N vezes)

Eu defendo o estudo das religiões nas escolas. Não o estudo de uma religião em si, mas o estudo das várias religiões do mundo. Só assim podemos combater a intolerância religiosa, que, se for totalmente ignorada pelo estado, fica entregue às conveniências dos pastores caça-niqueis vendedores de propriedade no céu e fabricantes da auto-culpa canalizadas para a conveniência das igrejas.

INSTITUIÇÃO RELIGIOSA E RELIGIÃO NÃO SÃO A MESMA COISA.

Acho que se deve estudar de tudo um pouco: ciência, arte, filosofia e religião. Quem decide ignorar um dos pontos de vista dificilmente compreenderá a humanidade e o que se passa com ela. o.o"
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Outro / Não divulgar Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 35
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Lukas Seg Ago 22, 2011 12:52 pm

No colégio que eu estudava o ano passado havia aulas de religião. Eu achava inútil, já que o colégio era católico e só mostrava as doutrinas baseadas na Bíblia, como se fosse uma igreja, sem citar outras religiões. Em provas tínhamos que levar a Bíblia ao colégio. Eu não gostava disso.

Acho que não basta só ter aula de religião, e sim, um modelo de "conteúdo a ser mostrado" imposto pelo Ministério da Educação, ou algo relacionado. Porque no meu caso, eu preferia muito mais filosofia que religião. A Religião lá não tinha muita lógica, além de nos ensinar o que nós sabemos desde que fomos educados quando bebês/crianças.
Lukas
Lukas
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1567
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 27
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Takuya Seg Ago 22, 2011 1:05 pm

Lukas escreveu:No colégio que eu estudava o ano passado havia aulas de religião. Eu achava inútil, já que o colégio era católico e só mostrava as doutrinas baseadas na Bíblia, como se fosse uma igreja, sem citar outras religiões. Em provas tínhamos que levar a Bíblia ao colégio. Eu não gostava disso.

Acho que não basta só ter aula de religião, e sim, um modelo de "conteúdo a ser mostrado" imposto pelo Ministério da Educação, ou algo relacionado. Porque no meu caso, eu preferia muito mais filosofia que religião. A Religião lá não tinha muita lógica, além de nos ensinar o que nós sabemos desde que fomos educados quando bebês/crianças.

Na minha escola também era assim. Só tivemos aulas de Filosofia no 3º ano do Ensino Médio, e ainda assim era só uma vez por semana. Nem preciso dizer que 90% da classe não entendia patavinas do que a professora ou os livros diziam ne? :P. Pois é. Acho que o maior problema da sociedade é o comodismo. As pessoas não sentem necessidade de aprender, e isso é triste. E as escolas deveriam ensinar os alunos a pensar, a construir seu próprio conhecimento, em vez de simplesmente transmitir conhecimento "enlatado". Infelizmente isso não acontece, e provavelmente não acontecerá, pq muitas pessoas "poderosas" se beneficiam da ignorância do povo. Sempre foi assim :(.
Takuya
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3612
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 33
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Rayana Seg Ago 22, 2011 1:09 pm

Em colégios religiosos não tem muito volta a dar; só se sujeita a esse tipo de escola quem quer (foda é quando os pais impõe aos filhos essa porra). Ou então, quem não tem mesmo outra alternativa porque não existe outra escola mais perto de casa. E aí sim, o estado falha muitas das vezes.

Eu lembro-me que nas aulas de Moral e Educação Cívica fiz um trabalho até sobre Satanismo. Outros colegas meus fizeram sobre Budismo, Taoísmo, Islão, etc. Mas foi apenas em dois anos, e lembro-me que a disciplina nunca foi obrigatória sequer. Só frequentava quem queria.

Agora, se te obrigarem a estudar a Bíblia sob pretexto de te quererem doutrinar, numa escola pública, isso sim, é grave. O pessoal não pode dormir nesses insultos à liberdade; isso não é constitucional. Acho que devia haver um equilíbrio; nem 8 nem 80. o.õ
Rayana
Rayana
Ultimate (Kyuukyokutai)
Ultimate (Kyuukyokutai)

Comportamento : 100%
Outro / Não divulgar Mensagens : 1767
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 35
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Takuya Seg Ago 22, 2011 1:23 pm

Rayana_Wolfer escreveu:Em colégios religiosos não tem muito volta a dar; só se sujeita a esse tipo de escola quem quer (foda é quando os pais impõe aos filhos essa porra). Ou então, quem não tem mesmo outra alternativa porque não existe outra escola mais perto de casa. E aí sim, o estado falha muitas das vezes.

Eu lembro-me que nas aulas de Moral e Educação Cívica fiz um trabalho até sobre Satanismo. Outros colegas meus fizeram sobre Budismo, Taoísmo, Islão, etc. Mas foi apenas em dois anos, e lembro-me que a disciplina nunca foi obrigatória sequer. Só frequentava quem queria.

Agora, se te obrigarem a estudar a Bíblia sob pretexto de te quererem doutrinar, numa escola pública, isso sim, é grave. O pessoal não pode dormir nesses insultos à liberdade; isso não é constitucional. Acho que devia haver um equilíbrio; nem 8 nem 80. o.õ

Bom, eu estudei em escola pública e, ao menos na minha escola, era bastante imparcial. Estudavamos basicamente a história de cada religião e os principios basicos de cada uma. Nunca incentivaram mais uma religião do que outra (ainda bem :roll:). Mas quando estudei em colegio particular (quando criança), realmente estudavamos apenas a religião católica. Tanto que até usavamos a Biblia pra fazer trabalhos e como material de estudo pra provas.Infelizmente os pais não acham essa parcialidade ruim, até mesmo compactuam com ela, pois acham que é melhor pros seus filhos :roll:...
Takuya
Takuya
Administrador
Administrador

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 3612
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 33
Localização : Spiral Mountain
Mensagem Pessoal : Freedom comes when you learn to let go

Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Lukas Seg Ago 22, 2011 1:50 pm

Foi um dos motivos de eu sair do colégio. Lá você não pode optar não aprender a matéria Religião. E no caso de impor a religião católica para quem não é católico... me irritou.

Eu gostaria que Religião fosse uma matéria para todos os colégios, porém, que ela não fosse obrigatória. Seria melhor para todos, aliás, como disseram, há preguiçosos, mas também há quem quer mostrar a opinião sobre as religiões em geral.

Se não fosse possível, que adotassem isso a Filosofia, ou até a Sociologia. Mas que seja sobre todas as religiões em geral, e não somente "Católico", "Evangélico" ou essas outras conhecidas em todo o país/mundo.
Lukas
Lukas
Moderadores
Moderadores

Comportamento : 100%
Masculino Mensagens : 1567
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 27
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Deus existe? O Bem e o Mal existem? Empty Re: Deus existe? O Bem e o Mal existem?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos